Historicidade Seriexológica

A historicidade seriexológica é o conjunto dos fatores cronêmicos e proxêmicos constituintes da holobiografia da consciência ao longo de milênios, agregando experiências, condicionando comportamentos e ampliando a lucidez quanto às retrovidas e às interrelações atuais e futuras.

Você, leitor ou leitora, já buscou aprofundar a própria condição da historicidadade seriexológica, o nível evolutivo das lembranças remotas e o planejamento futuro?

      HISTORICIDADE SERIEXOLÓGICA
                                  (HOLOMEMORIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A historicidade seriexológica é o conjunto dos fatores cronêmicos e proxêmicos constituintes da holobiografia da consciência ao longo de milênios, agregando experiências, condicionando comportamentos e ampliando a lucidez quanto às retrovidas e às interrelações atuais e futuras.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo história deriva do idioma Latim, historia, “História; História Universal; narração; descrição; conto; aventura; fábula”, e este do idioma Grego, historia, “História; pesquisa; informação; relato”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo série procede do mesmo idioma Latim, series, “enlaçamento; encadeamento; fieira; fiada; série de objetos”. Surgiu no Século XVII. A palavra existencial vem do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”. Apareceu no Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Conjunto de condicionantes históricos seriexológicos. 2. Historicidade holobiográfica.
          Neologia. Os 3 vocábulos historicidade seriexológica, historicidade seriexológica superficial e historicidade seriexológica profunda são neologismos técnicos da Holomemoriologia.
          Antonimologia: 1. Tábula rasa consciencial. 2. Livre arbítrio seriexológico.
          Estrangeirismologia: a Stimmung ou clima histórico; o Volksgeist influenciando a proéxis pessoal; a expressão last but not least; o Retrocognitarium auxiliando nas rememorações; os flashbacks retrocognitivos; o timeline autosseriexológico; o breakthrough holomnemônico; o zoom mnemônico; o magnum curriculum vitae pessoal.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à amplitude autopesquisística da historicidade seriexológica.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Passado: cápsula vivencial. Retorne e entenda. Compomos o passado.
          Citaciologia: – Quando o passado não lança mais luz sobre o futuro, o espírito caminha nas trevas (Alexis de Tocqueville, 1805–1859).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da acumulabilidade experiencial milenar; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os rastros pensênicos; o materpensene da personalidade anterior e da atual; as fôrmas holopensênicas deixadas no Planeta; o automaterpensene atual sintetizando o nível de autoconsciencialidade alcançado; a evitação do pensene histórico anacrônico.
          Fatologia: a conexão entre o passado e o presente; o ato de pensar historicamente; a História sendo sentinela do presente; a auto-historiometria das vidas passadas; a identificação do passado consciencial a partir dos indícios presentes; o estudo diacrônico e sincrônico; o esforço pessoal para desvendar o passado; o autesforço de evitar o oblívio; o valor educativo do passado; a condição intrínseca do ser histórico; a perspectiva temporal e espacial das ações conscienciais; a historicidade da vida prática humana; a universalidade da consciência histórica; as lições pretéritas; a inexistência de univocidade na narrativa histórica; o saber histórico auxiliando na orientação proexológica; o somatório das experiências temporais; o soma transportando a bagagem multimilenar; a função proexológica do gênero; a beleza física podendo expor a retrorrealidade; o estudo da cronêmica das experiências passadas; o passado passível de ser violado pela consciência; a constatação da atuação da paragenética na vida atual; a genética moldando a paragenética; o somatório holobiográfico compondo o temperamento; o exame minucioso do passado; o hábito sadio de exercitar a reminiscência; a carência de orientação no tempo; o estudo do passado identificando leis e regularidades; a interdisciplinaridade pesquisística; a atuação compulsória do passado independente da lembrança; os diagnósticos pretéritos prognosticando o futuro; o movimento centrífugo de observar o mundo concomitante ao movimento centrípeto da autobservação; o abertismo às sincronicidades; o exórdio da História; a inexistência de metanarrativas; a cápsula do tempo dando suporte à memória; a organização do passado em função do presente; o compartilhamento pesquisístico nos colóquios seriexológicos interpares na Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas Holobiográficas (CONSECUTIVUS).
