Megaenfoque Sadio

O megaenfoque sadio é a abordagem de elevada racionalidade analítica da própria realidade nua e crua de si mesma, por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, ante qualquer crise, transe, percalço ou vicissitude, durante o transcurso da vida humana diuturna.

Você, leitor ou leitora, vive atento aos megaenfoques sadios em tudo, por toda parte, a todo momento? Por qual razão?

      MEGAENFOQUE SADIO
                                   (AUTOPRIOROLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O megaenfoque sadio é a abordagem de elevada racionalidade analítica da própria realidade nua e crua de si mesma, por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, ante qualquer crise, transe, percalço ou vicissitude, durante o transcurso da vida humana diuturna.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O prefixo en vem do idioma Latim, in, “em; a; sobre; superposição; aproximação; introdução; transformação”. O termo foco procede também do idioma Latim, focus, “lume; fogão; fogo”. A palavra enfocar surgiu no Século XX. O vocábulo sadio provém do mesmo idioma Latim, sanativus, “próprio para curar”, do radical sanatum, supino de sanare, “curar; sanar; sarar; remediar; mitigar os cuidados; apaziguar a discórdia; abrandar; compensar”. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Megafoco homeostático. 2. Cosmovisão hígida. 3. Autorreflexão evolutiva.
         Neologia. As 3 expressões compostas megaenfoque sadio, megaenfoque sadio esboçante e megaenfoque sadio maduro são neologismos técnicos da Autopriorologia.
         Antonimologia: 1. Minienfoque depressivo. 2. Subenfoque homeostático. 3. Minivisão autassediadora.
         Estrangeirismologia: o melhor approach técnico; o megalocus principal; o core da intencionalidade pessoal sadia; o outlook holofilosófico; o spot básico homeostático; o approach cosmoético; o zoom salutar.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autopriorologia Cosmoética.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autocognição cosmovisiológica sadia; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene pessoal; a omniconvergência pensênica; a maxilucidez autopensênica; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os superpensenes; a superpensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; a autopensenização interassistencial.
         Fatologia: o megaenfoque sadio; o autassédio; o heterassédio; o autodesassédio; o heterodesassédio; a ausência de autocrítica e a autocorrupção levando a conscin incauta ao caos da irreflexão; a amparabilidade extrafísica, a autocriticidade e a autoincorrupção cosmoética mantendo a conscin lúcida na paz da megaeuforização.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Holofilosofia-Principiologia-Autexperimentologia; o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz; o sinergismo reflexão científica–autopesquisa evolutiva; o sinergismo descrenciológico autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o sinergismo tarístico autoposicionamento-verbação-teática; o sinergismo pensenização focada–conteúdo tarístico–expressão didática.
           Principiologia: o princípio do megafoco mentalsomático sadio; os princípios científicos fundamentais da Conscienciologia; o princípio da descrença; o princípio filosófico universalista do máximo bem-estar para o número máximo de consciências; o princípio filosófico patológico do Ignorantismo; os princípios constitutivos da vida moderna; o princípio do ceticismo otimista cosmoético.
           Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
           Teoriologia: a teoria do megafoco profissional.
           Tecnologia: a técnica do enfoque pessoal evolutivo.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
           Enumerologia: a abordagem megafocal; a pesquisa proexológica; a hermenêutica evoluciológica; a análise holossomatológica; a exegética extrafisicológica; o enfoque cosmovisiológico; a experimentação serenológica. O megaenfoque descrenciológico; o megaenfoque traforista; o megaenfoque cooperativo; o megaenfoque reeducativo; o megaenfoque terapêutico; o megaenfoque universalista; o megaenfoque cosmoético.
           Binomiologia: o binômio conceito científico eletronótico–princípio científico conscienciológico; o binômio princípio da autevolução inarredável–princípio do autesforço insubstituível; o binômio princípio da seriexialidade–princípio da inalienabilidade holobiográfica; o binômio princípio da responsabilidade interassistencial–princípio do exemplarismo pessoal; o binômio atenção ininterrupta–autorreflexão continuada; o binômio autovalores-megafoco.
           Interaciologia: a interação cosmovisão-megafoco; a interação princípio da interassistencialidade–princípio da primazia da tares; a interação princípio da programação existencial–princípio evoluído do autorrevezamento multiexistencial; a interação princípios da Fisiologia–princípios da Parafisiologia; a interação princípio do conhecimento (Autocogniciologia)–princípio da sociabilidade (Parassociologia); a interação megafoco autopensênico–taquirritmia megagescônica.
