Leveza Consciencial

A leveza consciencial é a qualidade, característica, condição ou estado da conscin lúcida otimista, desembaraçada e descontraída, capaz de manifestar atitude desrepressora diante da vida multidimensional.

Para você, leitor ou leitora, qual a qualidade da presença consciencial pessoal? Predomina, o trafor da leveza ou o trafar da rispidez? Quais as razões íntimas para manter posturas imaturas contra o preceito evolutivo de ter a atitude mais leve diante da vida?

      LEVEZA CONSCIENCIAL
                                       (TRAFOROLOGIA)


                                          I. Conformática

           Definologia. A leveza consciencial é a qualidade, característica, condição ou estado da conscin lúcida otimista, desembaraçada e descontraída, capaz de manifestar atitude desrepressora diante da vida multidimensional.
           Tematologia. Tema central homeostático.
           Etimologia. O vocábulo leve vem do idioma Latim, levis, “de pouco peso; fácil de digerir; ágil; tênue; delicado; volúvel; suave”. Surgiu no Século XIII. O termo leveza apareceu no Século XV. A palavra consciência procede do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de “. Surgiu no Século XIII.
           Sinonimologia: 1. Lepidez consciencial. 2. Levidade intraconsciencial.
           Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo leveza: leveira; leveiro; levez; levidade; levidão; maxileveza; minileveza.
           Neologia. As 3 expressões compostas leveza consciencial, minileveza consciencial e maxileveza consciencial são neologismos técnicos da Traforologia.
           Antonimologia: 1. Sorumbatismo consciencial. 2. Opressão intraconsciencial. 3. Tensão consciencial. 4. Anuviamento holossomático. 5. Sobrecarregamento consciencial.
           Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autodomínio consciencial.
           Coloquiologia. Eis 3 expressões coloquiais relativas ao tema: o ato de ficar livre, leve e solto; o estado de graça; a ausência de espessa nuvem de rancor.


