Autorganização na Terceira Idade

  • Tertúlia 5716
  • Data:
  • Especialidade: Proexologia
  • Tema central: Homeostático

A autorganização na terceira idade é a técnica de a conscin geronte, homem ou mulher, adquirir, aplicar, avaliar, adotar, realizar, considerar e estabelecer ordem no modo de viver a existência intrafísica atendendo aos compromissos referentes ao holossoma, estimulando a funcionalidade e atingindo os propósitos proexológicos.

Você, leitor ou leitora da terceira idade, alcançou as metas evolutivas sem embaraço? Organizou as diversas áreas da vida para evitar o incompletismo? Em qual nível?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                       AUTORGANIZAÇÃO NA TERCEIRA                          IDADE
                                                (PROEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autorganização na terceira idade é a técnica de a conscin geronte, homem ou mulher, adquirir, aplicar, avaliar, adotar, realizar, considerar e estabelecer ordem no modo de viver a existência intrafísica atendendo aos compromissos referentes ao holossoma, estimulando a funcionalidade e atingindo os propósitos proexológicos.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo organização deriva do idioma Francês, organiser, “tocar órgão”, e este do idioma Latim Medieval, organizare, de organum, “órgão; dispor de tal forma a tornar apto à vida; dotar de estrutura”. Surgiu no Século XVI. O termo terceiro procede do idioma Latim, tertiarius, “que contém 1 terço; terceiro”. A palavra idade é de origem controversa. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Autorganização de vida do geronte. 2. Autorganização da conscin idosa. 3. Autorganização do envelhecente.
             Neologia. As 3 expressões compostas miniautorganização na terceira idade, maxiautorganização na terceira idade e megautorganização na terceira idade são neologismos técnicos da Proexologia.
             Antonimologia: 1. Autodesorganização do envelhecente 2. Ausência de autogestão na vida da conscin idosa. 3. Falta de administração de vida do geronte.
             Estrangeirismologia: o show de procedimentos para não perder o ritmo; o upgrade consciencial da autorganização; os flashes para valorizar os trafores na terceira idade; a self-organization ampliando a automotivação; o schedule para concretizar o programado; o check-list para conferência das atividades; a importância do timing na autorganização do idoso.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à inteligência organizacional.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Discernimento gera autorganização. Geronte: exemplarista diário. Autorganização gera disciplina. Organização: vida otimizada.
             Proverbiologia. Eis provérbio relativo ao tema: – Não deixe para depois o que pode fazer agora.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas citadas na ordem alfabética:
             1. “Aproveitamento. Na quarta idade biológica devemos aproveitar o que nos resta. Vale mais uma perna sã do que duas muletas”.
             2. “Autodeterminação. A autodeterminação evolutiva depende da autoconfiança e da automotivação”.
             3. “Autorganização. A autorganização é indispensável à evolução da consciência. A pessoa organizada é aquela que não deixa a obrigação, ou seja, o trabalho a fazer, para depois”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da autorganização; a pensenidade neofílica; a retilinearidade pensênica; os contrapensenes; a contrapensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; a autopensenização crítica; a autopensenidade sobre o fim da vida; a holopensenidade atuando no equilíbrio vital; a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a pensenização prática; os lucidopensenes implicando na longevidade; a lucidopensenidade. 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a autorganização na terceira idade; a longevidade bem organizada; a experiência singular do idoso conscienciólogo; a busca pelo acerto pessoal; a necessidade de atingir o completismo existencial exigindo autorganização; o trafar do perfeccionismo atrasando a evolução; a saúde mental em atividade; a reeducação alimentar para a vida saudável; a maneira expressiva para conduzir a própria vida; a obediência às recomendações médicas; a mudança de rotina para sair da mesmice; a vontade de ser produtivo; o empenho para manter o mentalsoma fluente; a potencialização da autorganização para impulsionar a autevolução; o senso de urgência do envelhescente; os trafores qualificando os procedimentos; a quebra de paradigma do geronte para avançar nos propósitos; a valorização da maturidade; o exemplarismo pessoal exposto; a evitação à zona de conforto; os exercícios para manter o soma sustentável; a evitação de situações indicadoras de atraso de vida; o aproveitamento do tempo para acabativas; o alerta ao sinal de desânimo; o exemplarismo influenciando o grupocarma; a melhor fase para o balanço existencial e a preparação para o próximo Curso Intermissivo (CI).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as heterexperiências projetivas contribuindo para a escrita do verbete; a projeção lúcida atendendo familiar dessomado; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parapsiquismo na terceira idade; a percepção das consciexes no dia a dia; os amparadores extrafísicos atuando na parassegurança; a intuição permitindo melhores escolhas; o auxílio das consciexes benfazejas promovendo insights na escrita; o autodesassédio impulsionando a conquista dos objetivos existenciais.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorganização-automotivação; o sinergismo vontade-atitude; o sinergismo autocomprometimento-autodeterminação; o sinergismo terceira idade–mudança de paradigma.
