A Instituição Conscienciocêntrica é aquela concentradora das atividades nas autopesquisas da consciência e na reeducação consciencial, a partir da razão social e dos estatutos legais transparentes, sendo intrínseca, cosmoética e consciencialmente sadia.
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INSTITUIÇÃO CONSCIENCIOCÊNTRICA (CONSCIENCIOCENTROLOGIA) I. Conformática Definologia. A Instituição Conscienciocêntrica é aquela concentradora das atividades nas autopesquisas da consciência e na reeducação consciencial, a partir da razão social e dos estatutos legais transparentes, sendo intrínseca, cosmoética e consciencialmente sadia. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo instituição vem do idioma Latim, institutio, “criação; formação”. Surgiu no Século XV. O vocábulo consciência provém do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este deriva do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição cêntrico procede também do idioma Latim, centrum, e este do idioma Grego, kéntron, “centro”. Surgiu, em cultismos da Terminologia Científica, no Século XVIII. Sinonimologia. Eis 12 áreas com diferenças evidentes, contudo convergentes nos significados do amplo universo da progressão sinonímica da Instituição Conscienciocêntrica, dispostas na ordem alfabética de especialidades da Conscienciologia: 01. Assistenciologia: estabelecimento assistencial da tares; polo de voluntariado democrático assistencial. 02. Comunicologia: IC; instituição de propagação das verdades relativas de ponta. 03. Conscienciocentrologia: academia do paradigma consciencial; instituição conscienciológica; polo aglutinador de ex-alunos dos Cursos Intermissivos (CIs). 04. Cosmoeticologia: centro de universalismo cosmoético. 05. Evoluciologia: campus de conscientização da inteligência evolutiva (IE); incubadora de gestações conscienciais; instituição avançada. 06. Experimentologia: centro do anticlonismo da força de trabalho. 07. Grupocarmologia: empresa do predomínio do vínculo consciencial. 08. Holomaturologia: centro da tares antidoutrinária; laboratório de autoconscientização multidimensional; polo do antifanatismo. 09. Homeostaticologia: laboratório da homeostase holossomática. 10. Mentalsomatologia: centro lúcido da Filosofia Conscienciocêntrica; espaço gerador de fatores racionais; núcleo de autopesquisas do discernimento; Universidade Aberta do Voluntariado. 11. Parapedagogiologia: escola da antinculcação franca; organização de pesquisas convencionais e não-convencionais. 12. Recexologia: invexolândia; recexolândia. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo instituição: institucional; institucionalização; institucionalizada; institucionalizado; institucionalizar; instituída; instituído; instituidor; instituidora; instituir; reinstituir. Neologia. As 3 expressões compostas Instituição Conscienciocêntrica, Instituição Conscienciocêntrica Nova e Instituição Conscienciocêntrica Veterana são neologismos técnicos da Conscienciocentrologia. Antonimologia. Eis 12 áreas com diferenças evidentes, contudo convergentes nos significados do amplo universo da progressão antonímica da instituição conscienciocêntrica, dispostas na ordem alfabética de especialidades da Conscienciologia: 01. Assistenciologia: casa assistencial da tacon; estabelecimento de assistencialismo. 02. Comunicologia: imprensa marrom; instituição de propagação de verdades incompletas. 03. Conscienciocentrologia: empresa do capitalismo selvagem; instituição convencional; negociosismo; organização materialista. 04. Cosmoeticologia: núcleo belicista; polo de antiuniversalismo. 05. Evoluciologia: instituição pré-maternal; instituição primária; instituição religiosa. 06. Experimentologia: convento religioso; polo de voluntariado religioso. 07. Grupocarmologia: empresa de predomínio do vínculo empregatício; instituição total; organização teológica. 08. Holomaturologia: centro de manutenção da dependência consciencial; instituição dogmática; instituto de práticas beatas. 09. Homeostaticologia: centro de lazer (promiscuidade). 10. Mentalsomatologia: centro da Filosofia Materialista; centro de conhecimento especulativo. 