Megacontecimento Histórico

O megacontecimento histórico é o fato de alta expressão coletiva surgido no tempo e no espaço com capacidade de mudar o curso da História subsequente.

Como encara você, leitor ou leitora, a chegada dos intermissivistas a esta dimensão humana? Você admite a condição operacional evolutiva dos intermissivistas?

      MEGACONTECIMENTO HISTÓRICO
                                      (HISTORIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O megacontecimento histórico é o fato de alta expressão coletiva surgido no tempo e no espaço com capacidade de mudar o curso da História subsequente.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O vocábulo acontecer vem do idioma Latim, contigescere, incoativo de contigere, e este do idioma Latim Clássico, contingere, “tocar a, em; alcançar; atingir; chegar a; encontrar; topar; suceder; resultar de”. Apareceu no Século XIII. A palavra acontecimento surgiu no Século XV. O termo histórico procede também do idioma Latim, historicus, “referente à História; de História; de historiador”, adaptado do idioma Grego, historikós, “relativo à exposição de acontecimentos passados”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Acontecimento histórico fundamental. 02. Megafato histórico. 03. Fatuística Histórica. 04. Ressoma dos intermissivistas. 05. Fortunística. 06. Megassincronicidade. 07. Maxinteratividade histórica. 08. Interrelação historiográfica. 09. Simulcognição fatuística. 10. Parassincronização.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 3 cognatos derivados do vocábulo acontecimento: acontecer; acontecido; acontecível.
          Neologia. As 4 expressões compostas megacontecimento histórico, megacontecimento histórico remoto, megacontecimento histórico recente e megacontecimento histórico contemporâneo são neologismos técnicos da Historiologia.
          Antonimologia: 01. Acontecimento fortuito. 02. Fato fortuito. 03. Ocorrência casual. 04. Fatuística comum. 05. Ressoma das consréus. 06. Infortunística. 07. Macrocontratempo histórico. 08. Dessincronização. 09. Assincronicidade. 10. Causalidade.
          Estrangeirismologia: o breakthrough histórico.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da inteligência evolutiva (IE).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Historiografia; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade.
          Fatologia: o megacontecimento histórico; a estrutura dos acontecimentos sociológicos; a Politicologia; a revisão dos acontecimentos históricos; a análise historiográfica; o acontecimento histórico digno de registro; o acontecimento singular; o acontecimento raro e surpreendente; as significações históricas dos fatos humanos; a cadeia dos acontecimentos; o acontecimento alvissareiro para toda a Terra; os acontecimentos auspiciosos; o acontecimento renovador evolutivo; os acontecimentos balizadores da existência intrafísica; os acontecimentos históricos de grandes proporções; as múltiplas correlações dos fatos; o nível de consciência pessoal, grupal e coletiva quanto aos detalhes e efeitos dos acontecimentos históricos; os acontecimentos supersignificativos para a Humanidade; os fenômenos simulcognitivos; a atitude inteligente de não brigar contra os fatos, mas interpretá-los com discernimento e isenção cosmoética; a exegese madura dos acontecimentos; o conjunto dos acontecimentos vinculados; o momento evolutivo; o divisor de águas para a Humanidade; o expressivo papel da Conscienciologia em relação aos Cursos Intermissivos e à ressoma dos intermissivistas; a marcha dos acontecimentos históricos.
           Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o megacontecimento histórico contemporâneo, no Século XXI, da ressoma, em massa, dos intermissivistas, em função da reurbanização planetária, de ordem extrafísica, na qual se incluem os Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomáticos; a pesquisa do extrapolacionismo parapsíquico; os fatos e parafatos atratores; a interpretação dos acontecimentos intra e extrafísicos.


                                             III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo parafatos-fatos.
           Principiologia: o princípio racional do “contra fatos não há argumentos”.
           Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
           Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em conjunto com o grupo evolutivo.
           Tecnologia: a técnica da evolução consciencial autoconsciente multidimensional.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
           Efeitologia: o efeito halo da autoparaperceptibilidade interassistencial.
           Ciclologia: o ciclo ressoma-dessoma.
           Binomiologia: o binômio historiográfico ressoma dos intermissivistas–ressoma das consréus.
           Interaciologia: a interação egocarma-grupocarma-policarma.
           Crescendologia: o crescendo evolutivo Cosmoética-Interassistenciologia.
           Trinomiologia: o trinômio retrofato-fato-parafato.
           Antagonismologia: o antagonismo acontecimento complexo / acontecimento trivial.
           Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a tecnocracia; a cognocracia; a informaticocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
           Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a evoluciofilia; a gnosiofilia; a intelectofilia; a bibliofilia; a sociofilia.
           Holotecologia: a fatoteca; a ciencioteca; a experimentoteca; a hermeneuticoteca; a cognoteca; a criativoteca; a evolucioteca.
           Interdisciplinologia: a Historiologia; a Sociologia; a Intermissiologia; a Intrafisicologia; a Parafenomenologia; a Parassincronologia; a Autorretrocogniciologia; a Parapercepciologia; a Exitologia; a Evoluciologia; a Conviviologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens factor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens completista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: megacontecimento histórico remoto = a invenção da roda; megacontecimento histórico recente = o Holocausto do judeus patrocinado pelos nazistas; megacontecimento histórico contemporâneo = a ressoma das consciexes intermissivistas.
          Culturologia: a Multiculturologia da Para-Historiografia.
          Taxologia. Sob a ótica da Historiologia, eis, por exemplo, na ordem cronológica, 5 megacontecimentos históricos surgidos em diferentes períodos da vida na Terra:
          1. Invenção da roda (3500 a.e.c.).
          2. Descoberta da América (1492).
          3. Revolução francesa (1789–1799).
          4. Holocausto dos judeus (1933–1945).
          5. Ressoma dos intermissivistas (1950).
          Dimensiologia. Importa explicitar 3 ocorrências relevantes, interrelacionadas, quanto à qualidade das vidas interdimensionais das consciências, neste planeta e nesta ordem lógica:
          1. Reurbex terrestre: os parafatos; os efeitos da reurbanização extrafísica para o futuro do planeta Terra.
          2. Cursos Intermissivos: os parafatos; as consequências intrafísicas da teática da proéxis e da maxiproéxis.
          3. Ressoma dos intermissivistas: os fatos; os resultados do completismo existencial por parte dos intermissivistas entre os acontecimentos de maior repercussão para o futuro da vida humana.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o megacontecimento histórico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro.
          02. Antiacaso: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Aparecimento dos evoluciólogos: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autoparapsiquismo avançado: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          05. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          06. Encontro antecipatório: Projeciologia; Homeostático.
          07. Extrapauta: Comunicologia; Neutro.
          08. Fatologia: Intrafisicologia; Neutro.
          09. Fenomenalidade: Fenomenologia; Neutro.
          10. Megafenomenologia: Parapercepciologia; Neutro.
          11. Megassincronicidade: Megassincronologia; Neutro.
          12. Parassincronicidade: Parassincronologia; Neutro.
        13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
        14. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
        15. Sustentação factual: Argumentologia; Homeostático.
      OS MEGACONTECIMENTOS HISTÓRICOS OCORREM
 DE TEMPOS EM TEMPOS NA TERRA E TRAZEM SEMPRE
     RENOVAÇÕES, DE ALGUMA NATUREZA EVOLUTIVA,
     PARA TODOS OS COMPONENTES DA HUMANIDADE.
        Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, a chegada dos intermissivistas a esta dimensão humana? Você admite a condição operacional evolutiva dos intermissivistas?