Evoluciólogo

O evoluciólogo é a consciência coadjutora da coordenação inteligente da programação existencial (proéxis), evolução consciencial individual ou de todo o grupo de consciências componentes do próprio megagrupocarma.

Qual a relação da Evoluciologia com você? Qual ideia ou contato você já manteve atribuível a evoluciólogo?

      EVOLUCIÓLOGO
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O evoluciólogo é a consciência coadjutora da coordenação inteligente da programação existencial (proéxis), evolução consciencial individual ou de todo o grupo de consciências componentes do próprio megagrupocarma.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo evolução vem do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; desenvolver”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logo deriva do idioma Grego, lógos, “proposição; definição; palavra; discurso; saber; razão”. Apareceu em cultismos, a partir do Século XIX, com a acepção, “o que estuda; o que conhece; o especialista em”.
          Sinonimologia: 01. Orientadora evolutiva; orientador evolutivo; orientóloga; orientólogo. 02. Cientista da evolução consciencial. 03. Gestora supercomplexa; gestor supercomplexo. 04. Magistrada extrafísica; magistrado extrafísico. 05. Parademógrafa; parademógrafo. 06. Parageneticista. 07. Consciência-bússola. 08. Especialista planificadora de proéxis; especialista planificador de proéxis. 09. Técnica extrafísica ressomadora; técnico extrafísico ressomador. 10. Pré-serenão mais evoluído; pré-serenona mais evoluída. 11. Megamparadora extrafísica; megamparador extrafísico. 12. Reurbanista extrafísica; reurbanista extrafísico. 13. Auditora evolutiva; auditor evolutivo. 14. Conscienciógrafa; conscienciógrafo; holobiógrafa; holobiógrafo; serenóloga; serenólogo.
          Neologia. Os 3 vocábulos evoluciólogo, minievoluciólogo e maxievoluciólogo e as duas expressões compostas orientadora evolutiva e orientador evolutivo são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 01. Pré-evolucióloga; pré-evoluciólogo. 02. Pré-serenão vulgar; pré-serenona vulgar. 03. Tenepessista. 04. Projetora consciente; projetor consciente. 05. Epicon lúcido. 06. Consciencióloga; conscienciólogo. 07. Ser desperto. 08. Semiconsciex. 09. Teleguiada autocrítica; teleguiado autocrítico. 10. Serenão; Serenona. 11. Líder megassediador.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Evoluciólogo é farolão.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o ato de pensenizar sadiamente quanto aos outros.
          Fatologia: a evolutividade; o interesse pessoal anticonflitivo; a evolução conjunta das consciências; a interdependência sem dependências; a afinidade dos contrários; a inexistência de privilégios no Cosmos; as autorrenúncias cosmoéticas; a meritocracia;
          Parafatologia: a agendex; a pré-ressomática; as energias conscienciais (ECs) conciliatórias; a cosmoconsciência; as reurbanizações extrafísicas; as transmigrações extrafísicas interplanetárias.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz; o sinergismo reflexão científica–autopesquisa evolutiva; o sinergismo descrenciológico autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o sinergismo tarístico autoposicionamento-verbação-teática; o sinergismo pensenização focada–conteúdo tarístico–expressão didática; o sinergismo cosmoético Teaticologia-Verbaciologia.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio dos fatos corroborarem os argumentos; o princípio da verbação teática pelo qual somente o ato anterior ratifica a fala ou a comunicação; o princípio da descrença a partir do autoparapsiquismo; os princípios parapsíquicos de recuperação dos cons magnos pessoais na área da Parapercepciologia; o princípio básico da maxifraternidade; o princípio do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado.
          Teoriologia: o predomínio da autovivência (99%) verbaciológica sobre a teoria (1%).
          Tecnologia: a técnica de viver coerentemente; as técnicas autoconscienciométricas depurando a autoverbação; a técnica de viver evolutivamente; as técnicas conscienciométricas, verbaciológicas e interassistenciais de resgate da responsabilidade evolutiva; a Paratecnologia Intelectiva Assistencial; a habilidade paratécnica, intelectual, pessoal; os paraconstructos-chave na Paratecnologia da intelecção; a Paratecnologia da macrossomaticidade; a paratécnica da ofiex.
          Voluntariologia: o voluntário teático da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Binomiologia: o binômio autocognição teática–tares eficaz; o binômio autocriticidade sincera–autoincorruptibilidade; o binômio apresentação do projeto–realização da obra; o binômio bastidores-ribalta; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio paramicrochip–ponteiro consciencial; o binômio identidade civil–identidade extra; o binômio faculdades mentais–percepções extrassensoriais.
          Interaciologia: a interação percepções somáticas–parapercepções holossomáticas; a interação soma-macrossoma.
          Crescendologia: o crescendo da Holofilosofia ao neoparadigma consciencial; o crescendo da moral vulgar à Cosmoética; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da tacon à tares; o crescendo do intrafísico ao extrafísico; o crescendo cosmovisiológico princípios éticos–princípios cosmoéticos; o crescendo cosmovisiológico princípios newtonianos-cartesianos–princípios do paradigma consciencial.
