A aceleração da História Pessoal é a intensificação e repercussão, notadamente multidimensionais, cosmoéticas, da assistencialidade da consciência em favor de outras, multiplicando, de modo geométrico, a qualidade da proéxis pessoal ou grupal (maxiproéxis), do ciclo multiexistencial, da cooperação e evolução, através da expansão do círculo dos contatos interconscienciais, sadios e libertários.
Você já acelerou a própria História da vida humana atual? Em qual sentido? Quantas vezes? Está satisfeito com os resultados evolutivos?
ACELERAÇÃO DA HISTÓRIA PESSOAL (EVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A aceleração da História Pessoal é a intensificação e repercussão, notadamente multidimensionais, cosmoéticas, da assistencialidade da consciência em favor de outras, multiplicando, de modo geométrico, a qualidade da proéxis pessoal ou grupal (maxiproéxis), do ciclo multiexistencial, da cooperação e evolução, através da expansão do círculo dos contatos interconscienciais, sadios e libertários. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo aceleração vem do idioma Latim, acceleratio, “aceleração; pressa; presteza”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo história deriva também do idioma Latim, historia, “História; a História Universal; narração; descrição; conto; aventura; fábula”, e este do idioma Grego, historia, “História; pesquisa; informação; relato”. Apareceu no Século XIV. A palavra pessoal provém do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Agilização da autobiografia. 2. Autocatálise evolutiva. 3. Dinamização do curriculum vitae. 4. Mutação evolutiva pessoal. 5. Aceleramento da proéxis. 6. Compléxis. Neologia. As 3 expressões compostas aceleração da História Pessoal, miniaceleração da História Pessoal e maxiaceleração da História Pessoal são neologismos técnicos da Evoluciologia. Antonimologia: 1. Abulia. 2. Hibernação existencial. 3. Incompléxis. 4. Interprisão grupocármica. 5. Melin. 6. Omissões deficitárias. 7. Antigrupalidade. Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo; o workaholism; o Proexarium. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto prioridades paraperceptivas. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene do dinamismo evolutivo; a busca da ortopensenidade pessoal; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade. Fatologia: a aceleração da História Pessoal; a dinamização da autobiografia; a reciclagem existencial; a prontidão para a renovação; a ação aceleradora do compléxis; a potencialização dos atos pessoais; o neoprocessamento da conduta pessoal; a ampliação do mundo pessoal; a antimisantropia; o atacadismo consciencial; a atenção dividida; o ativismo assistencial; o autodesempenho; a autorganização; a condição do autoimperdoador; os excessos; a agilização da eficácia; os impactos; a versatilidade; a modificação para melhor; a reviravolta positiva no entrecruzamento da existência; a mudança do cenário existencial; a autossuperação evolutiva; o reforço pessoal da potencialização construtiva; a moréxis; a melhoria do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Parafatologia: a dinâmica multidimensional incrementada; as extrapolações parapsíquicas dinâmicas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo intra e extraconsciencial; o sinergismo catalítico evolutivo; o sinergismo proexológico em alto grau; o sinergismo holossomático; o sinergismo interdimensional; o sinergismo holopensênico; o sinergismo intelectivo. Principiologia: o princípio consciencial; o princípio da auteducação evolutiva. Codigologia: o código de prioridades pessoais. Teoriologia: a teoria da Evoluciologia; a teoria da evolutividade continuada. Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da exaustividade. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da recéxis; o laboratório conscienciológico da proéxis. Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Paracronologia; o Colégio Invisível da Proexologia. Efeitologia: o efeito halo das recins. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP). Interaciologia: a interação autolucidez–aceleração evolutiva. Crescendologia: o crescendo maturidade biológica–maturidade consciencial. Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a proexocracia. Legislogia: as leis dos direitos interconscienciais; a lei da inseparabilidade grupocármica. Fobiologia: a neofobia. Holotecologia: a abjuncioteca; a evolucioteca; a assistencioteca; a qualitoteca; a historioteca; a teaticoteca; a recexoteca. Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Parafenomenologia; a Fenomenologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Invexologia; o Extrapolacionismo; a Holobiografologia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o pré-serenão; o reciclante; o inversor existencial. Femininologia: a pré-serenona; a reciclante; a inversora existencial. Hominologia: o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens paratechnologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens experiens. V. Argumentologia Exemplologia: miniaceleração da História Pessoal = o desenvolvimento do período da adolescência para o período da maturidade consciencial (26 anos de idade); maxiaceleração da História Pessoal = a passagem da fase preparatória para a fase executiva da programação existencial (36 anos de idade). Culturologia: a atualização cultural. Surpreendência. A aceleração da História Pessoal em função da conquista do grande prêmio lotérico ou o bambúrrio, em vez de ser positiva pode trazer prejuízos evolutivos à conscin. Por isso, muitos estudiosos observam ser o assim-chamado dinheiro fácil, ou o enriquecimento instantâneo, em geral, trabalho elaborado por assediadores extrafísicos. O evoluciólogo não promove estupro evolutivo nem o prêmio lotérico é sinônimo de felicidade pessoal. Recorde. A aceleração da História Pessoal pode se expressar pelo batimento de recordes pessoais nas áreas nas quais a conscin se manifesta mais intensamente. Explicitação. Segundo a explicitação, a aceleração sadia da História Pessoal começa de fato pela recin (implícita) e evolui, pouco a pouco, para a recéxis (explícita). Conteúdo. Dentro da Conformática, a aceleração sadia da História Pessoal é predominantemente do conteúdo das manifestações da conscin capaz de modificar para melhor a própria forma. Teática. Conforme a teática, a aceleração sadia da História Pessoal é exemplo de empreendimento essencialmente prático. Relações. Com base na Conviviologia, o mais inteligente para o conscienciólogo ou consciencióloga é buscar ampliar o círculo de relações sociais com pessoas imprimindo aceleração sadia na História Pessoal. Assim, todos podem sair ganhando do ponto de vista evolutivo. Protagonismo. Em Egocarmologia, a aceleração da História Pessoal pode chegar até ao limite da mudança do ego, ou seja: a troca do papel representado ou protagonizado pela conscin no palco da vida humana. Crise. Considerando o universo da Evoluciologia, a aceleração da História Pessoal, mesmo quando sadia, compõe óbvia crise de crescimento própria, assentada em estresses positivos do Homo sapiens progressivus. Gescons. Pela Experimentologia, os desafios técnicos da Conscienciologia, por exemplo, a itinerância do(a) professor(a) ou a publicação do livro próprio sobre os temas conscienciológicos, podem ser gescons catalisadoras da aceleração sadia da História Pessoal. Gestações. Em função da Ginossomatologia, a gestação humana não esperada ou o parto de trigêmeos trazem, inarredavelmente, mudanças substanciais na aceleração da vida intrafísica pessoal da mãe e, não raro, também do pai. Primener. Quanto à Holochacralogia, a primener pode provocar a aceleração da História Pessoal para melhor. Cons. Na visão da Holomaturologia, a aceleração sadia da História Pessoal implica inevitavelmente na recuperação maior de cons e com a expansão da hiperacuidade. Euforin. Pelos critérios da Intrafisicologia, a aceleração da História Pessoal pode acarretar a euforin, nem sempre construtiva, e até mesmo o triunfalismo sempre prejudicial à conscin despreparada para o sucesso humano quando o mesmo sobrevém repentinamente. Macrossoma. Sob o enfoque da Macrossomatologia, a aceleração sadia da História Pessoal pode