Jovialidade sem Idade

A jovialidade sem idade é a condição, postura, ação, atitude, comportamento ou modo interassistencial marcante da conscin, homem ou mulher, independentemente da maturidade biológica, das circunstâncias, fatores ou motivos, ao manifestar-se com harmonia, leveza, alegria, vivacidade e bom humor explícitos no âmbito multidimensional.

Você, leitor ou leitora, mantém postura jovial no comportamento? Admite a jovialidade sem idade ser instrumento disponível ao autorrevezamento consciencial?

      JOVIALIDADE SEM IDADE
                                 (TEMPERAMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A jovialidade sem idade é a condição, postura, ação, atitude, comportamento ou modo interassistencial marcante da conscin, homem ou mulher, independentemente da maturidade biológica, das circunstâncias, fatores ou motivos, ao manifestar-se com harmonia, leveza, alegria, vivacidade e bom humor explícitos no âmbito multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo jovial vem do idioma Francês, jovial, “bom e alegre, por influência do planeta Júpiter”, derivado do idioma Italiano, giovale, “jovial”, e este do idioma Latim, jovialis, “jovial; de Júpiter”. Surgiu no Século XVII. A palavra jovialidade apareceu no Século XIX. A preposição sem procede do idioma Latim, sine, “falta; privação; exclusão; ausência; condição; exceção”. A palavra idade é de origem obscura. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Jovialidade madura; jovialidade veterana. 02. Jovialidade desperta. 03. Intraconsciencialidade jovial. 04. Jovialidade natural. 05. Jovialidade desrepressora. 06. Postura jovial. 07. Jovialidade universalista. 08. Jovialidade interassistencial. 09. Juventude cosmoética. 10. Lepidez consciencial.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 43 cognatos derivados do vocábulo jovem: jovial; jovialidade; jovializante; jovializar; juvenais; Juvenal; juvenalesco; juvenaliano; juvenca; juvença; Juvêncio; juvenco; júvene; juvenescedor; juvenescedora; juvenescida; juvenescido; juvenil; juvenília; juvenilidade; juvenilismo; juvenalizada; juvenalizado; juvenalizador; juvenilizante; juvenilizar; juvenilizável; juventa; Juventino; juventude; rejuvenescedor; rejuvenescedora; rejuvenescer; rejuvenescida; rejuvenescido; rejuvenescimento; rejuvenilizada; rejuvenilizado; rejuvenilizador; rejuvenilizadora; rejuvenilizante; rejuvenilizar; rejuvenilizável.
          Neologia. As 4 expressões compostas jovialidade sem idade, jovialidade sem idade amadora, jovialidade sem idade profissional e jovialidade sem idade avançada são neologismos técnicos da Temperamentologia.
          Antonimologia: 01. Jovialidade ociosa. 02. Jovem antievolutivo. 03. Melancolia senil. 04. Conscin inexpressiva. 05. Senilidade antiprodutiva. 06. Jovem-problema. 07. Velho queixoso. 08. Ancião desleixado. 09. Jovem antiquado. 10. Consciência apedeuta.
          Estrangeirismologia: o gentleman jovem; a open mind jovial; o modus operandi juvenil; o know-how do longevo jovial; o salamalyk juvenil exagerado; o jeu d’esprit; o feedback facilitado entre o jovem e o longevo vivaz; o nec plus ultra do acolhimento rejuvenescedor; o supra summum do refinamento na terceira e quarta idades.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Holomaturologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Jovialidade promove recin.
          Citaciologia. Eis duas citações ilustrando o tema: – Não importa a idade ou as condições físicas, ainda podem existir possibilidades não exploradas dentro de nós, e novas belezas esperando para nascer (Autor desconhecido). A idade não é decisiva; o que é decisivo é a inflexibilidade em ver as realidades da vida, a capacidade de enfrentar essas realidades e corresponder a elas interiormente (Max Weber, 1864–1920).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da alegria; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a holopensenidade jovial.