          Trinomiologia: o trinômio autodiscernimento-automotivação-autorganização; o trinômio autocosmoeticidade-autocoerência-incorruptibilidade.
          Polinomiologia: o polinômio (quarteto) evolutivo verbaciologista-epicon-evoluciólogo-Serenão.
          Antagonismologia: o antagonismo autexposição esclarecedora / autexposição vaidosa; o antagonismo fato autêntico / palavra oca; o antagonismo verbaciologista / publícola; o antagonismo Verbaciologia / Retórica; o antagonismo Policarmologia / Interprisiologia; o antagonismo Verbaciologia / vanglória; o antagonismo radical apedeutismo formal / erudição parapsíquica; o antagonismo psicosfera florescente / psicosfera apagada.
          Paradoxologia: o paradoxo consciência permanente–soma fugaz; o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos.
          Politicologia: a parapsicocracia; a lucidocracia; a pacienciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei do devenir; a lei do retorno; a lei do movimento ininterrupto; a lei do transformismo; a lei da seriéxis; a lei da impermanência; a lei da obsolescência; a lei do maior esforço evolutivo na manutenção da autocoerência.
          Filiologia: a teaticofilia; a praticofilia; a verbaciofilia; a evoluciofilia; a cienciofilia; a priorofilia; a coerenciofilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a pensenoteca; a egoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a comunicoteca; a teaticoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Intermissiologia; a Ofiexologia; a Perfilologia; a Caracterologia; a Tipologia; a Conscienciometrologia; a Proexologia; a Verbaciologia; a Paravivenciologia; a Holobiografologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência-bússola; a consciex professora titular de Ressomatologia do Curso Intermissivo; a consciex professora adjunta do evoluciólogo.
          Masculinologia: o evoluciólogo; o orientador evolutivo; o cientista da Evoluciologia; o programador de proéxis; o parageneticista; o holobiógrafo; o evoluciólogo minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o evoluciólogo na condição de terceiro amparador extrafísico do tenepessista; o evoluciólogo na condição de exemplo para o ser desperto; o Serenão na condição de exemplo para o evoluciólogo.
          Femininologia: a evolucióloga; a orientadora evolutiva; a cientista da Evoluciologia; a programadora de proéxis; a parageneticista; a holobiógrafa; a evolucióloga minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a evolucióloga na condição de terceiro amparador extrafísico do tenepessista; a evolucióloga na condição de exemplo para o ser desperto; a Serenona na condição de exemplo para o evoluciólogo.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens invulgaris; o Homo sapiens singularis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minievoluciólogo = a conscin, homem ou mulher, dedicada à vivência da Evoluciologia Teática; maxievoluciólogo = a consciex dedicada à paravivência da Evoluciologia Teática do Paracorpo Docente do Curso Intermissivo.
          Desafio. O Homo sapiens conscientiologus e o Homo sapiens despertus têm para desvendar o enigma, impasse, dilema ou desafio da personalidade do Homo sapiens evolutiologus.
          Caracterologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, na ordem alfabética, 100 características ou traços panorâmicos (magnum curriculum vitae, holocurrículo, retrobiografia, minibiografia, portfolio pessoal), megatrafores componentes do perfil do evoluciólogo, homem ou mulher, consciex ou conscin:
          01. Agenda. Enquanto conscin, o evoluciólogo mantém exemplar agenda extrafísica, sempre ativa, sem dispersividade, a partir dos cursos evolutivos dos colegas de labores assistenciais interconscienciais, dentro da Paraterapeuticologia da afeição maior. Os evoluciólogos extrafísicos não erram na escolha do elenco das maxiproéxis.
          02. Amparador. Ao ressomar, recebe, na condição de amparador extrafísico, o colega evoluciólogo capaz de atender ao trinômio afinidade-intimidade-antiguidade, implantando supereficiente dobradinha.
          03. Antienvelhecimento. A partir da extrafisicalidade, entre duas vidas humanas, diminui temporariamente os efeitos degradantes do envelhecimento, estimulando o sistema da autoimunidade dos somas dos assistidos.
          04. Antipendências. Tende a diminuir as pendências intrafísicas, interpessoais e interdimensionais relativas a todos os assistidos, inclusive nas visitações aos ambientes humanos, empregando ao máximo 8 características paraprofissionais avançadas, universalistas, heuremáticas, cosmoéticas e entrosadas com aproximações simples: o Paradireito, a Paradvocacia, a Parapolítica, a Paradiplomacia, o Parestadismo, a Socioparabiologia, a Holofilosofia e a Paratecnologia.
          05. Antiporão. Praticamente já anulou os efeitos deletérios do porão consciencial, quando na vida humana, dispondo de hololucidez e maturidade maior de modo precoce, com axialidade superior do ponteiro consciencial, sem automimeses dispensáveis.
          06. Assistenciologia. Coloca toda a vida assentada no trabalho da prestatividade lúcida ou interassistencialidade teática, dedicado abnegadamente à melhoria de milhares de outras vidas intra e extrafísicas, qual peça-chave no mecanismo de emancipação libertária.
