Meta Existencial Final

A meta existencial final é o período conclusivo da vida humana, considerado de maneira realista e teática quanto à evolução pessoal, dentro do grupo evolutivo (famílias nuclear, profissional, consciencial), onde a conscin lúcida, já na terceira idade ou quarta idade, busca aproveitar, ao máximo, a finalização, acabativa ou coroamento da programação existencial (proéxis).

Você, leitor ou leitora, vivendo na terceira idade física, consegue encarar a meta existencial final com bom ânimo? Há ainda possibilidades de acréscimos cosmoéticos proexológicos à própria vida?

      META        EXISTENCIAL FINAL
                                       (PROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A meta existencial final é o período conclusivo da vida humana, considerado de maneira realista e teática quanto à evolução pessoal, dentro do grupo evolutivo (famílias nuclear, profissional, consciencial), onde a conscin lúcida, já na terceira idade ou quarta idade, busca aproveitar, ao máximo, a finalização, acabativa ou coroamento da programação existencial (proéxis).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo meta vem do idioma Latim, meta, “figura cônica; pirâmide; marco; baliza; meta (na carreira); ponto; extremidade; termo; fim”. Surgiu em 1572. O vocábulo existencial deriva do mesmo idioma Latim Tardio, existentialis, de existere, “aparecer; nascer; diexar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX. A palavra final procede também do idioma Latim, finalis, “relativo aos limites; que limita; que circunscreve; final”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Fase existencial final. 2. Recéxis final. 3. Conclusão existencial. 4. Soleira da intermissão.
          Neologia. As 3 expressões compostas meta existencial final, meta existencial final conclusiva e meta existencial final acrescentadora são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Meta existencial inicial. 2. Recéxis inicial. 3. Fase existencial inicial. 4. Meta da invéxis pessoal.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento ou autolucidez quanto à Evoluciologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Longevidade significa experiência.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: a grafopensenidade pessoal final; os ortopensenes; a ortopensenidade; a coesão íntima da maxipensenização; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
          Fatologia: a meta existencial final; os propósitos pessoais na Gerontologia; as perspectivas proexológicas; o recolhimento íntimo; as autorreflexões; o balanço da existência intrafísica; o inventário das realizações; a acabativa da fase executiva da vida humana; o autexame conscienciométrico; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a inteligência evolutiva (IE); a autocrítica; a aposentadoria; o envelhecimento; a longevidade; a terceira idade; a quarta idade; a saúde pessoal; as 3 doenças básicas habituais; as horas de sono; as horas da vigília física ordinária; o nível da autolucidez; o pé-de-meia; os hábitos arraigados; a autodisponibilidade; a força presencial; a cosmovisão final; o cenário pessoal; o teatro de operações proexológicas; o contexto da reciclagem existencial; a dificuldade das reciclagens existenciais; a reciclagem final; o balanço da vida pessoal; a soleira da intermissão; o preparo pessoal para a dessoma; o retorno à autoparaprocedência; a proéxis pessoal; a aplicação dos derradeiros recursos e potencialidades; as realizações faltantes; as últimas exemplificações; as restaurações; as recomposições; os resgates; o saldo pessoal; a obra escrita pessoal do intermissivista; a obra-prima pessoal; a despedida desta dimensão; o enterramento; o ideal da cremação; a doação de órgãos; o ato de encarar a ficha evolutiva sem constrangimentos; o autorrevezamento multiexistencial.
          Parafatologia: o emprego do autoparapsiquismo nas tarefas do esclarecimento (tares); o propósito gratificante de encarar proximamente as pararrealidades; o balanço da sinalética parapsíquica pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Gerontes.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a consciex; a Sociex; a equipex; o ambientex; a comunex; a euforex; a reurbex.
          Filiologia: a busca da neofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a gerontoteca; a proexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Intrafisicologia; a Gerontologia; a Cronêmica; a Intermissiologia; a Prospectiva; a Autoconscienciometrologia; a Inventariologia; a Voliciologia; a Decidologia; a Determinologia; a Recexologia; a Grupocarmologia; a Paraprocedenciologia; a Holocronologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a família nuclear; o elenco intrafísico; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o geronte; o veterano da vida; o avô de bom humor; o agente exemplificador; o intermissivista; o cognopolita sênior; os dependentes; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o minidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a geronte; a veterana da vida; a avó de bom humor; a agente exemplificadora; a intermissivista; a cognopolita; as dependentes; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a minidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens accumulator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: meta existencial final conclusiva = a da conscin geronte, lúcida, buscando a conclusão da proéxis pessoal; meta existencial final acrescentadora = a da conscin geronte, lúcida, completista, buscando a maximoréxis (moratória existencial máxima) pessoal.


                                                  VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a meta existencial final, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Acumulabilidade: Experimentologia; Neutro.
          03. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          04. Ciclo multiexistencial pessoal: Seriexologia; Neutro.
          05. Colheita intermissiva: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
          07. Jubileu evolutivo: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Proexograma: Proexologia; Homeostático.
          10. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. A ULTIMAÇÃO DA META EXISTENCIAL FINAL DA CONSCIN
 GERONTE PODE SIGNIFICAR A MEGAEUFORIA INTRAFÍSICA NA VIDA HUMANA, ANUNCIANDO A EUFORIA EXTRAFÍSICA (EUFOREX) PRÓXIMA, NA PÓS-DESSOMÁTICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivendo na terceira idade física, consegue encarar a meta existencial final com bom ânimo? Há ainda possibilidades de acréscimos cosmoéticos proexológicos à própria vida?
          Bibliografia Específica:
          1. O’Kelly, Eugene; & Postman, Andrew; Claro como o Dia: Como a Certeza da Morte mudou a minha Vida. Um Último Relato (Chasing Dayliht: How my Forthcoming Death Transformed my Life); trad. Regina Lyra; revs. Mônica Aggio; & Sheila Til; 156 p.; 7 caps.; 2 enus.; 1 ilus.; 21 x 14 cm; br.; Nova Fronteira; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 13, 14 e 91.