A madrasta é a mulher, companheira ou esposa, passando a compartilhar a existência junto à(s) filha(s) e / ou filho(s), legados de outra união, do homem a quem se une, desempenhando figura positiva ou negativa na vida daqueles a quem passa a integrar a grupalidade.
Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o papel social da madrasta na sociedade contemporânea? Qual o saldo das autorreflexões?
MADRASTA (GRUPOCARMOLOGIA) I. Conformática Definologia. A madrasta é a mulher, companheira ou esposa, passando a compartilhar a existência junto à(s) filha(s) e / ou filho(s), legados de outra união, do homem a quem se une, desempenhando figura positiva ou negativa na vida daqueles a quem passa a integrar a grupalidade. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo madrasta deriva do idioma Latim Popular, matrasta, “mulher do pai”, e este de mater, “mãe”. Surgiu no Século XI. Sinonimologia: 1. Mãe circunstancial. 2. Mãe alocada. 3. Mãe compulsória. 4. Esposa do pai. 5. Mãe suplente. 6. Coautora materna. Neologia. As 2 expressões compostas madrasta autoconsciente e madrasta inconsciente são neologismos técnicos da Grupocarmologia. Antonimologia: 1. Mãe biológica. 2. Mãe legítima. 03. Mãe de aluguel. 4. Conscin genitora. 5. Parente consanguínea. 6. Padrasto. Estrangeirismologia: o conviviarium compartilhado; a amiability factível; a glasnost interassistencial; o superavit evolutivo grupal; o follow up dos resultados afetivos; o know-how teático; o holding do tato interpessoal; a souplesse assistencial; as conversas tête-à-tête; o rien de trop ajustando as interrelações. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à automaturidade nas harmonizações grupocármicas. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Individualidades, não. Grupalidade. Madrasta: personagem estigmatizada. Coloquiologia. Eis expressão popular referente ao tema: – Vida nada madrasta com a boadrasta. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene grupocármico; os grupopensenes; a grupopensenidade; o holopensene da convivialidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os assediopensenes; a assediopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os maternopensenes; a maternopensenidade; os homopensenes críticos; a homopensenidade; a averiguação das pressões holopensênicas atuantes; o holopensene da psicossomaticidade; o holopensene do acolhimento; o holopensene da interassistencialidade; o holopensene da convivialidade harmônica. Fatologia: o estigma da madrasta; o rótulo de madrasta; o tabu negativo e antiafetivo da expressão madrasta; a falta de coragem inicial de assumir o papel de madrasta devido aos estigmas sociais; os estigmas vivenciados pela stepmom; os contos de fada estigmatizando as atitudes da noverca; o murismo; o receio de pisar em território de quem a antecedeu; as mudanças na estrutura familiar atual tornando comum a condição de stepmother; os desafios encontrados em novos relacionamentos; a intimidação pela comparação ao estigma causando os exageros de trato na busca pelo melhor relacionamento; o ato de querer agradar; as manipulações do grupo nuclear; a interação dos aliados; as vitimizações; os respingos dos desentendimentos; as autodefesas iniciais; os mecanismos de defesa; os ciúmes; os ciúmes recíprocos; as inseguranças; as incompreensões; os fluxos e refluxos das escolhas; o borderline entre a razão e a emoção; o uso partidário da lente; a desmitificação do papel da matrigna; o pathos orientando as ações; o uso da lente diferente para problemas semelhantes; o reencontro de destino oportunizando o progresso conjunto; o papel lúcido e apaziguador do pai; as programações reconciliatórias; a enteada virando madrasta, a madrasta virando enteada; o entendimento da situação oportunizando reconciliações; o início do momento grupal compartilhado; as coparticipações nas dificuldades; o ato de abrir mão em prol do bem do outro; a crescente maturidade para não se deixar influenciar pela experiência negativa do outro; o aprendizado em não assumir a briga de outrem; o aprendizado de agir com base nos fatos; o aprendizado em agir com base na demanda do momento; o ego coadjuvante; o discernimento pelo valor maior; a receptividade ao outro; os braços abertos; o acolhimento; a conquista; a reconquista; a reconciliação madrasta-enteada; a reconciliação madrasta-enteado; a reconciliação por tabela; os respingos da reconciliação; as concessões mútuas; o reconhecimento mútuo; o acolhimento mútuo; os compartilhamentos mútuos; a jornada de madrasta para vodrasta; a participação interativa nas comemorações grupocármicas; a libertação mútua; os agradecimentos recíprocos; a convivialidade sadia; a maturidade apreendida; a inteligência avançada de não se estabelecer conflitos com os fatos sadios; a sonoridade afetiva no vocábulo belle-mère; o convívio sadio levando ao upgrade grupocármico. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assepsia da psicosfera quanto aos autassédios; a assepsia da psicosfera quanto aos heterassédios; os autassédios estigmatizadores; os heterassédios estigmatizadores; os desvios patológicos das energias conscienciais; a promoção dos reencontros de destino pelos amparadores extrafísicos; a inteligência avançada de não se estabelecer conflitos com os parafatos sadios. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das reconciliações; o sinergismo dos resultados; o sinergismo dos encontros de destino facilitando as reconciliações grupocámicas; o sinergismo da paciência-parceria-afetividade-interconfiança-resultados; o sinergismo dos retroparentescos; o sinergismo da causa e dos efeitos positivos das acareações cosmoéticas interconscins; o sinergismo profilático da dupla evolutiva. Principiologia: o princípio da priorização das reconciliações grupocármicas; o princípio da convivialidade embasando a evolução; o princípio do ressarcimento evolutivo; o princípio da interassistencialidade vivenciado em grupo; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de causa e efeito; o princípio do heteroperdão. Codigologia: os retrocódigos grupais sob revisão; o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando as decisões. Teoriologia: a teoria da autoconvivialidade; a teoria da heteroconvivialidade; a teoria da reversibilidade comportamental; a teoria da Interassistenciologia; a teoria da Seriexologia; a teoria das interprisões grupocármicas orientando a quitação parcial dos débitos interconscienciais. Tecnologia: a técnica da assistência interconsciencial; a técnica do binômio admiração-discordância; a evitação das técnicas espúrias de manipulação consciencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da proéxis. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: os efeitos da exemplificação da madrasta; os efeitos da exemplificação da(o) enteada(o); os efeitos da exemplificação paterna; os efeitos da exemplificação materna; os efeitos homeostáticos das reconciliações grupocármicas; os efeitos do amadurecimento das atitudes na ficha evolutiva pessoal (FEP); os efeitos na revisão do código pessoal de Cosmoética (CPC); os efeitos da interconfiança; o efeito halo do heteroperdão; os efeitos da reciclagem das opiniões; os efeitos positivos das práticas da tenepes. Neossinapsologia: as neossinapses das reciclagens intraconscienciais. Ciclologia: o ciclo alternante assistente-assistido; o ciclo da interprisão grupocármica; o ciclo da vitimização grupocármica; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo da policarmalidade; o ciclo multiexistencial encontro-desencontro-reencontro. Enumerologia: a novidade no convívio entre madrasta e enteada(o); o estranhamento no convívio entre madrasta e enteada(o); as diferentes comparações entre madrasta e enteada(o); a aproximação entre madrasta e enteada(o); a aceitação entre madrasta e enteada(o); a interação entre madrasta e enteada(o); o aprendizado entre madrasta e enteada(o). Binomiologia: o binômio observação-compreensão; o binômio experiências-ajustes; o binômio aproximação-amizade; o binômio amizade-insuspeição; o binômio confiança-autenticidade; o binômio rusga cronicificada–revisionismo; o binômio egocentrismo infantil–cotovelomas; o binômio acerto grupocármico–harmonia grupal. Interaciologia: a interação do tempo e das experiências amadurecendo as interrelações; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação família nuclear–grupocarma ampliado; a interação madrasta-esposo-enteada(o); a interação opções lúcidas–otimização evolutiva; a interação assistência a outrem–assistência para si; a interação bom-senso–discrição; a interação concessões mútuas na dupla evolutiva–concessões recíprocas na grupalidade sadia. Crescendologia: o crescendo novidade-estranhamento-comparações-conhecimento-aceitação-interação-compartilhamento; o crescendo pequenas atitudes–tempo decorrido–crescente confiança; o crescendo desatenção-ação-repercussão-resultado; o crescendo atenção-ação-repercussão-resultado; o crescendo crise-crescimento; o crescendo evolução pessoal–evolução grupal; o crescendo sinceridade-autenticidade. Trinomiologia: o trinômio desacerto grupocármico–Paracronologia–travão; o trinômio recasamento-neoconvívios-neoconsensos; o trinômio aprendizado-compreensão-construção; o trinômio enteada(o)-madrasta-vodrasta; o trinômio ajuste de contas–reconciliação inarredável–amparo extrafísico; o trinômio acerto grupocármico–autorremissão–autodesassédio; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento. Polinomiologia: o polinômio rótulo-preconceito-estereótipo-estigma-equívoco; o polinômio pacote pronto–culturas diferentes–manias diversas–consciências díspares–sentimentos distintos–conciliações indispensáveis; o polinômio acertos grupocármicos–recéxis–fraternidade–empatia; o polinômio