          07. Assistidos. Por onde vai, extrafisicamente, assiste na função do desafio pessoal de epicentro ou atrator energético de consciências, evoluindo em torno, a serem assistidas em conjunto, com intensiva conexão sinérgica.
          08. Atacadismo. Na condição terrena da Civilizaciologia, funciona orientado pelo universo do atacadismo consciencial lúcido, sem dificuldades nem sacrifícios, renunciando ao varejismo das atrações temporais secundárias, influências do Zeitgeist, modismos, idiotismos culturais e envolvimentos ociosos.
          09. Atenção. Consegue expressiva atenção multidividida, com inabalável concentração mental, em qualquer nível existencial onde se manifeste, com altruísmo e autabertismo.
          10. Autocoerência. Na autocoerência lógica encontra a força fundamental da inteireza e retilinearidade cosmoética dos desempenhos continuados, com autodiscernimento máximo e dedicação crescente.
          11. Autoconsciencialidade. Com multifacetação da personalidade, representa, evolutivamente, ¾ da autoconsciencialidade cosmoética extrafísica ou 75% do nível hierárquico do Homo sapiens serenissimus.
          12. Autodidatismo. Não dispensa o autodidatismo ininterrupto na vida intrafísica, por mais cursos, teses defendidas, teorias, descobertas ou pesquisas desenvolvidas, em função da transcendência da multidimensionalidade do parapsiquismo, da procedência extrafísica pessoal e das verdades relativas de ponta (verpons) das quais é portador.
          13. Autorganização. Com invariável autorganização, autocontrole e disciplina produtiva, respeita as pessoas e os ambientes, evitando choques, traumas, atritos e conflitos interconscienciais de todas as naturezas.
          14. Autoridade. Sob o império da Genética, supera as influências da família nuclear, em virtude das potências inerentes à própria Paragenética, ou Retrogenética, porém enfrenta enfermidades, acidentes, traumas, vicissitudes, adversidades e necessidades naturais, a fim de manter o exemplarismo da autoridade cosmoética, teática (incorruptibilidade) e facilitar o rapport assistencial interconsciencial.
          15. Autorrevezamentos. Desenvolve contínuos autorrevezamentos conscientes quanto às atividades evolutivas pessoais – maxiproéxis interdependentes – na fieira da serialidade das próprias vidas biológicas e consecutivas, com versatilidade desenvolta e polivalência multidimensional.
          16. Autoverbação. Emprega como princípio antigo e dominado, sem sacrifícios, na vida prática humana, a autoverbação em todas as linhas de atividade, vivendo o trinômio pessoa-grupo-coletividade como única opção honesta e cosmoeticamente aceitável.
          17. Botânica. Extrafisicamente, coopera em dimensões específicas das trocas bioquímicas dos vegetais, subordinados à Botânica, Parabotânica, Bioagricultura, Transgenética, Transgenia, Transgênese (transgênicos, OGM), priorizando as démarches evolutivas no âmbito da Pararregeneraciologia.
          18. Bússola. Atua ao modo de bússola consciencial externa relativamente à bússola consciencial interna dos assistidos, sempre apontando para o Norte da Cosmoética dos pré-serenões do próprio grupocarma.
          19. CCCI. É atraído pela vivência com intercompreensão da grupalidade, por exemplo, da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), ou comunidade, no caso, sempre multidimensional.
          20. CI. É professor básico indispensável do Paracorpo Docente, dedicado à Evoluciologia em cada Curso Intermissivo (CI) mais evoluído, durante as intermissões pré-ressomáticas e pósdessomáticas.
          21. CIE. Atua continuamente conforme as demandas do Colégio Invisível dos Evoluciólogos (CIE), ou a ortopensenidade do Conselho de Evoluciólogos (paraaculturação), em paracomunidades avançadas, seletivas e de transição (Transitolândia).
          22. CIS. Já dispõe de acesso e se conscientiza das determinações primárias, mas de alto nível de excelência, advindas da cosmocracia extrafísica do Colégio Invisível dos Serenões (CIS), defendendo a própria condição de serenólogo.
          23. CMP. Conhece a qualificação do próprio ciclo multiexistencial pessoal, específico do critério da atividade evolutiva, contrabalançado pela progressão do trinômio ressomas-dessomas-intermissões, nos trabalhos socorristas grupais entrosados e fundamentados na libertação do egocentrismo.
          24. Compléxis. Dispõe de recursos funcionais conquistados com esforços, sem privilégios, para se sair bem sucedido quanto ao completismo existencial em cada experiência intrafísica, recebendo moréxis quando necessárias ou oportunas.
          25. Conscienciometrologia. Audita criteriosamente, com modus faciendi e know-how avançado, a evolução cosmolínea das consciências interessadas na dinamização dos autodesempenhos e performances evolutivas, além dos paliativos de todos os tipos. Promove a Impactoterapia Consciencioterápica e Cosmoética, direcionada aos conflitos íntimos, indicando as prioridades fundamentais do autenfrentamento evolutivo.
