Idoso Pré-Dessomático Autorreflexivo

O idoso pré-dessomático autorreflexivo é a conscin geronte, homem ou mulher, saudável, lúcida e autopacificada, mantendo a introspecção sadia na fase acabativa da proéxis, para avaliar cosmoeticamente o balanço de atos reciclogênicos, ciente da possibilidade de desativação próxima do corpo físico em virtude da idade cronológica avançada.

Você, leitor ou leitora, já assumiu a crescente autorresponsabilidade evolutiva exigida para acelerar o autodiscernimento na maturidade? Ou está deixando para ampliar a autorreflexão no período pré-dessomático com idade avançada?

      IDOSO        PRÉ-DESSOMÁTICO AUTORREFLEXIVO
                                        (RECEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O idoso pré-dessomático autorreflexivo é a conscin geronte, homem ou mulher, saudável, lúcida e autopacificada, mantendo a introspecção sadia na fase acabativa da proéxis, para avaliar cosmoeticamente o balanço de atos reciclogênicos, ciente da possibilidade de desativação próxima do corpo físico em virtude da idade cronológica avançada.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo idade é de origem controversa. O termo idoso surgiu no Século XIV. O prefixo pré vem do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. A palavra descartar é constituída pela preposição des, igualmente do idioma Latim, de, “de cima de; de fora de; procedente de; em; sobre; no alto de; debaixo de; depois de; do meio de; à custa de; feito de; em vez de; em função de; acerca de; contra”, e pelo elemento de composição cart, do mesmo idioma Latim, charta, e esta do idioma Grego, khártés, “folha de papel; folha escrita; livro; registro público; documentos escritos”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo somático deriva do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede igualmente do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo reflexão provém do idioma Latim Tardio, reflexio, “ação de voltar para trás”, de reflexum, e este de reflectere, “recurvar; encurvar; vergar; dobrar; voltar; prestar atenção; refletir”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Geronte introspectivo lúcido pré-dessomático. 2. Idoso autorreflexivo próximo à dessoma. 3. Conscin provecta autolúcida pré-dessomante. 4. Conscin autorreflexiva idosa.
          Neologia. As 3 expressões compostas idoso pré-dessomático autorreflexivo, idoso pré-dessomático autorreflexivo instável e idoso pré-dessomático autorreflexivo estável são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 1. Adulto saudável longevo. 2. Idoso alienado pré-dessomante. 3. Geronte inconsciente. 4. Conscin jovem.
          Estrangeirismologia: a revisão do curriculum vitae; o upgrade consciencial na maturidade; o tour de force evolutivo pré-dessomático.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconscientização multidimensional (AM).
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: Pré-dessoma: megaoportunidade autorreflexiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Recexologia; o holopensene pessoal da Seriexologia; o holopensene pessoal da desdramatização da morte; o holopensene libertador pela Dessomatologia; o holopensene da autoconscientização multidimensional; o holopensene evolutivo; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os geropensenes; a geropensenidade; o holopensene pessoal da autorrenovação continuada; a autorreeducação da pensenidade intraconsciencial; o holopensene dos esforços pessoais eficazes; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a priorização do pen nas manifestações pensênicas; o holopensene pessoal da maturidade consciencial; o holopensene assistencial; o holopensene hígido do dessomante; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a autorreflexão na fase final da maturidade; o recolhimento íntimo; o balanço da existência intrafísica; as reflexões sobre a própria dessoma; a relevância do preparo para a partida lúcida desta dimensão independentemente da idade cronológica e do estado de saúde física; a dessoma entre as poucas certezas da vida; o abertismo consciencial; a crise positiva de crescimento; o desapego pré-dessomático; a desdramatização da própria dessoma; a prospectiva de dessomar com dignidade; a autorreflexão continuada na velhice; a revisão das metas da programação existencial; a constante autocrítica cosmoética para superação de melindres recorrentes na fase do envelhecimento; a escrita de verbetes na fase pré-dessomática, desmistificando a senilidade; as dificuldades nas reciclagens existenciais; o acerto de rota antes da dessoma; a determinação de autocorreção no final da vida intrafísica; as obrigações omissas, esquecidas, não percebidas deixadas no acostamento do caminho humano; o autesforço para superar o tempo desperdiçado; o darse conta das oportunidades perdidas; a aplicação do enfoque da consciencialidade multidimensional; o inventário das realizações; o estudo da Dessomatologia visando à profilaxia da parapsicose pós-dessomática; o coroamento dos esforços evolutivos na conclusão da etapa existencial intrafísica; o autexame conscienciométrico da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as energias conscienciais (ECs) continuamente renovadas; as projeções lúcidas preparando a megarrenovação intermissiva; o esclarecimento às consciexes recém-dessomadas; o alvo mental na projeção lúcida final amparada.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intenção-autorreflexão; o sinergismo neofilia-conhecimento-autoconscientização; o sinergismo maturidade lúcida–produtividade ampliada; o sinergismo mente sã–corpo saudável; o sinergismo reconciliação–dessoma saudável; o sinergismo abertismo consciencial–aprendizado dessomatológico–tranquilidade íntima.