autodiscernimento–balanço familiar–compreensão do contexto–aguçamento sensório–traquejo assistencial–harmonização grupocármica; o polinômio concórdia energética–paz entre egos–coabitantes entrosados–interconfiança grupal; o polinômio hipótese-contexto-dúvida-assistência. Antagonismologia: o antagonismo malévola / benévola; o antagonismo rastro negativo / rastro positivo; o antagonismo rejeição / aceitação; o antagonismo dramaticidade / desdramaticidade; o antagonismo madrasta jovem / madrasta longeva; o antagonismo madrasta distante / madrasta próxima; o antagonismo madrasta complicadora / madrasta facilitadora; o antagonismo madrasta indiferente / madrasta afetuosa. Paradoxologia: o paradoxo do objeto-recepção ser, ao mesmo tempo, objeto-encaminhamento. Politicologia: a proexocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a voliciocracia; a democracia. A política da concessão. Legislogia: a lei do maior esforço afetivo; a lei da ação e reação; as leis da sincronicidade; a lei do eterno retorno. Filiologia: a conviviofilia; a familiofilia; a decidofilia; a assistenciofilia; a intencionofilia; a coerenciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a neofobia; a xenofobia; a conviviofobia; a hipegiofobia; a mitofobia; a novercafobia; a racionofobia; a priorofobia. Sindromologia: a profilaxia da síndrome da madrasta. Mitologia: a sujeição irracional aos mitos dos contos de fada; o preconceito atribuído ao papel mitológico da madrasta; o expurgo definitivo do já ultrapassado mito da madrasta. Holotecologia: a mitoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a pensenoteca; a experimentoteca; a volicioteca; a determinoteca; a teaticoteca; a maturoteca; a recexoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Psicossomatologia; a Autassediologia; a Interassistenciologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a consréu ressomada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; as múltiplas companhias de destino; o casal; a dupla evolutiva; a dupla amparador-amparando; a parentela de grupos nucleares diferentes; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o padrasto; o pai; o filho; o enteado; o vodrasto; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autoconsciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o facilitador; o reconciliador; o harmonizador. Femininologia: a madrasta; a mãe; a filha; a enteada; a vodrasta; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autoconsciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a facilitadora; a reconciliadora; a harmonizadora. Hominologia: o Homo sapiens antimaternus; o Homo sapiens stigmaticus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens adultus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens antimimeticus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens maturus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens tenepessista. V. Argumentologia Exemplologia: madrasta autoconsciente = a conscin mais lúcida, semperaprendente quanto ao processo do tempo no amadurecimento das relações interfamiliares e já atenta às oportunidades de reconciliações e convívio sadio; madrasta inconsciente = a conscin menos lúcida, inexperiente quanto ao processo do tempo no amadurecimento das relações interfamiliares e ainda desatenta às oportunidades de reconciliações e convívio sadio. Culturologia: a cultura do bem-estar grupal; a cultura da convivialidade sadia; a cultura da reciclagem intraconsciencial; o resultado da cultura da reciclagem intragrupal. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a madrasta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 02. Aconchego: Psicossomatologia; Neutro. 03. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático. 04. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 05. Assistenciologia grupocármica: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático. 07. Automutação: Recexologia; Homeostático. 08. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 09. Coabitante: Parassociologia; Neutro. 10. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro. 11. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico. 12. Libertação do clã: Grupocarmologia; Neutro. 13. Paradoxo da unidade: Paradoxologia; Neutro. 14. Recin grupal: Grupocarmologia; Homeostático. 