          26. Cosmoconsciência. Consegue alcançar a vivência temporária do fenômeno da cosmoconsciência, com relativa facilidade, sem fazer disso desfrute pessoal ou perda de oportunidades evolutivas.
          27. Cosmoeticologia. Escolhe e indica com intelecção da probidade e da cosmossíntese cosmoética, criteriosamente, elencos, personagens, categorias de macrossomas especializados, papéis, retificações, recomposições, ajustes e neocontextos evolutivos, pessoais, grupais e interprisionais (interprisões grupocármicas, cenários evolutivos, Paracenografia).
          28. CPC. No código pessoal de Cosmoética (CPC), particular, específico do nível individual de evolução, objetivando a Cosmoética, propriamente dita, de fato Cósmica, a ser alcançada em algum momento futuro, assenta o fundamento técnico reconciliador e rígido, empregado sempre em quaisquer injunções, contingências ou circunstâncias.
          29. Desassedialidade. Vive assédios interconscienciais, contudo não se altera nem sofre com isso, compreende, ajuda e assiste na desassedialidade, apoiado na desperticidade veterana, inteiramente dominada, inclusive com autorrenúncias. Sabe encapsular-se e encapsular outros seres, rechaçando e neutralizando as influências doentias externas.
          30. Desassins. Há muito tempo consegue manter estados vibracionais (EVs) e desassins instantâneas eficazes, praticamente automáticas, sem maiores esforços, quando bem entende, em relação a todo tipo de energias conscienciais antipáticas ou intrusivas, onde se manifesta.
          31. Duplologia. O conscienciólogo, homem ou mulher, compõe, quando necessário, discreta e ativa dupla evolutiva em bases, antes de tudo, atendendo ao trinômio assistência-Pedagogia-megafraternidade.
          32. Empatia. Respirando nesta dimensão, combate toda gurulatria em silêncio, tornando-se, de algum modo, aparentemente vulgar, a fim de facilitar a empatia no exercício exemplificativo (autexemplarismo cosmoético) da tares em grau elevado.
          33. Entendimento. Não impõe inculcações ou heterodeterminações a ninguém. Busca informar a fim de expandir a autolucidez, o entendimento, a apreensão técnica e a recuperação dos cons magnos (resgates intelectivos) dos indivíduos, ouvintes ou interlocutores.
          34. Evolutionarium. Nesta vida material, mantém o holopensene pessoal por Evolutionarium pragmático, abraçando seres de todos os níveis, eliminando as desafeições de quaisquer naturezas, com universalidade e pacifismo, instalando escolas evolutivas.
         35. Experimentologia. Nesta existência, dedica-se ao voluntariado solidário mais eficaz em tempo integral, com horas extras, esforços concentrados, tours de force, iniciativas e contribuições pessoais.
         36. Exposição. Cidadão, ou cidadã, sabe ser necessário aparecer publicamente, no entanto, sem excessos, apenas discretamente, no cumprimento da tares policármica, autogescons e megagescons, no pré-anonimato evolutivo e desempenho das heterodeslavagens subcerebrais.
         37. Gratidão. As multidões sentem indefinida, mas inescondível gratidão pelo evoluciólogo, em função dos encaminhamentos evolutivos regeneradores, acumulados e oferecidos ininterruptamente através das atividades (eventexes) desenvolvidas no período da pré-ressomática.
         38. Habitologia. O evoluciólogo tem a Evoluciologia à conta da Habitologia, ou o estudo e pesquisa com reverificações incansáveis dos hábitos melhores individuais, as condutas e comportamentos mantenedores das rotinas e pararrotinas pessoais úteis e de bom humor.
         39. Hierarquia. Revive, simultaneamente, múltiplos patamares evolutivos, por exemplo, estes 9 períodos ou fases clássicas de desenvolvimento da inevitável escala evolutiva das consciências: pré-serenão vulgar; isca assistencial interconsciencial consciente; tenepessista veterano; projetor consciente; epicon lúcido; conscienciólogo; ser desperto; semiconsciex; e teleguiado autocrítico.
         40. Higiene. Ressomado, tem na Higiene Consciencial o alicerce do equilíbrio íntimo, a fim de se sobrepor aos percalços das atividades próprias das tarefas do esclarecimento (tares), gestações conscienciais (gescons) e aplicações policármicas, mantendo contatos incessantes com múltiplas categorias de personalidades.
         41. Hiperacuidade. Quando consciex, promove a expansão óbvia da autolucidez benevolente possível do ambiente, nas visitas aos humanos (automaturidade), ampliando as redes de ideias na macroanálise do Cosmos por intermédio da catálise do discernimento evolutivo.
         42. Holobiografias. É experiente, em toda eventualidade, na aplicação inteligente e melhor da holobiografia pessoal. Amplia a holomemória para incorporar o conhecimento das vivências de centenas de consciências do próprio grupo evolutivo, além de dedicar-se esforçadamente ao estudo acurado e detalhista dos fatos e feitos do trinômio holobiografias-autobiografias-biografias (retrobiografias) das grandes personalidades históricas. Parademógrafo especializado, tem autoconsciência demográfica e parademográfica.
