Idoso Pré-Dessomático

O idoso pré-dessomático é a conscin, homem ou mulher, saudável ou enferma, lúcida ou com perda parcial ou total de raciocínio lógico, com possibilidade de dessoma próxima em virtude de idade cronológica avançada.

Você, leitor ou leitora, independentemente da idade, já refletiu sobre o nível de qualidade desejável para a própria dessoma? Quais reciclagens vem implementando para atingir esse patamar?

      IDOSO PRÉ-DESSOMÁTICO
                                     (DESSOMATOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O idoso pré-dessomático é a conscin, homem ou mulher, saudável ou enferma, lúcida ou com perda parcial ou total de raciocínio lógico, com possibilidade de dessoma próxima em virtude de idade cronológica avançada.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo idade é de origem controversa. A palavra idoso apareceu no Século XIV. O prefixo pré procede do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. O termo descartar é composto pelo prefixo des, do idioma Latim, “de; do meio de; à custa de; feito de; em vez de; em função de; acerca de; contra”, e pelo elemento de composição cart, derivado do mesmo idioma Latim, charta, e este do idioma Grego, khártés, “folha de papel; folha escrita; livro; registro público; documentos escritos”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo somática provém do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Idoso pré-dessomante. 2. Ancião pré-dessomático.
          Neologia. As 4 expressões compostas idoso pré-dessomático, idoso pré-dessomático primário, idoso pré-dessomático intermediário e idoso pré-dessomático avançado são neologismos técnicos da Dessomatologia.
          Antonimologia: 1. Jovem pré-dessomático. 2. Infante recém-ressomado. 3. Consciex recém-dessomada. 4. Consciex pré-ressomática.
          Estrangeirismologia: o lifetime; o healthspan; a observação criteriosa da timeline pessoal; a atualização da conscin centenária ao Zeitgeist; os Well-Off Older Folks (WOOFs); a expressão over the hill; a expectativa de irse al otro barrio.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconscientização multidimensional (AM).
          Citaciologia. Eis o slogan do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID): – Repense a morte, você vai sair vivo dela.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas citadas em ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Dessoma. A dessoma, depois de uma vida humana construtiva, é sempre muito melhor do que a ressoma, ou a infância na qual nada ainda foi feito nesta dimensão respiratória”. “A instantaneidade na recuperação de cons, após a dessoma, é frequente nas consciências mais lúcidas”. “Não deseje nunca a dessoma de alguém: todos renascem nesta dimensão humana para cumprir alguma tarefa até o fim”.
          2. “Envelhecimento. O envelhecimento lúcido não é doença comum e nem dessoma antecipada, mas para a conscin autorganizada pode ser a melhor fase da existência humana. A autolucidez é a essência do bem-estar”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da maturidade consciencial; o holopensene pessoal da desdramatização da morte; o holopensene libertador da Dessomatologia; o holopensene da autoconscientização multidimensional; o holopensene evolutivo; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os geropensenes; a geropensenidade; o holopensene assistencial; os ectopensenes; a ectopensenidade; os escleropensenes; a escleropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene hígido em relação ao dessomante.
          Fatologia: o processo fisiológico natural do envelhecimento; a senescência; a senilidade; a demência senil; o mal de Alzheimer; o avanço cronológico numérico assustando o geronte; a insegurança temerosa a cada enfermidade; o cansaço e / ou desconforto pré-dessomáticos; a desgastante insônia noturna decorrente de ansiedade e inquietude em relação ao desconhecido; as doenças crônicas, incapacitantes e / ou progressivas; os vícios como tabagismo e etilismo interferindo no descarte somático; a recusa em receber cuidados; a condição do idoso abrigado em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI); o sentimento de abandono; a saudade de familiares; a desconfiança na aproximação de interessados em heranças; as mágoas e ressentimentos; a dessoma dos companheiros de internato ou cônjuge; o cultivo da alegria e bom humor favorecendo a interrelação entre institucionalizados; o tema da morte excluído no cotidiano; a evitação de falar sobre a dessoma com o idoso; a recusa de ouvir o idoso pré-dessomante; a desdramatização da morte e compreensão da dessoma; a busca pelo autesclarecimento acerca do fim da vida intrafísica; a mudança tranquilizadora advinda do entendimento do conceito da dessoma; o despreparo dos profissionais de saúde em falar sobre a morte; a necessidade de fazer da morte assunto conversável; as redes sociais favorecendo a integração social e aberta a temas tabus; as providências pré-dessoma tranquilizando o idoso; as providências legais apaziguando dessomante e familiares; o kit dessoma; o consenso familiar antecipado sobre autorização ou suspensão de