          Principiologia: o princípio da fragilidade e transitoriedade do corpo físico; o princípio da inexistência da morte da consciência; o princípio de a autobagagem cognitiva sobreviver às dessomas; o princípio da multidimensionalidade consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da evolução consciencial interminável; o princípio da descrença (PD); o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio do determinismo evolutivo; o princípio “ninguém perde ninguém”; o princípio de a morte ser apenas mudança de dimensão.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de prioridades evolutivas frente à dessoma iminente.
          Teoriologia: a teoria do choque consciencial da dessoma; a teoria e a prática da vida humana sadia notadamente na velhice; a teoria da espiral evolutiva consciencial inarredável e infinita; a teoria da autorganização; a teoria da persistência; a teoria dos acertos grupocármicos.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do conscienciograma; a técnica do autovivenciograma; a técnica do cosmograma; a técnica do autenfrentamento e superação do luto; a técnica do estado vibracional.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico motivador da autorreflexão diante da dessoma; o voluntariado praticado com força de vontade inquebrantável.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório grupal Serenarium; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível dos Amparadores; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: o efeito do aprendizado dessomatológico; o efeito da substituição do emocionalismo pela racionalidade; o efeito repercussivo das realizações autorreflexivas na maturidade; o efeito da ampliação cultural pela autopesquisa; o efeito positivo do autexemplo para os demais gerontes; o efeito teático da autopacificação íntima no entendimento dessomático; os efeitos da aceitação da própria mortalidade refletindo no lidar com a dessoma alheia; os efeitos da consciência tranquila no enfrentamento sereno da dessoma iminente.
          Neossinapsologia: as neossinapses propiciando a mudança de paradigma; as neossinapses das renovações neofílicas; as parassinapses evolutivas; as neossinapses da expansão da hiperacuidade; as neossinapses mesológicas ressignificadas; a importância da pesquisa exaustiva e da sistematicidade nos estudos, na terceira idade, sendo condição indispensável à criação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo da autorreflexão na maturidade; a autocompreensão do ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo das neoideias reeducadoras; o ciclo dos autenganos evolutivos mantenedor das automimeses; a ruptura do ciclo estagnador nascimento-casamento-morte; a ressignificação do ciclo cultural mãe-filha-avó; o rompimento do ciclo velhice-pijama-asilo; o ciclo evolutivo pessoal (CEP); o ciclo apego-desapego; o ciclo ressoma-dessoma.
