Exuberância na Terceira Idade

A exuberância na terceira idade é a condição de vivacidade, bom humor, vitalidade, resiliência, força presencial, capacidade intelectiva e mnemônica marcantes da conscin, homem ou mulher, após atingir 65 anos de idade física, com aproveitamento prolífico da vida.

Você, leitor ou leitora, está consciente da importância de atingir a terceira idade com exuberância? Quais ações práticas você já adota em relação a essa questão?

      EXUBERÂNCIA NA TERCEIRA IDADE
                                 (TEMPERAMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A exuberância na terceira idade é a condição de vivacidade, bom humor, vitalidade, resiliência, força presencial, capacidade intelectiva e mnemônica marcantes da conscin, homem ou mulher, após atingir 65 anos de idade física, com aproveitamento prolífico da vida.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra exuberância deriva do idioma Latim, exuberantia, de exuberans, e esta particípio presente de exuberare, “extravasar; transbordar”. Apareceu no Século XVIII. O termo terceiro procede do mesmo idioma Latim, tertiarius, “terceiro”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo idade é de origem controversa. Apareceu no mesmo Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Força presencial na terceira idade. 2. Plenitude existencial na terceira idade. 3. Prodigalidade na terceira idade. 4. Vitalidade na terceira idade.
         Neologia. As 3 expressões compostas exuberância na terceira idade, exuberância mínima na terceira idade e exuberância máxima na terceira idade são neologismos técnicos da Temperamentologia.
         Antonimologia: 1. Prostração na terceira idade. 2. Extenuação na terceira idade. 3. Debilidade na terceira idade. 4. Privação na terceira idade. 5. Restrição na terceira idade.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade cosmoética na condução da proéxis.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da maturidade consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene da manutenção da produtividade contínua.
         Fatologia: a exuberância na terceira idade; a aceitação das limitações físicas com bom humor; a anticonflituosidade; o discernimento do idoso nos cuidados com o envelhecimento mental natural; os cuidados com a saúde pessoal; a vivência da terceira idade sem incapacidades físicas e psíquicas; a consciência da transitoriedade da vida; a maturidade para superar separações interconscienciais; o desenvolvimento contínuo de atributos conscienciais; o senso de estabelecer relações fluentes e espontâneas; a reciclagem existencial contínua; a proéxis desenvolvida com otimismo; a autodisposição do idoso na realização de reciclagens; a mudança de valores pessoais ocasionada pela reciclagem existencial (recéxis) redirecionando a vida do idoso; o exemplarismo pessoal na maturidade biológica; a inflexibilidade do idoso ranzinza, depressivo e rabujento, contrapondo-se ao exemplarismo da maturidade exuberante; o idoso construtivo e empreendedor; a exuberância na idade avançada indicando mais predisposição à mudança se comparada à condição do idoso convencional; os contatos conscienciais empáticos; a autodisposição para assistir; a potência da força presencial; o autodomínio dos talentos pessoais; o temperamento amistoso; o nível de autoconsciencialidade desenvolvido na maturidade através da autopesquisa; o esforço maior empregado na maturidade para manter o cérebro ativo com relevante produção intelectual; a seriedade na condução da proéxis pessoal.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo desde a infância; a sustentabilidade energética; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a produtividade pessoal com base na autossustentação energética; a maior probabilidade de possuir duas décadas de tenepes, a caminho da ofiex.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo exuberância holossomática–vigor energético; o sinergismo vontade inquebrantável–autodeterminação cosmoética; o sinergismo maturidade-discernimento-determinação.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal favorecendo a recin; o princípio de o conhecimento gerar responsabilidade; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio assistencial do menos doente ajudar o mais doente; o princípio cosmoético de não pensar mal de ninguém; a vivência do princípio da descrença (PD); o princípio da autorresponsabilidade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando a maturidade na terceira idade.
          Teoriologia: a teoria das múltiplas inteligências; a teoria das vidas sucessivas.
          Tecnologia: a técnica da reciclagem existencial; a técnica da imobildade física vígil (IFV) para superação da ansiedade.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico voltado à autopesquisa.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da projeção lúcida; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia.
          Efeitologia: o efeito profilático do equilíbrio mental; o efeito interassistencial da convivência sadia; o efeito benéfico da exuberância na aceleração da autevolução do idoso; o efeito profilático do bom humor na exuberância do idoso; o efeito acolhedor da boa educação na terceira idade; o efeito do parapsiquismo na ampliação da consciencialidade do idoso; o efeito assistencial da reciclagem pessoal do idoso repercutindo no grupocarma; o efeito da autodeterminação no cumprimento da proéxis.
          Ciclologia: o ciclo da formação educacional básica; o ciclo biológico infância–juventude–maturidade–terceira idade; o ciclo existencial com base na vitalidade humana.