         43. Holocarmologia. Elege a policarmalidade qual campo técnico e paratécnico de atividades de esclarecimento, gescons ou gestações conscienciais, como sendo a filosofia de vida cosmoética.
         44. Holomaturologia. Aplica o autodiscernimento paracronológico, engramas, flashes e visões panorâmicas retrocognitivas (autorretrocognições) com percuciência, tendo nas prioridades evolutivas ponderadas o maior indício de maturidade pessoal, tornando-se pilar da holomaturidade.
         45. Holopensenologia. Acumula pessoalmente marcas funcionais, produtivas e facilitadoras das próprias formas holopensênicas evolutivas do trinômio retrovidas-retrossomas-retroproéxis, neste planeta, em locais, épocas, Socins, mesologias e culturas diversificadas, através de múltiplas vidas humanas no decurso dos séculos.
         46. Holotecário. Na vida de homem ou mulher, supera o padrão vulgar do usuário da biblioteca pessoal para compor a holoteca particular onímoda, tornando-a acessível ao público interessado, mantendo leituras multifacetadas e generalistas a vida toda, tendo no Cosmos, a Holoteca Básica do holoconhecimento.
         47. Homeostase. Promove a difusão da homeostase própria para o equilíbrio da psicosfera da pessoa carente e assistida, quando sensitiva e capaz de mantê-la daí em diante.
         48. ICs. Inspira, esclarecendo na posição de amparador extrafísico de função, as pessoas-chave, os líderes responsáveis, os governantes humanos mais lúcidos e acessíveis (Politicologia, Parapoliticologia, Paradireito) e, evidentemente, os dirigentes das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          49. Inteligência. Vive a inteligência evolutiva como embasamento para a própria vontade, autodeterminação e decisão nas manifestações pensênicas, atento ao respeito aos direitos de todos os princípios conscienciais em evolução.
          50. Intencionalidade. Nesta existência, exemplifica o trinômio polimatia-poliparapsiquismo-policarmologia com a depuração maior da intencionalidade e das autotendências.
          51. Intermediário. É a consciência representando a melhor interface, contato ou intermediário para acessarmos o Homo sapiens serenissimus. Do ponto de vista prático, o mais racional é buscarmos, antes de tudo, rastrear o evoluciólogo na vida humana a fim de alcançarmos o Serenão mais indiretamente.
          52. Intermissiologia. Desfruta, em toda intermissão, de amplas possibilidades de recursos de assistência sem desgastes nem interveniências espúrias da Megabaratrosfera extrafísica terrestre. Alcança a primeira e a segunda dessomas, de imediato, simultaneamente, ao experienciar o descarte do corpo humano.
          53. Invexologia. Vive a inversão existencial desde jovem, aplicando também a reciclagem existencial quando preciso, sem enfrentar maiores problemas pessoais ou complicações, porém minimizando malentendidos e conflitos.
          54. Lexicografia. Empregando o cérebro, demonstra evidente entendimento da Lexicografia Prática, ultrapassando a posição carente dos autores mercantilistas, doando com autodespojamento os próprios patrimônios intelectuais (copyrights de obras escritas e outras criações) a favor de todos.
          55. Liderança. Exerce liderança discreta, distribuindo atribuições e responsabilidades para as companhias evolutivas e os circundantes, com alto teor de realização, exaltando sempre o bom ânimo no cumprimento dos deveres e obrigações naturais.
          56. Logicidade. Ajuda ao carente a sobrepor lógica na vivência de sonhos e pesadelos (onirismos) com os próprios conhecimentos aprofundados sobre a Projeciologia e a Tudologia, no megaplanejamento da automatematização consciencial.
          57. Macrossomatologia. Enverga, invariavelmente, específico macrossoma condicionado para a realização da maxiproéxis, em cada vida humana pessoal, buscando melhor instrumentação e capacidade de intensificar a participação na essência das coisas e realidades sincrônicas do Cosmos. Existem gradientes holossomáticos. O macrossoma do evoluciólogo é mais aperfeiçoado em comparação ao do ser desperto e menos aperfeiçoado quanto ao do Serenão.
          58. Materpensenidade. Obviamente, mantém o materpensene omniassistencial, pessoal, orientado na aplicação dos princípios da Evoluciologia e da Assistenciologia onde se manifesta.
          59. Mediador. Com energias conciliatórias, é mediador extrafísico situado entre 2 ou mais litigantes, durante a implantação prática do trinômio enfrentamentos-acareações-heterodesassédios, interconscienciais, tanto em relação à extra quanto à intrafisicalidade. Concede, rotineiramente, entrevistas extrafísicas aos candidatos à ressoma.
          60. Megacons. Alcança ampla recuperação dos megacons, quando no soma, obtendo o primado da autoconsciencialidade ou a hiperlucidez quase integral adequada para si mesmo em função dos trabalhos pessoais em andamento.
          61. Megaprioridades. Prioriza a autexpressão cosmoética com o autodiscernimento constante quanto à sabedoria da inteligência evolutiva, buscando diminuir, em todo lugar, o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose.
