Interação Tenepessismo-Cuidadologia

A interação tenepessismo-Cuidadologia é a conjugação entre a prática da tenepes e os cuidados de enfermagem dedicados a alguém enfermo, notadamente em relação às pessoas idosas, gerontes homens ou mulheres, e a atenção relativa ao holossoma do tenepessista, objetivando a continuação da tarefa energética pessoal de modo a atuar em conformidade com a autoproéxis.

Você, leitor ou leitora, encontra-se na condição de tenepessista cuidador? Quais resultados evolutivos vem obtendo com essa interassistência?

      INTERAÇÃO TENEPESSISMO-CUIDADOLOGIA
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. A interação tenepessismo-Cuidadologia é a conjugação entre a prática da tenepes e os cuidados de enfermagem dedicados a alguém enfermo, notadamente em relação às pessoas idosas, gerontes homens ou mulheres, e a atenção relativa ao holossoma do tenepessista, objetivando a continuação da tarefa energética pessoal de modo a atuar em conformidade com a autoproéxis.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo ação deriva também do idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, e esta de agere, “obrar; agir”. Surgiu no Século XIII. O termo interação apareceu no Século XX. A palavra tarefa procede do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo energético provém do idioma Grego, energêtikós, “ativo; eficaz”. Apareceu no Século XX. O termo pessoal vem do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Surgiu no Século XIII. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. A palavra cuidado procede do idioma Latim, cogitatus, “meditado; pensado; refletido”, de cogitare, “agitar no espírito; remoer no pensamento; pensar; meditar; projetar; preparar”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Interação sustentabilidade tenepessística–Cuidadologia. 2. Interação desempenho tenepessístico–Cuidadologia. 3. Interação empreendimento tenepessístico–Cuidadologia. 4. Ação entre tenepessismo e Cuidadologia.
         Neologia. As 3 expressões compostas interação tenepessismo-Cuidadologia, interação primária tenepessismo-Cuidadologia e interação avançada tenepessismo-Cuidadologia são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
         Antonimologia: 1. Desunião entre tenepessismo e Cuidadologia. 2. Tenepessismo com desatenção quanto à própria saúde. 3. Prática tenepessística com negligência cuidadológica.
         Estrangeirismologia: o continuum da tenepes em qualquer circunstância.
         Atributologia: predomínio das parapercepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade complexiológica.
         Ortopensatologia: – “Cuidadologia. A Cuidadologia se insere entre as profissões que irão predominar no futuro da Socin, junto com a ocupação do cremador”.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência; o holopensene pessoal da Cuidadologia; o holopensene pessoal da tenepes; o foco permanente na manutenção da higidez pensênica; o holopensene terapêutico; os benignopensenes; a benignopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; a autopensenidade acolhedora; a pensenização pacificadora; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; o holopensene do trabalho em equipe.
         Fatologia: a autocompreensão quanto à egocarmalidade sadia; o cultivo e manutenção das amizades evolutivas; a autocompreeensão quanto à grupocarmalidade sadia; o fato de as carências do paciente poderem descompensar o assistente; o aprendizado ao cuidar de parente favorecendo a autoprofilaxia de futuras comorbidades; a dosagem da medida emocional regulando o atendimento correto; o diálogo tranquilizador com a conscin enferma ocasionando bem-estar íntimo para o tenepessista-cuidador; o diálogo franco evitando mágoas recíprocas; o limite do assistente; o limite do assistido; o diálogo encorajador; o ato de não abrir mão dos autocuidados com a saúde; a autoprofilaxia dos acidentes de percurso; a preocupação do tenepessista no planejamento da velhice; a valorização da vida mesmo com a saúde relativa; a eliminação gradativa das futilidades; o lazer planejado; a terceirização dos cuidados quando necessário; a certeza de ter feito o possível; o fato de reconhecer oportunidade evolutiva na Cuidadologia; a necessidade de o cuidador manter equilíbrio emocional ao interromper tarefas importantes para atender solicitações corriqueiras do idoso assistido; as autorrecins geradas pela empatia com o sofrimento da conscin enferma; a ampliação do afeto ao maior número de consciências; a sexualidade sadia do tenepessista sendo fator de alívio às tensões; o curso grupocármico da recomposição; o momento de auto e