Grupo de Estudos Conscienciológicos

O grupo de estudos conscienciológicos é a reunião de conscins intermissivistas ou não, homens e / ou mulheres, interessadas em deslindar a consciência e otimizar a evolução pessoal e grupal, por meio da tarefa do esclarecimento interconsciencial, fundamentada em autopesquisas, em estudos teáticos do corpus da Conscienciologia e nos diversos temas oriundos da dinâmica evolutiva do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, participa de grupo de estudos conscienciológicos? Na escala de 1 a 5, como se classifica quanto à participação em tal empreendimento?

      GRUPO        DE     ESTUDOS CONSCIENCIOLÓGICOS
                                (PARAPEDAGOGIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O grupo de estudos conscienciológicos é a reunião de conscins intermissivistas ou não, homens e / ou mulheres, interessadas em deslindar a consciência e otimizar a evolução pessoal e grupal, por meio da tarefa do esclarecimento interconsciencial, fundamentada em autopesquisas, em estudos teáticos do corpus da Conscienciologia e nos diversos temas oriundos da dinâmica evolutiva do Cosmos.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo grupo vem do idioma Italiano, gruppo, “nó; conjunto, reunião”, derivado do idioma Alemão, kruppa, equivalente ao idioma Frâncico, kruppa, “massa arredondada”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo estudo deriva do idioma Latim, studium, “trabalho; cuidado; zelo; vontade; desejo; favor; benevolência; ação de estudar; ocupação; profissão; doutrina; seita; escola; sala; gabinete de estudo; colégio; corporação”. Apareceu no Século XIII. A palavra consciência provém do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, logos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O Sufixo ico, ica vem do idioma Latim, icus, e este do idioma Grego, ikós, e, com noção de “participação; referência; pertinência”, é formador de adjetivos.
         Sinonimologia: 1. Grupo mentalsomático pró-evolutivo. 2. Agrupamento de pesquisadores da Conscienciologia. 3. Grupo de estudos evolutivos. 4. Grupo de pesquisa do neoparadigma científico.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 46 cognatos derivados do vocábulo grupo: agrupação; agrupado; agrupador; agrupalidade; agrupamento; agrupar; agrupável; desagrupação; desagrupado; desagrupador; desagrupalidade; desagrupar; desagrupável; grupado; grupador; grupal; grupalidade; grupalismo; grupalista; grupalístico; grupamento; grupão; grupar; grupável; grupelho; grupinho; grupocarma; grupocármica; grupocármico; Grupocarmologia; grupopensene; grupopensenidade; intergrupal; intragrupal; megagrupo; minigrupo; paragrupo; reagrupação; reagrupado; reagrupamento; reagrupar; reagrupável; subgrupado; subgrupamento; subgrupar; subgrupo.
         Neologia. As 3 expressões compostas grupo de estudos conscienciológicos, minigrupo de estudos conscienciológicos e megagrupo de estudos conscienciológicos são neologismos técnicos da Parapedagogiologia.
         Antonimologia: 1. Aglutinação pensênica psicossomática. 2. Aprendizado evolutivo individual. 3. Egrégora taconística. 4. Grupo de estudos eletronótico. 5. Reunião de pesquisadores do paradigma materialista.
         Estrangeirismologia: o checkup das ideias do Curso Intermissivo (CI); o modus faciendi das dinâmicas interativas na grupalidade; o brainstorming da equipe de pensadores; o esprit de corps; a communis opinio decorrente da série de debates.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos benefícios do interesclarecimento reeducaciológico.
         Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Erudição: prioridade evolutiva. Debates geram neoideias. Debate: estimulante neoverponológico. Estudiosidade: megatrafor indispensável. Estudo: autampliação cosmovisiológica. Estudo: autolibertação seriexológica. Estudo: autotares teática. Estudantes fazem autotares.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Parapedagogia; a grupopensenidade evoluciológica da Reeducaciologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os homopensenes; a homopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os cosmovisiopensenes; a cosmovisiopensenidade; o desfazimento gradual das fôrmas holopensênicas pessoais e da fôrma holopensênica grupal retrógradas através de debates contínuos sobre as verpons da Conscienciologia; o ato de escoimar o holopensene após peleja psicossomática ou pseudodebate egoico; o holopensene mentalsomático predispondo o taquipsiquismo; o holopensene grupal tarístico; o materpensene da Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA); o materpensene do grupo de estudos conscienciológicos enquanto atrator de intermissivistas.
          Fatologia: o grupo de estudos conscienciológicos; os GPCs; os Grinvexes; as diferentes formações educacionais, acadêmicas e profissionais contribuindo para a cosmovisão do grupo; a escolaridade formal essencial ao estudante de Conscienciologia; o ato de integrar os saberes; as multiversões das abordagens didáticas; a parceria pedagógica; a comunicação interconsciencial; a interassistencialidade autoconsciente; a disposição para o aprendizado; a educação antiegoica; o intercâmbio das casuísticas confirmando as autovivências únicas; a emergência de trafores e trafares a partir da convivência, das dinâmicas e das atividades em grupo; as reciclagens motivadas pelo contato com as verpons conscienciológicas; a catálise evolutiva grupal; os exemplarismos motivando as autorreciclagens; os exemplos e os antiexemplos, ambos esclarecedores; a amortização das dívidas e dos débitos grupocármicos através da interassistencialidade tarística; o acerto grupocármico; a consciência de equipe; o exercício do egocídio a partir do respeito à opinião alheia; os recursos da Internet facilitando o acolhimento de intermissivistas isolados geograficamente; a formação de grupos de estudos conscienciológicos fomentada pelos projetos de expansão das ICs; o material de apoio infográfico do Projeto Infotares, elaborado pela União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); o paradigma consciencial; a Enciclopédia da Conscienciologia; os tratados da Conscienciologia; os livros conscienciológicos; o livro Nossa Evolução facilitando os estudos dos grupos de calouros da Conscienciologia; os glossários das publicações conscienciológicas; a consulta ao maxiportifólio da Conscienciologia; os downloads gratuitos dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia disponibilizados no site das Tertúlias; a composição lógica e sofisticada dos neologismos facilitando a apreensão das verpons conscienciológicas; o quadro sinóptico das especialidades da Conscienciologia facilitando a escolha dos temas para estudar; o grupo especializado em tema específico podendo vir a ser Pré-IC; o fato de o grupo de estudos conscienciológicos não substituir a participação nos debates diários durante as tertúlias conscienciológicas; o fato de o grupo de estudos conscienciológicos não substituir o autodidatismo; a autacomodação no grupo de estudos conscienciológicos impedindo a autoprodução mentalsomática; o abstencionismo consciencial com repercussões no grupo evolutivo; a postura de não fazer a cabeça de ninguém; o estudo de temas esclarecedores a todo o grupo; a pertinácia Cosmoética no esclarecimento de temas obscuros e impactantes; a evitação de estupros evolutivos; a eumatia conscienciológica; a polimatia; a autorganização técnica aumentando e qualificando o rendimento e o desempenho grupal; as gescons grupais publicadas nos periódicos ou livros da Conscienciologia ampliando o escopo tarístico do grupo; o terceiro e quarto estágios do curso grupocármico; o aprendizado evolutivo grupal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal ampliando e qualificando o interesclarecimento; a rememoração e atualização de ideias e experiências do Curso Intermissivo pré-ressomático; a recuperação grupal de cons; a conexão com os estudos realizados no Curso Intermissivo; os participantes extrafísicos não identificados; o autodomínio do psicossoma desobstruindo as manifestações intelectivas e parapsíquicas; a potencialização da telepatia; o desenvolvimento do parapsiquismo proporcionado pelos acoplamentos energéticos grupais espontâneos; o desenvolvimento do parapsiquismo como pré-requisito para vivência teática do corpus da Conscienciologia; a utilização das energias do grupo pela equipe extrafísica (equipex) para assistir consciexes; o acesso grupal à Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre os intermissivistas; o sinergismo das autorreflexões coletivas; o sinergismo provocado pela complementaridade dos trafores dos integrantes do grupo de estudos; o sinergismo entre momentos evolutivos individuais; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo educação formal–reeducação conscienciológica; o sinergismo entre as especialidades da Conscienciologia.