          62. Mentalsomatologia. Sabe dispor desembaraçadamente, em conjunto, de ricos dicionários cerebrais de sinônimos e também analógicos ou de ideias afins, em definições e avaliações cosmanalíticas (cosmograma) e cosmossintéticas (cosmossínteses), na dissecção do autoconhecimento prioritário, de ponta.
          63. Minipeça. Em qualquer contingência existencial (Proxêmica) e temporalidade (Cronêmica) sabe ser peça menor, ou minipeça autoconsciente, compenetrada e responsável, dentro de vasta estrutura solidária, interconsciencial e interdimensional.
          64. Minirrecéxis. Na vida extrafísica, em visita aos ambientes intrafísicos, torna evidente as catálises das recins, empreendidas discretamente por ele, ao modo de inesperada minirrecéxis, com aquisição de neossinapses e neoparassinapses dos cérebros, na eliminação das protopropensões reptilianas.
          65. Multidimensionalidade. Em qualquer circunstância é personalidade multidimensional, com autoconscientização pacífica obtida por intermédio de redobradas projeções de consciência contínua (PCC).
          66. Multimoréxis. Funcionando com androssoma ou ginossoma, é moratorista a maior, ressoma após ressoma, século após século, executando maxiproéxis, começando pelos alijamentos ou anulações máximas possíveis das coleiras do ego ou cangas sociais.
          67. Neofilia. Aborda as realidades com invariável abertismo neofílico de quem questiona e refuta, pesquisando ininterruptamente na posição de cidadão (ou cidadã) do Cosmos, elevado ao status de Escola da Evoluciologia.
          68. Número. Pela lógica natural dos fatos e parafatos, existe maior número de evoluciólogos – no mínimo, centenas – em comparação com os Serenões – algumas dezenas –, neste planeta. Evidentemente, isso torna menos difícil o acesso a tais personalidades quando vivemos aqui.
          69. Ofiexologia. No grau de consciex ofiexóloga, é o megapeão, trabalhando em muitos lugares simultaneamente. Em visitações extrafísicas, desenvolve o esvaziamento da pressão holopensênica da oficina extrafísica (ofiex) do(a) tenepessista veterano (a), promovendo encaminhamentos extrafísicos adequados.
          70. Omniglotismo. Imerso no soma, vive o omniglotismo aberto, encarando o Cosmos com a Linguística de quem já entende alguma estrutura do conscienciês, aplicando percepções e parapercepções lúcidas aos contatos interconscienciais, estudos, investigações, auto e heteropesquisas.
          71. Pangrafismo. Comunica ideias da cosmovisão, por atacado, aos pré-serenões portadores de parapsiquismo desenvolvido, através da pangrafia mais evoluída, aplicada e vivida na assistencialidade.
          72. Paracerebrologia. Emprega, de maneira excepcional, mesmo quando na vida humana, os recursos diretos do paracérebro, implementando os autodesempenhos mentaissomáticos com upgrades diários.
          73. Paracronologia. Concentra o megafoco das análises das fichas evolutivas das consciências, a partir do passado imutável, na dinamização do presente-já-futuro, próximas existências humanas e intermissões laboriosas.
          74. Parapedagogiologia. Por onde vai, intrafisicamente, centraliza na reeducação e no magistério moderno o trabalho prático, incessante, mas discreto, da Parapedagogiologia ministrada à microminoria da população mais lúcida quanto à inteligência evolutiva.
          75. Paraprocedência. Na vida humana, torna-se autoconsciente, de modo sadio, quanto à paraprocedência (extrafísica), com todas as vantagens derivadas desse conhecimento, desde a puberdade, devido aos desempenhos assistenciais interconscienciais constantes, com saldos sempre maiores na ficha pessoal.
          76. Parassessoria. O evoluciólogo situa-se no patamar progressivo entre o teleguiado autocrítico e o Serenão, definindo, antes, o próprio destino com autolucidez, a fim de ajudar, depois, aos demais a definirem os destinos pessoais e grupais, ao modo de assessor, ou parassessor, dos Serenões.
          77. Parassociologia. Lidera cosmoeticamente, com alto grau de responsabilidade, a catálise do trinômio soluções de problemas–resoluções de conflitos–progressões de tarefas, com encaminhamentos oportunos das vidas intrafísicas por onde passa.
          78. Personalidade. Não se incomoda pessoalmente com quem foi no passado, mas sempre busca saber e vivenciar quem é hoje, no aqui e agora, na dimensão onde está.
          79. PL. Usa a soltura do energossoma, as descoincidências holossomáticas intencionais e a projetabilidade lúcida, tanto na vida intrafísica quanto na extrafísica, sem tropeços nem excessos, nos contatos, pesquisas e atos assistenciais, com equilíbrio holossomático multidimensional, seja empregando 2 ou 4 veículos de manifestação.
          80. Planejamento. Enfoca, na condição de tarefa principal, o planejamento progressivo individual e grupal dos componentes grupocármicos mais chegados, com quem vivencia maior empatia e compartilha tarefas libertárias.