heterorreconciliações; a autoprecaução do tenepessista ao atender ex-algoz evitando se tornar o algoz atual; a oportunidade da remissão do tenepessista cuidando de ex-vítima; a magnanimidade do perdão; a autassistência doadora; o fato de aceitar o próprio nível evolutivo; a criatividade nas atividades laborais para o paciente levando descontração também para o cuidador; a autorrefratariedade sadia às emoções dos familiares favorecendo o esclarecimento na hora da dessoma do ente querido; a atenção redobrada às alterações fisiológicas no soma do tenepessista durante os períodos críticos da saúde da conscin pré-dessomante; as recins fortalecedoras da autocompreensão e heterocompreensão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais associadas à interassistência; as projeções conscienciais (PCs) assistenciais esclarecedoras das circunstâncias atuais; a certeza íntima do apoio de amparador de função da tenepes e do amparador da conscin enferma; os paracuidados dos amparadores ao tenepessista; as inspirações do amparador extrafísico qualificando os cuidados a serem prestados no dia a dia; a evitação das repercussões deletérias à saúde holossomática do tenepessista; a parassegurança durante os resgates às conseneres em distritos degradados; os paresclarecimentos prestados, durante a tenepes, à companhia extrafísica enferma do paciente assistido; o trabalho intenso de desassim dos tenepessistas atuantes na área da saúde; a paravisão das consciexes aviltadas no passado usufruindo das energias interassistenciais durante os cuidados diários; o parafato de a empatia pelo paciente amadurecer o parapsiquismo interassistencial do tenepessista; o desassédio mentalsomático possível do paciente geriátrico; a parassistência da tenepes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); a projeção lúcida (PL) e assistencial impedindo o vampirismo extrafísico aos pacientes no hospital; a iscagem lúcida das conseneres do assistido; a parapercepção da pulsação dos palmochacras e frontochacra durante a exteriorização das energias ao atender o paciente; a lucidez multidimensional ampliada, socorrendo as conseneres nos momentos críticos da dessoma; o paracuidado de não evocar consciex recém-dessomada; a assistência fraterna aos assediadores; a atenção redobrada aos ataques dos assediadores do assistido; a descoincidência vígil permitindo o paracérebro mais ativo; o hábito adquirido de exteriorizar energias profiláticas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocognição-heterocognição; o heterodesassédio resultante do sinergismo determinação-coragem; o sinergismo firmeza-carinho; o sinergismo bem estar–bem querer; o sinergismo equilibrio íntimo–equilíbrio do ambiente.
          Principiologia: o princípio do autocuidado constante; o princípio da autoimperdoabilidade e heteroperdoabilidade; o princípio da generosidade na prática; o princípio de honrar o direito alheio; o princípio da evolução interconsciencial; o princípio da omissuper; o princípio da discrição interassistencial.
          Codigologia: o código de Ética Extrafísica norteando os atendimentos durante as projeções conscienciais; a atualização e reformulação das cláusulas ultrapassadas do código pessoal de Cosmoética (CPC) em bases megafraternas.
           Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da evolução grupal; a teoria do corpo objetivo; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria de a interassistencialidade ser cláusula pétrea da proéxis.
           Tecnologia: as técnicas conscienciológicas embasadas no paradigma consciencial produzindo lucros evolutivos; a técnica autopesquisística dos registros diários; as técnicas motivacionais para o resgate dos trafores do assistido; a técnica de ouvir mais e falar menos; a técnica evolutiva de aplicar posses e recursos para assistir; a técnica da tenepes; as técnicas projetivas.
           Voluntariologia: o trabalho voluntário da tenepes somando energias, aportes e insights para os cuidados extras.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Parapercepciologia; o laboratório conscienciológico de Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico do Cosmograma.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Longevologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
           Efeitologia: o efeito do altruísmo na intraconsciencialidade do tenepessista; o efeito da Autocuidadologia na longevidade útil; os efeitos da euforin na satisfação em atender; os efeitos da autodeterminação e persistência contínua para transpor os próprios limites; o efeito da valorização das pequenas conquistas; o efeito da autodisciplina com o EV.