                                            II. Fatuística

           Pensenologia: o holopensene pessoal da autodescompressão consciencial; a limpidez das cargas de excrescências pensênicas pessoais; a higiene holopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
           Fatologia: a leveza consciencial; o alívio intraconsciencial sadio; o relaxe anticonflitivo; a soltura consciencial evolutiva; a distensão emocional benéfica; a descontração espontânea; a desinibição sadia; a autossatisfação benévola; o bem-estar indizível; a sensação de plenitude; o contentamento sincero; o hábito do sorriso revigorador; a harmonia intraconsciencial; a tranquilidade benfazeja; a autodesintoxicação máxima; o olhar benigno e radiante; o ato de viver com jovialidade, otimismo e esperança; a positividade; a vivacidade consciencial; a autovivência da desdramatização existencial a partir da descomplicação das coisas em geral; a despreocupação constante e mente aberta, sem inculcações; a anticonflitividade espontânea; a auto e heterocompreensividade cosmoética; a autorremoção do véu da obscuridade íntima; o corte dos autenganos ilusórios; o desapego maduro ao sofrimento autopunitivo; o descarte de fardos conscienciais pessoais; a eliminação de cangas conscienciais; a libertação da autescravidão; a saída pessoal do próprio caminho tortuoso; o autodesvencilhamento consciencial; a autodestituição da Baratrosferolândia; a autocura de males conscienciais; o autodesassédio vivenciado; a fulguração da autoconsciencialidade evolutiva; o estado de amplitude consciencial; o autotraforismo; o eudemonismo cosmoético.
           Parafatologia: a levidade holossomática; a parapsicosfera pessoal desanuviada; a aura energética de saúde; a soltura holochacral; a expansividade salutar e assistencial das energias conscienciais; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a dissipação de traumas emocionais multiexistenciais; a coexistência multidimensional pacífica com as consciexes.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo equilíbrio holossomático–maturidade consciencial; o sinergismo pacificação homeostática–holopensene empático; o sinergismo vitalidade consciencial–dinamismo evolutivo pessoal; o sinergismo temperança inteligente–autodomínio lúcido.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da qualificação das manifestações conscienciais; o princípio da auteducação evolutiva.
          Codigologia: a autovivência lúcida do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teática do autodesassédio; a teoria da Traforologia; a teoria da Pensenologia; a teoria da holomaturidade consciencial.
          Tecnologia: a técnica de viver em paz consigo mesmo; as técnicas da desassedialidade; a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin).
          Voluntariologia: a brandura cosmoética nas abordagens interconscienciais no voluntariado evolutivo; o respeito aos direitos e paradireitos no voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Harmoniologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Megafraternologia.
          Efeitologia: os efeitos da manutenção da hiperacuidade máxima possível; os efeitos da aquisição da paracultura multidimensional; os efeitos da megaeuforização; os efeitos da ruptura com retroposturas imprimindo leveza à autexpressão; os efeitos da autodesassedialidade; os efeitos da semiconsciexialidade; os efeitos de estar liberto dos próprios megatrafares.
          Neossinapsologia: as neossinapses construídas pela fixação de neoposicionamento pessoal cosmoético e evolutivo perante a vida e o Universo.
          Ciclologia: o ciclo de homeostase autopensênica; a autovivência do ciclo de primaveras energéticas (cipriene); o corte do ciclo de repetição das imaturidades conscienciais.
          Enumerologia: a leveza holopensênica; a leveza presencial; a leveza da autexpressão; a leveza da tatilidade; a leveza convivencial; a leveza extrafísica; a leveza energética.
          Binomiologia: o binômio exercício do acerto–virtuosidade consciencial; o binômio proatividade evolutiva–retificação imediata dos erros; o binômio autocura–sanidade consciencial.
          Interaciologia: a interação homeostática entre os veículos conscienciais; a interação assistencial seres intrafísicos–seres extrafísicos; a interação atributos homeostáticos–automanifestação cosmoética; a interação sapiência multiexistencial–inteligência evolutiva (IE).
          Trinomiologia: o trinômio autoconfrontação desassediadora–autocura lúcida–alívio intraconsciencial sadio; o trinômio euforin-primener-cipriene; o trinômio inconflitividade–felicidade eufórica–homeostasia íntima.
          Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autocosmoética-autoincorruptibilidade-autodesassédio; o polinômio autopreservação somática–energossomaticidade autodefensiva interassistencial–autemocionalidade domada–mentalsomaticidade madura fecundante.
          Antagonismologia: o antagonismo presença energética leve / presença pensênica pesada; o antagonismo holopensene enriquecedor / energosfera castradora; o antagonismo animador consciencial / conscin sorumbática; o antagonismo higiene intraconsciencial / morbosidade.
          Politicologia: a lucidocracia; a gnosiocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a interassistenciocracia; a paradireitocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao aprimoramento intraconsciencial; a lei do maior esforço evolutivo na autaplicação da desperticidade assistencial.
           Filiologia: a cosmoeticofilia; a recinofilia; a adaptaciofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia; a proexofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: a ausência de autofobia.
           Sindromologia: a autocura da síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB).
           Maniologia: a exclusão do hábito de patopensenizar.
           Holotecologia: a traforoteca; a despertoteca; a maturoteca; a pensenoteca; a convivioteca; a consciencioterapeuticoteca; a conscienciometroteca.
           Interdisciplinologia: a Traforologia; a Ortopensenologia; a Autodesassediologia; a Despertologia; a Homeostaticologia; a Harmoniologia; a Equilibriologia; a Megaeuforizaciologia; a Serenologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a pessoa de presença leve; a conscin desreprimida; a conscin solução; a conscin pacificadora; a personalidade aglutinadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens pacificus.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: minileveza consciencial = a da conscin alegre, desassediada e benevolente; maxileveza consciencial = a da consciência com megaforça presencial evoluída, magnânima e, paradoxalmente, sutilíssima da Serenona.
           Culturologia: a cultura da harmonia íntima; a cultura da homeostase; a cultura da Harmoniologia; a cultura da paz; a cultura da desperticidade.
           Traços. Eis, na ordem alfabética, 6 trafores associados à leveza consciencial:
           1. Afabilidade benevolente: a afetuosidade cosmoética; a cortesia; a polidez.
           2. Bom humor amistoso: a empatia; a cordialidade; o acolhimento assistencial.
            3. Desembaraço evolutivo: a autoliberdade consciente e cosmoética; a disposição para conviver, de modo cooperativo e interassistencial, com as conscins e consciexes.
            4. Discrição sadia: a sensatez; o respeito; a suavidade no trato interconsciencial.
            5. Paciência madura: a calma; a perseverança; a compreensão fraterna.
            6. Saúde holopensênica: o equilíbrio íntimo; a para-higiene energética.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a leveza consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autocondição irretocável: Harmoniologia; Homeostático.
            02. Autoconsciexiabilidade retrocognitiva: Intrafisicologia; Homeostático.
            03. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
            04. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
            05. Consciência harmonizada: Harmoniologia; Homeostático.
            06. Descompressão consciencial: Intraconscienciologia; Neutro.
            07. Desopressão holopensênica: Holopensenologia; Homeostático.
            08. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
            09. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
            10. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
            11. Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
            12. Júbilo cosmoético: Holomaturologia; Homeostático.
            13. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
            14. Megaeuforização: Homeostaticologia; Homeostático.
            15. Rigorosidade: Holomaturologia; Neutro.
     A LEVEZA CONSCIENCIAL É RESULTANTE DA TRANSFORMAÇÃO VOLUNTÁRIA DA PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO
   INTIMIDANTE, DENSA E SUBCEREBRAL PARA A AUTEXPRESSÃO PACIFICADORA, SUTIL E INTERASSISTENCIAL.
            Questionologia. Para você, leitor ou leitora, qual a qualidade da presença consciencial pessoal? Predomina, o trafor da leveza ou o trafar da rispidez? Quais as razões íntimas para manter posturas imaturas contra o preceito evolutivo de ter a atitude mais leve diante da vida?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 143 e 364.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 245.
                                                                                                                     R. D. R.