          Principiologia: a vivência grupal do princípio da descrença (PD) proporcionando clima tarístico; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do exemplarismo grupal (PEG); o princípio da empatia evolutiva; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio cosmoético de educar sem inculcar; o princípio interassistencial de ―quem aprende deve ensinar‖; o princípio da inevitabilidade da interassistência na evolução consciencial; o princípio de o mais experiente ensinar o menos experiente; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da interdependência evolutiva; o principio de todo encontro interconsciencial ser reencontro; o princípio da responsabilidade coletiva; o princípio de 1 por todos e todos por 1; o princípio da afinidade; o megaprincípio cósmico de ninguém evoluir sozinho.
          Codigologia: a elaboração do código grupal de cosmoética (CGC); a reciclagem dos retrocódigos grupais.
          Teoriologia: a teoria-líder ou o paradigma da Conscienciologia; a teoria da evolução consciencial; as teorias da Ciência Convencional formando substrato cognitivo para a compreensão da Conscienciologia; a teoria do amparo extrafísico de função; as teorias conscienciológicas aplicadas em experimentos grupais; a teoria do curso grupocármico.
          Tecnologia: as técnicas de avaliação do desempenho grupal; as técnicas de organização; as técnicas de comunicação; as técnicas de escrita.
          Voluntariologia: o voluntário de Instituição Conscienciocêntrica (IC) atuando ao modo de facilitador da Conscienciologia; o voluntariado trabalhando pela expansão da Conscienciologia; o voluntariado teático da tares; o voluntariado no trabalho da reeducação planetária.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Mentalsomática; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; a troca de experiência quanto ao labcon pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito halo das neoideias; o efeito halo da interassistencialidade tarística; os efeitos impactantes e reciclogênicos das verpons conscienciológicas; os efeitos desassediadores dos debates cosmoéticos; os efeitos do grupo de estudos conscienciológicos na seriexialidade grupal.
          Neossinapsologia: a renovação e ampliação das sinapses geradas pela educação formal a partir das neossinapses e neoparassinapses formadas pela reeducação conscienciológica; as neossinapses construídas em grupo por meio da intertares.
          Ciclologia: o ciclo de reeducação das autocondutas grupais; o ciclo de reeducação e qualificação interassistencial; a dinamização do ciclo alternante docência-discência; o ciclo debates-consensos-intercompreensões; a qualificação do ciclo multiexistencial grupal (CMG).
          Enumerologia: a interdependência; a interconsciencialidade; a interdimensionalidade; a interelucidação; a interassistência; a intercooperação; a intercompreensão. A interação; a interceptação; a intercomunicação; a interlocução; a intercorrelação; a intercomplementação; a interdesassedialidade. A interarticulação; a interconexão; a interdisciplinaridade; a interinfluência; a interaprendizagem; a interconfiança; a intercordialidade.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio eumatia-polimatia; o binômio organização-aproveitamento; o binômio avaliação-desempenho; o binômio grupo de estudos conscienciológicos–tertúlia conscienciológica; o binômio autocognição–cosmovisão grupal; o binômio autodidatismo–grupo de estudos conscienciológicos; o binômio interlocução-intercompreensão.
          Interaciologia: a interação generalismo-especialismo; a interação intrafisicalidade-extrafisicalidade; a interação atributos mentais–parapercepções multidimensionais; a interação conscienciólogo veterano–conscienciólogo jejuno; a interação inversor existencial–reciclante existencial; a interação erudição–inteligência evolutiva; a interação traforística potencializando a evolução grupal; a interação Conscienciologia-Tudologia.
