Lição de Vida

A lição de vida é a exposição existencial notável de alguém, ser humano, na condição exemplar de fonte de informações evolutivas oferecidas, espontaneamente, em nível de ensinamento, instrução, aviso ou indicação modelar, a partir da própria experiência de fato vivenciada de modo teático.

Você, leitor ou leitora, registra as lições de vida no dia a dia? Alguma lição de vida específica, marcante, de outrem, foi útil para você?

      LIÇÃO DE VIDA
                                       (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A lição de vida é a exposição existencial notável de alguém, ser humano, na condição exemplar de fonte de informações evolutivas oferecidas, espontaneamente, em nível de ensinamento, instrução, aviso ou indicação modelar, a partir da própria experiência de fato vivenciada de modo teático.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra lição provém do idioma Latim, lectio, “ato de escolher; escolha; eleição; nomeação; apuração; ação de ler; leitura”. Apareceu no Século XIV. O termo vida deriva do mesmo idioma Latim, vita, “vida; vida humana; Humanidade; existência”. Surgiu no Século X.
         Sinonimologia: 1. Lição de outrem. 2. Lição da conscin-cobaia. 3. Lição do semelhante. 4. Exemplo de vida. 5. Ensino de vida. 6. Aula de vida.
         Neologia. As duas expressões compostas lição de vida psicossomática e lição de vida mentalsomática são neologismos técnicos da Conviviologia.
         Antonimologia: 1. Atraso de vida. 2. Anticatarse. 3. Bloqueio da atenção. 4. Inobservação.
         Estrangeirismologia: o Conviviarium; a distribuição do know-how evolutivo; a dramatis personae; o assistential lifework.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade intrafísica.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade cosmoética; os didactopensenes; a didactopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenização aberta à aprendizagem.
         Fatologia: a lição de vida; a leitura da vida de alguém; a interpretação e avaliação conscienciométrica de alguém; a conduta específica exemplar; o bom exemplo; a inspiração tarística; o procedimento modelar; a lição de vida da pessoa anônima; a lição de vida gratificante; o fato de cada compassageiro evolutivo, homem ou mulher, dar alguma lição específica de vida para a conscin atenta; a lição para a pessoa cuidar da vida; a lição para cada qual vivenciar a interassistencialidade; a lição para a pessoa sair do egoísmo pessoal; a lição para a construção do pé-de-meia pessoal; a lição para a pessoa buscar a profissão digna; a lição de autodeterminação evolutiva; o exemplo da pessoa próxima ante a tragédia, a doença grave ou perda preciosa; a lição de a pessoa saber perder, sem egoísmo, o convívio de outrem por mudança de residência, mal de Alzheimer ou dessoma; a lição do desapego sadio das coisas, lugares e pessoas; a lição de a pessoa abrir o próprio caminho evolutivo liberta dos caprichos dos outros; a lição do CPC evoluído e vivenciado pelo semelhante; a lição de vida da jovem inversora; a lição de vida da pessoa na terceira idade; as diferenças individuais; a capacidade empática; a observação interessada; os ensinamentos espontâneos; os exemplos instrutivos silenciosos; as autossuperações visíveis; os modelos evolutivos; a voz da experiência; a vida tornada pública; os relatos pessoais; os depoimentos íntimos; as autobiografias sinceras; a sabedoria de transformar cada dia vivido em dia letivo.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as lições existenciais das conscins para as consciexes intermissivas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dos compassageiros evolutivos na maxiproéxis; o sinergismo autocoerência-autenticidade.
          Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da cobaiagem mútua entre as consciências; o princípio de toda conscin estar lecionando algo na Escola Terrestre; o princípio da interassistencialidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) gradua as lições evolutivas da holobiografia consciencial e as transformam em saldo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Tecnologia: as técnicas de viver compartilhadas; as técnicas das pesquisas, observações e abordagens científicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cognopolitas.
          Efeitologia: o efeito potencializador dos ensinamentos do lecionista com autoridade moral; o efeito da megafraternidade na convivência.
          Ciclologia: o ciclo pedagógico ressoma-dessoma; o ciclo ascendente ideal invéxis-duplismo-EV-tenepes-ofiex-desperticidade-compléxis.
          Enumerologia: a lição de vida tarística; a lição de vida cosmoética; a lição de vida evolutiva; a lição de vida prioritária; a lição de vida pertinente; a lição de vida prática; a lição de vida imperdível.
          Binomiologia: o binômio do exemplarismo teática-verbação; o binômio didático autexperiências-heterexperiências.
          Interaciologia: a interação instrutiva entre as diversas funções sociais; a interação instrutiva entre as diferentes gerações humanas; a interação instrutiva entre os distintos níveis evolutivos; a interação direitos-deveres específicos de cada papel social.
          Crescendologia: o crescendo da evolução planetária mega-hospital–megaescola.
          Trinomiologia: o trinômio erros-correções-acertos.
          Antagonismologia: o antagonismo lição particular ou varejista / lição pública ou atacadista; o antagonismo lição interassistencial / lição interpresidiária; o antagonismo exemplos imitáveis / exemplos evitáveis.
          Paradoxologia: o paradoxo da dessoma digna estar entre as maiores lições de vida da conscin.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo exemplificada.
          Filiologia: a gregariofilia; a sociofilia; a conscienciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da autovitimização oferecendo lições patológicas evitáveis.
          Mitologia: o mito egoísta de não haver nada a ensinar ou a aprender.
          Holotecologia: a socioteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Etologia; a Pedagogia; a Didactologia; a Grupocarmologia; a Mesologia; a Intercompreensiologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência traquejada; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens lector; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens paedagogus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: lição de vida psicossomática = a vivência exemplar de alguém no universo emocional da tacon ou da interassistencialidade vulgar, menos difícil; lição de vida mentalsomática = a vivência exemplar de alguém no universo discernidor da tares ou da interassistencialidade avançada, mais difícil.
          Culturologia: a cultura da Intrafisicologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a lição de vida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          03. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
          04. Autossacrifício: Cosmoeticologia; Neutro.
          05. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático.
          06. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          07. Dia da cobaia: Experimentologia; Neutro.
          08. Exposição pública: Conviviologia; Neutro.
          09. Papel social: Sociologia; Neutro.
          10. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
          12. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          13. Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
          14. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
          15. Vida pública: Sociologia; Neutro.
 HÁ LIÇÕES DE VIDA, OFERECIDAS EM SILÊNCIO OU ESTENTOREAMENTE, NO ENTORNO DA PESSOA ATENTA,
 POR TODA PARTE, O TEMPO TODO, BASTANDO OBSERVAR OS DESEMPENHOS DAS CONSCINS NOTÁVEIS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, registra as lições de vida no dia a dia? Alguma lição de vida específica, marcante, de outrem, foi útil para você?