          Principiologia: o princípio de fazer a vida fluir; o princípio de evitar o atraso de vida; o princípio da não acomodação; o princípio de focar nos projetos evolutivos; o princípio da longevidade produtiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do planejamento.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de parassegurança; o código pessoal do bom humor melhorando as interrelações; o código de funcionalidade para tornar a vida prática.
          Teoriologia: a teoria dos aprendizados de vida; a teoria do autesforço evolutivo; a teoria de aprender nunca ser demais; a teoria da coerência; a teoria da priorização; a teoria da cláusula pétrea proexológica.
          Tecnologia: a técnica do balanço existencial; a técnica da tenepes; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do exercício físico diário; a técnica da saúde alimentar.
          Voluntariologia: a autorresponsabilidade da prática de voluntariado ao geronte intermissivista; a autorganização discernida do voluntário interessado em desenvolver a gescon pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico de Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorganização; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Longevidade; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível dos Conscienciólogos; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito de priorizar o prioritário; o efeito de desenvolver a gestão do tempo; o efeito da autorreciclagem intraconsciencial; os efeitos das atividades físicas beneficiando o soma e a cognição do idoso; o efeito das autescolhas inteligentes; o efeito de aplicar os trafores para acabativa de projetos evolutivos; o efeito halo da organização pessoal. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Neossinapsologia: as neossinapses do parapsiquismo; as neossinapses da autorganização; as neossinapses reciclogênicas; as neossinapses das autescolhas; as neossinapses da praticidade; as neossinapses da parassegurança; as neossinapses do exercício cerebral.
             Ciclologia: o ciclo modus operandi da autorganização; o ciclo inteligência longeva–qualidade de vida intrafísica; o ciclo zona de conforto–autoposicionamento; o ciclo vital experiência do envelhescente–preparação para o próximo intermissivo; o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo planejamento-organização-realização.
             Enumerologia: a organização dos pensenes; a organização psicossomática; a organização bioenergética; a organização somática; a organização profissional; a organização financeira; a organização proexológica.
             Binomiologia: o binômio conscin trafor–conscin exemplarista; o binômio autogestão-empreendedorismo; o binômio zona de conforto–resgate consciencial; o binômio abertismo consciencial–renovação evolutiva; o binômio metas-acabativas; o binômio inteligência longeva–gescon atrativa; o binômio megafoco-megarresultado; o binômio aproveitamento do tempo–propósito de vida.
             Interaciologia: a interação exemplarista crianças-adolescentes-adultos-idosos; a interação tempo de vida–projetos conscienciais; a interação organização–bem-estar; a interação segurança residencial–projeto antiacidente; a interação envelhescente–cuidados preventivos; a interação capacidade funcional–longevidade produtiva; a interação tempo-pontualidade.
             Crescendologia: o crescendo abertismo consciencial–gescon; o crescendo tacon-tares; o crescendo fase adulta–terceira idade; o crescendo vontade-motivação-realização; o crescendo iniciativa-acabativa; o crescendo detalhe isolado–detalhe conjunto.
             Trinomiologia: o trinômio autorganização-autoprodutividade–autossatisfação; o trinômio determinação–concentração–retilinearidade pensênica; o trinômio exercício físico–saúde alimentar–saúde somática; o trinômio perda de tempo–atraso de vida–prejuízo financeiro; o trinômio repetição-aprendizagem-sinapse.