           Neossinapsologia: as neossinapses formadas a partir do autaprendizado da Cuidadologia; as neossinapses advindas de pensar o melhor para todos; as neossinapses formadas com os adcons; as neossinapses adquiridas no acolhimento às conseneres em resgates extrafísicos; as neossinapses da Higiene Consciencial; as neossinapses derivadas a partir da empatia; as neossinapses originadas com a autorreeducação afetiva do tenepessista.
           Ciclologia: o ciclo das recins para velhice produtiva interassistencial.
           Binomiologia: o binômio teática-verbação; o binômio gostar de si–gostar dos outros; o binômio angústia do passado–aflição em relação ao futuro; o binômio acoplamento interassistencial–atendimento multidimensional; o binômio tenepessista duplista-cuidador–tenepessista duplista-assistido; o binômio admiração-discordância; o binômio assim-desassim.
           Interaciologia: a interação tenepessismo-Cuidadologia; a interação Autocuidadologia-Autassistenciologia; a interação Autocuidadologia-Autodesassediologia; a interação Autocuidadologia-Homeostaticologia; a interação solidariedade-amparabilidade.
           Crescendologia: o crescendo querer ajudar–compromisso em assistir; o crescendo da assistência; o crescendo segurança-parassegurança; o crescendo minitrafores-megatrafores cuidadológicos.
           Trinomiologia: o trinômio laços afetivos–consciexes envolvidas–interassistência grupal; o trinômio julgar fatos–controlar emoções–admitir limites; o trinômio alimentação saudável–atividade física–cérebro saudável; o trinômio longevidade-intelectualidade-megagescon.
           Polinomiologia: o polinômio iscagem lúcida–psicosfera acolhedora–assimilação–doação–desassim.
           Antagonismologia: o antagonismo cuidador generoso / cuidador déspota; o antagonismo ênfase nas dificuldades / foco nas possibilidades; o antagonismo evocações intencionais para assistir / evocações doentias assediadoras; o antagonismo identidade assistencial / identidade assistencialista.
           Paradoxologia: o paradoxo de o tenepessista assistente poder vir a ser tenepessista assistido; o paradoxo de, ao assistir também ser assistido; o paradoxo da flexibilidade pensênica não representar tibieza consciencial.
           Politicologia: a tenepessocracia; a lucidocracia; a amparocracia; a consciencioterapeuticocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a desassediocracia.
           Legislogia: as leis do Paradireito contemplando a assistência a todas as consciências; a lei da responsabilidade pelo conhecimento.
           Filiologia: a interassistenciofilia; a autopesquisofilia; a conviviofilia; a autodiscernimentofilia; a higienofilia; a grupofilia; a conscienciofilia.
           Fobiologia: a tanatofobia; as fobias e traumas do passado; a xenofobia.
           Sindromologia: a síndrome de burnout; a síndrome ectoplásmica.
           Maniologia: a nosomania.
           Holotecologia: a sinaleticoteca; a parapsicoteca; a recexoteca; a maturoteca; a experimentoteca; a comunicoteca; a cosmoeticoteca.
           Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Parassociologia; a Descoincidenciologia; a Energossomatologia; a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia; a Conscienciologia; a Projeciologia; a Profilaxiologia; a Dessomatologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin tenepessista-cuidadora; a conscin tenepessista longeva; a conscin agente evolutivo; a conscin benévola; a isca humana lúcida; o ser desperto.
           Masculinologia: o conscienciólogo; o amparador intrafísico; o consciencioterapeuta; o cognopolita interassistencial; o acoplamentista; o atacadista consciencial; o autodecisor; o conscienciômetra; o conviviólogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o proexista; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o autopesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário; o ofiexista.
           Femininologia: a consciencióloga; a amparadora intrafísica; a consciencioterapeuta; a cognopolita interassistencial; a acoplamentista; a atacadista consciencial; a autodecisora; a conscienciômetra; a convivióloga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a proexista; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a autopesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária; a ofiexista.
           Hominologia: o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens curator; o Homo sapiens energovibrator; o Homo sapiens attractivus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens projectus; o Homo sapiens sustentatus; o Homo sapiens parapsychicus cosmoethicus; o Homo sapiens autolucidus.


