Megaenfoque

O megaenfoque é o ato ou efeito de pôr em foco, enfocar, focalizar ou abordar, com o máximo de hiperacuidade técnica e abrangência, determinado assunto ou perspectiva, envolvendo alguma realidade, pararrealidade, fato, parafato, fenômeno, parafenômeno, objeto ou coisa existente no holopalco do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, já procede a alguma categoria específica de megaenfoque sobre questões existenciais? Em qual área de manifestação consciencial?

      MEGAENFOQUE
                                  (MEGAENFOCOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O megaenfoque é o ato ou efeito de pôr em foco, enfocar, focalizar ou abordar, com o máximo de hiperacuidade técnica e abrangência, determinado assunto ou perspectiva, envolvendo alguma realidade, pararrealidade, fato, parafato, fenômeno, parafenômeno, objeto ou coisa existente no holopalco do Cosmos.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O prefixo en vem do idioma Latim, in, “em; a; sobre; superposição; aproximação; introdução; transformação”. O termo foco procede também do idioma Latim, focus, “lume; fogão; fogo”. A palavra enfocar surgiu no Século XX.
         Sinonimologia: 01. Megaenfocagem. 02. Megafocagem. 03. Megaenfocação. 04. Megaabordagem. 05. Megafoco. 06. Megafocologia. 07. Paramegaenfocologia. 08. Paraneoenfoque. 09. Arquienfoque; meganálise. 10. Paramegaabordagem.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo enfoque: enfocação; enfocar; Enfocologia; enfoque-chave; megaenfocação; megaenfocagem; Megaenfocologia; megaenfoque; megafocagem; minienfoque; neoenfoque; paraenfoque; Paramegaenfocologia; paraneoenfoque.
         Neologia. As duas expressões compostas megaenfoque elementar e megaenfoque avançado são neologismos técnicos da Megaenfocologia.
         Antonimologia: 01. Minienfoque. 02. Miniabordagem. 03. Minifoco. 04. Enfoque míope. 05. Enfoque reducionista. 06. Desfocagem. 07. Desabordagem; inabordabilidade. 08. Insondabilidade. 09. Inacessibilidade. 10. Distanciamento.
         Estrangeirismologia: o approach técnico; o megalocus principal; o core da intencionalidade pessoal; a magnum opus; o rapport; o outlook filosófico; o zoom; o spot básico.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à pangrafia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autocognicialidade cosmovisiológica; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene pessoal; a omniconvergência pensênica; a maxilucidez autopensênica; o enciclopensene; a enciclopensenidade; os superpensenes; a superpensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
         Fatologia: o megaenfoque; o enfoque-chave; a logística do enfoque técnico; a autofocalização no megafoco pesquisístico; o megafoco do experimento; o megafoco da ideia original; o megafoco em ganhos secundários; o neomegafoco; a zona de enfoque; o objetivo; a área pontual; a via régia; a primeira diretriz; a questão central; o parângulo; a autoconcentração mental; a persistência no megafoco; o ato de sustentar o ponteiro consciencial no megafoco; o fulcro da abordagem; o perfil da pessoa; o megatrafor da conscin; o megafoco da Cosmossofia; a megagescon pessoal.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a cosmoconsciencialidade.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático.
          Teoriologia: a teoria do megafoco profissional.
          Tecnologia: a técnica do enfoque pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Enumerologia: a sondagem; o toque; o ponto de partida; o ponto de vista; a perspectiva; o assédio ao fato; o megângulo.
          Antagonismologia: o antagonismo enfoque zetético / enfoque dogmático; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica.
          Filiologia: a determinofilia.
          Holotecologia: a experimentoteca; a autopesquisoteca; a evolucioteca; a cognoteca; a ciencioteca; a cosmoteca; a holisticoteca.
