O exercício do Paradireito é o início da prática do respeito ao direito das consciências na vida cotidiana, pela conscin, homem ou mulher, ainda na condição de pré-serenona, visando diminuir a autassedialidade derivada do egoísmo pessoal.
Você, leitor ou leitora, já exercita o Paradireito no dia a dia? Observa algum benefício autodesassediador a partir desta prática?
EXERCÍCIO DO PARADIREITO (AUTODESASSEDIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O exercício do Paradireito é o início da prática do respeito ao direito das consciências na vida cotidiana, pela conscin, homem ou mulher, ainda na condição de pré-serenona, visando diminuir a autassedialidade derivada do egoísmo pessoal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo exercício vem do idioma Latim, exercitium, “exercício; prática”. Surgiu no Século XIV. O elemento de composição para procede do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. A palavra direito deriva do idioma Latim, directus, “reto; que segue em linha reta; que segue regras ou ordens preestabelecidas; que segue a trajetória ou procedimento predeterminado; que conduz segundo um dado preceito ou segundo uma dada forma de ordenação”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Teática do Paradireito. 2. Prática paradireitológica. 3. Respeito consciencial. Neologia. As 4 expressões compostas exercício do Paradireito, exercício inicial do Paradireito, exercício intermediário do Paradireito e exercício avançado do Paradireito são neologismos técnicos da Autodesassediologia. Antonimologia: 1. Exercício do caráter de justiceiro. 2. Reclamação egocêntrica. 3. Heterocoerção. Estrangeirismologia: os human rights; o self-detachment; as good manners; a mentalidade da conscin large; o beneficio bene erit; o fas gentium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à autocriticidade cosmoética. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: − Paradireito: megaprática autodesassediadora. Filosofia: o Autocriticismo lúcido; o Antiegocentrismo interassistencial; o Tenepessismo veterano; o Ofiexismo; o Exemplarismo cosmoético; o Universalismo megafraterno. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmoeticologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; as reciclagens autopensênicas sobre Justiça; a autopensenização amparadora. Fatologia: o exercício do Paradireito; o burilamento da compreensão teática da Paradireitologia; a prática da Cosmoética; o cumprimento do paradever; o ato de não burlar as leis do Direito Intrafísico prejudicando outrem; a desconstrução dos conceitos convencionais do Direito Intrafísico; a troca do poder intrafísico pelo poder consciencial; a prática da não invasão do direito alheio; o fazer valer o Paradireito das outras consciências; a teática cosmoética; a defesa da liberdade cosmoética de todos; o coletivismo fraterno; as reflexões em prol do outro; o autodomínio consciencial; o distanciamento do egocentrismo; a despreocupação com os direitos particulares; o ato de sair da bitola e começar a pensar grande; a aproximação desfazendo preconceitos e promovendo a intercompreensão; a convivência com a diversidade consciencial; a eliminação das coerções da igualdade; as concessões cosmoéticas; o respeito alheio; os pequenos detalhes da boa educação facilitando o dia a dia das outras consciências. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo interassistencial; a iscagem lúcida interassistencial; o tenepessismo; os extrapolacionismos parapsíquicos; as retrocognições profiláticas dos retroerros; o exemplarismo do amparador de função; os aprendizados do Curso Intermissivo (CI); as parexcursões interplanetárias; a cosmovisão do paracérebro. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo ideias avançadas–práticas avançadas; o sinergismo autoparapsiquismo-doação; o sinergismo responsabilidade-paradever. Principiologia: o princípio cosmoético do compartilhamento para todos, e não só para os amigos, não só para quem eu considero, não só para os iguais. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) funcionante no dia a dia. Teoriologia: a teoria das leis valendo para todos. Tecnologia: a técnica da autoconscienciometria; a técnica da autoconsciencioterapia. Voluntariologia: as relações do voluntariado pautadas no Paradireito; a não possessividade de voluntários; o paravoluntariado da minipeça no maximecanismo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Paradireito; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Tertuliarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Recéxis; o Colégio Invisível da Convivialidade. Efeitologia: o efeito autodesassediador do exercício do Paradireito. Neossinapsologia: a criação de neossinapses pela prática do Paradireito. Ciclologia: o ciclo das repetições renovadoras na multisserialidade. Enumerologia: o direito à discordância; o direito ao desmascaramento; o direito ao debate; o direito à heterocrítica; o direito à correção de erros; o direito ao livre arbítrio; o direito de ser diferente. O dever da urbanidade; o dever de agir; o dever de beneficiência; o dever de gratidão; o dever de não maleficência; o dever de reparação; o dever profissional. Binomiologia: o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio autodesassedialidade-benignidade; o binômio autossuficiência-heterauxílio; o binômio Paradireito-Paradever. Interaciologia: a interação heterocrítica-autocrítica; a