          Enumerologia: a autorreflexão cognitiva na pré-dessoma; a autorreflexão cosmoética na pré-dessoma; a autorreflexão emocional na pré-dessoma; a autorreflexão pensênica na pré-dessoma; a autorreflexão cultural na pré-dessoma; a autorreflexão mentalsomática na pré-dessoma; a autorreflexão proexológica na pré-dessoma. A flexibilização postural; a priorização do tempo restante; a valorização da autevolução; a qualificação da convivialidade; a assunção proexológica; a reestruturação energética; a autovigilância constante da intenção.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio disciplina-crescimento; o binômio constância-tecnicidade; o binômio conquistas-fracassos; o binômio persistência-paciência; o binômio reeducação-coragem; o binômio reeducação-longevidade; o binômio descarte somático–retorno extrafisico; o binômio fechar os olhos–abrir os paraolhos; o binômio dimensão física–dimensão extrafísica.
          Interaciologia: a interação vontade-ação; a interação autodeterminação-autodiscernimento; a interação autolucidez–aceleração evolutiva; a interação autopesquisa constante–autorrenovação infindável; a interação autolucidez-reciclagem; a interação medo de viver–medo de sofrer–medo de morrer.
          Crescendologia: o crescendo fechadismo consciencial–abertismo consciencial; o crescendo insatisfação-autorreflexão-autorredefinição; o crescendo análise-síntese-renovação; o crescendo emocionalidade-racionalidade; a evitação laboriosa do crescendo melin-melex.
          Trinomiologia: o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio vontade-ação-mudança; o trinômio autodescoberta-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio primeira dessoma–cremação do soma–segunda dessoma; o trinômio ressoma-dessoma-intermissão.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio sentido-intensidade-velocidade-aceleração do investimento na autorreflexão pré-dessomática.
          Antagonismologia: o antagonismo engano / reparo; o antagonismo retrocesso / avanço; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo tradição / renovação; o antagonismo idoso jovem / jovem velho; o antagonismo idoso depressivo / idoso otimista; o antagonismo liberdade / sujeição; o antagonismo religiosidade / consciencialidade; o antagonismo morte / dessoma; o antagonismo consciência imperecível / soma perecível; o antagonismo egoísmo / desapego.
          Paradoxologia: o paradoxo da autorreflexão na maturidade, quando há maior resistência às mudanças; o paradoxo de, quanto mais se estuda a dessoma, mais se valoriza a vida; o paradoxo de a morte não ser o fim, mas nova vivência intermissiológica; o paradoxo de a dessoma digna estar entre as maiores lições da vida da conscin.
          Politicologia: a evoluciocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a cognocracia; a dessomatocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à autorreflexão; a lei da seriéxis; a lei da evolução consciencial; a lei do maior esforço aplicada à vida intrafísica.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a determinofilia; a conviviofilia; a decidofilia; a recexofilia; a intelectofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia; a autorganizaciofilia; a amparofilia; a lucidofilia; a autopesquisofilia; a laborfilia.
          Fobiologia: a autorreflexofobia; a neofobia; a autocriticofobia; a recinofobia; a recexofobia; a gerontofobia; a superação da tanatofobia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da menos-valia; a erradicação da síndrome da mediocrização; a superação da síndrome do vazio existencial pelo entendimento da dessoma.
          Mitologia: o mito da fragilidade humana; o mito da evolução sem autesforços; os mitos sobre o descarte do soma; o mito da finitude consciencial com a morte biológica; o mito de tudo ser para sempre; o mito do céu e do inferno; o mito de falar em dessoma atrair a morte.
          Holotecologia: a evolucioteca; a recexoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a mentalsomatoteca; a consciencioteca; a pensenoteca; a dessomatoteca; a convivioteca; a assistencioteca; a somatoteca; a gerontoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Reeducaciologia; a Somatologia; a Autopriorologia; a Ortopensenologia; a Priorologia; a Mentalsomatologia; a Intrafisicologia; a Pesquisologia; a Exemplarismologia; a Autopensenologia; a Consciencioterapeuticologia; a Projeciologia; a Conviviologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Tanatologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin de idade física avançada; a conscin neofílica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser assistencial; a consciex amparadora; a conscin reciclante; a conscin aprendiz; o ser desperto; o ser assistencial; a conscin amparadora; a conscin reflexiva.