          81. Policarmologia. Com a própria conta policármica aberta e ativa a partir dos primeiros passos conscientes de ser humano, procura o rendimento evolutivo (saldo positivo da ficha evolutiva) e não o rendimento econômico (saldo positivo da conta bancária), em todos os desempenhos. Não obstante, vivendo com autoconsciencialidade large, vive sem grandes preocupações econômico-financeiras.
          82. Pré-Ressomatologia. Assiste intensamente, de modo direto, aos carentes extrafísicos (paracomatosos, parapsicóticos, satélites de assediadores e conseneres), no período pré-ressomático, conforme o grau de entendimento e predisposição pessoal de cada qual.
          83. Presenciologia. Aplica, com eficácia evidente, a própria força presencial autossuficiente e inescondível, no emprego das energias conscienciais (passaporte energético) e nas manifestações parapsíquicas onde se manifesta, a fim de não constranger nem coagir os presentes.
          84. Primeneres. Envergando o soma, dispõe e é capaz de patrocinar euforins e ciclos de primaveras energéticas (ciprienes) para si próprio, sem, no entanto, abusar desses recursos positivos, mas de âmbito egoico, passíveis de serem regressivos e desviantes dos trabalhos libertários dos outros.
          85. Princípios. Demonstra a vivência de princípios firmes e determinantes para viver a experiência humana, dedicados à consecução da maxiproéxis grupal (perseverança), com criatividade e inventividade incomuns, orientado pelo trinômio Neofilia-Neologia-Heurística.
          86. Proexologia. Desenvolve as funções superespecializadas de orientador e planificador de programações existenciais para legiões de componentes do grupo de evolução, dentro da atmosfera específica da Parapedagogiologia dos Cursos Intermissivos.
          87. Psicossoma. Intrafisicamente, é capaz de promover o irrompimento positivo do psicossoma quando se faz útil à assistencialidade prática e à profilaxia de melins e até de melexes reflexas de seres extrafísicos intrusos.
          88. Psicossomatologia. Obtém bons resultados na assistencialidade do trinômio paracicatrizes psicossômicas–vincos mnemônicos–gatilhos retrocognitivos nas adversidades impactantes dos outros a fim de ajudá-los a atingir a autoneopensenidade libertária.
          89. Remissões. Ao sentir a presença extrafísica mais demorada do evoluciólogo (ou evolucióloga), a pessoa sensível pode detectar os efeitos óbvios das remissões de minidoenças, desconfortos cronicificados, dermatoses simples e pequenas infecções.
          90. Ressomatologia. Labora nas dimensões adstritas ao encaminhamento das ressomas das consciexes em direção à intrafisicalidade, inserido no universo das seriéxis grupais e dos ecossistemas existenciais (Genética, Mesologia, Paragenética ou o neotudo).
          91. Reurbanizações. Junto aos Serenões, quando no período intermissivo, é ativo reurbanista extrafísico, além de patrocinar excursões extrafísicas paratécnicas de grupos de paraestudantes dos Cursos Intermissivos a outros planetas habitados, exercendo a liderança de grupo volitativo (volitação).
          92. Segundão. No período humano, busca ficar sempre, sem timidez, mas intencionalmente, em plano secundário – hollow profile, second-in-command, segundão, secretário, subchefe, subdiretor, substituto, suplente, vice, coadministrador, coautor, coepicon, cotenepessista, coterapeuta, coadjutor, assessor, assistente, auxiliar –, minimizando a exposição natural das realizações e orientações evolutivas pessoais.
          93. Socin. Participa dos trabalhos de assistência específica às instituições intrafísicas ou aos grupocarmas, dentro da Socin, com autoconscientização da aplicação do trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo dos fatos (Fatuística) e parafatos (Parafatuística), casos (Casuística) e paracasos (Paracasuística).
          94. Taquipsiquismo. Vive sempre o taquipsiquismo teático (autopercuciência) com extrema paciência nas atividades de solidariedade, sabendo ouvir as requisições provenientes de todas as procedências e qualificações.
 10                                                       Enciclopédia da Conscienciologia
           95. Tenepessismo. Na intrafisicalidade, pratica o tenepessismo ainda jovem, de modo
 amplo e ininterrupto, dispondo de ofiex ativa, a sinalética energética e o autoparapsiquismo
 desenvolvido dentro da vivência da desperticidade lúcida. Convive muito bem com o antagonismo magnitude do fenômeno / discrição da consciência.
           96. Transmigrações. É elemento-chave da paramagistratura nas avaliações conscienciais dramáticas e drásticas nas megatarefas das paratransmigrações compulsórias das consciexes
 anticosmoéticas (consréus transmigráveis) aos planetas evolutivamente inferiores à Terra, atividade adstrita ao universo do Paradireito.
           97. Verpons. Sabe dosificar, com inteligência, as ideias originais, verpons ou verdades
 relativas de ponta, respeitando os limites de cada pessoa, sem gerar estupros evolutivos anticosmoéticos, nos trabalhos assistenciais, pedagógicos ou de contatos interpessoais. Não impõe nada.
