Geronte Pré-Intermissivista

O geronte pré-intermissivista é a conscin, homem ou mulher, pertencente à terceira ou quarta idade físicas, não intermissivista, mas já apresentando predisposição à evolutividade lúcida e firmemente decidida a aproveitar o próprio tempo de vida restante, ao modo de período preparatório ao primeiro Curso Intermissivo (CI).

Você, leitor ou leitora, já participou de Curso Intermissivo? Considerou a possibilidade de candidatar-se, desde já, a ser intermissivista na próxima ressoma?

      GERONTE PRÉ-INTERMISSIVISTA
                                          (RECEXOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O geronte pré-intermissivista é a conscin, homem ou mulher, pertencente à terceira ou quarta idade físicas, não intermissivista, mas já apresentando predisposição à evolutividade lúcida e firmemente decidida a aproveitar o próprio tempo de vida restante, ao modo de período preparatório ao primeiro Curso Intermissivo (CI).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra geronte vem do idioma Grego, gerón, “velho; ancião; em Esparta, senador”. Surgiu no Século XX. O prefixo pré deriva do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. O prefixo inter provém igualmente do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo missão procede do mesmo idioma La-tim, missio, missionis, “ação de enviar; remessa; missão”, de mittere, “deixe ir; partir; soltar; lar-gar; lançar; atirar”. Apareceu no Século XIII. O sufixo ista vem do idioma Grego, istes, designa-do “adepto; aderente; seguidor; partidário”.
          Sinonimologia: 1. Geronte pré-aluno do CI. 2. Idoso canditado ao Curso Intermissivo. 3. Candidato longevo ao CI. 4. Geronte sem Curso Intermissivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas geronte pré-intermissivista, geronte pré-intermissivista primário e geronte pré-intermissivista avançado são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 1. Geronte intermissivista. 2. Jovem pré-intermissivista. 3. Consréu idosa.
          Estrangeirismologia: o upgrade intraconsciencial; as selfperformances evolutivas; a melhoria do curriculum vitae; a seniority; o lifetime; o timing evolutivo; o aperfeiçoamento do modus vivendi; o know how evolutivo conquistado.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas na dimensão intrafísica.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da longevidade evolutiva; o holopensene pessoal da evolução consciencial cosmoética; o holopensene pessoal da homeostase holossomática; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os recexopensenes a recexopensenidade; a autopensenização saudável; a pensenidade propícia à maxidissidência.
          Fatologia: o projeto de vida para a etapa conclusiva da existência intrafísica; a reinvenção da velhice; o valor das crises de crescimento para a saída da acomodação mimética; a importância da produtividade existencial antes da terceira idade; a renovação autoimposta; a maxidissidência ideológica; a autossaturação dos paradigmas religiosos e místicos; a autossaturação do paradigma materialista; a aceleração da História Pessoal; o trabalho contínuo na preparação da próxima intermissão; a vivência da terceira e quarta idades sem limitações físicas, psíquicas e emocionais; o desenvolvimento da inteligência evolutiva (IE); a fase da aposentadoria enquanto oportunidade de renovação existencial; a virada evolutiva; a ponderação sincera a respeito dos erros e desvios anticosmoéticos; a longevidade propiciando reperspectivar os erros e acertos da existência; a necessidade de aumentar o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o otimismo para se viver produtivamente nesta dimensão humana; o ato de viver apenas com o essencial; a autenticidade consciencial vivenciada; os direitos e deveres condizentes com a fase existencial; a adaptação sem acomodação; a predisposição para a interassistência; as enfermidades crônicas pessoais; os deficits de memória; a atenção saltuária e devaneadora; as estratégias compensatórias da vida mentalsomática; a aceitação das limitações físicas com bom humor; o temperamento fraternal; a flexibilidade mental; o prognóstico quanto ao tempo de vida restante; a desdramatização da própria dessoma; a preparação para a primeira dessoma lúcida; o testamento pessoal organizando as pendências intrafísicas e grupocármicas; a oportunidade para as recomposições e resgates grupocármicos; o terceiro tempo evolutivo; o aproveitamento da vida enquanto curso preparatório para a admissão ao CI pós-dessomático; os cursos da CCCI; os livros de Conscienciologia; a Associação Internacional de Longevidade (Longevità), acolhendo e encaminhando os gerontes pré-intermissivistas; a Associação Internacional da Programação Existencial (APEX) propiciando o esclarecimento a respeito do aproveitamento evolutivo das vidas humanas; o curso Balanço Existencial (APEX, CEAEC) oportunizando a Inventariologia Pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático em qualquer idade; a sustentabilidade energética; o papel das bioenergias compensatório aos declínios somáticos; o trabalho energético diário para manutenção homeostática do holossoma; o autodespertamento para a seriexialidade; a melhoria das companhias extrafísicas; o progresso no nível da intermissão pessoal; a recuperação máxima de cons; a recin intermissiva; o planejamento técnico e a preparação do autorrevezamento multiexistencial; a eliminação dos últimos bagulhos energéticos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo maturidade intrafísica–maturidade evolutiva; o sinergismo vontade-intencionalidade; o sinergismo soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Principiologia: a aceitação do princípio da descrença (PD) enquanto primeiro requisito para admissão ao CI; o princípio da autevolução ininterrupta; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de não se deixar levar inconscientemente pela vida; o princípio cosmoético de não pensar mal de ninguém; o princípio do autodidatismo vitalício; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da reeducação consciencial; o princípio do devagar e sempre.
