Estímulo Extrapauta

O estímulo extrapauta é o agente inesperado capaz de estimular, animar ou incitar a atividade evolutiva da consciência na realização de algo útil, provocando reação recicladora ou transformadora da eficácia produtiva e potencializando a autoproéxis.

Você, leitor ou leitora, sabe identificar os estímulos extrapautas da própria vida imediatamente quando surgem? Você sabe aplicá-los com razoável eficácia, prioridade e inteligência?

      ESTÍMULO EXTRAPAUTA
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O estímulo extrapauta é o agente inesperado capaz de estimular, animar ou incitar a atividade evolutiva da consciência na realização de algo útil, provocando reação recicladora ou transformadora da eficácia produtiva e potencializando a autoproéxis.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo estímulo procede do idioma Latim, stimulus, “estímulo; aguilhão; ferrão; incentivo; incitamento; excitação; picada”. Surgiu no Século XV. O prefixo extra deriva também do idioma Latim, extra, “na parte de fora, além de, por exceção”. O vocábulo pauta vem do idioma Latim Medieval, pacta, de pactus, “fixado, fincado; convênio, pacto”, de pangere, “fincar, cravar, espetar; traçar em cera, escrever, compor; prometer; convencionar; ajustar; concordar a respeito de; prometer em casamento; receber promessa de”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Estímulo centrípeto; estímulo externo. 02. Estímulo inesperado. 03. Estimulação centrípeta; estimulação extrapauta. 04. Estimulação externa. 05. Estimulação inesperada. 06. Inspiração centrípeta; inspiração extrapauta. 07. Inspiração externa. 08. Inspiração inesperada. 09. Incentivo extrapauta; incentivo inesperado; pararrecado entrelinhado. 10. Sugestão extrapauta; sugestão inesperada.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 36 cognatos derivados do vocábulo estímulo: contraestimulação; contraestimulante; contraestimular; contraestimulismo; contraestímulo; desestimulada; desestimuado; desestimulador; desestimuladora; desestimulante; desestimular; desestímulo; estimulação; estimulada; estimulado; estimulador; estimuladora; estimulante; estimular; estimulativa; estimulativo; estimulável; estimulina; estimulismo; estimulista; estímulo-extra; estímulo-reação; estímulo-resposta; estimulosa; estimuloso; imunoestimulação; imunoestimulante; interestímulo; multiestímulo; neoestímulo; superestímulo.
          Neologia. As 3 expressões compostas estímulo extrapauta, estímulo extrapauta intrafísico e estímulo extrapauta extrafísico são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 01. Estímulo íntimo. 02. Estímulo centrífugo. 03. Estímulo interno. 04. Estimulação íntima. 05. Estimulação centrífuga. 06. Estimulação interna. 07. Inspiração íntima. 08. Inspiração centrífuga. 09. Inspiração interna. 10. Intuição pessoal.
          Estrangeirismologia: a open mind; o insight heteropatrocinado; o flash; o plus; o amazing help; a peça informativa completando o puzzle intelectual; o Paraperceptarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade dos atos evolutivos prioritários.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal predisponente à conexão interdimensional; os exopensenes; a exopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a autopensenização verbalizada inspirada e inspiradora; o complemento do encaixe perfeito na elaboração pensênica em andamento.
          Fatologia: o estímulo extrapauta; o estímulo mentalsomático; o estímulo cognitivo; o estímulo-extra ao trabalho; a percepção dos estímulos; os estímulos sociais; os estímulos às autossuperações evolutivas; a atenção específica pontual; a estimulação criativa; o emprego do desconfiômetro ininterruptamente; as diferenças dos estímulos; o autodiscernimento quanto às iniciativas; o elogio espontâneo e revigorador; o oxigênio puro para a conscin; a gasolina azul potencializadora; o estímulo externo antinércia; a frase pinçada do contexto original; o preenchimento da lacuna ideativa; a natureza do estímulo para a renovação; o estímulo vitalizante evolutivo; o fato de existir diferença fundamental entre a iniciativa pessoal e a iniciativa alheia; as achegas de outrem; os incentivos espontâneos dos outros; a colaboração extrapauta.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o amparo extrafísico indireto por meio de conscin adventícia; a estimulação paratécnica; a paramensagem embutida inesperadamente no discurso; o pararrecado entrelinhado em conversa informal; a parassenha camuflada; o banho energético confirmador; o indicador de amparabilidade encorajando o seguimento dos trabalhos; o sinalizador extrafísico do rumo evolutivo.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo estímulo pessoal–estímulo alheio; o sinergismo consciex amparadora–conscin sensitiva–conscin receptora; o sinergismo paracérebro emissor–paracérebro receptor–cérebro atilado.
          Principiologia: o princípio da comunicabilidade interdimensional; o princípio da máxima atenção às oportunidades evolutivas.
          Tecnologia: as paratécnicas comunicacionais; as paratécnicas didáticas.