tratamento invasivo ou agressivo na fase final (UTI); a escolha por dessomar em casa; os controversos pedidos de eutanásia feitos pela família ou pelo doente; o aproveitamento das oportunidades para expansão do cérebro e paracérebro; a conversa com a conscin comatosa; as promessas adiando a dessoma; a alcova blindada do dessomante; o carinho e gratidão demonstrados nos cuidados com o enfermo; os cuidados paliativos; a aproximação familiar em torno do longevo pré-dessomático; a educação e a cultura propiciando o diálogo; o abertismo para entendimento da dessoma; a literatura e o cinema enquanto apoios pedagógicos na educação dessomatológica; a dessoma lúcida; a dessoma do desperto; a observação autoprofilática da relação entre modo de vida e tipo de dessoma; a longevidade produtiva; o mercado da terceira idade; a indústria da Medicina; as atividades da vida diária (AVD); a Higiene Consciencial; o interesse do aluno idoso de cursos da Conscienciologia em preparar-se para a dessoma; a profilaxia da parapsicose post-mortem.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as projeções lúcidas (PL) prenunciando a dessoma próxima; a hipótese de atuação extrafísica durante período em coma; a experiência de quase-morte (EQM); a clarividência de familiar dessomado; o parafenômeno da olorização concomitante com a dessoma; as projeções assistenciais auxiliando dessomantes; a parapsicose pós-dessomática; a assistência tenepessística; o sono reparador pós-dessoma.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vida saudável–dessoma feliz; o sinergismo hábitos saudáveis–rotinas úteis; o sinergismo conhecimento-coragem; o sinergismo projeção lúcida–destemor dessomático; o sinergismo atenção-lucidez; o sinergismo assistência-entendimento; o sinergismo arte de viver–arte de morrer.
          Principiologia: o princípio de a dessoma ser natural e universal; o princípio de toda conscin ser pré-dessomante; o princípio dos reencontros multisseculares inevitáveis; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da profilaxia; o princípio da descrença (PD); o princípio de pensar bem de todos; os princípios familiares e / ou culturais anticosmoéticos adotados pelo longevo sem questionamentos.
          Codigologia: a fidelidade ao código pessoal de Cosmoética (CPC); o autaprendizado dessomático enquanto cláusula do CPC; os códigos de Ética e do Direito na transmissão patrimonial; o código de Ética Médica; os códigos profissionais e pessoais de cuidado e respeito com os dessomantes; a coragem e firmeza na superação de códigos anticosmoéticos familiares; as atualizações nos códigos grupais de Cosmoética (CGCs).
          Teoriologia: a teoria da dessoma; a teoria da ressoma; a teoria da relação longevidade versus número de respirações; a reflexão sobre a teoria das interprisões grupocármicas durante o trato com dessomantes; a prática superando a teoria nos cuidados com o idoso pré-dessomático; o entendimento da teoria da evolução da consciência; a teática da assistência multidimensional; a teática da disponibilização energética no contexto dessomático.
          Tecnologia: as inovações tecnológicas para longevos; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do perdão antecipado; a técnica de reflexão diária durante 5 minutos sobre a dessoma; a técnica da tenepes; a técnica de priorizar os cuidados com a saúde; a técnica de ver a vida com bom humor; a técnica da interassistência; a aplicação da técnica do arco voltaico craniocracral na conscin idosa; a técnica da tela mental para transmissão de confiança ao dessomante; a teática da projetabilidade lúcida; a teática do abertismo consciencial.
          Voluntariologia: o idoso voluntário atuante em Instituição Conscienciocêntrica (IC); a dedicação do voluntário tenepessista dessomaticista; os voluntários da Associação Internacional de Pesquisa Laboratorial de Ectoplasmia e Paracirurgia (ECTOLAB) auxiliando e preparando outras conscins para a dessoma; a atuação voluntária esclarecedora dos pesquisadores do Colégio Invisível da Dessomatologia; o compromisso com o voluntariado conscienciológico motivado por dessomas; a escolha criteriosa do voluntariado sadio otimizando o tempo de vida intrafísica; os voluntários anônimos auxiliando em situações pré-dessomáticas; os serviços voluntários prestados por profissionais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; a dessoma enquanto laboratório consciencial evolutivo.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Longevologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito da superação de vícios influenciando a holopensenidade em futuras ressomas; o efeito das crenças religiosas atrapalhando o processo dessomático; o efeito da doença na aceitação da dessoma; os efeitos homeostáticos das energias conscienciais (ECs) do cuidador-doador; os efeitos salutares das reconciliações; os efeitos elucidativos das projeções conscientes; os efeitos da confiança no amparo extrafísico; os efeitos da autopacificação íntima; o efeito estimulante da autopesquisa acerca de haver feito Curso Intermissivo (CI); os efeitos dos anestésicos cirúrgicos no cérebro humano, em especial nos longevos.