          Fatologia: a jovialidade sem idade; a maturidade juvenil; a alegria de viver; a autodisposição proexológica; a vivacidade intraconsciencial; o atilamento; a reperspectivação do ressomante, intermissivista, cosmoético, parapsíquico; a inteligência evolutiva (IE); o fato de o bom humor ser demonstrativo da jovialidade mais amistosa e inofensiva; a profilaxia ao mau humor; a coragem consciencial na superação de gargalos evolutivos no dia a dia; a automotivação; a voliciolina independente da idade no trabalho ombro a ombro, paraombro a paraombro com os amparadores; o acúmulo das experiências pessoais transformadas em grafopensenes vívidos; a postura jovial assistencial influindo no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o otimismo racional sustentador da proéxis; o conhecimento preventivo sendo combustível da sabedoria; a circunvizinhança entre a assistência interdimensional e a jovialidade espontânea; a sociabilidade gentil; a efusividade; a curiosidade; a motivação para a mudança; a abertura para novas experiências; o empreendedorismo evolutivo; a proatividade; o omniquestionamento; a cosmovisão pessoal; a autotaquirritmia; a genialidade cosmoética; a força presencial jovem permanente; a proatividade na reatualização cognitiva; o dinamismo evolutivo contínuo; a conquista da imagem jovial de sincero renovador consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a Paragenética sobrepondo-se à Genética; os extrapolacionismos parapsíquicos automotivadores; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a exteriorização de energias consciências (ECs) de acolhimento em favor das consciências; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; os insights interassistenciais recebidos durante a tenepes; a sustentabilidade energética sendo ancoragem da jovialidade interassistencial; a psicometria em favor das interrelações cotidianas; a paraconexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV); o para-humor esclarecedor na multidimensionalidade; a primener; o cipriene; a aparência jovial do amparador estimulando o praticante da tenepes.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autesforço permanente–autorreaprendizagem; o sinergismo inteligência evolutiva (IE)–Autopesquisologia; o sinergismo recin-recéxis; o sinergismo paracérebro-cérebro; o sinergismo postura educada–conquista evolutiva; o sinergismo voliciolina–acabativa-gescon; o sinergismo força presencial–autoridade cosmoética.
          Principiologia: o princípio da descrença aplicado à jovialidade; o princípio do posicionamento pessoal; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e ensinar; o princípio do menos doente ajudar o mais doente; o princípio da economia de males; o princípio da convivialidade interassistencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando a jovialidade interassistencial; a jovialidade sublinhando o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da evolução contínua; a teoria da omissão superavitária.
          Tecnologia: a técnica do sorriso acolhedor; a técnica da assimilação simpática (assim); a técnica da desassimilação simpática (desassim); a técnica interassistencial da tenepes; a técnica conscienciométrica da conscin-cobaia; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica da banana technique; as técnicas autodesassediadoras; a técnica da criatividade; a técnica da megaeuforização; a opção pela técnica da invéxis para o resto da vida.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial conscienciológico focado na saúde intraconsciencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da Proexologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Ressomaticologia; o Colégio Invisível da Invexologia.
         Efeitologia: o efeito halo das energias conscienciais; o efeito cascata do exemplarismo proativo; os efeitos profiláticos do binômio assim-desassim; os efeitos da sensatez de pedir tempo para não entornar o caldo; os efeitos multidimensionais da projetabilidade lúcida (PL); os efeitos da multidimensionalidade na performance da conscin.
         Neossinapsologia: as neossinapses autopesquisísticas; as neossinapses nas recuperação de cons.
         Ciclologia: o ciclo vital efusivo; o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo recebimento (aportes)-retribuição.
         Enumerologia: o perfil jovem; o caráter interassistencial; o temperamento edificante; o trafor da obstinação; a desdramatização da vida humana; o exemplarismo tarístico; a conquista da imagem jovial.
         Binomiologia: o binômio conduta cosmoética–bússola intraconsciencial; o binômio autodeterminação-autocosmoética; o binômio aprender-reaprender; o binômio projetabilidade lúcida–paraaculturação; o binômio admiração-discordância; o binômio sensibilidade-autodeterminação; o binômio amizade raríssima–paramizade raríssima; o binômio resiliência-trafores.
         Interaciologia: a interação maturidade cronológica–maturidade consciencial; a interação EV–relações interconscienciais sadias; a interação da energia sustentadora em prol da grupalidade.
