A Mecenatologia é a ciência aplicada às pesquisas técnicas do mecenato o financiamento para o desenvolvimento de área específica do saber, das artes ou dos esportes, sem qualquer tipo de retorno ao financiador por parte dos beneficiados – e às decorrentes repercussões evolutivas grupo e policármicas, intra e extrafísicas.
Você, leitor ou leitora, exerce o mecenato em algum nível? Qual a intencionalidade empregada? Se você é mecenado, está caminhando para o completismo ou desperdiçando este recebimento?
MECENATOLOGIA (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A Mecenatologia é a ciência aplicada às pesquisas técnicas do mecenato o financiamento para o desenvolvimento de área específica do saber, das artes ou dos esportes, sem qualquer tipo de retorno ao financiador por parte dos beneficiados – e às decorrentes repercussões evolutivas grupo e policármicas, intra e extrafísicas. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo mecenas vem do idioma Latim, maecenas, antropônimo de Caio Cilino Mecenas (60–8 a.e.c), político e diplomata romano, protetor das Artes e das Letras. Surgiu, no idioma Português, no Século XVI. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Ciência do mecenato. 2. Pesquisa do financiamento altruístico. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos do vocábulo mecenas: mecenado; mecenática; mecenático; mecenatismo; mecenato; Mecenatologia; mecênico; megamecenato; minimecenato. Neologia. O vocábulo Mecenatologia e as 3 expressões Mecenatologia Artística, Mecenatologia Científica e Mecenatologia Consciencial são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Estudo técnico do patrocínio. 2. Pesquisa do Marketing Cultural. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Mecenato cosmoético: interassistencialidade. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: a doação sem retorno; as ações de apoio financeiro à cultura; o apoio e proteção aos mais talentosos; o mecenato governamental; o mecenato privado; o mecenato das empresas públicas; o mecenato na condição de ferramenta de Gestão Estratégica para empresas; o mecenato demonstrando os valores sociais do mecenas; as vantagens para o mecenas; os benefícios fiscais; o mecenas visto na condição de parte da comunidade através da participação ativa; a caridade como forma de pseudomecenato social; o pseudomecenato religioso; o desperdício indireto de dinheiro público devido ao mau emprego das diretrizes de mecenato; a satisfação ambígua; a interprisão; a falta de criticidade do mecenas na escolha do mecenado e da área a financiar; a necessidade intraconsciencial do mecenas ser recompensado; a ectopia, existencial ou afetiva do mecenas, levando-o a compensar com o financiamento do mecenado na área almejada; a falta de qualificação da intencionalidade do mecenado ao aceitar o financiamento; a falta de gratidão do mecenado para com o mecenas; o possível sentimento de dívida do mecenado para com o mecenas; a ectopia ou mimetismo existencial do mecenado; a interprisão causada pelo mimetismo existencial do mecenado favorecido pela iniciativa do mecenas; a interprisão causada pelo não completismo do mecenado; as oportunidades sociais geradas pelo mecenato; o financiamento de conscin para ser voluntária em tempo integral; o financiamento de construção de bibliotecas públicas; o financiamento de obras conscienciológicas escritas por terceiros; o Programa Amigos da Enciclopédia favorecendo a doação voluntária de recursos em prol da Enciclopédia da Conscienciologia; o amparo intrafísico; a satisfação benévola; a interassistência; a consecução da proéxis; a consecução de maxiproéxis; o acerto grupocármico; a prática do mecenato para liberação das interprisões; o pró-mecenato prioritário; o paradever do mecenas; a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC). Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os acordos proexológicos da intermissão pré-ressomática; os apoios prévios da paraprocedência; a falta de parapsiquismo para avaliar as repercussões do mecenato; a retrocognição como ferramenta para ampliar o código pessoal de Cosmoética (CPC); o amparo de função; o assédio extrafísico promovendo o desvio de proéxis; a retrocognição como ferramenta para ampliar o CPC. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo trafores do mecenas–trafores do mecenado; o sinergismo empresa-sociedade; o sinergismo mecenas–amparador do mecenado; o sinergismo potente das amizades; o sinergismo entre os atores sociais; o sinergismo assistente interconsciencial–consciência assistida; o sinergismo entre as minipeças do maximecanismo. Principiologia: o princípio da interassistencialidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética impedindo o aproveitamento indevido das leis de incentivo cultural. Tecnologia: a técnica de relacionamento empresa-sociedade; as técnicas espúrias para ludibriar o Imposto de Renda; a técnica da libertação grupocármica; a técnica da retribuição. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia. Efeitologia: o efeito da valorização da imagem do mecenas; os efeitos sociais das leis de mecenato. Ciclologia: o ciclo revezador mecenas-mecenado; o ciclo revezador interassistencial assistente-assistido; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo da libertação grupocármica. Binomiologia: o binômio pé-de-meia–mecenato; o binômio dever-paradever; o binômio discernir antes–auxiliar depois; o binômio doação-recepção; o binômio relação contratual–relação consciencial; o binômio admiração-discordância; o binômio tacon-tares. Interaciologia: a interação política cultural–desenvolvimento social; a interação assistente eclipsado–assistido; a interação recebimento-retribuição; a interação saldo da FEP–saldo da conta bancária. Crescendologia: o crescendo mecenato artístico–mecenato científico; o crescendo mecenato taconístico–mecenato tarístico; o crescendo