Lição Recicladora

A lição recicladora é o ato ou efeito de a própria vida humana ensinar a renovação ou a reciclagem na existência intrafísica, a partir da Fisiologia Somática, apesar das inevitáveis e inumeráveis repetições de cada período ressomático, com o enfrentamento de percalços e vicissitudes.

Você, leitor ou leitora, acata as lições recicladoras oferecidas pela Fisiologia Humana? Você vive bem ajustado ao próprio corpo humano?

      LIÇÃO RECICLADORA
                                        (SERIEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A lição recicladora é o ato ou efeito de a própria vida humana ensinar a renovação ou a reciclagem na existência intrafísica, a partir da Fisiologia Somática, apesar das inevitáveis e inumeráveis repetições de cada período ressomático, com o enfrentamento de percalços e vicissitudes.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra lição vem do idioma Latim, lectio, “ato de escolher; escolha; eleição; nomeação; apuração; ação de ler; leitura”. Apareceu no Século XIV. O prefixo re deriva também do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação; oposição; rejeição”. O termo ciclo procede do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklos, “círculo; roda; esfera”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Lição existencial. 2. Lição somática. 3. Lição fisiológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas lição recicladora, lição recicladora aproveitada e lição recicladora desperdiçada são neologismos técnicos da Seriexologia.
          Antonimologia: 1. Lição de outrem. 2. Lição da conscin-cobaia. 3. Lição do semelhante. 4. Lição autorrenovadora.
          Estrangeirismologia: o checkup clínico, pessoal, periódico; o checkup odontológico, pessoal, periódico; as selfperformances evolutivas; o know-how evolutivo máximo; o curriculum vitae maximum; o tour de force evolutivo; o incremento paulatino dos autesforços day by day throughout the life span; o background experiencial acumulado pelos long lived evolutivos; os elders evolutivos; a seniority; o lifetime; o right timing evolutivo; o binômio hard tasks–hard lessons; a pedagogical updating; as depurações do lifework; os pontos de viragem no timeline existencial.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da autocognição fisiológica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da vivência correta com o soma; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; a flexibilidade autopensênica; o holopensene da autorrenovação.
          Fatologia: a lição recicladora; a partir do ensino reciclador exemplificado pela própria Natureza, ou estrutura da ressoma, ninguém tem o direito de se queixar das repetições da vida diuturna, ou automimeses indispensáveis, nesta dimensão humana.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as paralições recicladoras do Curso Intermissivo pré-ressomático; a parapreceptoria do intermissivista ressomado; as vivências parafenomênicas inéditas; o extrapolacionismo parapsíquico demonstrando as conquistas possíveis; a projeção consciente vexaminosa evidenciando as viciações etológicas; o recurso extremo da experiência da quase-morte (EQM); o recurso avançado da cosmoconsciência.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da acuidade nas manifestações conscienciais; o princípio da autocrítica aplicada ao prioritário; o princípio da autotutela; o princípio da conexão entre causa e efeito; o princípio da exclusão da automimese; o princípio da prioridade evolutiva; o princípio da evolução inarredável; o princípio da função plena vivificar o órgão; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio evolutido de todo dia ser dia letivo; o princípio de toda consciência ter algo a ensinar e a aprender; o princípio de toda conscin estar lecionando algo na Mega-escola Terrestre.
          Codigologia: a revisão e atualização do código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado ao uso do soma.
          Teoriologia: a teoria do macrossoma; a teoria das interprisões grupocármicas alertando quanto às vantagens da retificação imediata dos erros; a teoria do revisionamento cosmoético; a teoria da renovação proexológica; a teoria e a prática da retomada de tarefa; a teoria da autocoerência; a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria e a vivência da reciclagem existencial.