          Parafatologia: a historicidade seriexológica; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a descoincidência vígil predispondo as autorretrocognicões; o mapeamento da sinaletica energética pessoal; o cronótopo das séries existenciais; a recuperação de cons proporcional ao nível de maturidade pessoal; a prioridade trabalhada no Curso Intermissivo (CI) acerca do passado; o impacto da situação histórica no holossoma; a retromemória hígida; a inteligibilidade acerca do passado; a interconexão de duas vidas com a insólita experiência, entre elas, do Curso Intermissivo; a holobiografia pessoal registrada eternamente no Cosmos; a peregrinação pesquisística pretérita; a postura retrocedente predispondo a presciência; as inspirações extrafísicas insinuando as experiências pretéritas; o acesso às retrodatações; a holomilenaridade manifesta na consciência; a parapsicoteca na condição de repositório de retrossinapses no paracérebro; as extrapolações parapsíquicas enriquecendo as pesquisas seriexológicas; a convivência com as personalidades consecutivas inferindo sobre a retrovida pessoal; os felizes reencontros com as retroamizades; a identificação das retrofamílias; a convivência cosmoética dos casais incompletos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo memória (presente do passado)-atenção (presente do presente)-expectativa (presente do futuro); o sinergismo Paragenética-Genética; o sinergismo paragenes-genes; o sinergismo mnemônico da convivência na Cognópolis; o sinergismo megamemória-megalucidez.
          Principiologia: o princípio teleológico; o princípio de nada acontecer por acaso.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código duplista de Cosmoética (CDC).
          Teoriologia: a teoria da historicidade orientando a existência humana; a teoria da seriéxis; a teoria materialista da historicidade; a teoria da autancestralidade; a teoria da cronosofia; a teoria do paraconhecimento; a teoria da recuperação dos cons; a teoria da holomemória integral holobiográfica.
          Tecnologia: a técnica da autopesquisa ininterrupta; a técnica do registro da auto-historiografia; a mnemotécnica; a paramnemotécnica; a técnica das rememorações multifacetadas; a técnica da projetabilidade lúcida; a técnica da autobiografia.
          Voluntariologia: o voluntariado dedicado ao estudo e desenvolvimento do raciocínio historiográfico e seriexológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Para-História; o Colégio Invisível dos Mnemologistas; o Colégio Invisível dos Intermissivistas.
          Efeitologia: o efeito do clima histórico sobre o temperamento; o efeito cosmovisiológico cognitivo da milenaridade.
          Neossinapsologia: o reacesso às paraneossinapses intermissivas; a catálise de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo erudição superficial–erudição profunda; o ciclo dessoma-ressoma com a autovivência da lucidez intermissiva; a captação do valor do ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Binomiologia: o binômio campo da experiência–horizonte da expectativa; o binômio achado científico–achado paracientífico; o binômio passado-presente; o binômio causas-consequências; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio cérebro-paracérebro.
          Interaciologia: a interação pesquisística profunda consciência atual–consciência pretérita; a interação microcosmo individual–macrocosmo coletivo; a interação onipresente retrofatos-fatos-parafatos.
          Crescendologia: o crescendo estudo historiográfico–recuperação de cons; o crescendo retrocognição–aumento de cognição.
          Trinomiologia: o trinômio reflexão-retroflexão-prospecção; o trinômio passado-presente-futuro.
          Polinomiologia: o polinômio cognição-retrocognição-neocognição-pancognição.
          Antagonismologia: o antagonismo passado inamovível / presente perpétuo; o antagonismo presentismo / futurismo; o antagonismo memória / hipomnésia; o antagonismo bagagem milenar / restringimento consciencial; o antagonismo Autocogniciologia / Ignorantismo; o antagonismo História / Para-História.
          Paradoxologia: o paradoxo da contemporaneidade tácita do passado; o paradoxo de distanciar-se de si para compreender melhor a si mesmo; o paradoxo da atuação constante do passado independente de lembrar.
          Politicologia: a historiocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a meritocracia; a cognocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito evolutiva; a lei do maior esforço mentalsomático; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a pensenofilia; a evoluciofilia; a parapsicofilia; a pesquisofilia; a criticofilia; a logicofilia; a retilineofilia; a ortofilia; a mentalsomaticofilia; a bibliofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a intermissiofobia; a extrafisicofobia; a autevoluciofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome do anacronismo.
