Epicentrismo Autorrecinogênico

O epicentrismo autorrecinogênico é a capacidade e / ou habilidade de a conscin, homem ou mulher, exercer teaticamente a liderança interassistencial, geradora de reciclagem intraconsciencial, capaz de influenciar positivamente outras consciências, a partir do autexemplarismo.

Você, leitor ou leitora, exerce o epicentrismo motivador de autorreciclagens? Quais benefícios vem alcançando a partir desse posicionamento?

      EPICENTRISMO AUTORRECINOGÊNICO
                                  (EXEMPLARISMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O epicentrismo autorrecinogênico é a capacidade e / ou habilidade de a conscin, homem ou mulher, exercer teaticamente a liderança interassistencial, geradora de reciclagem intraconsciencial, capaz de influenciar positivamente outras consciências, a partir do autexemplarismo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro prefixo epi vem do idioma Grego, epí, “em cima; muito perto; depois; a seguir; além de; sobre; em cima de; em; no meio de; segundo; conforme a; por; em vista de; com respeito a; ao alcance de; no poder de”. O primeiro elemento de composição centro deriva do idioma Latim, centrum, “centro; ponta do compasso colocada no centro do círculo que descreve; centro do círculo; nó ou nodosidade na madeira ou mármore”, e este do idioma Grego, kéntron, “aguilhão; ponto da lança; ponto central da circunferência; centro; o que serve para picar”. Surgiu, na Terminologia Científica Internacional, no Século XVIII. O sufixo ismo provém do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O segundo elemento de composição auto procede também do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O segundo prefixo re deriva do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O terceiro elemento de composição ciclo procede do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Apareceu no Século XVIII. O terceiro prefixo intra provém do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo consciência deriva do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O quarto elemento de composição gênico tem conexão com genia, e este derivado do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família”, de gígnomai, “nascer; gerar; produzir”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Epicentrismo autotransformador. 2. Epicentrismo autorreeducaciológico. 3. Epicentrismo autoaperfeiçoador. 4. Epicentrismo promotor de recins.
          Neologia. As 4 expressões compostas epicentrismo autorrecinogênico, epicentrismo autorrecinogênico egocármico, epicentrismo autorrecinogênico grupocármico e epicentrismo autorrecinogênico policármico são neologismos técnicos da Exemplarismologia.
          Antonimologia: 1. Liderança estagnadora. 2. Liderança antirreciclogênica. 3. Liderança automimética.
          Estrangeirismologia: os feedbacks cosmoéticos fomentadores de reflexão; o scorecard da autevolução; os benchmarks da escala evolutiva das consciências; o kaizen autoconscienciométrico; os insights sobre a automanifestação nas interrelações.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorreciclagem.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Quem recicla, avança. Liderança: autexemplarismo alavancador.
          Coloquiologia: a descoberta da capacidade de dar conta do recado.
          Citaciologia. Eis citação referente ao tema: – Se pudéssemos mudar a nós mesmos, as tendências do mundo também mudariam. Como um homem muda sua própria natureza, o mesmo acontece com a atitude do mundo em sua direção (Mahatma Gandhi, 1869–1948).
          Proverbiologia. O dito o poder revela o homem aplicado aos trafores do líder.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Epicentrismo. Você é um fulcro de energia autoconsciente. – “O que vem fazendo com tal privilégio evolutivo no Cosmos?””.
          2. “Líder. O líder, sem ouvidos para escutar, não tem cabeça para governar”. “O líder é quem mais precisa das consciências”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da liderança; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os paleopensenes; a paleopensenidade; os picnopensenes; a picnopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; o qualipensenes; a qualipensenidade; os repensenes; a repensenidade; os sumopensenes; a sumopensenidade; o holopensene da liderança imatura com foco no sen; o holopensene do líder maduro com foco no pen; a transparência na autanálise e exposição da autopensenidade; a promoção da liberdade pensênica por meio de vivências maduras.