          Binomiologia: o binômio lucidez evolutiva–agilidade mental na terceira idade; o binômio vontade inquebrantável–autodiscernimento; o binômio entusiasmo vibrante–força presencial; a interassistencialidade madura evidenciada no binômio admiração-discordância; a prática do binômio assim-desassim; a relevância do binômio afetividade-assistencialidade; a teática do binômio autocrítica-heterocrítica.
          Interaciologia: a interação macho-fêmea; a interação humano-subumano; a interação maturidade cronológica–maturidade consciencial.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo consréu–intermissivista–projetor lúcido–amparador extrafísico; o crescendo recin-compléxis.
          Trinomiologia: o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio domínio bioenergético–parapsiquismo–desperticidade; o trinômio automaturidade-autocosmoética-interassistencialidade.
          Polinomiologia: o polinômio coerência-discernimento-lucidez-racionalidade.
          Antagonismologia: o antagonismo ignorância / cognição; o antagonismo compléxis / incompléxis; o antagonismo idoso evolutivo / jovem evolutivo; o antagonismo evolução biológica / evolução consciencial; o antagonismo ansiedade impulsiva / paciência assertiva; o antagonismo autobservação / autodispersão; o antagonismo autodecisão racional / indecisão emocional.
          Politicologia: a política do estatuto do idoso.
          Legislogia: a lei de ação e reação; as leis da causa e efeito.
          Fobiologia: a superação do medo da morte.
          Mitologia: o mito preconceituoso do idoso ser sempre senil.
          Holotecologia: a gerontoteca; a somatoteca; a macrossomatoteca; a proexoteca; a ressomatoteca; a androteca; a ginoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Gerontologia; a Somatologia; a Androssomatologia; a Ginossomatologia; a Autodisciplinologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Autodiscernimentologia; a Autoproexologia; a Macrossomatologia; a Energossomatologia; a Evoluciologia; a Tenepessologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin-cobaia; a conscin energética; a conscin mentalsomática.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: exuberância mínima na terceira idade = a condição da vivacidade aplicada nas atividades psicomotrizes e intelectuais com foco na manutenção do cérebro físico perecível; exuberância máxima na terceira idade = a condição da vivacidade aplicada nas atividades mentaissomáticas e parapsíquicas com foco na manutenção do paracérebro imperecível.
          Culturologia: a cultura da velhice definida apenas pela Cronologia; a cultura do envelhecimento como fenômeno biopsicossocial de caráter individual; a cultura da maturidade produtiva com novas oportunidades e espaços sociais.
          Autopesquisologia. Sob a ótica da Temperamentologia, as conscins na terceira idade, quando exuberantes, podem conquistar, por exemplo, 5 qualificações quanto às manifestações conscienciais diuturnas, listadas em ordem alfabética:
          1. Autorganização. Persiste com discernimento nos trafores capazes de sustentar a autorganização.
          2. Carisma. Amplia a força presencial, tornando-se carismática na proporção da autexemplificação evolutiva.
          3. Inteligência. Atinge indiscutível hiperacuidade somática, vivenciada com aumento da produtividade, evidenciando inteligência evolutiva.
           4. Jovialidade. Conquista equilíbrio e harmonia intraconsciencial, favorecendo a jovialidade do soma.
           5. Maturidade. Consegue manifestar a própria vontade e persistência, vencendo as imaturidades remanescentes, recuperando cons, aumentando o autodiscernimento e a autolucidez.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a exuberância na terceira idade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           02. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático.
           03. Aparvalhamento bovino: Antipriorologia; Nosográfico.
           04. Autodeterminação decenal: Autodeterminologia; Homeostático.
           05. Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático.
           06. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
           07. Força integral: Autopriorologia; Homeostático.
           08. Geronte evolutivo: Gerontologia; Homeostático.
           09. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
           10. Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
           11. Intensidade existencial: Holomaturologia; Neutro.
           12. Jovialidade sem idade: Temperamentologia; Homeostático.
           13. Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
           14. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           15. Superdotação somática: Somatologia; Homeostático.
    A EXUBERÂNCIA NA TERCEIRA IDADE É A CONDIÇÃO
 SUSTENTADA PELA CONSCIN CAPAZ DE POTENCIALIZAR
  A EVOLUÇÃO PESSOAL ATRAVÉS DA VONTADE JAVALÍNICA APLICADA ÀS RECINS PRIORITÁRIAS INEVITÁVEIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, está consciente da importância de atingir a terceira idade com exuberância? Quais ações práticas você já adota em relação a essa questão?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiesns pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos.; 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 155, 576 a 587, 653 e 903.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 289 a 295, 467 a 469 e 1.096.
                                                                                                                         J. S.