          Tecnologia: as técnicas profiláticas para a conservação da homeostase somática; a técnica de aproveitamento máximo do tempo pessoal; a técnica de viver evolutivamente em qualquer dimensão existencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Somaticistas; o Colégio Invisível da Extrafisicologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Parabiologia; o Colégio Invisível da Parafisiologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
          Efeitologia: os efeitos potencializadores da transformação da vida diuturna em omnifonte cognitiva; os efeitos otimizadores da proatividade na autaplicação teática das lições recebidas.
          Neossinapsologia: as neossinapses autorreformadoras da intraconsciencialidade.
          Ciclologia: a submissão autoconsciente ao ciclo autevolutivo ressoma-dessoma-intermissão.
          Enumerologia: a reconsideração de convicções; o reprocessamento de cognições; a recuperação de cons; a reestruturação de pensamentos; a reorientação de condutas; a retificação de rumos; o redirecionamento de autesforços.
          Binomiologia: o binômio consciência-soma; o binômio impulso-cerebelo; o binômio intelectualidade-psicomotricidade; o binômio força presencial–postura individual; o binômio esforço-sucesso; o binômio pensar grande–executar bem; o binômio conscin-problema–conscin-solução; o binômio descuidos somáticos continuados–dessoma prematura; o binômio aprendizagem-desenvolvimento; o binômio aprimorar autocompetências–incrementar autorrendimentos.
          Interaciologia: a interação automotivação–rendimento evolutivo maior; a interação autossobrevida-longevidade; a interação autossobrevida-gênero; a interação autossobrevida–peso corporal; a interação autossobrevida–doenças coexistentes; a interação autossobrevida–saúde psíquica; a interação autossobrevida–capacidade funcional; a interação autossobrevida–qualidade de vida; a interação vida material–longevidade pessoal produtiva; a interação vida matemática–longevidade pessoal; a interação inevitável soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; a interação circunstancial conscin traquejada–conscin jejuna; a interação boas maneiras–boa convivência.
          Crescendologia: o crescendo abuso-desuso; o crescendo evolutivo lições de ontem–lições de hoje–lições de amanhã.
          Trinomiologia: o trinômio exemplar bom senso–bom tom–bom humor; o trinômio boa vontade–boa intenção–boa conduta.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo androssoma / ginossoma; o antagonismo uso consciente do soma / abuso inconsequente do soma; o antagonismo Patologia Humana / Profilaxia Humana; o antagonismo vigor / falência; o antagonismo sintomas perceptíveis / sintomas silenciosos; o antagonismo danos reversíveis / danos irreversíveis; o antagonismo falência parcial dos órgãos / falência geral dos órgãos (dessoma); o antagonismo lição recicladora / vida passada em branco.
          Paradoxologia: o paradoxo do soma rústico subjugar a consciência sofisticada; o paradoxo de determinados artifícios de embelezamento corporal serem danosos à saúde somática.
          Politicologia: a democracia; a meritocracia; a recexocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a parapsicocracia. A revisão e modificação das políticas existenciais
          Legislogia: as leis da Natureza; as leis da Fisiologia Humana; a lei do maior esforço aplicada ao autodidatismo evolutivo.
          Filiologia: a reciclofilia; a raciocinofilia; a cognofilia; a intelectofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a conscienciofilia.
          Mitologia: o mito egoísta de não haver nada a ensinar ou a aprender.
          Holotecologia: a somatoteca; a higienoteca; a recexoteca; ergonomoteca; a macrossomoteca; a evolucioteca; a fisiologicoteca.
          Interdisciplinologia: a Seriexologia; a Ressomatologia; a Somatologia; a Somatometria; a Cerebrologia; a Cerebelologia; a Psicomiologia; a Fisiologia; a Sexossomatologia; a Evoluciologia; a Psicossomatologia; a Intrafisicologia; a Biologia; a Imunologia; a Parageneticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o semperaprendente.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a semperaprendente.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclator; o Homo sapiens arbitrator; o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: lição recicladora aproveitada = o ensino extraído da vida humana por parte da conscin lúcida; lição recicladora desperdiçada = o ensino da vida humana negligenciado por parte da conscin pré-serenona vulgar.