         Crescendologia: o crescendo evolução pessoal–evolução grupal.
         Trinomiologia: o trinômio experiência-serenidade-sobrepairamento; o trinômio temperamento-talento-treinamento; o trinômio aprender-ensinar-reaprender; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio saúde-educação-paraeducação; o trinômio talento parapsíquico–verbação multidimensional–interassistencialidade.
         Polinomiologia: o polinômio jovialidade somática–jovialidade energossomática–jovialidade psicossomática–jovialidade mentalssomática; o polinômio acolhimento–esclarecimento–encaminhamento–follow-up.
         Antagonismologia: o antagonismo jovialidade / molecagem; o antagonismo bom humor / ranzinzice; o antagonismo vida longa / vida curta; o antagonismo autocrítica / heterocrítica; o antagonismo ausência energética / primener; o antagonismo decidofobia / voliciolina; o antagonismo conscin neofóbica / conscin neofílica; o antagonismo dia a dia eletronótico / dia a dia multidimensional.
         Paradoxologia: o paradoxo de a conscin de terceira ou quarta idade se sentir jovial; o paradoxo do jovem se manifestar com a consciência amadurecida.
         Politicologia: a meritocracia; a democracia; a projeciocracia; a energocracia; a parapsicocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia.
         Legislogia: a lei da anticonflitividade; a lei da auteducação evolutiva permanente; as leis da Biologia; a lei de causa e efeito inserida nos esforços pessoais; a lei da interdependência bioenergética; a lei do maior esforço evolutivo a favor da grupalidade; a lei das afinidades cosmoéticas.
         Filiologia: a neofilia; a autocriticofilia; a autopesquisofilia; a bibliofilia; a lexicofilia; a grafofilia; a tecnofilia; a cognofilia; a adaptaciofilia; a conscienciofilia; a comunicofilia; a raciocinofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia; a cosmoeticofilia.
         Fobiologia: a gerontofobia; a raciocinofobia; a cienciofobia; a bibliofobia; a energofobia; a conscienciofobia; a evoluciofobia; a interassistenciofobia.
         Sindromologia: a síndrome de canguru; a síndrome do infantilismo; a síndrome da autovitimização; a síndrome da mediocrização; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da dispersão consciencial (SDC); a síndrome da alienação.
          Maniologia: a profilaxia das manias da terceira e da quarta idades; a egomania; a antiquomania; a sofomania; a lipemania; a monomania; a verbomania; a nostomania.
          Mitologia: o mito da eterna juventude; o mito da perfeição; o mito da solidão; o mito do jovem ter todo o tempo do mundo.
          Holotecologia: a interassistencioteca; a convivioteca; a exemploteca; a terapeuticoteca; a verbacioteca; a volicioteca; a cosmoeticoteca; a parapedagogoteca.
          Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Interassistenciologia; a Renovaciologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Energossomatologia; a Reeducaciologia; a Mentalsomatologia; a Sociologia; a Taristicologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin-cobaia de si mesma; a personalidade marcante; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a minipeça interassistencial.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o retomador de tarefa; o intermissivista; o inversor existencial; o conscienciólogo; o ex-presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira (1902–1976); o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autor reeducador; o heterorreeducador lúcido; o escritor da Conscienciologia; o epicon lúcido; o exemplarista; o verbetólogo; o enciclopedista; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o completista existencial.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a retomadora de tarefa; a intermissivista; a inversora existencial; a consciencióloga; a educadora Annie Sullivan (1866–1936); a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autora educadora; a autora reeducadora lúcida; a escritora da Conscienciologia; a epicon lúcida; a exemplarista; a verbetóloga; a enciclopedista; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a completista existencial.
          Hominologia: o Homo sapiens jovialis; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens amparator; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens sensatus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens maxifraternus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: jovialidade sem idade amadora = a desempenhada instintivamente pela consciência jejuna; jovialidade sem idade profissional = a desempenhada tecnicamente; jovialidade sem idade avançada = a desempenhada com maturidade lúcida e foco na Interassistenciologia.
          Culturologia: a cultura da jovialidade; a cultura da recin; a cultura do bom humor; a cultura da neofilia; a cultura universalista; a contracultura dos jovens e longevos aos modismos; a aculturação mentalsomática.
