Extrapauta

A extrapauta é a condição da ocorrência inesperada e intrusiva nos hábitos e rotinas da conscin, podendo ser tanto evolutiva e homeostática, quanto regressiva e patológica.

Quais as ocorrências extrapautas positivas e negativas sobrevindas, este ano, para você? Houve predomínio das positivas ou das negativas?

      EXTRAPAUTA
                                     (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A extrapauta é a condição da ocorrência inesperada e intrusiva nos hábitos e rotinas da conscin, podendo ser tanto evolutiva e homeostática, quanto regressiva e patológica.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo extra deriva do idioma Latim, extra, “na parte de fora, além de, por exceção”. O vocábulo pauta vem igualmente do idioma Latim Medieval, pacta, de pactus, “fixado, fincado; convênio, pacto”, particípio passado de pangere, “fincar, cravar, espetar; traçar em cera; escrever; compor; prometer; convencionar; ajustar; concordar a respeito de; prometer em casamento; receber promessa de”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Evento extra. 02. Agenda extraordinária; lista extra; relação extra. 03. Contratempo. 04. Fato acessório; fator complicador. 05. Adendo. 06. Ordem extra do dia. 07. Roteiro alterado dos fatos. 08. Flash televisivo. 09. Extrapolação. 10. Inabitual.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo extrapauta: extrapauteira; extrapauteiro; Extrapautologia; extrapautologista; maxiextrapauta; miniextrapauta.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniextrapauta e maxiextrapauta são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Pauta regular. 2. Ramerrame; ramerrão; rotina; vida sem incidentes. 3. Momento evolutivo tranquilo. 4. Regularidade. 5. Trivialidade.
          Estrangeirismologia: o frisson; o hate-mail; o upgrade; o plus; o além do nec plus ultra; o accident proneness.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade.
          Fatologia: a extrapauta; a extrapauta midiática; a extrapauta política; a pauta extraordinária; a pauta incomum; a pauta regular; a quebra de pauta; a declaração da autoridade; o plantão jornalístico; a notícia de última hora; o contratempo; a notícia desgastante; a notícia impactante; a manchete do dia; o fato inédito; o sensacionalismo; o furo jornalístico; a euforin; a surpresa; a surpresa desagradável; o fenômeno; a gafe; o surto; a explosão; o prêmio; o tique nervoso; a festa-surpresa; a intempérie imprevista; a visita inesperada; o acontecimento imprevisto danoso; a irregularidade; a atipicidade; a antivulgaridade; a singularidade; a surpreendência; a batida no trânsito; a viagem impositiva; o extraviamento; o insólito; o recorde histórico; o compromisso fora da ordem do dia; a lista extraordinária; a intercorrência; o assalto na via pública; a gripe; o pesadelo materializado; o aborto espontâneo; o miniacidente doméstico fortuito; o acidente de trabalho; o algo mais; a reciclagem imprevista; o escândalo político; o transtorno; o sobressalto; a urgência; a ação emergencial; a frustração; a contrariedade repentina; o neocompromisso imperdível; a conduta-exceção; a novidade; a extravagância; a desculpa do “congestionamento de trânsito”; a enumeração de coisas extras; a relação rotina-imprevisto; a relação entropia-ectopia; o varejismo consciencial; a autodesorganização; a predisposição a acidentes; o segundo poder; o quarto poder.
          Parafatologia: o extrapolacionismo parapsíquico; a agendex; o heterassédio extrafísico toxicogênico; a moratória existencial.


                                            III. Detalhismo

          Filiologia: a neofilia; a xenofilia.
          Holotecologia: a problematicoteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Fatuística; a Experimentologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Conviviologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin pré-serenona; a conscin desorganizada.
          Masculinologia: o socorrista; o executivo; o foca; o repórter; o jornalista investigativo; o parlamentar; o sensitivo; o tenepessista; o projetor lúcido; o sinistrado; o atrator de acidentes.
          Femininologia: a socorrista; a executiva; a foca; a repórter; a jornalista investigativa; a parlamentar; a sensitiva; a tenepessista; a projetora lúcida; a sinistrada; a atratora de acidentes.
          Hominologia: o Homo sapiens attractivus; o Homo sapiens sensitivus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens parapoliticologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniextrapauta = o dia atípico da pessoa; maxiextrapauta = o encontro pessoal com Serenão.
          Ocorrências. Segundo a Parapercepciologia, eis, na ordem alfabética, 11 ocorrências relevantes, envolvendo a condição da extrapauta, no universo dos processos parapsíquicos:
          01. Acidente de percurso: o fato superveniente, nocivo, com base extrafísica.
          02. Ataque extrafísico: a iscagem inconsciente; o surto de semipossessão.
          03. Crescendo: a relação amparando-amparador.
          04. Extrapolação: o avanço evolutivo inesperado.
          05. Fenômeno concomitante: a ocorrência–efeito lateral.
          06. Fuga extrafísica: a projeção lúcida abrupta.
          07. Lateropensene: a autopensenidade periférica.
          08. Macro-PK destrutiva: o acidente fatal imprevisto de alguém.
          09. Maximoréxis: o upgrade na proéxis.
          10. Primener: a primavera energética pessoal.
          11. Surpreendência: a crise de crescimento da reciclagem.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a extrapauta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          2. Choque consciencial: Holossomatologia; Neutro.
          3. Extraconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          4. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          5. Iscagem interconsciencial: Parapatologia; Neutro.
          6. Paravivência: Extrafisicologia; Neutro.
          7. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
   A EXTRAPAUTA, BASEADA NO MOMENTO EVOLUTIVO
   ATÍPICO, PODE SER TÃO SOMENTE A EXPRESSÃO DA
  CRISE DE CRESCIMENTO DA SOCIEDADE INTRAFÍSICA,
        ESTÁGIO AVANÇADO PARA O ESTADO MUNDIAL.
           Questionologia. Quais as ocorrências extrapautas positivas e negativas sobrevindas, este ano, para você? Houve predomínio das positivas ou das negativas?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 6.