          Neossinapsologia: as demências interferindo ou bloqueando os processos sinápticos; a ausência de estímulos cognitivos para formação de neossinapses no geronte; as neossinapses geradas pelas reciclagens intraconscienciais; as neossinapses dessomatológicas alterando comportamentos arraigados; as neossinapses pacifistas; as neossinapses de gratidão eliminando mágoas e ressentimentos; as neossinapses interassistenciais.
          Ciclologia: o ciclo ressoma-desenvolvimento-envelhecimento-dessoma; o ciclo ressoma-desenvolvimento-compléxis-dessoma-intermissão; o ciclo alternante conscin-consciex; o ciclo saúde-doença; o ciclo de internações hospitalares imposto por algumas patologias; a observação, aprendizagem e aproveitamento dos ciclos da vida intrafísica; a utilização inteligente do ciclo circadiano; o ciclo das relações interconscienciais ao longo da seriéxis; o ciclo evolutivo oportunidades intrafísicasoportunidades extrafísicas.
          Enumerologia: o pré-idoso; o idoso jovem; o idoso maduro; o idoso lúcido; o idoso epicentro; o idoso desperto; o idoso completista. O cuidado físico; o cuidado nutricional; o cuidado emocional; o cuidado cognitivo; o cuidado intelectual; o cuidado familiar; o cuidado social. A dessoma abrupta; a dessoma lenta; a dessoma agônica; a dessoma provocada; a dessoma preparada; a dessoma esperada; a dessoma feliz.
          Binomiologia: o binômio vida saudáveldessoma feliz; o binômio medo da vidamedo da morte; os benefícios do binômio atenção-memória; o binômio cuidado-carinho; o binômio escuta-tares; o binômio perdão-libertação; o binômio proéxis-compléxis; o binômio boa genéticadietas saudáveis.
          Interaciologia: a interação social; a interação idoso-cuidador; a interação geronte-geriatra; a interação pacienteequipe médica; a interação colaborativa entre familiares no amparo ao idoso; a dinâmica da interação jovens-longevos; a interação conviviológica sadia nas Universidades da Terceira Idade (UNATIs); a interação tenepessistaamparador extrafísico.
          Crescendologia: o crescendo tristeza-melancolia-depressão; o crescendo melin-melex; o crescendo autopesquisaautocura consciencial; o crescendo amizade intrafísicaamizade extrafísicaamizade raríssima; o crescendo interesse-estudo-erudição; o crescendo tacon-tares; o crescendo semeadura-cultivo-colheita; o crescendo aprendiz dessomatológicoassistente dessomaticista; o crescendo monotanatose-bitanatose-tritanatose; o crescendo emocionalidade-racionalidade-amparabilidade.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio ortotanásia-distanásia-eutanásia; o trinômio bem-estarbom humorboa saúde; o trinômio gratidão-respeito-assistência; o trinômio proéxis-compléxis-euforex; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio crendices-mitos-tabus sobre a morte.
          Polinomiologia: o polinômio alimentação equilibrada–atividade física orientada–sono repousante–estimulação cerebral; o polinômio respiração–meditação–equilíbrio–bem-estarmissão de vida; o polinômio alcova blindada–conscins amigas–amparadores extrafísicosparatecnologia enquanto elementos para a dessoma ideal; o polinômio custos de examesmédicos renomados–tratamentos sofisticados–resultados incertos–falência financeira; o polinômio negaçãoraiva-barganha-depressão-aceitação; o polinômio amaraceitarperdoarquerer ser feliz; a ausência do polinômio dúvida-questionamento-descrença-autopesquisa-autocomprovação.
          Antagonismologia: o antagonismo monoideísmo religioso / verpons conscienciológicas; o antagonismo medo da morte / satisfação pelo compléxis; o antagonismo crença na morte / entendimento da dessoma; o antagonismo desespero familiar / serenidade do dessomante.
          Paradoxologia: o paradoxo de temer o reencontro com consciexes queridas enquanto conscin; o paradoxo de o conhecimento intelectual conquistado ao longo da vida tornar-se inacessível em pouco tempo de demência; o paradoxo de viver plenamente preparando-se para dessomar; o paradoxo da dessoma elegante decorrente de patologia nefasta; o paradoxo de sobrevida longa e produtiva em soma comprometido; o paradoxo do desabrochar intelectual no longevo com baixa escolaridade mas altamente motivado.