intencionalidade egocêntrica–intencionalidade cosmoética; o crescendo gratidão-retribuição; o crescendo assistido hoje–assistente amanhã; o crescendo necessidade–merecimento; o crescendo amparador intrafísico–amparador extrafísico de função. Trinomiologia: o trinômio governo-empresa-mecenado; o trinômio investimento em recursos conscienciais–aplicação cosmoética–rendimento evolutivo; o trinômio dependência-independência-interdependência. Polinomiologia: o polinômio vontade-capacidade-recursos-completismo. Antagonismologia: o antagonismo mecenato / patrocínio; o antagonismo mecenato cultural / marketing cultural; o antagonismo perda / ganho; o antagonismo doação beneficente / lavagem de dinheiro; o antagonismo calculismo cosmoético / calculismo anticosmóetico; o antagonismo satisfação benévola / satisfação malévola; o antagonismo interassistência / interprisão. Paradoxologia: o paradoxo do assistente ser o maior assistido. Politicologia: o pseudomecenato como forma de adquirir prestígio político e reconhecimento público; a política de incentivos fiscais; a política cultural dos governos; a política dos patrocínicos culturais eleitoreiros; o maior apoio político ao mecenato cultural em comparação ao mecenato científico; a meritocracia. Legislogia: as leis de mecenato; a Lei Rouanet; as leis de incentivo à cultura; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da interdependência consciencial; a lei da interassistencialidade; a lei do retorno. Filiologia: a assistenciofilia; a mecenatofilia. Holotecologia: a convivioteca; a gregarioteca; a sociologicoteca; a proexoteca; a cosmoeticoteca; a voluntarioteca; a assistencioteca. Interdisciplinologia: a Mecenatologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Desviologia; a Grupocarmologia; a Intencionologia; a Interdependenciologia; a Intrafisicologia; a Proexologia; a Vinculologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin large; a conscin antidinheirista; a conscin sustentadora financeira; a conscin vaidosa; a conscin orgulhosa; a personalidade catalítica; a conscin parceira; a conscin exemplarista; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o intelectual; o maxidissidente ideológico; o pesquisador; o escritor; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o desperto; o patrono; o filantropo; o mecenas; o mecenado; o mecenado ingrato; o mecenado grato; o empresário prestativo; o investidor humanitário. Femininologia: a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a intelectual; a maxidissidente ideológica; a pesquisadora; a escritora; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a desperta; a patrona; a filantropa; a mecenas; a mecenada; a mecenada ingrata; a mecenada grata; a empresária prestativa; a investidora humanitária. Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens compromissus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens consciuslargus; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens interconscientialis. V. Argumentologia Exemplologia: Mecenatologia Artística = as pesquisas aplicadas ao suporte financeiro a favor das Artes; Mecenatologia Científica = as pesquisas aplicadas ao suporte financeiro a favor das Ciências; Mecenatologia Consciencial = as pesquisas aplicadas ao suporte financeiro a favor da Conscienciologia. Culturologia: a cultura da doação sem expectativa de retorno pessoal; a cultura da supervalorização das artes em detrimento às ciências. Taxologia. Eis 5 categorias de mecenatos, em ordem alfabética, de acordo com a aplicação do recurso financeiro: 1. Artístico: incentivo às artes. 2. Científico: pequisa em ciências. 3. Cultural: desenvolvimento da cultura. 4. Desportista: crescimento dos esportes. 5. Educacional: fomento da educação. Historiologia. No contexto histórico, eis 9 exemplos de mecenas famosos, relacionados na ordem cronológica: 1. Século I a.e.c.: Caio Cilino Mecenas (70–8 a.e.c.), responsável pela origem do termo, em Roma. 2. Século XV: Papa Alexandre VI, (1431–1503) e família, em Roma. 3. Século XV: Papa Leão X (1475–1521), em Roma. 4. Século XV: Lourenço de Médicis (1449–1492) e família, em Florença. 5. Século XVI: Francisco I (1494–1547), na França. 6. Século XVII: Maurício de Nassau (1604–1679), no Brasil. 7. Século XVIII: Marquês de Pombal (1699–1782), em Portugal. 8. Século XIX: Dom Pedro II (1825–1891), no Brasil. 9. Século XX: Assis Chateaubriand (1892–1968), no Brasil. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Mecenatologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 04. Apoiante: Conviviologia; Neutro. 05. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático. 07. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático. 08. Empatia traforista: Holocarmologia; Homeostático. 09. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro. 10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 11. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 12. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. 13. Meio de sobrevida: Intrafisicologia; Neutro. 14. Qualidade da intenção: Intencionologia; Neutro. 15. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático. A MECENATOLOGIA PROMOVE A LIBERTAÇÃO DOS LAÇOS GRUPOCÁRMICOS OU A INTERPRISÃO, DEPENDENDO DA LUCIDEZ DO MECENADO, DA INTENCIONALIDADE DO MECENAS E DO NÍVEL DE COSMOÉTICA DE AMBOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, exerce o mecenato em algum nível? Qual a intencionalidade empregada? Se você é mecenado, está caminhando para o completismo ou desperdiçando este recebimento? Bibliografia Específica: 1. Correia, Inês Fernandes; De Mecenas ao Marketing de Cultura, Um Histórico do Patrocínio como Motor da Cultura e do Jornalismo; Tese (Mestrado em Ciências da Comunicação); Universidade de São Paulo; 184 p.; 8 caps.; 2 cronologias; 7 enus.; 3 tabs.; 1 técnica; 64 refs.; 29,3 x 24 cm; espiralado; São Paulo, SP; 2002; páginas 53, 58, 63, 110 e 176. A. K.