interação autocrítica-paradever; a interação falha alheia–fracasso pessoal; a interação autoparapsiquismo-cosmovisão. Crescendologia: o crescendo porão existencial–maturidade–holomaturidade; o crescendo time dos assistidos–time dos assistentes; o crescendo conhecimento teórico–exercício prático; o crescendo interassistencialidade-autodesassedialidade; o crescendo queixa-doação. Trinomiologia: o trinômio antidireito–interprisão grupocármica–recomposição; o trinômio autorreflexão-heterocompreensão-anticonflitividade; o trinômio identificação dos acertos alheios–fluxo de amparo–rede de interassistencialidade; o trinômio reclamação dos erros alheios–fluxo da assedialidade–cadeia de acidentes de percurso. Polinomiologia: o polinômio dupla-família-comunidade-Cosmos; o polinômio autocrítica-autoincorrupção-autocosmoética-autodisciplina. Antagonismologia: o antagonismo direitos pessoais / direitos alheios; o antagonismo omissuper / omissão deficitária; o antagonismo enfoque zetético / enfoque dogmático; o antagonismo satisfação benévola / satisfação malévola; o antagonismo abordagem de conscin / abordagem de consciex; o antagonismo monovisão / cosmovisão; o antagonismo preconceito / polimatia; o antagonismo força cosmoética / força coercitiva; o antagonismo reação primitiva / doação ortopensênica. Paradoxologia: o paradoxo do recebimento na doação. Politicologia: a democracia pura; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia. Legislogia: as leis da evolutividade cósmica. Filiologia: a conviviofilia; a sociofilia; a criticofilia; a assistenciofilia; a raciocinofilia. Fobiologia: a leiturofobia; a decidofobia; a neofobia; a recexofobia; a imperfecciofobia; a enissofobia; a xenofobia. Sindromologia: a eliminação das síndromes egocêntricas. Maniologia: o combate à megalomania. Holotecologia: a criticoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a recexoteca; a maturoteca; a metodoteca. Interdisciplinologia: a Autodesassediologia; a Paradireitologia; a Cosmoética; a Ortopensenologia; o Universalismo; a Holofilosofia; a Paradiplomacia; a Parapoliticologia; o Parestadismo; a Desassediologia; a Interassistenciologia; a Autodiscernimentologia; a Intencionologia; a Etologia; a Holomaturologia; a Criteriologia; a Recexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser pré-desperto; o ser interassistencial. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens rectilineus; o Homo sapiens orthopensenor; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens pacificus. V. Argumentologia Exemplologia: exercício inicial do Paradireito = o respeito ao tempo alheio; exercício intermediário do Paradireito = a escuta ativa às heterocríticas; exercício avançado do Paradireito = a exteriorização de energias fraternas para a conscin assediadora. Culturologia: a cultura da Paradireitologia; a cultura da megafraternidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o exercício do Paradireito, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Antidireito: Parapatologia; Nosográfico. 02. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 03. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico. 04. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 05. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 06. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 07. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático. 08. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático. 09. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 10. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático. 11. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 15. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. EXERCITAR O PARADIREITO NO COTIDIANO CONDICIONA A CONSCIN A PENSENIZAR COSMOETICAMENTE, A BUSCAR O RESPEITO ALHEIO, DIMINUINDO O EGOÍSMO PESSOAL E, CONSEQUENTEMENTE, A AUTASSEDIALIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já exercita o Paradireito no dia a dia? Observa algum benefício autodesassediador a partir desta prática? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Cristina; Paradireito e Gestão Participativa Conscienciocêntrica; Artigo; I Fórum do Estado Mundial; Foz do Iguaçu, PR; 17-19.02.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Especial; Vol. 10; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 10 enus.; 1 nota; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Outubro-Dezembro; 2006; Foz do Iguaçu, PR; páginas 352 a 360. 2. Ulman, Karla; Intraconsciencialidade Parajurídica; Artigo; I Congresso de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 13-15.07.07; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; 2-S; Seção: Painel; 1 E-mail; 8 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Julho, 2007; Foz do Iguaçu, PR; páginas 88 a 92. 3. Feitosa, Sebastião; Paradireito Consciencial; Artigo; I Fórum do Estado Mundial; Foz do Iguaçu, PR; 17-19.02.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 12 enus.; 22 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Outubro-Dezembro; 2006; Foz do Iguaçu, PR; páginas 342 a 352. 4. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 261, 335, 548, 786, 872 e 1.069. 5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 269. 6. Idem; Paradireito: Megalei Cósmica; Entrevista; Jornal do Campus CEAEC; Mensário; Ano 10; N. 119; 2 fotos; Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2005; páginas 2 e 3. K. A.