          Culturologia: a cultura da Prevenciologia; a cultura da Higiene Consciencial; a cultura médica; a cultura da Ergonomia; a cultura da Somatologia; a cultura da Parapedagogiologia Cotidiana.
          Caracterologia. Sob a ótica da Seriexologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 10 renovações naturais apresentadas e exemplificadas pelos princípios da Ressomatologia, a cada consciex ao renascer na dimensão humana, tornadas homem ou mulher:
          01. Nova vida humana moderna.
          02. Novos tempos.
          03. Nova Genética.
          04. Novo soma.
          05. Novo sexo: conforme a consciência.
          06. Nova profissão: conforme a consciência.
          07. Nova Mesologia: conforme a consciência.
          08. Novas companhias: novo duplismo.
          09. Novas experiências evolutivas desafiadoras.
          10. Nova autoproéxis.
          Exemplarismo. Em face da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 40 lições hauridas da observação e reflexão quanto às condutas traforísticas de compassageiros evolutivos, conscins ou consciexes, capazes de denunciar trafais ou demonstrar posturas evolutivamente superiores e incitando autorreciclagens nas conscins lúcidas:
          01. Lição de amizade.
          02. Lição de anticonflitividade.
          03. Lição de cidadania.
          04. Lição de civilidade.
          05. Lição de coerência.
          06. Lição de comprometimento.
          07. Lição de consciencialidade.
          08. Lição de coragem.
          09. Lição de Cosmoética.
          10. Lição de criatividade.
          11. Lição de democracia.
          12. Lição de dignidade.
          13. Lição de diplomacia.
          14. Lição de discernimento.
          15. Lição de disponibilidade.
          16. Lição de empreendedorismo.
          17. Lição de estilo.
          18. Lição de fraternidade.
          19. Lição de harmonia.
          20. Lição de hiperacuidade.
          21. Lição de honestidade.
          22. Lição de honradez.
          23. Lição de imperturbabilidade.
          24. Lição de lealdade.
          25. Lição de liderança.
          26. Lição de maturidade.
          27. Lição de otimismo.
          28. Lição de paciência.
          29. Lição de perdoamento.
          30. Lição de perseverança.
          31. Lição de produtividade.
          32. Lição de realismo.
          33. Lição de respeito.
          34. Lição de responsabilidade.
          35. Lição de sapiência.
          36. Lição de seriedade.
          37. Lição de simplicidade.
          38. Lição de sinceridade.
          39. Lição de solidariedade.
          40. Lição de superação.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a lição recicladora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
          02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          03. Antropolatria: Somatologia; Nosográfico.
          04. Arbitrariedade somática: Somatologia; Neutro.
          05. Autômato humano: Parafisiologia; Nosográfico.
          06. Biofilia: Intrafisicologia; Neutro.
          07. Biofilia monopolizadora: Intrafisicologia; Nosográfico.
          08. Comando exterior: Somatologia; Neutro.
          09. Egocentrismo compulsório: Egologia; Neutro.
          10. Funcionalidade: Intrafisicologia; Homeostático.
          11. Lição de vida: Conviviologia; Neutro.
          12. Macrossomatologia: Somatologia; Homeostático.
          13. Recepção somática: Somatologia; Neutro.
          14. Soma: Somatologia; Neutro.
          15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
   O APROVEITAMENTO MÁXIMO DO EMPREGO DO SOMA
    E DA VIDA HUMANA SEMPRE DEPENDE DO AUTODISCERNIMENTO DA CONSCIÊNCIA COM MAIOR OU MENOR
      SABEDORIA QUANTO AO PRÓPRIO LIVRE ARBÍTRIO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, acata as lições recicladoras oferecidas pela Fisiologia Humana? Você vive bem ajustado ao próprio corpo humano?