           Crescendologia: o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos; o crescendo cosmovisiológico princípios newtonianos-cartesianos–princípios do paradigma consciencial.
           Antagonismologia: o antagonismo enfoque zetético / enfoque dogmático; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica; o antagonismo megaenfoque sadio / megaenfoque doentio; o antagonismo megafoco autopensênico / lateropensenidade; o antagonismo megafoco autopensênico / atenção dividida; o antagonismo megafoco autopensênico / atenção saltuária; o antagonismo princípio da autevolução / princípio espúrio do autocomodismo; o antagonismo do maior esforço evolutivo / princípio lúdico do prazer; o antagonismo pessoa antenada / pessoa confusionista; o antagonismo matriz mental fixada ou apriorística / matriz mental flexível em atualização permanente; o antagonismo megaenfoque multidimensional / minienfoque eletronótico.
           Paradoxologia: o paradoxo heurístico megafoco autopensênico–abertismo autopensênico; o paradoxo da multifocalização cosmovisiológica sem perda do megafoco.
           Politicologia: a democracia pura; a meritocracia evolutiva; as políticas públicas para a promoção da saúde da população.
           Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da megafraternidade evolutiva.
           Filiologia: a filosofofilia; a gnosiofilia; a logicofilia; a conscienciofilia; a mentalsomatofilia; a criteriofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a experimentoteca; a autopesquisoteca; a evolucioteca; a cognoteca; a ciencioteca; a cosmoteca; a holisticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopriorologia; a Megaenfocologia; a Autocogniciologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Megaprospectivologia; a Megafocologia; a Perfilologia; a Autocriteriologia; a Parageneticologia; a Intencionologia; a Autevoluciologia; a Hermenêutica; a Para-Hermenêutica.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens megaenfocator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens objectivus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens orientatus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiens.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: megaenfoque sadio esboçante = a postura habitual do rapaz ou da moça, iniciando a vida intrafísica, ainda na fase preparatória da programação existencial (autoproéxis); megaenfoque sadio maduro = a postura da pessoa, a partir da meia-idade física, em plena fase de consecução da programação existencial.
          Culturologia: a cultura da Priorologia Evolutiva; a Multiculturologia do Pacifismo.
          Tabelologia. Sob a ótica da Autopriorologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, a tabela do confronto entre 10 subenfoques doentios fugazes e outros tantos megaenfoques sadios, eternos, próprios para a autorreflexão:
                    Tabela – Subenfoques Doentios / Megaenfoques Sadios
       Nos          Subenfoques Doentios                       Megaenfoques Sadios
       01.    Angústia egocêntrica                    Maxiproéxis
       02.    Autodepressão                           Serenarium
       Nos          Subenfoques Doentios                     Megaenfoques Sadios
       03.    Autovitimização genuflexa             Strong profile
       04.    Caixa craniana autista                Cosmovisiologia
       05.    Cólica intestinal                     Holorgasmo
       06.    Restringimento somático               Holossomaticidade
       07.    Síndrome do ansiosismo                Imobilidade física vígil
       08.    Taquicardia                           Megaeuforização
       09.    Vida animalizada                      Vida evolutiva
       10.    Zumbidos mortificadores               Música das comunexes


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o megaenfoque sadio, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Conscin sem megafoco: Caracterologia; Nosográfico.
          04. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          05. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
          06. Megaenfoque: Megaenfocologia; Neutro.
          07. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
          08. Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
          09. Megafoco permanente: Megafocologia; Neutro.
          10. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          11. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Princípio megafocal: Intraconscienciologia; Homeostático.
          13. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          14. Taxologia das megagestações: Autoproexologia; Homeostático.
          15. Teoria do megafoco profissional: Experimentologia; Homeostático.
     A OPÇÃO INTELIGENTE PELO MEGAENFOQUE SADIO
   CONSTITUI, NA ESSÊNCIA, COM MEGADISCERNIMENTO,
    A SELETIVIDADE DA ABORDAGEM DE FATO MELHOR,
    OTIMISTA, COSMOÉTICA, SUPEREFICAZ E EVOLUTIVA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive atento aos megaenfoques sadios em tudo, por toda parte, a todo momento? Por qual razão?