          Politicologia: a interassistenciocracia; a meritocracia; a dessomatocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a taristicocracia; a proexocracia; as políticas públicas de saúde.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei de inseparabilidade grupocármica; as leis da convivialidade sadia; as leis da Medicina Legal; a lei de atração pensênica; as leis da Previdência e Assistência Sociais; a Lei de Mobilidade Urbana (Lei N. 12.587 / 2012); as leis de acessibilidade; o Estatuto do Idoso (Lei N. 10.741 / 2003).
          Filiologia: a assistenciofilia; a conviviofilia; a autorganizaciofilia; a adaptaciofilia; a descrenciofilia; a isolofilia; a dogmatofilia.
          Fobiologia: a tanatofobia; a dementofobia; a eremofobia; a conviviofobia; a reciclofobia; a gerascofobia; a somnifobia; a fobia social; o medo da recaída.
          Sindromologia: a síndrome de Swedenborg; a síndrome do negativismo; a síndrome do ermitão; a síndrome da incapacidade cognitiva; a síndrome da instabilidade postural; a síndrome da imobilidade; a síndrome da incontinência esfincteriana; a síndrome da incapacidade comunicativa, a síndrome da iatrogenia; a síndrome da insuficiência familiar.
          Maniologia: a mania de abandonar tratamentos; a mania de fazer-se de forte; a mania de contar com a sorte; a mania de querer agradar a todos; a mania de queixar-se; a patomania.
          Mitologia: os mitos religiosos; o mito de ninguém voltar para contar; o mito de o sofrimento levar ao céu; o mito de o idoso ser improdutivo; o mito do aqui se faz, aqui se paga; o mito do descanso eterno; os mitos sobre a morte; o mito da fórmula da juventude.
          Holotecologia: a dessomatoteca; a assistencioteca; a gerontoteca; a religioteca; a dogmatoteca; a biblioteca; a recicloteca.
           Interdisciplinologia: a Dessomatologia; a Intrafisicologia; a Geriatria; a Gerontologia; a Conviviologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Medicina; o Direito; a Paradireitologia.


                                           IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin longeva; os familiares.
           Masculinologia: o idoso pré-dessomático; o idoso produtivo; o retomador de tarefa; o completista; os profissionais da saúde; o cuidador; o dessomaticista; os amparadores extrafísicos; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a idosa pré-dessomática; a idosa produtiva; a retomadora de tarefa; a completista; as profissionais da saúde; a cuidadora; a dessomaticista; as amparadoras extrafísicas; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens dessomaticus; o Homo sapiens geronticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: idoso pré-dessomático primário = aquele ignorante quanto à multidimensionalidade e provável consciex parapsicótica post-mortem; idoso pré-dessomático intermediário
= aquele com algum desenvolvimento parapsíquico, ciente da multidimensionalidade e empenhado em manter-se lúcido extrafisicamente; idoso pré-dessomático avançado = o ser desperto longevo, com autoparapsiquismo consolidado e atuante com discernimento nas dimensões intra e extrafísica.
           Culturologia: a cultura da tares dessomatológica.


                                            VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o idoso pré-dessomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático.
            02.   Aprendizado dessomatológico: Dessomatologia; Homeostático.
            03.   Assistência pré-dessoma: Dessomatologia; Homeostático.
            04.   Auxiliar dessomaticista intrafísico: Dessomatologia; Homeostático.
            05.   Colégio Invisível da Dessomatologia: Colegiologia; Homeostático.
            06.   Conscin terminal: Dessomatologia; Neutro.
            07.   Cultura da Dessomatologia: Seriexologia; Homeostático.
            08.   Dessoma lúcida: Dessomatologia; Homeostático.
            09.   Dessomática: Dessomatologia; Neutro.
            10.   Kit dessoma: Intrafisicologia; Neutro.
            11.   Limite do assistido: Paradireitologia; Neutro.
            12.   Organização pró-dessoma: Intrafisicologia; Homeostático.
            13.   Preparo para dessomas: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            14.   Projetor-auxiliar dessomaticista: Dessomatologia; Homeostático.
            15.   Projetor lúcido pré-dessomante: Dessomatologia; Homeostático.
  A QUALIDADE DA DESSOMA É CONSTRUÍDA AO LONGO
  DE TODA A VIDA INTRAFÍSICA, SENDO A LONGEVIDADE OPORTUNIDADE PARA O IDOSO PRÉ-DESSOMÁTICO PREPARAR LUCIDAMENTE A VOLTA À PARAPROCEDÊNCIA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, independentemente da idade, já refletiu sobre o nível de qualidade desejável para a própria dessoma? Quais reciclagens vem implementando para atingir esse patamar?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols.1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 510, 511 e 596.
                                                                                                               M. C. B.