             Polinomiologia: o polinômio planejar-revisar-realizar-finalizar; o polinômio alimentação–atividade física–lazer–estudo; o polinômio infância–adolescência–juventude–adultidade–terceira idade; o polinômio autorganização-autodisciplina-autodesassédio-autossatisfação; o polinômio estudo-concentração-memorização-aprendizado; o polinômio ambiente moderno–locus ajustável–convivialidade sadia–saúde holossomática; o polinômio plano de saúde–consultas médicas regulares–chek-up–longevidade.
             Antagonismologia: o antagonismo megafoco / dispersão; o antagonismo autorganização proexológica / zona de conforto patológica; o antagonismo compléxis / incompléxis; o antagonismo proéxis / desvio de rota; o antagonismo vida desorganizada / vida organizada; o antagonismo priorização / despriorização.
             Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais a conscin se organiza, mais constata a desorganização; o paradoxo de quanto maior a prática assistencial a terceiros, maior a assistência a si próprio.
             Politicologia: a lucidocracia; a tecnocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a autodiscernimentocracia; a assistenciocracia; a proexocracia; a política da autorganização para facilitar o andamento da vida.
             Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da autopensenização proexogênica; a lei do exemplarismo consciencial; a lei de economia de males; a lei da ação e reação; as 14 leis racionais da proéxis; o Estatuto do Idoso (Lei N. 10.741 / 2003).
             Fobiologia: a organizaciofobia; a decidofobia; a voliciofobia; a proexofobia; a evoluciofobia; a disciplinofobia; a exemplofobia.
             Sindromologia: a síndrome de Diógenes; a profilaxia da síndrome do perfeccionismo; a eliminação da síndrome da procrastinação; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do pensamento acelerado; a síndrome da pressa; a síndrome do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Maniologia: a mania de arrumação exagerada; a mania de limpeza excessiva; a mania de não ter paciência de esperar; a mania de dramatizar; a infomania; a mania de querer manter controle; a mania de procrastinar.
          Mitologia: o mito de a conscin na terceira idade não ter estofo para se organizar; o mito de a autorganização ser desnecessária e perda de tempo; o mito da empresa próspera sem organização; o mito de a organização ter limite; o mito de todo o geronte ser senil; o mito de todo o idoso perder a capacidade de autogestão.
          Holotecologia: a autorganizacioteca; a administroteca; a coerencioteca; a metodoteca; a tecnoteca; a produtivoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Autorganizaciologia; a Autodiscernimentolologia; a Autodeterminologia; a Recinologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Interassistenciologia; a Completismologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin autorganizada; a conscin exemplarista; a conscin taquipsíquica; a conscin automotivada; a conscin persistente; a conscin higiênica; a conscin interassistencial; a pessoa comum.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o proexista; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o tenepessista; o pesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o homem de ação; o intermissivista; o pré-serenão vulgar; o detalhista; o estudioso; o planejador; o homem reflexivo; o voluntário; o pesquisador independente; o disciplinado; o pensenedor autocrítico.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a proexista; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a mulher de ação; a intermissivista; a pré-serenona vulgar; a detalhista; a estudiosa; a planejadora; a mulher reflexiva; a voluntária; a pesquisadora independente; a disciplinada; a pensenedora autocrítica.
          Hominologia: o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens geronticus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniautorganização na terceira idade = a prática de ordenar as áreas da vida atendendo às necessidades evolutivas egocármicas; maxiautorganização na terceira idade
= a prática de ordenar as áreas da vida atendendo às necessidades evolutivas grupocármicas; megautorganização na terceira idade = a prática de ordenar as áreas da vida atendendo às necessidades evolutivas policármicas.
          Culturologia: a cultura da autorganização; a cultura da proéxis; a cultura do exemplarismo; a cultura da harmonia ambiental; a cultura da motivação evolutiva; a cultura da prudência no dia a dia; a cultura da Reciclologia; a cultura da homeostase somática; a cultura da Pesquisologia.
          Priorização. Sob a ótica da Intrafisicologia, eis, na ordem alfabética, 7 áreas da vida da conscin intermissivista, prioritárias ao autodesenvolvimento, a serem investigadas e acompanhadas para manter o equilíbrio, almejando a autorganização e visando o cumprimento proexológico: En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 5
             1. Extrafisicalidade: as atividades e funções referentes ao parapsiquismo, tais como projeção extracorpórea, estados vibracionais, dinâmicas parapsíquicas, assins e desassins, encapsulamentos energéticos.