          Masculinologia: o idoso pré-dessomático autorreflexivo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o tenepessista; o pesquisador; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o dessomatólogo; o dessomante.
          Femininologia: a idosa pré-dessomática autorreflexiva; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a dessomatóloga; a dessomante.
          Hominologia: o Homo sapiens dessomaticus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autoeducabilis; o Homo sapiens autodidacticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: idoso pré-dessomático autorreflexivo instável = o geronte lúcido quanto ao descarte próximo do soma, porém ainda apresentando resquícios de apegos intrafísicos em superação; idoso pré-dessomático autorreflexivo estável = o geronte lúcido quanto ao descarte próximo do soma, já liberto dos grilhões intrafísicos e empenhado em manter-se autoconsciente extrafisicamente.
          Culturologia: a cultura da Dessomatologia; a cultura da atualização cognitiva; a cultura da disciplina; a cultura da Evoluciologia; a cultura do exemplarismo; a cultura da dessoma lúcida; a cultura da reconciliação.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o idoso pré-dessomático autorreflexivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Acerto pré-dessomático: Dessomatologia; Homeostático.
             03. Aprendizado dessomatológico: Dessomatologia; Homeostático.
             04. Auteducabilidade: Parapedagogiologia; Neutro.
             05. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
             06. Autopromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
             07. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
             08. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático.
             09. Desapego pré-dessomático: Autorrecexologia; Homeostático.
             10. Dessoma lúcida: Dessomatologia; Homeostático.
             11. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
             12. Efeito do entendimento da dessoma: Dessomatologia; Neutro.
             13. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
             14. Idoso pré-dessomático: Dessomatologia; Neutro.
             15. Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
  A AUTORREFLEXÃO DO IDOSO PRÉ-DESSOMÁTICO POSSIBILITA A AVALIAÇÃO DO BALANÇO DAS RECICLAGENS
   INTRACONSCIENCIAIS DIANTE DO FIM DA VIDA, EXPONDO A AUTORRESPONSABILIDADE EVOLUTIVA TEÁTICA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já assumiu a crescente autorresponsabilidade evolutiva exigida para acelerar o autodiscernimento na maturidade? Ou está deixando para ampliar a autorreflexão no período pré-dessomático com idade avançada?
             Bibliografia Específica:
             1. Carvalho, Carmen; Pavezzi, Lucy; Beninie, Maria do Carmo; Carvalho, Wanderley; & Colégio Invisível da Dessomatologia (CID); Orgs.; Dessoma: Novas Abordagens para o Estudo da Morte; apres. Nilsa Schimidt; pref. Roberto Almeida; revisoras Gisele Salles; Neida Cardozo; & Rosemary Salles; 256 p.; 3 seções, 29 subseções; 153 refs.; 21 E-mails; 160 enus.; 3 tabs.; glos. 143 termos conscienciológicos; alf; geo; ono; 21 microbiografias; 2 técnicas; 1 anexo; 15 websites; 2 videografias; 23 x 16 cm; enc.; Epígrafe; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 79, 80, 145, 146 e 234.
             2. Hansen, Mark Victor; & Linkletter, Art; Como Envelhecer sem Ficar Velho: Porque o Melhor da sua Vida ainda está por Vir (How to Make the Rest of your Life the Best of your Life); trad. Lilian Jenkino; 366 p.; 12 caps.; 11 abrevs.; 26 enus.; 3 tabs.; 6 notas; 138 refs.; 23 x 16 cm; br.; 1 a reimp.; Thomas Nelson Brasil; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 39 a 72, 120 a 151 e 244 a 306.
             3. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 40, 41, 80, 186 e 187.
             4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 941 a 946.
             5. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2 a Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; páginas 20 a 22, 24, 25, 31 e 32.
           6. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 61, 239 e 297.
           7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos.; 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7cm; enc.; Instituto Internacional de Progeciologia; Rio de Janeiro; RJ; 1994; páginas 595 a 597 e 607.
                                                                                                                         E. S.