Exercício do Desapego

O exercício do desapego é o ato, processo ou efeito do aprimoramento prático de abrir mão da sensação de posse sobre objetos, lugares, valores, ideias, pessoas e sentimentos em prol da ampliação da lucidez, da interassistência e da evolução consciencial.

Você, leitor ou leitora, já experimentou abrir mão de sentimentos, lugares, pessoas e objetos passíveis de estarem pesando na autoproéxis? Considera renovar valores e princípios em prol da interassistencialidade desapegada?

      EXERCÍCIO DO DESAPEGO
                                    (DESAPEGOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O exercício do desapego é o ato, processo ou efeito do aprimoramento prático de abrir mão da sensação de posse sobre objetos, lugares, valores, ideias, pessoas e sentimentos em prol da ampliação da lucidez, da interassistência e da evolução consciencial.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo exercício vem do idioma Latim, exercitatio, “ exercício físico ou mental”, de exercitare, “fazer exercícios frequentemente”. Apareceu no Século XV. O vocábulo desapego vem do idioma Latim medieval “des”, negativo mais “apego”, origem de pegar, do Latim picare, “trazer comigo; ter em si; pegar”. Surgiu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Exercício do desprendimento. 2. Cultivo da renúncia cosmoética. 3. Hábito da abnegação. 4. Teática da despretenção. 5. Exercício da desambição.
         Neologia. As 3 expressões compostas exercício do desapego, exercício psicossomático do desapego e exercício mentalsomático do desapego são neologismos técnicos da Desapegologia.
         Antonimologia: 1. Exercício do apego. 2. Exercício da ambição. 3. Exercício de poder. 4. Exercício de domínio.
         Estrangeirismologia: a vivência do less is more; o letting go; o descarte do junk atravancador das energias; os after effects positivos; a joie de vivre recuperada.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desapego cosmoético.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Desapego: largada evolutiva. Desapego: ganho evolutivo.
         Citaciologia: – Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências (Pablo Neruda, 1904–1973). A renúncia é a libertação. Não querer é poder (Fernando Pessoa, 1888–1935). Acordar para quem você é, requer desapego de quem você imagina ser (Alan Walts, 1915–1973).
         Ortopensatologia: – “Desapego. Assim como o melhor é não acreditar em nada, segundo o princípio da descrença (PD), o mais inteligente é não se apegar também a nada, porque chegamos a esta dimensão de mãos vazias e, assim vamos deixá-la”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da evolutividade; a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; a autopensenidade sadia facilitadora do exercício do desapego; o autodesassédio através dos autopensenes inegoicos; o discernimento nos desapegos racionais em busca do holopensene da pacificação íntima.
         Fatologia: o exercício do desapego; o cultivo de novas vinculações com pessoas e ambientes; as práticas diárias de pequenos desapegos; os exercícios teáticos do desapego aumentando o fôlego pessoal; a decisão do momento de mudar; o autodesapego do superego; o heterodesapego; o neodesapego; a exemplificação da manifestação prática do desapego; o ato de o jovem inversor se desprender da casa paterna; o desprendimento das amizades quando ocorre imposição ideológica; a renúncia à própria vontade, imposta nas instituições totais; o ciúme enquanto escravagismo psicoemocional; a coragem e o desapego para iniciar vida nova; o desapego aos ganhos secundários; o saudosismo; a escolha; a coragem de evoluir; a doação pela necessidade do outro; a renúncia cosmoética à intrafisicalidade, sem alienação da vida humana; o abandono de hábitos nosográficos arraigados; o ato de desocupar-se de microinteresses e assuntos menos importantes; o desapego inegoico ao poder temporal; o desapego inteligente do sentimento de pertencimento ao clã; o desapego do grupocarma nuclear; o ato de não perder tempo com coisas de menor importância; a reciclagem da ambição de poder financeiro; o sentimento de posse sobre a pessoa amada; os objetos preferidos; a libertação das coleiras do ego; a evitação de ações interprisionais; a condição da conscin recicladora ao abrir mão do porão consciencial; o ato de renunciar à autoimagem idealizada, através de reciclagens intraconscienciais; o desprendimento cosmoético das vontades pessoais na assistência; o emprego da inteligência evolutiva (IE) no exercício do desapego; a ampliação da lucidez assistencial; a autabastança psicossomática; a consolidação de novo patamar evolutivo através do desapego; a dessoma na condição de maior desapego pessoal inevitável; o desapego autoral por meio da doação dos direitos de publicação a instituições idôneas; a assunção de novos valores conscienciais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a experiência projetiva lúcida; a projeção da consciência acessando retrovida onde iniciou o processo de renúncia pró-evolutiva; o paradever de libertar a quem aprisiona; o ato de desnudar-se intraconsciencialmente perante o amparador extrafísico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade inquebrantável–autorreciclagens; o sinergismo coragem–desapego inteligente; o sinergismo teático autocoerência-autoconscienciometria; o sinergismo inteligência evolutiva–cláusula pétrea da proéxis.
