A deferência anticosmoética é a postura ou atitude de consideração, reverência ou veneração ectópica, cega e irracional da conscin, homem ou mulher, a outra consciência, passível de manifestar má intenção e de transigir interesses, favores ou pactos espúrios.
Você, leitor ou leitora, ainda cultiva a adoração mística por outrem? Sabe usar, na prática, o binômio admiração-discordância junto de outras consciências com ascendência moral, intelectual ou afetiva, sem nenhuma conotação de veneração, sacralização ou gurulatria?
DEFERÊNCIA ANTICOSMOÉTICA (PARAPATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A deferência anticosmoética é a postura ou atitude de consideração, reverência ou veneração ectópica, cega e irracional da conscin, homem ou mulher, a outra consciência, passível de manifestar má intenção e de transigir interesses, favores ou pactos espúrios. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo deferência vem do idioma Francês, déférence, “ação de deferir, atribuir”. Surgiu em 1715. O prefixo anti deriva do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. A palavra cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Consideração anticosmoética. 2. Deferência maligna. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo deferência: deferencial; deferente; deferibilidade; deferida; deferido; deferidor; deferidora; deferimento; deferir; deferitório; deferível; indeferibilidade; indeferida; indeferido; indeferimento; indeferir; indeferitório; indeferível; maxideferência; minideferência. Neologia. As 3 expressões compostas deferência anticosmoética, minideferência anticosmoética e maxideferência anticosmoética são neologismos técnicos da Parapatologia. Antonimologia: 1. Deferência benigna. 2. Admiração cosmoética. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às crenças e motivações pessoais no universo da Conviviologia. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do ilusionismo emocional; a fôrma holopensênica da idealização ilógica; a autopensenização ilícita; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os malignopensenes; a malignopensenidade; os sacropensenes; a sacropensenidade. Fatologia: a deferência anticosmoética; o ato de cultuar pessoas; a atitude de “viver de joelhos”; a estima demasiada pelo outro; o fanatismo por alguém; a bajulação excessiva; a paixão exagerada; a Mitologia; a divinização; o olhar de deslumbramento; o maravilhamento; a visão turva incapaz de ver os traços-fardo do ser admirado; a tietagem; a teose; a devoção mal calculada; a atenção desmedida; o agrado tendencioso; a autodepreciação e supervalorização do outro; a deificação de pessoas oriundas de carência afetiva crônica; a autodisposição para seguir os passos da consciência venerada sem questionamentos; a adoção às cegas de interesses e valores do outro; a intenção dissimulada; as motivações ilícitas; o interesseirismo; o hábito anacrônico do cumprimento cerimonioso; a necessidade de usufruir de benesses anticosmoéticas no convívio interpessoal; a sede pela colheita dos frutos do sucesso alheio; a autossujeição; a anuência às vontades de outrem em busca de privilégios; o pendor às concessões anticosmoéticas; a autossubjugação; a autorrendição incondicional à superioridade hierárquica de outra consciência; o emprego de artifícios de manipulação consciencial; a dessacralização de personalidades; a antilatria; a inspiração sadia no modelo evolutivo (Serenão); a afeição equilibrada; a saudação fraterna; a cortesia cosmoética; o heterorreconhecimento cosmoético quanto ao valor, aos potenciais e êxitos; a ascendência moral, intelectual ou afetiva sem conotação de adoração mística; a consideração com respeito profundo; a expressão de gratidão sincera. Parafatologia: o acatamento anticosmoético das consciexes baratrosféricas ao megassediador líder; a admiração incontida da consciex assediadora ajudada pelo algoz extrafísico; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o paraconvívio respeitoso entre a consciex amparadora e a conscin projetora assistente; a pararreverência digna à chegada de consciex evoluída na comunex avançada. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoconsciencialidade imatura–mentalidade ingênua; o sinergismo ardilosidade-maliciosidade; o sinergismo corrupcionismo-amoralismo. Principiologia: a carência do princípio da descrença (PD); o princípio assediador de seduzir para dominar; a falta do princípio da autocrítica cosmoética; a ausência do princípio da autonomia da vontade; a necessidade de aplicação do princípio da admiração-discordância. Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da assedialidade interconsciencial. Tecnologia: a inaplicação da técnica da convivialidade evolutiva; a carência da técnica da heterocrítica cosmoética; a necessidade de emprego da técnica da incorruptibilidade da imaginação; a priorização da técnica da evitação das automimeses dispensáveis. Voluntariologia: a dinâmica anacrônica das interações no voluntariado conscienciológico assentada em herança sociocultural, multiexistencial, grupal e espúria. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia. Efeitologia: o entorpecimento consciencial enquanto efeito da veneração cega; o rebaixamento do autoconceito na condição de efeito da deferência anticosmoética. Neossinapsologia: a insistência nas retrossinapses; a carência de neossinapses da Descrenciologia; a falta de recuperação das neossinapses intermissivas. Ciclologia: o ciclo de ectopias afetivas; o ciclo vicioso da genuflexão humana; o ciclo patológico das imaturidades consecutivas. Enumerologia: a hagiolatria; a hiperlatria; a idolatria; a monarcolatria; a mariolatria; a cristolatria; a antropolatria. Binomiologia: o binômio acriticismo–sonambulismo consciencial; o binômio beatice-servilismo; o binômio distorção cognitiva–crendice; o binômio abobalhação-desinteligência. Interaciologia: a interação subordinado-dominador; a interação discípulo exaltado–mestre endeusado; a interação seguidor-guru; a interação crente–líder religioso; a interação fãpopstar; a interação patológica entre aristocratas. Trinomiologia: o trinômio obstupidez–infantilidade–efusividade imatura. Polinomiologia: o polinômio da veneração abusiva fascínio–amorosidade intrusiva–apego egocêntrico–possessividade extrema; o polinômio credulidade-ingenuidade-religiosidade-salvacionismo; o polinômio hipolucidez-ilogicidade-indiscernimento-erronia. Antagonismologia: o antagonismo louvação acrítica / estima sadia; o antagonismo culto do herói / aspiração autevolutiva. Politicologia: a genuflexocracia; a gurucracia; a idolocracia; a angelocracia; a clerocracia; a teocracia; a assediocracia. Legislogia: a ausência de autonomia consciencial resultante da lei do menor esforço; a lei do menor esforço pela fuga à autorresponsabilidade quanto à própria evolução. Filiologia: a acriticofilia; a emocionofilia; a idolofilia; a gurufilia; a teofilia; a fantasiofilia; a mimeticofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a criticofobia; a raciocinofobia; a logicofobia; a voliciofobia; a recinofobia; a autevoluciofobia. Sindromologia: a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da distorção imaginativa; a síndrome do infantilismo; a síndrome de satélite; a síndrome de Estocolmo; a síndrome da autossantificação; a síndrome da ectopia afetiva. Maniologia: a admiromania; a gurumania; a religiomania; a idolomania; a iconomania; a hagiomania; a angelomania. Mitologia: o mito da evolução pela adoração aos modelos místicos ou religiosos. Holotecologia: a trafaroteca; a psicopaticoteca; a regressoteca; a idiotismoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a psicossomatoteca. Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Acriticologia; a Autassediologia; a Heterassediologia; a Subcerebrologia; a Instintologia; a Imagisticologia; a Autenganologia; a Intencionologia; a Automimeticologia; a Sociopatologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin acrítica; a pessoa genuflexa; a conscin anacrônica; a pessoa amaurótica; a personalidade fanática; a conscin bifronte; a pessoa manipuladora; a consciência-títere; a conscin eletronótica; o fã-clube; a consréu idólatra; a consréu religiosa. Masculinologia: o tiete; o puxa-saco; o ajudante de algoz; o discípulo; o religioso; o torcedor fanático; o fã; o perseguidor de ídolo; o admiromaníaco; o iconólatra; o seguidor acrítico; o soldado leal; o súdito devoto. Femininologia: a tiete; a puxa-saco; a ajudante de algoz; a discípula; a religiosa; a torcedora fanática; a fã; a perseguidora de ídolo; a admiromaníaca; a iconólatra; a seguidora acrítica; a soldada leal; a súdita devota. Hominologia: o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens aulicus; o Homo sapiens exaggerator; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens bifrons; o Homo sapiens anachronicus; o Homo sapiens automimeticus. V. Argumentologia Exemplologia: minideferência anticosmoética = as reverências obrigatórias aos monarcas; maxideferência anticosmoética = a fascinação e glorificação grupal por ditador psicopata, belicista, o monarca e o genocida. Culturologia: a cultura da genuflexão; a cultura da submissão; os idiotismos culturais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a deferência anticosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ajudante de algoz: Conviviologia; Nosográfico. 02. Antropolatria: Somatologia; Nosográfico. 03. Aplauso acrítico: Subcerebrologia; Nosográfico. 04. Aulicismo: Parassociologia; Nosográfico. 05. Autopostura viciada: Etologia; Nosográfico. 06. Consciência-títere: Parapatologia; Nosográfico. 07. Elogio controvertível: Conviviologia; Neutro. 08. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático. 09. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico. 10. Idolatria: Parapatologia; Nosográfico. 11. Irracionalidade religiosa: Parapatologia; Nosográfico. 12. Personalismo: Parapatologia; Nosográfico. 13. Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico. 14. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático. 15. Síndrome da autossantificação: Parapatologia; Nosográfico. A DEFERÊNCIA ANTICOSMOÉTICA MOSTRA A FRAGILIDADE DA CONSCIN ACRÍTICA, POIS AINDA NECESSITA CULTUAR ÍDOLOS E MANTER SUBSERVIÊNCIA AMAURÓTICA A OUTRAS CONSCIÊNCIAS REVERENCIADAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda cultiva a adoração mística por outrem? Sabe usar, na prática, o binômio admiração-discordância junto de outras consciências com ascendência moral, intelectual ou afetiva, sem nenhuma conotação de veneração, sacralização ou gurulatria? Bibliografia Específica: 1. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araújo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 79 infográficos; 22 filmes; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 62 e 138. 2. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 196. 3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 75 e 777. 4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 323, 578, 609, 633 a 677 e 1.014. 5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.;; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 572, 694 e 760. 6. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 70. R. D. R.