          Voluntariologia: as funções do voluntariado amparadas extrafisicamente.
          Laboratoriologia: a vida diuturna transformada em laboratório conscienciológico.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parafenomenologia.
          Efeitologia: os efeitos motivadores do estímulo extrapauta; os efeitos da autoconscientização multidimensional (AM) na receptibilidade das parainformações.
          Neossinapsologia: as parassinapses pró-formação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo estímulo extrapauta–desenvolvimento útil–neoestímulos extrapauta.
          Enumerologia: o estímulo surpreendente; o estímulo inesperado; o estímulo espontâneo; o estímulo externo; o estímulo centrípeto; o estímulo alheio; o estímulo indireto. A fala automática; o dito irrefletido; a observação inocente; o aparte repentino; o comentário inusitado; a advertência despercebida; a tares involuntária.
          Binomiologia: o binômio estímulo-reação; o binômio inspiração via psicossoma–inspiração via mentalsoma; o binômio decisivo inspiração-omissuper; o binômio inspiração-autocognição; o binômio codificação extrafísica–decodificação intrafísica.
          Interaciologia: a interação estímulo-resposta; a interação estímulo íntimo, intencional, centrífugo–estímulo externo, provocado, centrípeto; a interação paralucidez da consciex emissora–inconsciência da conscin intermediária–lucidez da conscin receptora.
          Trinomiologia: o trinômio neoideia-neovisão-neorrealidade; o trinômio recolhimento-reflexão-inspiração.
          Polinomiologia: o polinômio inspiração-artigo-palestra-livro.
          Antagonismologia: o antagonismo estímulo informacional / resposta cognitiva; o antagonismo inspiração evolutiva / inspiração baratrosférica.
          Paradoxologia: o paradoxo da parassutileza contundente; o paradoxo da aparente espontaneidade da intervenção extrafísica minuciosamente calculada; o paradoxo da inconsciência do locutor na intermediação do límpido esclarecimento ao interlocutor.
          Politicologia: a lucidocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à captação das mensagens extrafísicas.
          Filiologia: a neofilia; a ideofilia; a gnosiofilia; a parapsicofilia; a pesquisofilia.
          Mitologia: o mito da mera coincidência.
          Holotecologia: a comunicoteca; a criativoteca; a fenomenoteca; a heuristicoteca; a cognoteca; a ideoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Priorologia; a Holomaturologia; a Intrafisicologia; a Proexologia; a Parapercepciologia; a Heuristicologia; a Experimentologia; a Coerenciologia; a Cosmoeticologia; a Criativologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin antenada.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens stimulator; o Homo sapiens animoplus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens expeditus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens inspirator; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autoperquisitor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: estímulo extrapauta intrafísico = a estimulação extrapauta de origem humana; estímulo extrapauta extrafísico = a estimulação extrapauta de origem multidimensional ou parapsíquica.
          Culturologia: a multicultura potencializadora da evolução consciencial; a cultura parapsíquica.
          Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, duas categorias de estímulos extrapautas mais comuns:
          1. Estímulo extrapauta direto: a interlocução com participação do destinatário.
          2. Estímulo extrapauta indireto: a interlocução de terceiros captada paralelamente pelo destinário.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o estímulo extrapauta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ação extrafísica: Extrafisicologia; Neutro.
          02. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Ânimo extra: Autorrecexologia; Homeostático.
          04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Eclosão criativa: Heuristicologia; Homeostático.
          06. Extrapauta: Comunicologia; Neutro.
          07. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Holopensene criativo: Heuristicologia; Homeostático.
          09. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
          10. Intervenção extrafísica: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Intrarticulação heurística: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Monitoramento consciencial: Parapercepciologia; Neutro.
          13. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
          14. Paracontato: Parapercepciologia; Neutro.
          15. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
    EXISTE A TENDÊNCIA NATURAL DO NÚMERO DE ESTÍMULOS EXTRAPAUTAS AUMENTAR, DE MODO EXPONENCIAL, APÓS A ULTRAPASSAGEM DO GARGALO
   OPERACIONAL DO EMPREENDIMENTO PROEXOLÓGICO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe identificar os estímulos extrapautas da própria vida imediatamente quando surgem? Você sabe aplicá-los com razoável eficácia, prioridade e inteligência?