A conscin sorumbática é a consciência intrafísica, homem ou mulher, habitualmente tristonha, encorujada, taciturna, portadora de parapsicosfera sombrosa e heterassédio interconsciencial crônico.
Você, leitor ou leitora, ainda manifesta a condição patológica do sorumbatismo consciencial? Já investigou as razões ou motivações íntimas ectópicas para o cultivo de laivos ou resquícios das conexões pessoais com a Baratrosfera?
CONSCIN SORUMBÁTICA (PARAPATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin sorumbática é a consciência intrafísica, homem ou mulher, habitualmente tristonha, encorujada, taciturna, portadora de parapsicosfera sombrosa e heterassédio interconsciencial crônico. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra sombra provém igualmente do idioma Latim, umbra, “sombra”, “espaço sem luz, ou escurecido pela imposição de um corpo opaco”. Surgiu no Século XV. O vocábulo sorumbática apareceu no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Conscin soturna. 2. Pessoa de autexpressão sombria. 3. Conscin macambúzia. 4. Conscin opressora. 5. Conscin baratrosférica. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética 13 cognatos derivados do vocábulo sombra: sombreada; sombreado; sombrear; sombrejada; sombrejado; sombrejar; sombria; sombrio; sombrosa; sombroso; sorumbática; sorumbático; sorumbatismo. Neologia. As 3 expressões compostas conscin sorumbática, conscin sorumbática mínima e conscin sorumbática máxima são neologismos técnicos da Parapatologia. Antonimologia: 1. Conscin alegre. 2. Pessoa sorridente. 3. Conscin radiante. 4. Conscin de presença leve. 5. Conscin desoprimida. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade psicossomática. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, na ordem alfabética, relevantes ao tema: 1. “Lucidez. Quem tem alguma lucidez evolutiva não padece mais de amargura mesmo respirando entre psicopatas”. 2. “Profilaxia. A tristeza predispõe a misantropia. A misantropia predispõe a melin. A interassistencialidade fraterna estabelece a profilaxia da tristeza, da misantropia, da melin e da melex”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autotortura consciencial; a obscuridade autopensênica; a ausência de higiene pensênica; os baratropensenes; a baratropensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os morbopensenes; a morbopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os subpensenes; a subpensenidade; os mimeticopensenes; a mimeticopensenidade; os monopensenes; a monopensenidade; os vincopensenes; a vincopensenidade. Fatologia: o semblante melancólico; a inexpressividade pessoal; a presença consciencial fúnebre; a feição triste e cansada; o olhar vazio; a postura cabisbaixa; a desvitalização pessoal; o cultivo do mau hábito da infelicidade; a autopatia; o mau humor habitual; o sorriso amarelo; a depressão crônica; a autovivência do estado de angústia persistente; o autossilêncio mortificador; a manutenção de autointoxicação íntima; a predisposição à emotividade e à dramatização; a conflitopatia; a carência afetiva permanente e estagnadora; a necessidade de isolamento infrutífero regular; a vida predominantemente indoors; a predileção pela moradia com pouca iluminação e ventilação; a hipersensibilidade à luz; o hábito de usar roupas escuras; o estilo pessoal gótico; a autodepreciação e autopunição rotineira; a fragilidade intraconsciencial; a autoindiferença; a autorrendição à entropia; a autodesorganização generalizada; o desmazelo somático; a autocomatose consciencial; a autodesassedialidade vivida; o semblante sadio empático; a condição íntima de leveza consciencial; a alegria espontânea; o olhar benigno; a força presencial expansiva; a preferência pelas cores alegres e mais claras nas vestimentas pessoais; a atitude de viver com otimismo e esperança; o bom hábito do sorriso revigorador; a vivacidade consciencial. Parafatologia: a nuvenzinha sombria na parapsicosfera pessoal; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o sujismundismo energético; o cardiochacra descompensado ou bloqueado decorrente de distúrbio psíquico; a paramargura da consciex parapsicótica; a autovivência da apatia parapsíquica; a necessidade de autequilíbrio holossomático; a energosfera positiva, vivaz e luminosa; o espírito humanitário e para-humanitário. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo temperamento sorumbático–autotrafarismo; o sinergismo autodileção baratrosférica–automimetismo patológico; o sinergismo autoconflituosidade-desafeição; o sinergismo autoflagelação–autocídio potencial. Principiologia: o princípio patológico da autassedialidade; o princípio da retroalimentação patopensênica; a inaplicação do princípio da autorreeducação evolutiva. Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria do autassédio; a teoria da interassedialidade. Tecnologia: a necessidade do emprego da técnica da recéxis; a técnica da recin; a técnica da autoqualificação pensênica; as técnicas da Higiene Consciencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do Estado Vibracional; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Psicossomatologia. Efeitologia: os efeitos antievolutivos da submissão às autotendências mórbidas; a conservação da hipoacuidade na condição de efeito do sorumbatismo; o contágio parapatológico enquanto efeito da presença da conscin sorumbática. Neossinapsologia: a fixação das autorretrossinapses anacrônicas; a falta de criação de neossinapses evolutivas; as neossinapses necessárias às autorreciclagens pensênicas; a carência pessoal de neossinapses e paraneossinapses quanto à homeostasia consciencial. Ciclologia: o ciclo patológico de conflitos íntimos; o ciclo de patogenia autopensênica; o ciclo das repetições automiméticas inúteis; o ciclo das autexperiências vazias. Binomiologia: o binômio patológico amargor-torpor; o binômio culto ao sofrimento–autossuplício; o binômio autocompressão–encolhimento consciencial. Interaciologia: a interação paragenética-genética quanto à autodepressão persistente; a interação holopensene mesológico–holopensene consciencial; a interação simbiótica conscin sorumbática–consciex enferma; a interação parapatologia do mentalsoma–psicossomaticidade. Crescendologia: o crescendo malestar íntimo–angústia–tristeza profunda; o crescendo acédia–autexclusão anticosmoética–autodesligamento consciencial. Trinomiologia: o trinômio frustração existencial–distorção da realidade–egocentrismo; o trinômio inaceitação do passado–autofuga do presente–medo do futuro. Polinomiologia: o polinômio fissura–falha–fossa–abismo íntimo pessoal; o polinômio ignorantismo–obscurantismo–irrealismo–regressismo consciencial. Politicologia: a egocracia; a eucracia; a corruptocracia; a assediocracia; a escravocracia; a baratrosferocracia; a carência da lucidocracia. Legislogia: a lei do menor esforço quanto à Autodesassediologia. Filiologia: a egofilia; a acriticofilia; a assediofilia; a fantasiofilia; a anticosmoeticofilia; a emocionofilia; a carência da evoluciofilia. Fobiologia: a voliciofobia; a neofobia; a autocriticofobia; a recinofobia; a raciocinofobia; a logicofobia; a fotofobia antievolutiva. Sindromologia: a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do isolamento social; a síndrome do isolamento em casa (Hikikomori); a síndrome depressiva; a síndrome da autopatopensenidade; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da autovitimização; a síndrome do pânico; a síndrome da imaturidade consciencial. Maniologia: a autassediomania; a apriorismomania; a subcerebromania; a fracassomania; a patomania; a ludomania; a toxicomania. Mitologia: o mito dos tormentos íntimos eternos; o mito da salvação através da dor. Holotecologia: a psicossomatoteca; a trafaroteca; a psicoteca; a psicopatoteca; a nosoteca; a volicioteca; a consciencioterapeuticoteca. Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Autassediologia; a Heterassediologia; a Psicossomatologia; a Voliciologia; a Autocogniciologia; a Psicologia; a Psiquiatria; a Consciencioterapia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin sorumbática; a conscin de presença pesada; o perfil da consciência baratrosferense; a conscin distímica; a conscin mal-humorada; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o portador de melin prematura; a vítima do banzo; o pessimista; o encorujado; o autista; o assombrado; o umbroso; o nostálgico; o circuncisfláutico; o incompletista existencial. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a portadora de melin prematura; a vítima do banzo; a pessimista; a encorujada; a autista; a assombrada; a umbrosa; a nostálgica; a circuncisfláutica; a incompletista existencial. Hominologia: o Homo sapiens autobsidiatus; o Homo sapiens barathrosphericus; o Homo sapiens melancholicus; o Homo sapiens debilis; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens autassediatus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens immaturus. V. Argumentologia Exemplologia: conscin sorumbática mínima = a consciência intrafísica sob efeitos da emocionalidade depressiva; conscin sorumbática máxima = a consciência intrafísica baratrosférica fracassada vivendo e permanecendo na escuridão consciencial. Culturologia: a cultura baratrosférica; a cultura da alienação; a cultura da sinistrose; a cultura patológica do pessimismo; a cultura da desordem. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin sorumbática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico. 02. Animador consciencial: Conviviologia; Homeostático. 03. Buraco negro consciencial: Parapatologia; Nosográfico. 04. Desequilíbrio mental: Parapatologia; Nosográfico. 05. Drama de consciência: Parapatologia; Nosográfico. 06. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático. 07. Erro crônico: Errologia; Nosográfico. 08. Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático. 09. Júbilo cosmoético: Holomaturologia; Homeostático. 10. Megobscuridade: Autolucidologia; Neutro. 11. Melin: Parapatologia; Nosográfico. 12. Parafissura consciencial: Parapatologia; Nosográfico. 13. Síndrome da abstinência da Baratrosfera: Parapatologia; Nosográfico. 14. Sucumbência: Parapatologia; Nosográfico. 15. Temperamento distímico: Autotemperamentologia; Nosográfico. VIVER À LUZ DA LUCIDOLOGIA É ENRIQUECER A PRÓPRIA PARAGENÉTICA, LIBERTAR-SE DAS INCLINAÇÕES E INTERESSES PESSOAIS PATOLÓGICOS E DESTITUIR-SE DO PAPEL DE CIDADÃO(Ã) DA BARATROSFEROLÂNDIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda manifesta a condição patológica do sorumbatismo consciencial? Já investigou as razões ou motivações íntimas ectópicas para o cultivo de laivos ou resquícios das conexões pessoais com a Baratrosfera? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; rev. Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 161. 2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 618. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004, páginas 220, 246, 334, 386 e 604. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 993 e 1376. 5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 826. R. D. R.