          Principiologia: o princípio de “quem liberta se liberta”; o princípio da evolução consciencial por meio da autopesquisa; o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o código pessoal vigente (CPV); o código pessoal de generosidade; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da libertação do ciclo evolutivo; a teoria da priorização evolutiva; a teoria do exercício do desapego aplicada na promoção da vida saudável; a teoria do despojamento consciencial.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; as técnicas conscienciométricas; a técnica da recin; a técnica da recéxis; a técnica da autavaliação diária; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do pensenograma.
          Voluntariologia: a abnegação do voluntariado conscienciológico perante a convicção de ser minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Projetabilidade Lúcida; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito nosográfico do apego egoico; o efeito homeostático do desapego cosmoético; o efeito evolutivo da libertação do egocentrismo; o efeito evolutivo do desapego interconsciencial sadio; os efeitos evolutivos das mudanças nos sentimentos; o efeito evolutivo da recéxis; os efeitos evolutivos da conduta altruística.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da convivialidade digna; as neossinapses geradas pelo respeito nos relacionamentos; as neossinapses decorrentes do despreendimento inteligente; as neossinapses advindas do encerramento de ciclos; as neossinapses geradas pela liberdade consciencial.
          Ciclologia: o ciclo vicioso vítima-algoz; o ciclo salutar de convivência; o ciclo multiexistencial.
          Enumerologia: o desprendimento; a compaixão; a generosidade; a maturidade; o altruísmo; a benignidade; a fraternidade.
          Binomiologia: o binômio apego-interprisão; o binômio desapego cosmoético–libertação grupocármica; o binômio apego cosmoético–cláusula pétrea proexológica; o binômio desapego–livre arbítrio; o binômio desapego–flexibilidade pensênica; o binômio autolibertação-autoprisão; o binômio amor doador–desapego cosmoético; o binômio retribuição-desapego; o binômio desapego-sossego; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação afetividade-cumplicidade; a interação concessão-reciprocidade; a interação da confiança interpares; a interação amor-confiança; a interação confiança-amizade; a interação desapego-libertação; a interação desapego-interassistência.
          Crescendologia: o crescendo autobenignidade-altruísmo; o crescendo afetividade-transafetividade.
          Trinomiologia: o trinômio desapego–liberdade interior–livre decisor; o trinômio abnegação–amor doador–interassistencialidade; o trinômio autodesapego-autoliberação-autobenignidade.
          Polinomiologia: o polinômio exercício do desapego–flexibilidade consciencial–disponibilidade–força de vontade–perseverança–honradez.
          Antagonismologia: o antagonismo apego / desapego; o antagonismo acúmulo sadio / acúmulo patológico; o antagonismo altruísmo / apego egocêntrico; o antagonismo assistência / apego; o antagonismo liberdade / sujeição; o antagonismo liberdade / interprisão; o antagonismo recin / apego; o antagonismo egocentrismo / altruísmo; o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo evolução / apego nosográfico.
          Paradoxologia: o paradoxo de o desapego enriquecer a vida; o paradoxo de quanto maior o desapego cosmoético maiores os ganhos evolutivos; o paradoxo de o desapego cosmoético não ter preço.
          Politicologia: a parapolítica; a autocracia; o Paradireito.
          Legislogia: a lei do maior esforço em dar e receber; a lei da interassistência; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a recexofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a agliofobia; a anuptofobia; a autofobia; a biofobia; a cacorrafiofobia; a monofobia; a cleptofobia; a desapegofobia; a eleuterofobia; a eremitofobia; a harpaxofobia; a isofobia; a neofobia; a peniafobia.
          Sindromologia: a síndrome de Estocolmo; a superação da síndrome da mediocrização consciencial; a profilaxia da síndrome do narcisismo.
          Maniologia: a mania de acumulação de quinquilharias; a egomania; a megalomania; a oniomania; a plutomania; a peniomania.
          Mitologia: o mito de Admeto e Alceste.
          Holotecologia: a psicossomatoteca; a energoteca; a egoteca; a convivioteca; a recexoteca; a conscienciometroteca; a pensenoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca; a filosofoteca; a proexoteca; a eticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Desapegologia; a Discernimentologia; a Parapatologia; a Psicologia; a Psiquiatria; a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Autopesquisologia; a Conviviologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Autoconscienciometrologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin altruística; a conscin abnegada; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o desapegado; o desapegador; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a desapegada; a desapedagora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens flexibilis; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: exercício psicossomático do desapego = aquele oriundo da perda afetiva considerada definitiva pela visão intrafisicalista apenas; exercício mentalsomático do desapego
= aquele oriundo da perda afetiva vivenciada de acordo com o princípio da inseparabilidade grupocármica.
          Culturologia: a cultura da convivência sadia; a cultura de não se deixar chantagear; a cultura de desapegar-se.