          Crescendologia: o crescendo egocarma-grupocarma; o crescendo monovisão unidimensional—cosmovisão multidimensional; o crescendo autocrítica–heterocrítica–debate cosmoético–desassédio grupal; o crescendo evolutivo grupal; o crescendo minigescon grupal–coletâna tarística; o crescendo 3º estágio–4º estágio–5º estágio do curso grupocármico; o crescendo grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio antidispersivo concentração mental–atenção dividida–lucidez; o trinômio holomaturológico autocrítica-heterocrítica-omnicrítica; o trinômio experimentológico autopesquisa-heteropesquisa-omnipesquisa; o trinômio heuristicológico descoberta-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio tridotaciológico intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio parapedagogiológico rapport-telepatia-taquipsiquismo; o trinômio reeducaciológico aprender-ensinar-reaprender; o trinômio grupocarmológico interesses-metas-evolução; o trinômio Conscienciologia–Tudologia–prioridade evolutiva.
          Polinomiologia: o polinômio autocognição–exposição de ideias–debate–recuperação de cons; o polinômio reeducativo exposição de ideias–argumentação–refutação–reverificação–neocognição; o polinômio intelectivo exposição de ideias–argumentação–complementação–cosmovisão.
          Antagonismologia: o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo estupro evolutivo / cronologia tarística; o antagonismo estupro evolutivo / limite interassistencial; o antagonismo ideia obscura / argumentação clara; o antagonismo imposição / exposição; o antagonismo apriorismose / abertismo consciencial; o antagonismo apedeutismo / erudição; o antagonismo criptocons / adcons; o antagonismo competição / cooperação.
          Politicologia: a política da Conviviologia tarística; a democracia pedagógica.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada às reciclagens pessoais (Autorrecinologia)
e à estudiosidade (Auterudiciologia) para melhor assistir os membros do grupo; as leis da Grupocarmologia.
          Filiologia: a conviviofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a erudiciofilia; a verponofilia; a neoverponofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a sociofobia; a neofobia; a intelectofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome de Swedenborg.
          Mitologia: a erudição consciencial capacitando o estudante da Conscienciologia a refutar, com lógica, os mitos multimilenares; a queda da Mitologia frente à autexperimentação descrenciológica.
          Holotecologia: a convivioteca; a interassistencioteca; a grupocognoteca; a grupocarmoteca; a evolucioteca; a argumentoteca; a refutacioteca; a recexoteca; a consciencioteca; a cosmoeticoteca; a parapedagogoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Reeducaciologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Debatologia; a Argumentologia; a Refutaciologia; a Erudiciologia; a Recexologia; a Invexologia; a Interassistenciologia; a Cosmovisiologia; a Comunicologia; a Parapercepciologia; a Tudologia; a Proexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin-cobaia; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a personalidade gregária; a personalidade dedicada à tares interconsciencial; a equipe de pesquisa.
          Masculinologia: o intermissivista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico de função; o autexperimentador; o conscienciólogo; o cosmovisiologista; o gesconógrafo; o proexista; o comunicólogo; o exemplólogo; o conviviologista; o refutaciologista; o reeducador; o compartilhador de conhecimentos; o exemplarista; o intelectual; o tertuliano; o teletertuliano; o pré-serenão vulgar; o curioso; o polímata; o mentalsomaticista; o parapedagogo; o pesquisador; o voluntário; o professor; o aluno; o autodidata; o semperaprendente.
          Femininologia: a intermissivista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica de função; a autexperimentadora; a consciencióloga; a cosmovisiologista; a gesconógrafa; a proexista; a comunicóloga; a exemplóloga; a conviviologista; a refutaciologista; a reeducadora; a compartilhadora de conhecimentos; a exemplarista; a intelectual; a tertuliana; a teletertuliana; a pré-serenona vulgar; a curiosa; a polímata; a mentalsomaticista; a parapedagoga; a pesquisadora; a voluntária; a professora; a aluna; a autodidata; a semperaprendente.