          Codigologia: a gradativa depuração do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da espiral evolutiva; a teoria da evolução compulsória.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica de viver evolutivamente em qualquer faixa etária; as técnicas conscienciométricas; as técnicas de autogestão existencial.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico tarístico; a sinergia geronte-voluntariado.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Gerontes; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível dos Proexistas.
          Efeitologia: os efeitos da aposentadoria; os efeitos da longevidade humana nas proéxis futuras; o efeito da ortopensenidade na saúde integral; os efeitos do estilo de vida na longevidade produtiva; os efeitos do tempo no holossoma; os efeitos surpreendentes da vontade decidida.
          Neossinapsologia: a longevidade oportunizando, gerando e vincando neossinapses no paracérebro.
          Ciclologia: o ciclo ressoma-dessoma-intermissão; o Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP); o ciclo vital da experiência humana; a importância do ciclo inicio-meio-fim; o ciclo existencial infância–adolescência–meia-idade–terceira idade–quarta idade; a superação do ciclo nascimento-casamento-aposentadoria-morte; a superação do ciclo velhice-aposentadoria-pijamaTV.
          Enumerologia: a opção pela ortopensenidade; a opção pelas amizades produtivas; a opção pela qualificação da intencionalidade; a opção pelo antiqueixismo; a opção pela antivitimização; a opção pelo antissaudosismo; a opção pela longevidade produtiva.
          Binomiologia: o binômio assim-desassim; o binômio automimeses dispensáveis–automimeses necessárias; o binômio colheita intrafísica–colheita intermissiva; o binômio da crise de crescimento transtorno temporário–benefício permanente.
          Interaciologia: a interação Gerontologia-Proexologia; a interação Gerontologia-Dessomatologia; a interação cursos de Conscienciologia–CIs; a interação CCCI-CCCE; a interação trabalho-repouso.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo subcerebralidade-cerebralidade-paracerebralidade; o crescendo qualificação intrafísica–admissão extrafísica em CI; o crescendo patológico acomodação-melin-melex; o crescendo do valor dado a cada minuto existencial; o crescendo quantidade de vida–qualidade de vida.
          Trinomiologia: o trinômio holomaturológico autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade; o trinômio temporal curto prazo–médio prazo–longo prazo; o atilamento cerebral pelo trinômio atividade intelectual–convívio social–exercício físico; a profilaxia do trinômio abusos-desusos-enfermidades; a minimização do trinômio declínio-fragilização-incapacidade; o trinômio vida humana–intermissão pós-dessomática–próxima vida humana.
          Polinomiologia: o polinômio autevolutivo transições-crises-gargalos-neopatamares;
 o polinômio dieta nutritiva–sono reparador–ginástica regular–agilidade cerebral.
          Antagonismologia: o antagonismo Religião / Ciência; o antagonismo Conscienciologia / Ciência Eletronótica; o antagonismo admissão / exclusão; o antagonismo vida folgada / vida intensa; o antagonismo motivação racional / motivação emocional; o antagonismo euforin / melin; o antagonismo longevidade produtiva / longevidade desaproveitada.
          Paradoxologia: o paradoxo geronte dessomado–consciex rejuvenescida; o paradoxo cultural adultização da infância–infantilização do adulto.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na maturidade; as leis de causa e efeito; a lei de ação e reação; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a cienciofilia; a autocriticofilia; a profilaxiofilia; a adaptaciofilia; a neofilia; a assistenciofilia; a experimentofilia; a recexofilia.
          Fobiologia: a recexofobia; a neofobia; a gerascofobia; a gerontofobia; a superação da tanatofobia.
          Mitologia: a superação dos mitos ilusórios da intrafisicalidade.
          Holotecologia: a gerontoteca; a mentalsomatoteca; a mnemoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a intermissioteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Gerontologia; a Intermissiologia; a Autevoluciologia; a Autoproexologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Parapercepciologia; a Interassistenciologia; a Geriatria; a Intraconscienciologia; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin idosa lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser idoso interassistencial; a conscin idosa enciclopedista; a consciência sênior; a conscin pré-serenona vulgar; a consréu ressomada; a conscin não-intermissivista.
