Experiência de Quase-Morte

A experiência de quase-morte é o parafenômeno involuntário ou forçado, provocado por doenças, acidentes ou traumas físicos, vivenciado pela conscin, homem ou mulher, e caracterizado pela projeção lúcida da consciência para a dimensão extrafísica, quando a mesma experimenta a visão panorâmica da vida intrafísica atual, o encontro com pessoas dessomadas e a delimitação da fronteira entre a existência somática e a incorporeidade, podendo levá-la à reflexão profunda sobre o nível de Cosmoética das ações e condutas pessoais.

Você, leitor ou leitora, já passou por EQM? Qual o investimento pessoal em prol do abertismo para a realidade multidimensional?

      EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE
                                    (PARAFENOMENOLOGIA)


                                             I. Conformática

          Definologia. A experiência de quase-morte é o parafenômeno involuntário ou forçado, provocado por doenças, acidentes ou traumas físicos, vivenciado pela conscin, homem ou mulher, e caracterizado pela projeção lúcida da consciência para a dimensão extrafísica, quando a mesma experimenta a visão panorâmica da vida intrafísica atual, o encontro com pessoas dessomadas e a delimitação da fronteira entre a existência somática e a incorporeidade, podendo levá-la à reflexão profunda sobre o nível de Cosmoética das ações e condutas pessoais.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra experiência vem do idioma Latim, experientia, “prova; ensaio; tentativa; prática; destreza; habilidade; experiência”. Surgiu no Século XIV. O advérbio quase deriva também do idioma Latim, quasi, “tal como; como se; como se fosse”. O termo morte provém igualmente do idioma Latim, mors, “morte”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. EQM. 2. Experiência de quase-dessoma. 3. Fenômeno da quase-morte. 4. Experiência da morte iminente. 5. Experiência entre a vida e a morte. 6. Experiência de morte aparente.
          Neologia. As duas expressões compostas experiência de quase-morte aproveitada e experiência de quase-morte desperdiçada são neologismos técnicos da Parafenomenologia.
          Antonimologia: 1. Projeção consciente (PC) saudável. 2. Projeção antefinal. 3. Pesadelo. 4. Alucinação. 5. Sonho. 6. Fantasia. 7. Projeção não lúcida.
          Estrangeirismologia: a near-death experience (NDE); a out-of-body experience (OBE); o state of altered consciousness; o paranormal phenomenon; a transcendental experience; a Neuroscience; a life after life; a life review.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à imortalidade da consciência.