11. Parapedagogiologia: centro de sacralizações; educandário de ensino teológico; núcleo de lavagens subcerebrais. 12. Recexologia: casa de doutrinação sectária; instituições de fanatismos, dogmatismos e intolerâncias. Estrangeirismologia: o Administrarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à evolução da consciência. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene grupal da convivialidade produtiva; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene institucional. Fatologia: a Instituição Conscienciocêntrica; as pesquisas da Conscienciologia; o paradigma consciencial; o vínculo consciencial; a instituição interassistencial; a instituição cosmoética; a grupocarmalidade; a maxiproéxis; os empreendimentos conscienciocêntricos; as parcerias cosmoéticas; os benefícios do voluntariado; a redução dos conflitos de interesse; o somatório teático dos megatrafores; a autoconsciencialidade comunitária moderna; a autocompreensão da Conscienciologia; o Terceiro Setor; o Complexo Conscienciocêntrico de Foz do Iguaçu; a Cognópolis; as 17 ICs da Conscienciologia (Ano-base: 2007); a reurbanização intrafísica (reurbin). Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a instituição com bases parapsíquicas; o predomínio da Homeostática na Paragenética. III. Detalhismo Tecnologia: as técnicas avançadas da Conscienciologia. Enumerologia: o neoparadigma; as neoenergias; os neopensenes; as neorrealidades; as neotécnicas; os neoempreendimentos; as neoperspectivas. Binomiologia: o binômio empenho grupal–saldo evolutivo. Trinomiologia: o trinômio Conscienciologia-Conscienciometrologia-Consciencioterapia. Antagonismologia: o antagonismo Conscienciologia / Materiologia. Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a cosmocracia. Filiologia: a conscienciofilia; a neofilia. Holotecologia: a consciencioteca. Interdisciplinologia: a Conscienciocentrologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Holofilosofia; a Intermissiologia; a Intrafisicologia; a Proexologia; a Pesquisologia; a Exemplologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens professionalis; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens reeducator. V. Argumentologia Exemplologia: Instituição Conscienciocêntrica Nova = aquela criada recentemente; Instituição Conscienciocêntrica Veterana = aquela com, pelo menos, duas décadas de funcionamento regular. Conscienciocentrologia. As Instituições Conscienciocêntricas (ICs), pesquisadas por intermédio da Conscienciocentrologia, privilegiam a consciência como foco primordial de qualquer investigação técnica. Voluntariologia. A Instituição Conscienciocêntrica funciona a partir do voluntariado, ou seja, da disponibilização espontânea de tempo e conhecimento de pessoas das mais variadas idades, etnias, formações culturais e profissionais. Megafraternologia. O voluntariado, nas tarefas do esclarecimento (tares), é o sucesso da megafraternidade. As edições dos livros sobre a Conscienciologia, por exemplo, não recebem nenhuma dotação orçamentária municipal, estadual, federal ou internacional. Tais publicações são resultados exclusivos do trabalho de voluntárias e voluntários não-remunerados, ponto a favor da liberdade de expressão democrática e da heterocrítica construtiva. Vinculologia. As pessoas atuantes nas Instituições Conscienciocêntricas desenvolvem o vínculo consciencial em detrimento do vínculo empregatício. O vínculo consciencial sobrevém quando as ideias e os interesses estão acima do monetarismo ou do dinheirismo da Socin capitalista, individualista e materialista. Assistencialidade. A motivação dos voluntários das ICs está pautada na realização das tarefas esclarecedoras sobre a evolução consciencial através de informações capazes de extrapolar a mera realidade humana, configurando-se, assim, como polos assistenciais avançados. Responsabilidade. As ICs exercem a responsabilidade social e parassocial, considerando o ambiente intrafísico e o ambiente extrafísico, a partir da conscientização e do auxílio às inúmeras consciências – conscins, consciexes – necessitadas de