          Maniologia: as manias de origem seriexológica; a profilaxia da nostomania; a eliminação da egomania; a queda da gurumania; a desconstrução das teomanias milenares; o hábito sadio da intelectomania; a grafomania registrando os achados pesquisísticos.
          Mitologia: o mito do passado deixado para trás; a queda do mito das verdades absolutas.
          Holotecologia: a memorioteca; a mnemossomatoteca; a parapsicoteca; a retrocognoteca; a autopesquisoteca; a seriexoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomemoriologia; a Seriexologia; a Intraconscienciologia; a Lucidologia; a Autoconsciencioterapia; a Mnemossomaticologia; a Evoluciologia; a Holobiografologia; a Parageneticologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Grupocarmologia; a Retrobiotipologia; a Experimentologia; a Parapercepciologia; a Genealogia.


                                               IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens seriexologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens autoidentificator; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens parapsychicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: historicidade seriexológica superficial = a alcançada pelo conscienciólogo, homem ou mulher; historicidade seriexológica profunda = a alcançada pelo evoluciólogo, homem ou mulher.
          Culturologia: a cultura da Omnipesquisologia; a bagagem cultural pessoal; o atacadismo cultural; a Culturologia Intermissivista Pessoal.
          Obviedade. A História Pessoal tende a ser desvendada se o interessado desenvolver sinapses históricas para captar as informações almejadas. A reflexão sobre o passado emerge do trabalho prático do próprio pesquisador, ampliando sobremaneira a autocognição.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a historicidade seriexológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          02. Autobagagem holobiográfica: Holobiografologia; Neutro.
          03. Autocrítica remissiva: Autocriticologia; Homeostático.
          04. Autopesquisa retrocognitiva de campo: Autorretrocogniciologia; Neutro.
          05. Autorregressismo: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro.
          08. Gatilho retrocognitivo: Holomnemossomatologia; Neutro.
          09. Megacalibragem intraconsciencial: Autopesquisologia; Homeostático.
          10. Megapeso: Passadologia; Nosográfico.
          11. Memória encapsulada: Mnemossomatologia; Neutro.
          12. Nódulo holomnemônico: Holomnemossomatologia; Neutro.
          13. Paracaptação retrocognitiva: Para-Historiografia; Neutro.
          14. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
          15. Retropensenidade: Pensenologia; Neutro.
 A AUTOCONSCIENTIZAÇÃO DA HISTORICIDADE SERIEXOLÓGICA AMPLIA AS COGNIÇÕES DO EXÓRDIO DA HISTÓRIA PESSOAL, AVALIANDO AS CONJUNTURAS E FAVORECENDO A PREVISIBILIDADE DAS ATUAÇÕES FUTURAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já buscou aprofundar a própria condição da historicidadade seriexológica, o nível evolutivo das lembranças remotas e o planejamento futuro?
Quais os resultados obtidos?
            Bibliografia Específica:
            1. Hartog, François; Regimes de Historicidade: Presentismo e Experiências do Tempo (Régimes d’historicité: Presentisme et Expériences du Temps); coord. Eliana de Freitas Dutra; revisora Lizete Mercadante Machado; trad. Andréa Souza de Menezes; et al.; 268 p.; 2 seções; 5 caps.; 1 E-mail; 1 microbiografia; 593 notas; alf.; 22,5 x 16,5 cm; br.; Autêntica; Belo Horizonte, MG; 2014; páginas 9 a 64.
            2. Rüsen, Jörn; Razão Histórica: Teoria da História, Fundamentos da Ciência Histórica (Historische Vernunft? Grunzüge einer Historik I: Die Grundlagen der Geschichtswissenschaft); revisores Mauro Caixeta de Deus; & Sonja Cavalcanti; trad. Estevão de Rezende Martins; 194 p.; 4 caps.; 5 citações; 1 E-mail; 13 enus.; 2 esquemas; 1 ilus.; 1 microbiografia; 138 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Editora Universidade de Brasília (UnB); Brasília, DF; 2001; páginas 11 a 93.
                                                                                                                        M. M.