                                               II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da revalorização da vida intrafísica; o abertismo holopensênico em relação à projeção da consciência; a autopensenidade em relação à proéxis; os impactopensenes; a impactopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os repensenes, a repensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; os holopensenes materialistas; a holopensenidade materialista das equipes médicas intrafísicas; os prioropensenes da conscin lúcida; a prioropensenidade avançada.
          Fatologia: a experimentação da fronteira entre a vida e a morte; o aprendizado quanto à imortalidade da consciência; a compreensão do valor da vida; a evitação dos riscos à vida; os acidentes de percurso; os esportes radicais; os acidentes provenientes de contrafluxos; as doenças previstas; a parada cardíaca; as reações alérgicas; a desatenção no trânsito; a desatenção em ambientes periculosos; as explosões em campos de batalhas; a obnubilação cotidiana; a permanência no porão consciencial; a preocupação com a assistência; a autossuperação de dificuldades pós-experiência de quase-morte; a autossuperação do materialismo; a compreensão do sentido da vida; a perda do medo da dessoma; a romantização equivocada da EQM; a reeducação consciencial.
          Parafatologia: a experiência de quase-morte; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a sinalética da experiência de quase-morte; a experiência das projeções conscienciais; a valorização do parapsiquismo pós-experiência de quase-morte; a autovivência da saída do corpo; a experiência de retorno ao corpo físico; 2                                                         Enciclopédia da Conscienci ologia a experimentação de algo importante a cumprir na vida intrafísica; as retrocognições; o extrapolacionismo parapsíquico pós-EQM; a parapercepção da multidimensionalidade; a parapercepção das bioenergias; a parapercepção da multiexistencialidade; a parapercepção de ser parte integrante do Cosmos; a parapercepção de minipeça dentro do maximecanismo; o reconhecimento da paraprocedência; a paraeducação consciencial.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo pensênico conscin equemista–consciex amparadora; o sinergismo cérebro-paracérebro da conscin equemista.
         Principiologia: o princípio consciencial; o princípio da descrença (PD); o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da autopesquisa conscienciológica; o princípio da imortalidade.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial; a teoria do desapego ao soma; a teoria materialista da consciência como subproduto do cérebro físico.
         Tecnologia: as técnicas projetivas; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da tares; a técnica dos 20 EVs diários; a técnica da investigação das sinaléticas parapsíquicas pessoais.
         Voluntariologia: o voluntário interassistencial na condição de assistente após ter sido assistido.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Proexólogos.
         Efeitologia: o efeito das religiões resultando em tanatofobia.
         Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir da parapercepção da eternidade da consciência; a criação de paraneossinapses através do desenvolvimento parapsíquico.
         Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
         Binomiologia: o binômio autorreflexão–lucidez consciencial.
         Interaciologia: a interação conscin-consciex; a interação conscin casca grossa–conscin parapsíquica.
         Crescendologia: o crescendo intrafísico conscin vulgar inconsciente–conscin intermissivista autoconsciente.
         Antagonismologia: o antagonismo desatenção / atenção parapsíquica; o antagonismo tanatofobia / tanatofilia; o antagonismo cegueira consciencial / lucidez consciencial.
         Paradoxologia: o paradoxo de a experiência de quase-morte poder gerar resultados homeostáticos ao promover reciclagem intraconsciencial pela vivência impactoterápica.
         Politicologia: a meritocracia.
         Fobiologia: a tanatofobia; a projeciofobia; a neofobia; a proexofobia; a priorofobia; a evoluciofobia; a conscienciofobia; a parapsicofobia; a recexofobia.
         Sindromologia: a síndrome do pânico; a superação da síndrome da apriorismose.
         Holotecologia: a parapsicoteca; a antissomatoteca; a intermissioteca; a parafenomenoteca; a pedagogoteca; a sinaleticoteca; a dessomatoteca.
         Interdisciplinologia: a Parafenomenologia; a Parapercepciologia; a Parapsicologia; a Parafatuística; a Paracerebrologia; a Proexologia; a Parapatologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Dessomatologia; a Projeciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência milenar; a conscin sênior; a conscin eletronótica; a consréu ressomada; a consciência assediadora.
          Masculinologia: o equemista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o experimentador.
          Femininologia: a equemista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a experimentadora.
          Hominologia: o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens energeticus; o Homo sapiens paraperceptivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: experiência de quase-morte aproveitada = aquela a partir da qual a conscin revaloriza a vida intrafísica, passando a priorizar a recin e a proéxis; experiência de quase-morte desperdiçada = aquela a partir da qual a conscin continua na condição de percepção deficitária da importância da vida intrafísica, da recin e da proéxis.
          Culturologia: a cultura parapsíquica; a cultura multidimensional; a cultura da Parapercepciologia; a cultura da Priorologia; a cultura da Parafenomenologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Projeciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 parafenômenos concomitantes à experiência de quase-morte, passíveis de serem vivenciados pela conscin equemista, homem ou mulher:
          01. Autobilocação consciencial: visualização do próprio soma inanimado sendo manipulado por equipe médica intrafísica ressuscitadora.
          02. Autoscopia interna: observação dos órgãos internos, podendo haver lucidez quanto aos ferimentos somáticos internos, provocadores da EQM.
          03. Catalepsia projetiva: incapacidade temporária de mover o corpo físico, após a reinteriorização da consciência.
