Legislogia

A Legislogia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, técnicos e pesquisas da compilação sistemática das leis fundamentais, em geral, capazes de embasar as manifestações pensênicas sofisticadas das consciências vivendo e evoluindo em comunidades, Socins e Sociexes.

Com qual idade intrafísica você, leitor ou leitora, concebeu o próprio conjunto de leis para viver melhor? Você reformula para melhor, de quando em quando, o conjunto de leis pessoais?

      LEGISLOGIA
                                         (DIREITOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A Legislogia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, técnicos e pesquisas da compilação sistemática das leis fundamentais, em geral, capazes de embasar as manifestações pensênicas sofisticadas das consciências vivendo e evoluindo em comunidades, Socins e Sociexes.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo legislação vem do idioma Latim, legislatio, “estabelecimento da lei”, e este de lex, légis, “lei; obrigação civil escrita e promulgada”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Ciência das Leis. 2. Ciência dos Ditames Legais. 3. Ciência Jurídica. 4. Jurisprudência. 5. Estatuto legal. 6. Compêndio de leis. 7. Código de leis. 8. Principiologia Social.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 26 cognatos derivados do vocábulo lei: legal; legalidade; legalismo; legalista; legalística; legalístico; legalitária; legalitário; legalização; legalizada; legalizado; legalizar; legislação; legislada; legislado; legislador; legisladora; legislar; legislativa; legislativo; legislatório; legislatura; legislável; legisperito; legista; megalei.
          Neologia. O vocábulo Legislogia e as duas expressões compostas Legislogia Individual e Legislogia Coletiva são neologismos técnicos da Direitologia.
          Antonimologia: 1. Ilegalidade. 2. Anomia. 3. Anarquismo. 4. Marginália. 5. Desgoverno. 6. Terra sem lei.
          Estrangeirismologia: o corpus jurídico; o code of professional conduct; a rule of law; o polinômio do Direito equality-fairness-liberty-justice; a Déclaration des Droits de l’Homme et du Citoyen; a Universal Declaration of Human Rights (UDHR); a magna carta; o cyrus cylinder.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autodiscernimentologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – As leis governam.
          Seciologia. No âmbito da Lexicografia, a Legislogia é Seção, variável ou eventual, componente da Divisão Detalhismo, dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: as leis; as leis jurídicas; o império da lei; a autocompreensão das leis da Socin; as leis pessoais do indivíduo lúcido; os procedimentos avançados da Etologia Cosmoética; as bases de procedimento da conscin mais evoluída; o primado dos princípios da evolução consciencial; o Igualitarismo; o Liberalismo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as leis do Paradireito; a autocompreensão das leis das Sociexes.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios do Paradireito; os princípios do Estado Mundial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da autodecisão.
          Enumerologia: o jurista; o jurisconsulto; o júri; a juridicidade; a jurisprudência; a jurisperícia; a jurisdição.
          Binomiologia: o binômio serenidade-benignidade.
          Interaciologia: a interação CPC-CEV.
          Trinomiologia: o trinômio intencionalidade-perspectiva-prospectiva.
          Polinomiologia: o polinômio leis-direitos-deveres-cidadania.
          Antagonismologia: o antagonismo sabedoria / tolice; o antagonismo leis-cumprimento-absolvição / leis-descumprimento-punição.
          Politicologia: a democracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a oclocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a Cosmologia como a Ciência das leis gerais do mundo físico; a Lógica como sendo a Ciência das leis ideais do pensamento; a Cosmoeticologia como a Ciência das leis diretoras das ações conscienciais; a Nomologia como a Ciência da legislação; as 14 leis racionais da proéxis.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Fobiologia: a legisfobia; a jurisfobia.
          Sindromologia: a síndrome da ilegalidade.
          Holotecologia: a juridicoteca; a intelectoteca; a experimentoteca; a proexoteca; a pedagogoteca; a pensenoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Legislogia; a Direitologia; a Paradireitologia; a Paradiplomacia; a Holofilosofia; a Cosmoeticologia; a Parapoliticologia; a Sociologia; a Sociometria; a Principiologia Social.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens legislogus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Legislogia Individual = a Ciência das Leis Pessoais criadas pela própria consciência para viver evolutivamente; Legislogia Coletiva = a Ciência das Leis Sociais criadas pela Socin a favor de todos os cidadãos e cidadãs.
          Culturologia: a cultura da ilegalidade; a cultura da autonomia cosmoética.
          Taxologia. Sob a ótica da Direitologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 25 categorias de leis, em geral, evoluídas e regressivas, analisadas nas pesquisas teáticas da Conscienciologia:
          01. Lei da constância somática.
          02. Lei da Economia da projetabilidade.
          03. Lei da generalização da experiência: a replicabilidade dos resultados experimentais.
          04. Lei da imigração.
          05. Lei (princípio) da inseparabilidade grupocármica: a força dos vínculos holossomáticos multimilenares entre as consciências.
          06. Lei da interdependência consciencial: o princípio do “ninguém evolui sozinho”.
          07. Lei da jângal: a lei do mais forte.
          08. Lei da pena de morte: a falta da inteligência evolutiva (IE) da Socin Belicista.
          09. Lei da selva noturna: o vale-tudo dos predadores.
          10. Lei da sincronicidade.
          11. Lei da sobrevivência intrafísica: a primeira lei natural da preservação do soma.
          12. Lei das probabilidades.
          13. Lei da vida biológica: o ciclo nascer-crescer-morrer do corpo biológico.
          14. Lei de ação e reação: as interações da Interprisiologia.
          15. Lei de causa e efeito.
          16. Lei de Gérson: a falácia das pseudovantagens temporais.
          17. Lei de Murphy: os acidentes de percurso da Assediologia.
          18. Lei patológica de talião: a míope lei do troco.
          19. Lei do maior esforço: a ultrapassagem do leito dos rios.
          20. Lei do menor esforço: a lei da menor resistência mantenedora da mesmice.
          21. Lei do retorno: a espiral evolutiva das consciências.
          22. Lei ignorada: as lacunas do autodiscernimento.
          23. Lei natural.
          24. Lei penal.
          25. Lei seca: a contenção dos efeitos trágicos do Alcoolismo no trânsito.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Legislogia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          03. Código consagrado: Autorrecexologia; Neutro.
          04. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          08. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático.
         09.  Lei da proéxis: Proexologia; Homeostático.
         10.  Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
         11.  Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
         12.  Principiologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
   A CONSCIÊNCIA LÚCIDA SEMPRE CONCEBE O CORPO
   ESPECÍFICO, PESSOAL, DE LEIS TEÁTICAS EVOLUÍDAS
   A FIM DE PAUTAR AS MANIFESTAÇÕES E ERRAR MENOS NO CONVÍVIO ENTRE CONSCINS E CONSCIEXES.
         Questionologia. Com qual idade intrafísica você, leitor ou leitora, concebeu o próprio conjunto de leis para viver melhor? Você reformula para melhor, de quando em quando, o conjunto de leis pessoais?