conduzir os méritos da consciência à obtenção do macrossoma, inclusive para viver prolongadamente, de modo lúcido, executando maxiproéxis inédita, mais ampla, na próxima vida intrafísica. Heurística. A partir da Mentalsomatologia, a descoberta científica ou o invento útil podem desencadear a aceleração da História Pessoal dentro do universo da Heuristicologia. Visão. Tendo em vista a Mnemossomatologia, a expressão teórica da aceleração da História Pessoal é a vivência do fenômeno intraconsciencial da visão panorâmica, ou seja: a retrocognição integral desta vida humana. Longevidade. No contexto da Paracronologia, será possível neste Terceiro Milênio (Cronologia Ocidental), ao homem (ou mulher) viver até 150 anos de idade (longevidade, Geneterapia), ao executar a proéxis de alta expressão relativamente ao patamar evolutivo do pré-serenão. Autofagia. Na Parapatologia, a aceleração da História Pessoal pode alcançar aspecto doentio quando a impulsividade da conscin precipita os fatos da existência dentro de manifestações autofágicas, irrefletidas e erradas, dilapidando o próprio patrimônio e consequentes potencialidades em curto período, de modo estéril. Maximoréxis. Pelos conceitos da Policarmologia, a aceleração ideal da História Pessoal ocorre com a consecução por parte do completista da maxiproéxis. Categorias. Por meio da Proexologia, a aceleração da História Pessoal pode ser analisada através de duas categorias: 1. Aproveitamento. O compléxis alcançado por atos construtivos. 2. Desperdício. O incompléxis causado por esbanjamentos de potencialidades evolutivas. Duplismo. Sob o prisma da Psicossomatologia, a formação da dupla evolutiva de sucesso predispõe a aceleração sadia da História Pessoal de 1 ou dos 2 parceiros, em geral na mesma época ou período de vida intrafísica. Recéxis. No âmbito da Recexologia, a aceleração sadia da História Pessoal pode representar tão somente a reciclagem integrada da conscin, composta de recin e recéxis. Serenidade. De acordo com a Serenologia, a aquisição da serenidade do Homo sapiens serenissimus é o pico máximo da aceleração sadia da História Pessoal. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a aceleração da História Pessoal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 2. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 3. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático. 4. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático. 5. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 6. Priorologia: Evoluciologia; Neutro. 7. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro. A ACELERAÇÃO DA HISTÓRIA PESSOAL PODE SER AMBIVALENTE, TANTO SADIA QUANTO PATOLÓGICA, E, EM QUALQUER DESTAS CONDIÇÕES, É POSSÍVEL REPRESENTAR INDISCUTÍVEL CONDUTA-EXCEÇÃO. Questionologia. Você já acelerou a própria História da vida humana atual? Em qual sentido? Quantas vezes? Está satisfeito com os resultados evolutivos? Bibliografia Específica: 1. Nunes, Angelina; & Rocha, Carla; Menores mudam sua História e deixam Crime (Recuperação de Infratores); O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXV; N. 24.247; Seção: Rio; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 17.01.2000; página 18. 2. Toffler, Alvin; O Choque do Futuro (Future Shock); trad. Marco Aurélio de Moura Matos; 409 p.; 6 partes; 20 caps.; 20,5 x 13,5 cm; br.; 3a Ed.; Editora Artenova; Rio de Janeiro, RJ; 1973; páginas 76 a 100. 3. Toynbee, Arnold J.; O Desafio do Nosso Tempo (Change and Habit: The Challenge of Our Time); trad. Edmons Jorge; 231 p.; 4 partes; 13 caps.; refs. caps.; 20,5 x 14 cm; br.; Zahar Editores; Rio de Janeiro, RJ; 1968; páginas 30 a 62. 4. Vieira, Waldo; Aceleração da História Pessoal; Evoluciologia; Jornal do CEAEC; Mensário; Ano 5; Seção: Boletim de Conscienciologia; N. 36; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro, 2000; páginas 2 e 3. 5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 819. 6. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; 208 p.; 40 caps.; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 41, 45 e 48. 7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 23.