15. Silêncio cosmoetificador: Cosmoeticologia; Homeostático. A MATURIDADE APREENDIDA OPTA PELA CONVIVIALIDADE SADIA ENTRE MADRASTA, ENTEADAS E ENTEADOS, PROMOVENDO AS RECONCILIAÇÕES E A HARMONIZAÇÃO INTRAFAMILIAR, ATRAVÉS DA INTERCONFIANÇA GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o papel social da madrasta na sociedade contemporânea? Qual o saldo das autorreflexões? Filmografia Específica: 1. Lado a lado. Título Original: Stepmom. País: EUA. Data: 1998. Duração: 125 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês & Português (em DVD). Direção: Chris Columbus. Elenco: Julia Roberts; Susan Saradon; Ed Harris; Jena Malone; Liam Aiken; Darrel Larson; Andre B. Blake; Lynn Whitfield; Mary Louise Wilson & Russel Harper. Produção: Michael Barnathan; Chris Columbus; Wendy Finerman & Mark Radckiffe. Estúdio: TriStar Pictures; 1492 Pictures; Shoelace Productions. Direção de Arte: Ray Kluga. Roteiro: Gigi Levangie; Jessie Nelson; Steven Rogers; Karen Leigh Hopkins & Tonald Bass. Baseado em estória de Gigi Levangie. Fotografia: Donald McAlpine. Figurino: Ray Kluga. Música: John Williams. Edição: Neil Travis. Efeitos Especiais: Rhythm & Hues. Distribuidora: Columbia TriStar Pictures & Sony Pictures Entertainment. Sinopse: Jovem de 12 anos e garoto de 7, filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada do pai. O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com o fato do pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa tornar quase nulas as chances de reconciliação entre os pais. Entretanto, a mãe das crianças ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero “mãe perfeita”. A namorada do pai faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de perder o emprego por dar tanta atenção aos enteados, deixando de ser a profissional competente. Porém, notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares. 2. Os Seus, os Meus & os Nossos. Título Original: Yours, Mine and Ours. País: EUA. Data: 2005. Duração: 88 min. Gênero: Comédia; Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês & Português (em DVD). Direção: Raja Gosnell. Elenco: Dennis Quaid; Rene Russo; Sean Faris; Katija Pevec; Dean Collins; Tyler Patrick Jones; Haley Ramm; Brecken Palmer; Bridger Palmer; Ty Panitz; Danielle Panabaker; Drake Bell; Miki Ishikawa; Slade Pearce; Little JJ; Miranda Cosgrove; Andrew Vo; Jennifer Habib; Jessica Habib; Nicholas Rogget-King; Rip Torn; Linda Hunt; Jerry O’Connel; David Koechner; Jenica Bergere; Josh Henderson; Lisa Waltz; Jimmy Bradely; Mateo Arias; Jaelin Palmer; Connor Matheus; Jordan Wright; Dan Mott; Rueben Grundy; Lisa Richman; Beau Holden; Kirsten Gronfield; Sydnei Castillo; Ricky Fante; Diane Woods Carter; Donna Taylor; Jason Dunn; Aaron Tosti; Daniel Biro; Jonathan Steigard; Bradley Gosnell; Gian Franco; Matt Kent; Scott Norris & A. J. Presley. Produção: Robert Simonds; & Richard Suckle. Estúdio: Columbia Pictures Corporation; MGM; Nickelodeon Movies; Paramount Pictures; Sony Pictures Entertainment; Time Productions Inc.; & Robert Simonds Productions. Direção de Arte: James Nedza. Roteiro: Ron Burch & David Kidd. Baseado em roteiro de Melville Shavelson e Mort Lachman e em estória de Madelyn Davis & Bob Carroll Jr. Fotografia: Theo van de Sande. Figurino: Marie-Sylvie Deveau. Música: Christophe Beck. Edição: Bruce Green, Steve Rotter; & Stephen A. Rotter. Distribuidora: Paramount Pictures; MGM; Buena Vista Internacional; Sony Pictures Entertainment; & Warner Bros. Sinopse: Viúvo com prole de 8 filhos reencontra namorada da adolescência, após 30 anos. Ela, também viúva, tem 10 filhos. Após o reencontro decidem se casar sem comunicar aos filhos. Entretanto, ocorrem desentendimentos entre os grupos nucleares, principalmente pelas diferenças de criação; enquanto os filhos dele são disciplinados, para os da viúva não existem regras e isto complica o convívio sob o mesmo teto. Procurando solução para os problemas, o agora casal cria plano para envolver a todos em trabalho conjunto. Curiosidade: refilmagem de Os seus, os meus e os nossos (1968). Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bonfim; et al.; 314 p.; 14 caps.; 13 abrevs.; 1 entrevista; 20 enus.; 5 esquemas; 93 filmografias; 6 ilus.; 4 musicografias; 30 paineis; 5 pinacografias; 42 siglas; 12 websites; 380 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. Revisada e Atualizada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 53 a 80, 125 a 164, 189 a 204 e 233 a 261. 2. Brun, Gladis; Os meus, os teus, os nossos: Lidando com os Desafios da Família Moderna; revisor José Batista de Carvalho; 208 p.; 7 caps.; 12 filmografias; 14 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 1 website; 35 refs.; 1 apênd.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed.; Larousse do Brasil; São Paulo, SP; 2010; páginas 95 a 117. 3. Greaves, Helen; A Roda da Eternidade; The Wheel of Eternity; apres. K. G. Cuming; int. Paul Beard; trad. Maio Miranda; 159 p.; 9 caps.; 19 x 13 cm; br.; Pensamento; São Paulo, SP; 1978; páginas 47 a 89. 4. Manfroi, Ninarosa Mozzato da Silva; Reencontros e Reconciliações; Artigo; Revista Conscienciologia Aplicada; Especial I Congresso Internacional de Grupocarmologia e I Encontro dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia; Ano 8; N. 7; Venda Nova do Imigrante, ES; 2008; páginas 133 a 141. 5. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; 232 p.; 100 caps.; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 128. N. M.