             2. Finanças: a vida financeira, receitas e despesas capazes de organizar a vida intrafísica.
             3. Interassistencialidade: a dedicação ao voluntariado, tares, gescons, tenepes e ofiex.
             4. Interconsciencialidade: os grupos sociais da conscin, somando família nuclear, relações afetivas e amigos.
             5. Intraconsciencialidade: o nível evolutivo de cada conscin em relação aos trafores, trafares, trafais, motivação, cognição, temperamento e História Pessoal.
             6. Profissão: a área do trabalho e o planejamento da sustentação financeira.
             7. Saúde: a atenção necessária à saúde do holossoma (soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma) e às questões de segurança.
             Precaução. Sob a ótica da Dessomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 procedimentos para a conscin intermissivista considerar, em qualquer idade intrafísica, e colocar em prática na preparação da próxima existência:
             01. Autocuidado: redobrar a Higiene Consciencial.
             02. Autopesquisa: aplicar a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
             03. Autorreflexão: refletir quanto ao foco proexológico e dar acabativa.
             04. Convivialidade: melhorar as interrelações pessoais.
             05. Desdramatização: conscientizar-se para a pré-dessoma e desdramatizar a morte.
             06. Interassistência: disponibilizar-se para a interassistência.
             07. Inventário: fazer o balanço de vida e avaliar se está superavitário.
             08. Perdas: melhorar a maneira de lidar com perdas materiais e de consciências.
             09. Rotina: ocupar-se com a rotina útil.
             10. Tanatofobia: reciclar o medo da morte.
             Cuidadologia. Mediante Profilaxiologia, eis, na ordem alfabética, em relação às fragilidades inerentes à vida longeva, 3 normas para a conscin idosa avaliar em relação à parassegurança:
             1. Cosmoética: experienciar a aplicação da Cosmoética.
             2. Segurança: apreciar a segurança na moradia.
             3. Vigilância: ser autovigilante ininterruptamente.
             Eudemonologia. A prioridade da conscin longeva perante a vida intrafísica deve ser pautada, em pelo menos 51% de bem-estar e bom humor, na dedicação voluntária aos projetos interassistenciais, recins necessárias à evolução e a preparação para a próxima existência, denotando felicidade íntima.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorganização na terceira idade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Alternância de tarefas: Alternanciologia; Neutro.
             02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
             03. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
             04. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
             05. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
             06. Autorganização nos estudos: Autorganizaciologia; Homeostático. 6                                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            07.  Autorganização proexogênica: Antidesviologia; Homeostático.
            08.  Benefício da autorganização: Organizaciologia; Homeostático.
            09.  Casa arrumada: Organizaciologia; Homeostático.
            10.  Casa segura: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            11.  Conscin organizadora: Holomaturologia; Homeostático.
            12.  Desafio da longevidade ativa: Intrafisicologia; Homeostático.
            13.  Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
            14.  Propósito de vida do idoso: Proexologia; Homeostático.
            15.  Técnica de autorganização: Autorganizaciologia; Homeostático.
   A AUTORGANIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE É CONDIÇÃO
        SINE QUA NON PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EVOLUTIVAS DA CONSCIN IDOSA NA INTRAFISICALIDADE,
       VISANDO REDUZIR OS RISCOS DE INCOMPLETISMO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora da terceira idade, alcançou as metas evolutivas sem embaraço? Organizou as diversas áreas da vida para evitar o incompletismo? Em qual nível?
            Bibliografia Específica:
            1. Ceotto, Bárbara; Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; pref. Felix Wong e Mário Oliveira; posf. Leonardo Rodrigues; revisor Leonardo Rodrigues; 224 p.; 16 caps.; 31 filmografias; 3 ilus.; 1 microbiografia; 73 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 81 a 87.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 245 a 248, 642, 648, 659, 673 e 836 a 839.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 25 a 65, 95 a 110, 115 a 167, 28 , 385 a 402 e 503 a 505.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 133, 233, 280, 281 e 282.


                                                                                                                      V. L. S.