          Masculinologia: o geronte pré-intermissivista; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o intermissivista; o conscienciólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o lexicógrafo e filósofo francês Émile Maximilien Paul Littré (1801–1881); o físico dinamarquês Niels Henrick David Bohr (1885–1962).
          Femininologia: a geronte pré-intermissivista; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a consciencióloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens inventarians; o Homo sapiens praeintermissivista; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens agens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: geronte pré-intermissivista primário = o idoso encaminhando a própria intermissão pós-dessomática, investindo na condição de discente da Conscienciologia; geronte pré-intermissivista avançado = o idoso encaminhando a própria intermissão pós-dessomática, investindo na condição de docente da Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Holomaturidade; a cultura da Gerontologia; a cultura da velhice funcional; a cultura da longevidade humana produtiva; a cultura da infantilização do idoso.
          Caracterologia. De acordo com a Proexologia, é indicado ao geronte pré-intermissivista chegar à fase da acabativa existencial já tendo assentadas, por exemplo, 10 condições existenciais, a seguir, listadas em ordem alfabética:
          01. Acervo: o acervo pessoal de lições evolutivas.
          02. Atributos: o extenso leque de atributos conscienciais desenvolvidos.
          03. Autorganização: a vida bem organizada com a agenda adaptada ao veteranismo existencial.
          04. Contatos: a vasta rede de contatos conscienciais empáticos.
          05. Economia: o pé-de-meia construído e disponível.
          06. Experiências: ampla gama de experiências em diversificadas atividades.
          07. Higiene mental: a manutenção da higiene pensênica sem lixo mental.
          08. Saúde integral: a integridade física, mental e emocional preservadas.
          09. Trafores: os talentos construídos através do longo tempo de vida.
          10. Tridotação consciencial: o desenvolvimento máximo da intelectualidade, comunicabilidade e parapsiquismo.
          Deficienciologia. Tendo em vista a Experimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 preferências pessoais denotadoras da ausência da condição de pré-intermissividade dos gerontes não-intermissivistas:
          1. Consolação. A preferência pela tacon em vez da tares.
          2. Dependência. A preferência pela heterocura em vez da autocura.
          3. Emocionalismo. A preferência pela ação a partir do psicossoma em vez do mentalsoma.
          4. Inautenticidade. A preferência pelo eufemismo em vez da explicitação clara.
          5. Infantilismo. A preferência pelo argumento água com açúcar em vez da verpon.
          6. Pusilanimidade. A preferência por fazer média em vez da ação evolutiva assertiva.
          7. Salvacionismo. A preferência pela Religião em vez da Ciência.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o geronte pré-intermissivista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático.
            02.  Colheita intrafísica: Evoluciologia; Homeostático.
            03.  Compensação mentalsomática: Intrafisicologia; Homeostático.
            04.  Exuberância na terceira idade: Temperamentologia; Neutro.
            05.  Fase existencial: Autoproexologia; Neutro.
            06.  Fase existencial conclusiva: Intrafisicologia; Neutro.
            07.  Geronte evolutivo: Gerontologia; Homeostático.
            08.  Geronte pré-inversor: Autorrevezamentologia; Homeostático.
            09.  Infantilização social: Sociologia; Nosográfico.
            10.  Longevidade desaproveitada: Perdologia; Nosográfico.
            11.  Longevidade produtiva: Intrafisicologia; Homeostático.
            12.  Omnidepuração: Autorrecexologia; Homeostático.
            13.  Pré-intermissivista: Intrafisicologia; Homeostático.
            14.  Recin: Recexologia; Homeostático.
            15.  Transformismo: Autorrecexologia; Homeostático.
   O GERONTE PRÉ-INTERMISSIVISTA É AINDA RARIDADE
  NO ATUAL MOMENTO EVOLUTIVO PLANETÁRIO. LÚCIDO
   QUANTO À AUTEVOLUÇÃO, SEGUE NO CONTRA-FLUXO
           DA CULTURA DA INFANTILIZAÇÃO DOS IDOSOS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já participou de Curso Intermissivo? Considerou a possibilidade de candidatar-se, desde já, a ser intermissivista na próxima ressoma?
            Bibliografia Específica:
            1. Balbinotti, Helena Beatriz F.; Adulto Maduro: O Pulsar da Vida; pref. Eduardo Adduci; 192 p.; 22 caps.; 1 E-mail; 1 website; 45 refs.; 21 x 13,5 cm; br.; WS Editor; Porto Alegre, RS; 2003; páginas 17 a 186.
            2. Debert, Guita Grin; A Reinvenção da Velhice; 266 p.; 4 partes; 5 caps.; 1 E-mail; 1 website; 65 notas; 170 refs.; 23 x 16 cm; br.; Editora Edusp; São Paulo, SP; 2004; páginas 11 a 69.
                                                                                                                    B. T.