assistência e solidariedade. Profissionalismo. A melhoria do profissionalismo dos voluntários é promovida pelas ICs a partir do contato com estudos regulares sobre a temática da Cosmoeticologia. A Cosmoética liberta. União. A união e os trabalhos interativos das ICs buscam a consagração técnica e o reconhecimento legal da neociência Conscienciologia, e respectivas subdisciplinas geradas a partir da Ciência das Ciências. Holopensenologia. Felizmente, nos trabalhos libertários, no contrafluxo da Socin ainda patológica, já existe o holopensene receptivo para pesquisar temas tão transcendentes, por exemplo, quanto às consréus e às reurbanizações extrafísicas, dentro da microminoria constituída por milhares de voluntários e colaboradores das ICs, pessoas jurídicas independentes, de utilidade pública, por exemplo, estas 17 listadas na ordem cronológica de fundação: 01. Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; 16 de Janeiro de 1988. 02. Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 14 de Julho de 1995. 03. International Academy of Consciousness (IAC), Lisboa, Portugal; 28 de Outubro de 2000. 04. Associação Internacional para Evolução da Consciência (ARACÊ), Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil; 14 de Abril de 2001. 05. Organização Internacional da Consciencioterapia (OIC), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 06 de Setembro de 2003. 06. Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 22 de Julho de 2004. 07. Associação Internacional Editares (EDITARES), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 23 de Outubro de 2004. 08. União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 22 de Janeiro de 2005. 09. Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 22 de Abril de 2005. 10. Associação Internacional para Intercâmbio Acadêmico Sino-Brasileiro (IASB), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 25 de Junho de 2005. 11. Associação Internacional dos Campi de Pesquisas da Conscienciologia (INTERCAMPI), Natal, RN, Brasil; 23 de Julho de 2005. 12. Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 24 de Julho de 2005. 13. Associação Internacional de Conscienciometrologia Interassistencial (CONSCIUS), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 24 de Fevereiro de 2006. 14. Associação Internacional de Conscienciologia para a Infância (EVOLUCIN), Porto Alegre, RS, Brasil; 29 de Julho de 2006. 15. Associação Internacional da Programação Existencial (APEX), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 20 de Fevereiro de 2007. 16. Polo Conscienciocêntrico Discernimentum (DISCERNIMENTUM), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 14 de Outubro de 2007. 17. Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA), Foz do Iguaçu, PR, Brasil; 21 de Outubro de 2007. Instituições. A fundação de ICs diferentes, em localidades, culturas e finalidades reeducativas diversas, é extremamente importante para espalhar, pelos exemplos do voluntariado, e diversificar, por intermédio de múltiplas fontes, os estoques das informações já existentes sobre as verdades relativas de ponta (verpons) dos princípios teáticos da Conscienciologia, as assinaturas pensênicas menos impermanentes. Priorologia. Tais fatos importam sobretudo e são mais prioritários em relação ao reconhecimento oficial da Conscienciologia pelos luminares das Ciências convencionais, profissionais sem o voluntariado cosmoético, dedicados de modo específico ao estudo do soma, movidos naturalmente pela sobrevivência humana e o vil metal. Situação evolutivamente compreensível. Vanguarda. Neste ponto crítico, a Conscienciologia, o paradigma consciencial e o vínculo consciencial estão indiscutivelmente na vanguarda, à frente das universidades em geral. Autopesquisologia. A autopesquisa da conscin lúcida e interessada, não podemos esquecer, independe dos pareceres das consciências materialonas dos próprios cientistas convencionais, das afirmativas das Ciências Humanas e até das opiniões exaradas na Enciclopédia da Conscienciologia. ECP2. O Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2), do IIPC, tem, dentro