Ganho Evolutivo

O ganho evolutivo é o proveito cosmoético obtido pela manifestação pensênica correta ou o ato acertado da consciência, conscin ou consciex.

Você, leitor ou leitora, pergunta sempre antes de agir: – Qual ganho evolutivo obtenho com tal iniciativa? Nesse momento evolutivo você pensa nas outras consciências?

      GANHO EVOLUTIVO
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O ganho evolutivo é o proveito cosmoético obtido pela manifestação pensênica correta ou o ato acertado da consciência, conscin ou consciex.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo ganhar tem origem controversa, segundo Antônio Geraldo da Cunha (1924–1999), provavelmente dos idiomas Germânico e Frâncico, waidanjan, “proceder à colheita”, aparentado com o idioma Alto-Alemão, weida, “caçar ou pescar; pastagem”, e com possível cruzamento semântico com o idioma Gótico, ganan, “cobiçar”. Para Antenor de Veras Nascentes (1886–1972) e Joan Corominas i Vigneaux (1905–1997), o étimo vem do mesmo idioma Gótico, ganan, cruzado com o idioma Germânico, waidanjan, “proceder à colheita”. A palavra ganho surgiu no Século XIII. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 01. Ganhame evolutivo; ganhamento evolutivo; ganhança evolutiva. 02. Autopromoção evolutiva; bônus evolutivo; conquista evolutiva. 03. Proveito evolutivo. 04. Vantagem evolutiva; vantagem real. 05. Lucro evolutivo. 06. Benefício evolutivo. 07. Benefício verdadeiro. 08. Bem útil. 09. Ganho real. 10. Autodesembaraço evolutivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos do vocábulo ganho: ganhadeiro; ganhadia; ganhador; ganhadora; ganhame; ganhamento; ganhança; ganhão; ganha-pão; ganhar; ganhável; ganha-vida; ganhosa; ganhoso; malganho.
          Neologia. As 3 expressões compostas ganho evolutivo, ganho evolutivo conclusivo e ganho evolutivo acrescentador são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 01. Perda evolutiva. 02. Desvantagem evolutiva. 03. Ganho egocêntrico. 04. Proveito egocêntrico. 05. Pseudoganho. 06. Pseudoprovento. 07. Pseudobem; suposto bem. 08. Desvantagem; falsa vantagem. 09. Benefício ilusório. 10. Autembaraço evolutivo.
          Estrangeirismologia: o Evolutionarium; a selfperformance evolutiva; o upgrade evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência evolutiva (IE).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal autevolutivo; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: o ganho evolutivo; o ganho evolutivo consciente; o ganho evolutivo inconsciente; os ganhos evolutivos, cosmoéticos, inalienáveis; a busca natural dos ganhos evolutivos; a viragem da mesa evolutiva; a meta evolutiva; a interdependência evolutiva; o jubileu evolutivo; a hierarquia evolutiva; o modelo evolutivo; a planilha evolutiva; o grupúsculo evolutivo; a microminoria evolutiva; a seriexialidade evolutiva; o saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o extrapolacionismo evolutivo; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conscienciológico da dupla evolutiva.
          Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da inseparabilidade grupocármica.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: o voluntariado evolutivo; o vínculo consciencial no voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos da verdade relativa de ponta (verpon).
          Neossinapsologia: os cons magnos e as neossinapses evoluídas.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a reeducação evolutiva; a priorização evolutiva; a pesquisa evolutiva; a convizinhança evolutiva; a escolha evolutiva; a defasagem evolutiva; a autossuperação evolutiva.
          Binomiologia: o binômio esforço-sucesso.
          Interaciologia: a interação voluntário-grupocarma.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo; o crescendo da minipeça interassistencial–Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo ganhos / perdas; o antagonismo ganho evolutivo / pseudobem; o antagonismo ganho evolutivo cosmoético / lei de Gérson.
          Paradoxologia: o paradoxo da domesticação mútua no caminho da evolução consciencial.
          Politicologia: a meritocracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei de ação e reação; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da afinidade evolutiva.
          Filiologia: a determinofilia; a conscienciofilia.
          Holotecologia: a atencioteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca; a prioroteca; a experimentoteca; a inventarioteca; a conscienciometroteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autexperimentologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia; a Criteriologia; a Autopriorologia; a Intencionologia; a Catalisologia; a Megaenfocologia; a Autocogniciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens objectivus; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens orientatus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ganho evolutivo conclusivo = a publicação da obra escrita libertária (obra-prima) na condição de megagescon pessoal; ganho evolutivo acrescentador = a consecução plena, ou razoavelmente completa (compléxis), da programação existencial (proéxis) pessoal.
          Culturologia: a cultura da evolução consciencial lúcida.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ganho evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          05. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
          06. Gestação evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
          09. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Taxologia das megagestações: Autoproexologia; Homeostático.
 NO UNIVERSO DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL É SEMPRE
     INTELIGENTE CONSIDERAR O PRINCÍPIO EMBASADOR
    DA AUTOCONSCIENCIALIDADE: INEXISTE GANHO EVOLUTIVO DESCONSIDERANDO AS OUTRAS CONSCIÊNCIAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, pergunta sempre antes de agir: – Qual ganho evolutivo obtenho com tal iniciativa? Nesse momento evolutivo você pensa nas outras consciências?