          04. Clarividência extrafísica: aquisição de informações acerca de objetos, lugares ou seres através de imagem ou quadro, estando a consciência fora do soma, confirmadas posteriormente com pessoas relacionadas ao fenômeno e visitas intrafísicas aos lugares e objetos observados. 4                                                                         Enciclopédia da Conscienci ologia
            05. Cosmoconsciência: percepção cósmica da consciência, da vida e da ordem do Universo, estando em unidade com este, com posterior incapacidade de descrever o fenômeno em palavras para o médico e os familiares.
            06. Dejaísmo projetivo: impressão, durante a EQM, de já ter visto ou encontrado pessoas, lugares ou situações.
            07. Intuição extrafísica: aquisição de conhecimento através da apreensão íntima de pensamentos ou ideias, na companhia de amparador extrafísico, para o redimensionamento da autoproéxis.
            08. Precognição extrafísica: conhecimento de fatos futuros, posteriormente comprovados.
            09. Retrocognição extrafísica: contato com fatos, cenas, formas e vivências de retrovidas, capazes de alavancar a autoproéxis.
            10. Visão panorâmica extrafísica: retrospectiva em bloco da vida intrafísica em curso, através da atividade holomnemônica, potencializando reciclagens intraconscienciais.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a experiência de quase-morte, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Autocomprovação parapsíquica: Autoparapercepciologia; Neutro.
            03. Auto-herança parapsíquica: Seriexologia; Homeostático.
            04. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            05. Conscin-cobaia: Experimentologia; Neutro.
            06. Conscin terminal: Dessomatologia; Neutro.
            07. Lucidez extracorpórea: Projeciologia; Neutro.
            08. Multidimensiologia: Parapercepciologia; Homeostático.
            09. Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
            10. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
            11. Paraconscienciologia: Parapercepciologia; Neutro.
            12. Paraconvocação proexológica: Proexologia; Homeostático.
            13. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
            14. Projeção do adeus ressomática: Projeciologia; Neutro.
            15. Projetabilidade reciclogênica: Autorrecexologia; Homeostático.
  EMBORA SE POSSA TIRAR PROVEITO DA EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE, O IDEAL É A CONSCIN PROJETAR-SE
 COM LUCIDEZ E DESPERTAR-SE PARA A IMORTALIDADE
   DA CONSCIÊNCIA, VALORIZANDO A VIDA INTRAFÍSICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já passou por EQM? Qual o investimento pessoal em prol do abertismo para a realidade multidimensional?
            Bibliografia Específica:
            1. Lutfi, Lucy; Voltei para Contar: Autobiografia de uma Experimentadora da Quase-Morte; pref. Hernande Leite; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 248 p.; 2 seções; 19 caps.; 18 anotações pessoais; 22 cronologias; 29 E-mails; 39 enus.; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 6 tabs.; 10 websites; 40 musicografias; 51 filmes; 1 nota; 178 refs.; 5 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 25 a 195.
            2. Moody, Raymond Jr.; Vida após a Vida (Life after Life); trad. Melissa Kassner; 172 p.; 6 caps.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 21 x 14 cm; br.; 16ª Ed.; Editora Nórdica; Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 7 a 100.
            3. Morse, Melvin, M. D.; & Perry, Paul; Transformados pela Luz (Transformed by the Light); trad. Beatriz Penna; 236 p.; 8 caps.; 15 enus.; 5 tabs.; 21 x 14 cm; br.; Nova Era; Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 13 a 236.
            4. Souza, José Zacarias de; Podemos Voltar da Morte? Algumas Reflexões sobre EQM; Artigo; Psicologia Argumento; Revista; Trimestral; Vol. 27; N. 56; 19 refs.; Curitiba, PR; Janeiro-Março, 2009; páginas 55 a 64.
            5. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 121 a 151.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 43 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacionalde Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 121 a 199.
            Webgrafia Específica:
            1. Elias, Ana Catarina Araújo; Giglio, Joel Sales; & Pimenta, Cibele de Matos; Análise da Natureza da Dor Espiritual Apresentada por Pacientes Terminais e o Processo de sua Re-significação através da Intervenção Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME); Artigo; Revista Latino-Americana de Enfermagem; Bimestral; Vol. 16; N. 6; 17 refs.; Ribeirão Preto, SP; Novembro-Dezembro, 2008; páginas 1 a 8; disponível em: <http://www.scie lo.br/pdf/rlae/v16n6/pt_04.pdf>; acesso em: 20.01.15; 10h03.
            2. Fenwick, Peter; As Experiências de Quase Morte (EQM) podem Contribuir para o Debate sobre a Consciência?; Artigo; Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 40; N. 05; 35 refs.; São Paulo, SP; Setembro, 2013; páginas 203 a 207; disponível em: <http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol40/n5/203.htm>; acesso em: 20.01.15; 10h10.
            3. Fernandes, Henrique de Oliveira; A Morte e o Morrer: Reflexões a partir do Estudo das Experiências de Quase-Morte; Artigo; 3 enus.; 49 refs.; Rio de Janeiro, RJ; disponível em: <http://www.henriquefernandes.com.br/eqm-amorte-e-o-morrer.pdf>; acesso em: 20.01.15; 9h45.
            4. Greyson, Bruce; Experiências de Quase-Morte: Implicações Clínicas (Near-Death Experience: Clinical Implications); Artigo; Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 34; 1-S; 77 refs.; São Paulo, SP; 2007; páginas 116 a 125; disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000700015&script=sci_arttext>; acesso em: 20.01.15; 10h18.
            5. Haesler, Natalie Trent-Von; & Beauregard, Mario; Experiências de Quase-Morte em Parada Cardíaca: Implicações para o Conceito de Mente não Local (Near-Death Experience in Cardiac Arrest: Implications for the Concept of non Local Mind); Artigo; Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 40; N. 05; 1 enu.; 57 refs.; São Paulo, SP; 2013; páginas 197 a 202; disponível em: <http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol40/n5/197.htm>; acesso em: 20.01.15; 10h23.
                                                                                                                      P. C. S.