                                           V. Argumentologia

           Exemplologia: interação primária tenepessismo-Cuidadologia = aquela otimizadora da higiene física e mental do tenepessista em prol da assistência qualificada aos enfermos; interação tenepessimo-Cuidadologia avançada = aquela otimizadora da atuação lúcida do tenepessista pelo paracérebro conjuminando o equilíbrio entre autocuidados e interassistência aos enfermos.
           Culturologia: a cultura da empatia; a cultura da amizade; a cultura da interdependência; a cultura da saúde holossomática.


                                              VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação tenepessismo-Cuidadologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático.
            02.  Assistido insatisfazível: Interassistenciologia; Nosográfico.
            03.  Comorbidade: Parapatologia; Nosográfico.
            04.  Conscin do bem: Pacifismologia; Neutro.
            05.  Cuidadologia: Interassistenciologia; Homeostático.
            06.  Cuidador multidimensional: Interassistenciologia; Homeostático.
            07.  Cuidador voluntário: Interassistenciologia; Homeostático.
            08.  Dependência indireta: Conviviologia; Neutro.
            09.  Filha cuidadora: Interassistenciologia; Homeostático.
            10.  Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
            11.  Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
            12.  Interação cuidador-paciente: Interassistenciologia; Neutro.
            13.  Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
            14.  Princípio da prioridade compulsória: Holomaturologia; Homeostático.
            15.  Prioridade cuidadológica: Assistenciologia; Homeostático.
 A VIVÊNCIA LÚCIDA DA INTERAÇÃO TENEPESSISMO-CUIDADOLOGIA LEVA O ASSISTENTE A COMPREENDER
   A NECESSIDADE DO USO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA
        DE ACORDO COM AS LEIS DO MAXIFRATERNISMO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, encontra-se na condição de tenepessista cuidador? Quais resultados evolutivos vem obtendo com essa interassistência?
            Bibliografia Específica:
            1. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; revisores Dayane Rossa; et al.; 394.; 1 foto; glos.; alf.; 23 x 16 x 1,5cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; página 217.
            2. Schreiber, David Servan; Anticânce: Prevenir e Vencer Usando nossas Defesas Naturais; (Anticancer
– Prévenir et Lutter grâce à nos Défènses Naturelles); revisores Raquel Correa, Rita Godoy, Ana Julia Cury; trad. Rejane Janowitzer e Regiane Winarski; 312 p.; 12 caps, 1 microbiografia; 1 foto; capa Tecnopop; imagem de capa E, Robert Espalieu; 2a ed. Revisada e ampliada; Fontanar; Rio de Janeiro, RJ; 2011; página 127.
            3. Silva, Marco Aurélio Dias da; Quem ama não adoece; 433 p.; 4 seções; 22 caps.; 3 fig.; 1 tab.; 1 sumário; 13 quadros sinóticos; 5 gráf.; 77 ref. bibl.; 2 fotos; capa e proj. gráfico Júlio Moreira; foto de capa Grupo Keystone; 38 a Ed.; Best Seller; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 16, 376, 377 e 385.
            4. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 67, 83, 138, 139 e 145.
            5. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 552 e 553.
            6. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 1ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas. 267 a 279.
            7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 462.
            8. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 1999; páginas. 141, 147, 170 a 172, 357, 468, 691, 701 e 723.
           9. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas. 403 e 405.


                                                                                                                      I. F.