 Somente aponta e informa, mesmo expressando o voto de Minerva.
           98. Vínculos. Valoriza os vínculos conscienciais mantidos com seres subumanos, humanos e extrafísicos de todos os graus de lucidez, dentro da megafraternidade e com respeito atento
 às sincronicidades do fluxo contínuo concentrado das realidades do Cosmos.
           99. Visitação. Dessomado, o evoluciólogo, homem ou mulher, potencializa o período da
 visitação ao holopensene intraterrestre com a promoção da vivência de primavera energética singular para os parapsiquicamente sensíveis, próximos.
         100. Zoologia. Nos planos específicos, atua no prosseguimento complexo da depuração e evolução grupal dos animais subumanos, dentro da Parazoologia e Zoologia, objetivando a vivência teática da família universal da microfauna à Primatologia (ontogênese, filogênese).
           Discrição. Sob a ótica da Conscienciometrologia, na análise do perfil do evoluciólogo,
 eis, na ordem alfabética, 13 megatrafores afirmando o valor da discrição e do comedimento em
 tarefas evolutivas exequíveis incluídos na listagem das 100 características:
           01. Autafetividade: Duplismo (31).
           02. Autatacadismo: Atacadismo (08).
           03. Auteuforins: Primeneres (84).
           04. Autevolução: Parapedagogiologia (74).
           05. Autocomedimento: Cosmoconsciência (26).
           06. Autoconsciência: Minipeça (63).
           07. Autodespojamento: Lexicografia (54).
           08. Autodiscrição: Exposição (36).
           09. Autominimizações: Segundão (92).
           10. Autorrealizações: Liderança (55).
           11. Autorrecins: Minirrecéxis (64).
           12. Autorrenúncias: Desassedialidade (29).
           13. Autovulgaridade: Empatia (32).
           Trissociações. De acordo com a Holomaturologia, importa enfatizar as trissociações ou
 os 13 trinômios técnicos seguidos pelo evoluciólogo, apontados nos 100 parágrafos explicitados
 e, aqui, listados na ordem alfabética:
           01. Trinômio afinidade-intimidade-antiguidade: Amparador (02).
           02. Trinômio assistência-Pedagogia-megafraternidade: Duplologia (31).
           03. Trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo: Socin (93).
           04. Trinômio enfrentamentos-acareações-heterodesassédios: Mediador (59).
           05. Trinômio holobiografias-autobiografias-biografias: Holobiografias (42).
           06. Trinômio mundinho-interiorose-apriorismose: Megaprioridades (61).
           07. Trinômio Neofilia-Neologia-Heurística: Princípios (85).
           08. Trinômio pessoa-grupo-coletividade: Autoverbação (16).
           09. Trinômio paracicatrizes psicossômicas–vincos mnemônicos–gatilhos retrocognitivos: Psicossomatologia (88).
           10. Trinômio polimatia-poliparapsiquismo-policarmologia: Intencionalidade (50). Enciclopédia da Conscienciologia                                                                                               11
             11. Trinômio ressomas-dessomas-intermissões: CMP, ciclo multiexistencial pessoal (23).
             12. Trinômio retrovidas-retrossomas-retroproéxis: Holopensenologia (45).
             13. Trinômio soluções de problemas–resoluções de conflitos–progressões de tarefas: Parassociologia (77).


                                                       VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o evoluciólogo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Agente desencadeador: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Aparecimento dos evoluciólogos: Evoluciologia; Homeostático.
             03. Articulador: Evoluciologia; Neutro.
             04. Atrator: Evoluciologia; Neutro.
             05. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
             06. Autexame projetivo: Parassemiologia; Homeostático.
             07. Autoprevisão existencial: Autevoluciologia; Homeostático.
             08. Balanço pré-evoluciólogo: Autoproexologia; Homeostático.
             09. Catalisador: Evoluciologia; Neutro.
             10. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
             11. Conscin-trator: Evoluciologia; Neutro.
             12. Eficácia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
             13. Evoluciologia: Pensenologia; Homeostático.
             14. Garantia evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
             15. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
   O EVOLUCIÓLOGO TEM NA SERENOLOGIA O PRÓXIMO
       PASSO EVOLUTIVO, À VISTA, DESAFIADOR, SEM SE
   PREOCUPAR, AINDA, COM A VIVÊNCIA DO ANONIMATO
          COSMOÉTICO DO HOMO SAPIENS SERENISSIMUS.
             Questionologia. Qual a relação da Evoluciologia com você? Qual ideia ou contato você já manteve atribuível a evoluciólogo?
             Bibliografia Específica:
             01. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 101 e 102.
             02. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 67, 102, 184, 197, 198, 228, 259, 429, 453, 488, 809, 1.070, 1.102 e 1.113.
             03. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; 208 p.; 40 caps.; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 11.
             04. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; 168 p.; 40 caps.; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 13. 26 e 130.
             05. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. revisada; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; página 24.
             06. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; página 549. 12                                                                        Enciclopédia da Conscienciologia
           07. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 623, 671, 672, 678 e 725.