dos objetivos em vista, a consecução de minirreurbanizações extrafísicas localizadas, sob a assistência de amparadores extrafísicos, evoluciólogos e Serenões. Abordagens. É preferível, e muito mais simpático, analisar o lado melhor dos fatos. Contudo, nem sempre tal abordagem, setorizada e seletiva, permite a completude da pesquisa, anatomizando a face pior das coisas a fim de eliminar o lado patológico. Naturezas. É consenso no âmbito da Experimentologia, em especial da refutação científica e da Lexicologia, ser a heterocrítica ao argumento, e não à pessoa do argumentador, atitude cosmoética e útil por intermédio de manifestações lógicas de duas naturezas antagônicas: 1. Construtiva. A heterocrítica construtiva, mais fácil, em geral superficial e de efeitos sadios fugazes, mero paliativo ambulatorial. Muitas vezes expressa o placebo da tarefa assistencial da consolação (tacon). É a doação demagógica do sapato do pé esquerdo. 2. Destrutiva. A heterocrítica destrutiva, mais difícil, por ser profunda e de efeitos homeostáticos duradouros, a grande cirurgia reparadora. Bastas vezes representa a megarreciclagem sadia da tarefa assistencial do esclarecimento (tares). É a doação integral do par de sapatos. Destrutologia. Apesar das aparências catastróficas, o ato de destruir, frequentemente, equivale a construir no universo da criticidade, quando cosmoética. O fato faz lembrar as forças da Natureza quando violentam a vida humana. A bonança surge depois da tempestade. Cuidados. No ato da heterocrítica destrutiva, a conduta cosmoética é atacar o argumento sem ironia, sem carregar no sen do antipensene, sem endurecer e nem radicalizar. Isso equivale à cirurgia do encéfalo, mas exige cuidados especiais a fim de se evitar “o bisturi seccionador da artéria do paciente”, neste caso, o responsável pelos conceitos ou hipóteses sob o ataque da refutação e, não raro, sentindo-se mutilado mentalsomaticamente no ato. Tecnologia. Segundo a Impactoterapia Cosmoética e, frequentemente, cirúrgica, não se elimina o ruim, o péssimo, o pior, o anticosmoético, o viciado ou o patológico por meio de meros conceitos “água com açúcar” (diabéticos), eufemismos, silogismos, sofismices, falácias, hipocrisias ou farisaísmos. Em certos casos são necessários o texto forte e a linguagem em alta tensão. Verdade. Sem o choque mentalsomático da destruição da antiga mentira absolutista, bem-enraizada e consolidada, torna-se impraticável construir a verdade relativa de ponta, original, universalista, libertária. Paradigma. O paradigma, por exemplo, pode ser absolutista. Meia-verdade. A meia-verdade não é o ideal perante a verdade relativa de ponta. Recexologia. Não há recéxis substancial sem destruição do inútil ou imprestável. A técnica de começar de novo pode abranger jogar as coisas velhas fora, expurgando os tradicionalismos incrustados, obsoletos, jurássicos. Reeducação. A reeducação da racionalidade das conscins é a melhor eficácia no combate político e revolucionário às injustiças humanas. A reeducação consciencial começa pelas experimentações pessoais. Os experimentos pessoais qualificam a força presencial e o exemplarismo da personalidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Instituição Conscienciocêntrica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Coexistência institucional: Conscienciocentrologia; Neutro. 2. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático. 3. Escala dos autores mentaissomáticos: Mentalsomatologia; Homeostático. 4. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro. 5. Iniciativa planetária pioneira: Experimentologia; Homeostático. 6. Megaempreendimento conscienciológico: Conscienciocentrologia; Homeostático. 7. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático. PRINCÍPIO DA INSTITUIÇÃO CONSCIENCIOCÊNTRICA: – NÃO ACREDITE EM NADA NEM EM NINGUÉM. NEM MESMO NA FALA DOS OUTROS OU NESTE VERBETE. FAÇA AUTOPESQUISAS TEÁTICAS SOBRE O ASSUNTO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, colabora, na condição de voluntário ou voluntária, em alguma Instituição Conscienciocêntrica? Qual tarefa você desempenha no grupo?