          Hominologia: o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens intertaristicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minigrupo de estudos conscienciológicos = a reunião periódica de estudantes e pesquisadores para debate de tema verponológico; megagrupo de estudos conscienciológicos = a reunião diária aberta a debate público de neoverpons no Curso de Longo Curso, a tertúlia conscienciológica.
          Culturologia: a cultura da grupalidade; a cultura da estudiosidade evolutiva; a Multiculturologia Conscienciológica; a Holocultorologia do Cosmos.
          Taxologia. Sob a ótica da Organizaciologia, eis, na ordem alfabética, 2 itens para os quais é importante o grupo atentar visando a otimização dos estudos:
          1. Agenda: definição do cronograma semestral ou anual das reuniões e dos respectivos temas e materiais a serem estudados e utilizados.
          2. Benefícios: mensuração dos resultados na condição de acréscimos evolutivos hauridos através dos temas estudados.
          Qualidade. Segundo a Evoluciologia, o nível de coesão e a produtividade do grupo podem ser analisados, entre outros, sob esses 2 indicadores, na ordem funcional:
          1. Interrelações: a qualidade das relações pessoais entre os integrantes; o interesse pela manutenção do grupo; a elaboração do CGC; o autoposicionamento intertarístico dos integrantes.
           2. Resultados: o aproveitamento em relação ao perfil pesquisístico verificado pela qualidade e quantidade dos resultados finais do trabalho; a publicação de gescons; as reciclagens motivadas pelos temas estudados; a multiplicação do conhecimento adquirido.
           Prevalência. De acordo com a Priorologia, a preponderância de foco meramente na interconvivialidade, pode levar o grupo a perder tempo com conversa fiada sem aproveitar oportunidades de fazer a tares a maior, policármica. Se há predominância apenas na produção, o grupo corre risco de se dissolver devido à falta de interassistência entre os participantes.
           Equipe. O alcance de resultados evolutivos nos grupos de estudos conscienciológicos depende da capacidade de se trabalhar em equipe, convergente para a obtenção de ganhos coletivos interassistenciais.


                                                        VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o grupo de estudos conscienciológicos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antidoutrinação: Parapedagogiologia; Homeostático.
           02. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
           03. Consciência de equipe: Grupocarmologia; Neutro.
           04. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
           05. Esclarecimento interpares: Interassistenciologia; Homeostático.
           06. Formação conscienciológica: Autocogniciologia; Homeostático.
           07. Grinvex: Grinvexologia; Neutro.
           08. Holopensene interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           09. Interdependenciologia: Grupocarmologia; Homeostático.
           10. Parceria pedagógica: Reeducaciologia; Homeostático.
           11. Partilha do saber: Seriexologia; Homeostático.
           12. Recexibilidade grupal: Recexologia; Homeostático.
           13. Reeducação recíproca: Conviviologia; Homeostático.
           14. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
           15. Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
  A REUNIÃO DE INTERMISSIVISTAS OBJETIVANDO ATIVIDADES PESQUISÍSTICAS E GESCONOGRÁFICAS É FATOR
 OTIMIZADOR DA CONSECUÇÃO DA MAXIPROÉXIS E QUALIFICADOR DO REVEZAMENTO SERIEXOLÓGICO GRUPAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, participa de grupo de estudos conscienciológicos? Na escala de 1 a 5, como se classifica quanto à participação em tal empreendimento?
           Bibliografia Específica:
           1. Maximiniano, Antônio César Amaru; Gerência de Trabalho em Equipe; XI + 100 p.; 4 caps.; 8 diagramas; 1 gráf.; 4 ilus.; 3 tabs.; 15 refs.; 21,5 x 15,5 cm; enc.; Pioneira; São Paulo, SP; 1986; páginas 2, 7, 22, 34 e 54.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 103 e 352.
                                                                                                                     D. L. G.