          Taxologia. Eis, em ordem alfabética, por exemplo, 15 tipos de coleiras do ego e fatores impeditivos ao exercício do desapego, exigindo urgente superação:
          01. Acepção de pessoas.
          02. Autoimagem idealizada.
          03. Automimeses religiosas.
          04. Belicismo.
          05. Covardia antievolutiva.
          06. Crenças pessoais fossilizadoras.
          07. Hedonismo.
          08. Individualismo.
          09. Orgulho do clã.
          10. Personalismo.
          11. Poder autocrático.
          12. Posturas monárquicas.
          13. Preconceitos.
          14. Riscomania.
          15. Usura.
          Autoconscienciometrologia. Vale a reflexão pessoal sobre o esforço teático no sentido do zelo, da abnegação, da renúncia e do altruísmo exercitados pela conscin lúcida.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o exercício do desapego, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acumulabilidade: Experimentologia; Neutro.
            02. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
            03. Apego: Conviviologia; Neutro.
            04. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
            05. Autabastança psicossomática: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            06. Coleira do ego: Egologia; Neutro.
            07. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático.
            08. Egocentrismo: Egologia; Neutro.
            09. Egocentrismo compulsório: Egologia; Neutro.
            10. Libertação do clã: Grupocarmologia; Neutro.
            11. Paciência incólume: Interassistenciologia; Homeostático.
            12. Possessividade: Parapatologia; Nosográfico.
            13. Renúncia cosmoética: Anticonflitologia; Homeostático.
            14. Sede de poder: Intrafisicologia; Nosográfico.
            15. Separação unificadora: Cosmovisiologia; Homeostático.
      O EXERCÍCIO DO DESAPEGO COSMOÉTICO, ALIADO
   À RECÉXIS, CONSTRÓI NOVOS VALORES E PRINCÍPIOS
   EVOLUTIVOS, ESTABELECENDO O SENTIMENTO DE AUTOBENIGNIDADE E DE AUTABNEGAÇÃO ASSISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já experimentou abrir mão de sentimentos, lugares, pessoas e objetos passíveis de estarem pesando na autoproéxis? Considera renovar valores e princípios em prol da interassistencialidade desapegada?
            Bibliografia Específica:
            1. Fritzen, Reinalda; Caminhos da Autossuperação: Relatos de Maxidissidência Ideológica; pref. Hernande Leite; revisores Equipe de Revisores da Editares; 230 p.; 4 partes; 11 caps.; 2 citações; 21 E-mails; 30 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 21 websites; glos. 63 termos; 78 refs.; alf. geo. ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 47, 59 e 88.
            2. Lutfi, Luci; Voltei para Contar: Autobiografia de Uma Experimentadora da Quase-morte; pref. Hernande Leite; 248 p.; 14 caps.; 2 cronologias; 51 filmografias; 2 ilus.; 40 musicografias; 201 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006 páginas 93 e 101.
            3. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 209.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 489.
            Webgrafia Específica:
            1. Feijó, Adriana; Desapego pode Sinalizar Equilíbrio Emocional: Abrir Mãos das Coisas, Pessoas e Situações deixa a Vida mais Leve; Artigo on line; Personare: Autoconhecimento Harmonia e Bem Viver; 1 E-mail; 20 microbiografia; Rio de Janeiro, RJ; disponível em: <http://www.personare.com.br/desapego-pode-sinalizar-equilibrio-emocional-m5205/>; acesso em: 22.08.17.
            2. Grupo M Contigo; A Mente é Maravilhosa - As 4 Leis do Desapego para sua Liberação Emocional; desde 1999; curiosidade; filmes livros; Concejo; Salamanca; disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/as-4-leisdo-desapego-liberacao-emocional/>; acesso em: 22.08.17.
            3. Lucas, Miguel; Como Aceitar e Desapegar-se da Dor Emocional; Blog profissional; desde 13.08.2013; Escola de Psicologia; Curso editado em CD-ROMs; Palestras e Vídeo-Aulas; Autor, preparador mental, rendimento de atletas e equipe desportistas; 1 microbiografia; Contato por Skype; disponível em: <http://www.escolapsicologia.com/comoaceitar-e-desapegar-se-da-dor-emocional/>; acesso em: 22.08.17.
            4. Lucia, Belo Horizonte; Mitologia Grega: Admeto e Alcestes. O Apego e as Perdas; Blog; 20 ilus.; glos. 120 termos mitológicos; 1 microbiografia; MG; disponível em:<http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/02/ad meto-e-alceste-o-apego-e-as-perdas.html>; acesso em 23.08.17.
            5. Luz, Roberto; Desapegar-se é um Ato de Amor por si; desde 13.02.2009; Artigo; Club Sum; facebook portal de autoconhecimento; Rio de Janeiro / São Paulo; disponível em: <http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos /desapegarse-e-um-ato-de-amor-por-si-parte-i-16868.html>; acesso em: 22.08.17.
            6. Taringa on line; Dicionário de Fobias, Manias e Complexos .com; (Diccionario de Fobias, Manías y Complejos. com); glos. 600 termos; Argentina e comunidade Latino Americana; disponível em: <https://www.taringa.net /posts/info/1261961/Diccionario-de-fobias-manias-y-complejos.html>; acesso em: 24.08.17.
                                                                                                               M. A.