          Interdisciplinologia: a Megaenfocologia; a Autocogniciologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Megaprospectiva; a Megafocologia; a Perfilologia; a Autocriteriologia; a Autopriorologia; a Parageneticologia; a Intencionologia; a Autevoluciologia; a Hermenêutica; a Para-Hermenêutica.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin minipeça assistencial multidimensional; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens objectivus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens orientatus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: megaenfoque elementar = a abordagem técnica, teática, ao próprio macrossoma; megaenfoque avançado = a abordagem paratécnica, extrafísica, direta, ao próprio cordão de prata.
         Contrapontologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética dos temas, 20 contrastes sobre os enfoques básicos na vida consciencial:
         01. Enfoque amoral e / ou enfoque cosmoético.
         02. Enfoque analítico e / ou enfoque sintético.
         03. Enfoque artístico e / ou enfoque científico.
         04. Enfoque autopesquisístico e / ou enfoque heteropesquisístico.
         05. Enfoque dispensável e / ou enfoque ideal.
         06. Enfoque específico e / ou enfoque pluralizante.
         07. Enfoque estacionário e / ou enfoque evolutivo.
         08. Enfoque humano e / ou enfoque extrafísico.
         09. Enfoque ilógico e / ou enfoque sistemático.
         10. Enfoque insignificante e / ou enfoque relevante.
         11. Enfoque mínimo e / ou enfoque máximo.
         12. Enfoque monovisual e / ou enfoque cosmovisual.
         13. Enfoque patológico e / ou enfoque homeostático.
         14. Enfoque pessoal e / ou enfoque universal.
         15. Enfoque pontual e / ou enfoque exaustivo.
         16. Enfoque realístico e / ou enfoque pararrealístico.
         17. Enfoque restrito e / ou enfoque abrangente.
         18. Enfoque superficial e / ou enfoque conteudístico.
         19. Enfoque temporário e / ou enfoque permanente.
         20. Enfoque teórico e / ou enfoque teático.
         Autocogniciologia. À luz da Autoconscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 categorias de megaenfoques essenciais para a conscin lúcida chegar, hoje, ao conhecimento de si mesma de maneira mais ampla e profunda:
         01. Megaenfoque da megacognição pessoal. Intraconscienciologia.
         02. Megaenfoque da megaconquista pessoal. Extraconscienciologia.
         03. Megaenfoque da megadecisão pessoal. Decidologia.
         04. Megaenfoque da megaempatia pessoal. Conviviologia.
         05. Megaenfoque da megagescon pessoal. Proexologia.
         06. Megaenfoque da megameta pessoal. Objetivologia.
         07. Megaenfoque da megapriorização pessoal. Discernimentologia.
         08. Megaenfoque da megassinalética pessoal. Parapercepciologia.
         09. Megaenfoque do megaatributo pessoal. Mentalsomaticologia.
         10. Megaenfoque do megadesafio pessoal. Intrafisicologia.
         11. Megaenfoque do megaempreendimento pessoal. Profissionologia.
         12. Megaenfoque do megapensene pessoal. Pensenologia.
         13. Megaenfoque do megapotencial pessoal. Parageneticologia.
         14. Megaenfoque do megaprincípio pessoal. Holofilosofia.
         15. Megaenfoque do megatrafor pessoal. Traforologia.


                                          VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o megaenfoque, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Conscin sem megafoco: Caracterologia; Nosográfico.
          04. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          05. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
          06. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          07. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          09. Taxologia das megagestações: Autoproexologia; Homeostático.
          10. Teoria do megafoco profissional: Experimentologia; Homeostático.
  O MEGAENFOQUE TÉCNICO E PARATÉCNICO É FERRAMENTA CAPAZ DE DINAMIZAR, COM ALTA EFICÁCIA,
   A AUTOCOGNIÇÃO E A PARACOGNIÇÃO DE QUALQUER
    CONSCIN LÚCIDA, INTERMISSIVISTA E COGNOPOLITA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já procede a alguma categoria específica de megaenfoque sobre questões existenciais? Em qual área de manifestação consciencial?