          Recursos. Sob a ótica da Assistenciologia, eis, na ordem lógica, 3 recursos disponíveis à conscin, quanto ao uso dos trafores pessoais adstritos à jovialidade sem idade:
          1. Tares. O bom humor assistencial tarístico, com predomínio na Mentalsomatologia, esclarecendo o jovem e o idoso.
          2. Experiência. A jovialidade autêntica, harmônica e amparada na intraconsciencialidade, ultrapassando os limites comuns da Gerontologia.
          3. Acolhimento. A reverberação da jovialidade e amenidade direcionada à Interassistenciologia, anteparo às crises existenciais.
          Traços. Conforme a Bitraforologia, eis, na ordem alfabética, 10 exemplos de traços fortes conjugados estimuladores da jovialidade sem idade:
          01. Continuísmo e metamotivação.
          02. Criatividade e proatividade.
          03. Erudição e finesse.
          04. Holomaturidade e jovialidade.
          05. Interassistencialidade e sociabilidade.
          06. Lucidez e atilamento.
          07. Modéstia e autoridade moral.
          08. Preventividade e saúde holossomática.
          09. Resiliência e produtividade.
          10. Vivacidade e bom humor.
          Atitudes. Sob a ótica da Profilaxiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 atitudes indicativas da convivialidade sadia, para análise da consciência reaprendiz de si mesma:
          01. Abertismo. Conceder espaços à coautoria sadia.
          02. Altruísmo. Pedir menos para si.
          03. Autoimperdoamento. Acatar e rir dos próprios erros.
          04. Autossuperação. Comemorar as recins.
          05. Desapego. Desfazer-se dos bagulhos energéticos.
          06. Desrepressão. Cantar no chuveiro, mesmo desafinado.
          07. Devolutiva. Fazer aportes tarísticos.
          08. Generosidade. Ser generoso(a) na autopensenidade (pensar grande).
          09. Júbilo. Sentir alegria nas atitudes e realizações.
          10. Neofilia. Demolir mitos a partir da verbação.
          11. Paciência. Manter o equilíbrio nas adversidades.
          12. Prospecção. Ter objetivos úteis e realizáveis.
          13. Reeducação. Reaprender a apreender no ouvir, ceder, saber calar.
          14. Trafores. Ampliar os traços fortes.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a jovialidade sem idade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
          02. Autodiscernimento energético: Energossomatologia; Homeostático.
          03. Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
          05. Força presencial: Intrafisicologia; Neutro.
          06. Intelectualidade adolescente: Parageneticologia; Homeostático.
          07. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          09. Lição de vida: Conviviologia; Neutro.
          10. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
          13. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
          14. Tédio: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático.
    A POSTURA JOVIAL, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE,
  QUANDO VINCADA AO TEMPERAMENTO, REFORÇA A DINÂMICA INTERASSISTENCIAL, AUTEVOLUTIVA E GRUPAL,
   TORNANDO-A ESPONTÂNEA, CONTÍNUA E INEQUÍVOCA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém postura jovial no comportamento? Admite a jovialidade sem idade ser instrumento disponível ao autorrevezamento consciencial?
           Bibliografia Específica:
           1. Klein, Gustavo; Eternamente Jovem; AT Revista; Semanário; Edição 32; Ano 1; Seção: capa; 1 enu.; 2 fotos; São Paulo, SP; 10.07.2005; páginas 14 a 16.
           2. Robbins, John; Saudável aos 100 Anos: Como Aumentar Radicalmente sua Qualidade de Vida em qualquer Idade (Healthy at 100); revisores Joana Milli; Héllen Dutra; & Rita Godoy; trad. Bruno Casotti; 324 p.; 5 seções; 18 caps.; 49 enus.; 1 guia de fonte; 5 tabs.; 2 websites; 1 nota; 23 x 16 cm; br.; Editora Fontanar; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 1 a 323.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 157, 262, 914 e 917.
           4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 Filmes; 40 ilus.; 7 índices; 3 infografias; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 220, 495, 643, 759, 852 e 1099.
                                                                                                                   L. G. L.