A intrepidez sadia é o atributo, característica ou qualidade inerentes à consciência, intrafísica ou extrafísica, destemida, audaz, dotada de autodisponibilidade assistencial, criatividade, desembaraço e habilidade em superar os obstáculos do cotidiano no cumprimento das tarefas pessoais assumidas.
Como classifica você, leitor ou leitora, a qualidade da própria intrepidez? Manifesta a ousadia com discernimento e Cosmoética? Ou ainda é dominado(a) pela impulsividade?
INTREPIDEZ SADIA (TEMPERAMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A intrepidez sadia é o atributo, característica ou qualidade inerentes à consciência, intrafísica ou extrafísica, destemida, audaz, dotada de autodisponibilidade assistencial, criatividade, desembaraço e habilidade em superar os obstáculos do cotidiano no cumprimento das tarefas pessoais assumidas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo intrepidez deriva do idioma Latim, intrepidus, “audaz; corajoso; arrojado”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo sadio provém do mesmo idioma Latim, sanativus, “próprio para curar”, do radical sanatum, supino de sanare, “curar; sanar; sarar; remediar; mitigar os cuidados; apaziguar a discórdia; abrandar; compensar”. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Audácia traforista. 2. Impetuosidade sadia. 3. Coragem evolutiva. 4. Ousadia saudável. 5. Destemor cosmoético. 6. Desembaraço comunicativo. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 16 cognatos derivados da palavra trépido: intrépida; intrepidez; intrepideza; intrépido; trépida; trepidação; trepidada; trepidado; trepidador; trepidadora; trepidagem; trepidante; trepidar; trepidável; trepidez; trepidômetro. Neologia. As 3 expressões compostas intrepidez sadia, intrepidez sadia inata e intrepidez sadia adquirida são neologismos técnicos da Temperamentologia. Antonimologia: 01. Medo. 02. Timidez. 03. Insensatez. 04. Indecisão. 05. Desânimo. 06. Comedimento excessivo. 07. Arrojo irresponsável. 08. Temor. 09. Hesitação. 10. Vacilação. Estrangeirismologia: as performances pessoais, evolutivas, cosmoéticas; o Conviviarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Conviviologia. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos intrépidos cosmoéticos. Citaciologia: – Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei (Pablo Neruda, 1904–1973). Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas (Confúcio, 551–479 a.e.c.). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do auto e heterenfrentamento; o holopensene pessoal da comunicabilidade sadia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; a autopensenidade questionadora; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o estado de alerta relativo às intromissões pensênicas. Fatologia: a intrepidez sadia; o destemor lúcido; o autodiscernimento cosmoético; a circunspecção para melhor orientação da ousadia pessoal; o reparo da atenção; a atenção à singularidade; a fixação da atenção nas abordagens interpessoais; as desordens da atenção; o detalhe identificado; a dispersividade; a impulsividade; a impetuosidade; a precipitação; o detalhismo; a autadaptabilidade às rápidas alterações nos cenários da vida atual; a saída voluntária da zona de conforto; a perspicácia com as atenções quanto ao contexto evolutivo; a proatividade na reatualização cognitiva; os diferentes níveis de dificuldade nos diálogos com as pessoas; a coragem de se posicionar; a ousadia de inovar; a autodeterminação lúcida; a autodeterminação assistencial; o dinamismo pessoal; os permanentes testes da vontade; o fim da preguiça; a vivacidade em aceitar os desafios cotidianos; a iniciativa própria para solucionar os imprevistos; a ponderação quanto ao custo-benefício das ações pessoais; os esforços empregados na execução de projetos de vida; a obstinação calculada; a administração das finanças; a administração do tempo; a evitação da dispersividade do tempo livre; os limites do livre arbítrio; a falta de quietude; o medo de errar; o esforço para se expressar sem ansiedade; a reatividade às heterocríticas impedindo o aprofundamento nas autopesquisas; a vontade inquebrantável; a autossuperação das arrogâncias ao se expor no Curso Conscin-Cobaia da CONSCIUS; a condição de ser “cobaia” por iniciativa própria; o megatrafor acessado através do conscienciograma; a intrepidez como escudo da agressividade; o discernimento para pedir desculpas pela intolerância; a evitação das interprisões grupocármicas nas tomadas de decisão; o autexemplarismo sadio da conscin na segunda idade; a voz da experiência; os relatos pessoais cosmoéticos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a vivência da prioridade da autodesperticidade; as iscagens lúcidas; os heterodesassédios. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo intrepidez-transparência; o sinergismo intrepidez intrafísica–ponderação extrafísica; o sinergismo intrepidez adolescente–longevidade produtiva; o sinergismo competência-generosidade; o sinergismo temperamento intrépido–comportamento cosmoético; o sinergismo organização pessoal–organização grupal; o sinergismo teática-verbação. Principiologia: o princípio da interassistencialidade; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da qualificação da quantidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da convivialidade sadia; o princípio do menos doente assistir ao mais doente; o princípio de ação e reação; o princípio do posicionamento pessoal (PPP). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando a decisão quanto ao posicionamento a ser tomado. Teoriologia: a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da interassistencialidade. Tecnologia: a técnica da autodecisão; a técnica de autossuperação; a técnica de contar até 10 antes de falar; a técnica de ouvir primeiro e falar depois; as técnicas comunicativas; a técnica de autocorreção instantânea; a técnica da autorreflexão de 5 horas. Voluntariologia: a intrepidez sadia aplicada ao voluntariado interassistencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da recéxis. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia. Efeitologia: o efeito das autocríticas profundas no desencadeamento das recins; o efeito aglutinador de sincronicidade com o grupo; o efeito visível das mudanças pessoais da conscin após participação no Curso Conscin-Cobaia; o efeito sadio do esclarecimento imediato de dúvidas; o efeito do amadurecimento conviviológico; os efeitos evolutivos das autorreflexões antes das tomadas de decisões; o efeito dominó do exemplarismo cosmoético pessoal. Neossinapsologia: a desconstrução das sinapses relativas à agressividade. Ciclologia: o ciclo vontade-intenção; o ciclo decisão-determinação; o ciclo calar-ouvir; o ciclo meta-conquista; o ciclo saber-ensinar; o ciclo iniciativa-acabativa; o ciclo ansiedade-impulsividade; o ciclo pensar-falar. Enumerologia: a intrepidez cosmoética; a intrepidez mental; a intrepidez esclarecedora; a intrepidez cognitiva; a intrepidez taquipsíquica; a intrepidez assistencial; a intrepidez evolutiva. Binomiologia: o binômio autointrepidez-autocoerência; o binômio autousadia-autassertividade; o binômio querer-poder; o binômio autexperimentação-autexemplarismo; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio recéxis-recin; o binômio autodiscernimento–afetividade sadia. Interaciologia: a interação racionalidade-autorreflexão; a interação esforço pessoal–rendimento evolutivo grupal; a interação autatilamento-evolução; a interação pressa-arrependimento; a interação intrepidez psicossomática–autorreciclagem; a interação intrepidez sadia–autorganização; a interação intrepidez sadia–autocriticidade. Crescendologia: o crescendo idealizar-realizar; o crescendo autorganização-memória-retrocognição; o crescendo idade avançada–maturidade consciencial–autexemplarismo longevo; o crescendo recéxis-recin; o crescendo zona de conforto–autenfrentamento; o crescendo jovem lúcido–adulto decidido. Trinomiologia: o trinômio decidir-assumir-agir; o trinômio agilidade-destreza-eficiência; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio vontade-posicionamento-esforço; o trinômio ouvir-ponderar-falar; o trinômio pessoa certa–local adequado–momento oportuno; o trinômio soma–concentração mental–consciência corporal. Polinomiologia: o polinômio evolutivo intrepidez-automotivação-automemória-autodiscernimento; o polinômio taquipsiquismo-impulsividade-precipitação-equilíbrio; o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio social por favor–desculpe–com licença–obrigado(a). Antagonismologia: o antagonismo exemplo imitável / exemplo evitável; o antagonismo pensar rápido / agir com lentidão; o antagonismo ousadia / impulsividade; o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo acerto / desacerto; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo intenção de informar / intenção de convencer; o antagonismo taquipsiquismo / verborragia. Politicologia: a argumentocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a cognocracia. Legislogia: a lei de ação e reação; a lei da atração dos opostos; a lei da convivialidade sadia; a lei da atração dos afins. Filiologia: a neofilia; a voliciofilia; a comunicofilia; a exemplofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a recexofilia. Fobiologia: a decidofobia; a autocriticofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da pressa; a síndrome do ansiosismo. Mitologia: o mito da mudança sem reciclagens. Holotecologia: a volicioteca; a convivioteca; a evolucioteca; a despertoteca; a grupocarmoteca; a comunicoteca; a teaticoteca. Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Cosmoeticologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Energossomatologia; a Taquipensenologia; a Ortopensenologia; a Vivenciologia; a Psicossomatologia; a Evoluciologia; a Conviviologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin atilada; a isca humana lúcida; a conscin comunicadora; a conscin determinada; a conscin ousada; a isca inconsciente; a pessoa efusiva; a personalidade forte; a pessoa prestativa; a conscin taquipsíquica; a conscin ansiosa. Masculinologia: o intrépido; o destemido; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o homem superemotivo; o expositor; o agente retrocognitor; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o ofiexista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a intrépida; a destemida; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a mulher superemotiva; a expositora; a agente retrocognitora; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a ofiexista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens intrepidus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens polyedricus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens recyclans. V. Argumentologia Exemplologia: intrepidez sadia inata = o destemor homeostático inerente à consciência audaz, com autodisponibilidade assistencial há várias vidas; intrepidez sadia adquirida = a coragem evolutiva alcançada pela conscin, na atual ressoma, através das autopesquisas e superações dos obstáculos diários. Culturologia: a cultura da Conviviologia Sadia; a cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura da Temperamentologia; a cultura da Comunicologia; a cultura do devagar e sempre; a cultura da Evoluciologia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a intrepidez sadia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico. 02. Atilamento: Atilamentologia; Homeostático. 03. Ato de pensenizar: Autopensenologia; Neutro. 04. Atrator: Evoluciologia; Neutro. 05. Atributo consciencial: Mentalsomatologia; Neutro. 06. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático. 07. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático. 08. Conscin-trator: Evoluciologia; Neutro. 09. Efusividade: Psicossomatologia; Neutro. 10. Exposição pública: Conviviologia; Neutro. 11. Intempestividade: Parapatologia; Nosográfico. 12. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro. 13. Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro. 14. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático. 15. Taquipensene: Taquipensenologia; Neutro. A INTREPIDEZ SADIA É ATRIBUTO CONQUISTADO PELA CONSCIÊNCIA MOTIVADA E DETERMINADA A SUPERAR OS OBSTÁCULOS, IMPLEMENTANDO AS RECICLAGENS NECESSÁRIAS PARA POTENCIALIZAR A AUTOPROÉXIS. Questionologia. Como classifica você, leitor ou leitora, a qualidade da própria intrepidez? Manifesta a ousadia com discernimento e Cosmoética? Ou ainda é dominado(a) pela impulsividade? S. F.