          Fatologia: o epicentrismo autorrecinogênico; os feedbacks cosmoéticos; a docência conscienciológica enquanto liderança tarística autexemplarista; as transições de epicentros exigindo flexibilidade e adaptação do líder e equipe; a postura autoimperdoadora como profilaxia das automimeses; o cargo adventício; o estresse positivo autogerado; a cobaiagem mútua; a dificuldade de líderes imaturos exporem as próprias falhas; as somatizações patológicas de liderança estagnada; o burnout; o estresse; a hipertensão; a depressão; o presenteísmo; a defesa da autoimagem; a tratativa dos erros pessoais como dados para autopesquisa; a Errologia do líder, prolífica em dados para autopesquisa; a desdramatização dos erros; o realinhamento da bússola proexológica; o autoposicionamento em prol da condição Minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a Descrenciologia autaplicada, substituindo crenças pessoais; a confiança nos trafores experimentados; o exercício constante do universalismo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os banhos de energia confirmadores de posturas acertadas na liderança recinológica; a retrovida crítica, ponto de virada dos epicentros interassistenciais; a decodificação da sinalética energética e parapsíquica pessoal referente ao amparador de função; a energia e força presencial advinda da autenticidade no epicentrismo gerador de recins.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo liderança-coliderança; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo euforin-euforex; o sinergismo palco-bastidores; o sinergismo autoimperdoamento–pré-perdão assistencial.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo grupal (PEG); o princípio de os fins não justificarem os meios; o princípio universalista de almejar o melhor para todos; o princípio da descrença (PD) dando base às experiências interconscienciais; o princípio da autossuficência; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Tecnologia: a técnica do autencantoamento cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: o efeito da recin na legitimação da autoridade moral.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas a partir do labcon do epicentro.
         Ciclologia: o rompimento com os ciclos viciosos; o ciclo recin-recéxis; o ciclo líder-liderado; o ciclo autassistência-interassistência; o ciclo automotivação-heteromotivação; o ciclo autoconsciencioterápico; o ciclo de atualização da autoimagem.
         Interaciologia: a interação epicentro–amparador de função; a interação equipinequipex.
         Crescendologia: o crescendo epicentro anticosmoético–aluno do Curso Intermissivo–epicentro cosmoético.
         Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
         Antagonismologia: o antagonismo falar / fazer.
         Paradoxologia: o paradoxo de a zona de conforto poder ser incômoda; o paradoxo do assistente inassistível; o paradoxo do gestor incapaz de realizar autogestão evolutiva; o paradoxo de a conscin líder extrafisicamente não exercer a liderança na intrafisicalidade; o paradoxo de as mudanças íntimas poderem provocar impacto em milhares de consciências; o paradoxo da autaceitação.
         Politicologia: a política evolutiva; a lucidocracia.
         Legislogia: a lei da reciprocidade; a lei da ação e reação autorrefletida.
         Fobiologia: a liderofobia; a recinofobia; a autorreciclofobia; a lucidofobia; a autopesquisofobia; a agorafobia; a glossofobia.
         Sindromologia: a síndrome do impostor; a síndrome dos bastidores; a síndrome da autorresponsabilidade deslocada; a síndrome da clausura.
         Holotecologia: a administroteca; a epicentroteca; a lideroteca; a comunicoteca; a recexoteca; a sociologicoteca; a convivioteca.
         Interdisciplinologia: a Exemplarismologia; a Recinologia; a Evoluciologia; a Verbaciologia; a Cosmoeticologia; a Gregariologia; a Coerenciologia; a Experimentologia; a Liderologia; a Grupocarmologia; a Sociologia; a Politicologia; a Parapercepciologia.


                                           IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin aglutinadora cosmoética; a conscin líder; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência líder de si mesma.
         Masculinologia: o amparador intrafísico; o atrator ressomático; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o pesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo.
         Femininologia: a amparadora intrafísica; a atratora ressomática; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a pesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa.
         Hominologia: o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens recyclator; o Homo sapiens leader; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens experimentatus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: epicentrismo autorrecinogênico egocármico = a liderança geradora de autorreciclagem de trafares; epicentrismo autorrecinogênico grupocármico = a liderança geradora de autorreciclagem, influenciadora de recins nos pares; epicentrismo autorrecinogênico policármico = a liderança geradora de autorreciclagem contínua, já atuando no atacadismo consciencial, desencadeadora de recins grupais.
          Culturologia: a paraaculturação.
          Caracterologia. Eis 11 autoquestionamentos sugeridos ao epicentro interessado em qualificar as reciclagens íntimas, listados em ordem alfabética:
          01. Abertismo. Dou ouvidos aos feedbacks recebidos?
          02. Autocientificidade. Estou atualizado em relação aos indicadores autopesquisológicos?
          03. Autocorrupção. Utilizo falácias cognitivas para autossabotagem?
          04. Conscienciometria. Pude desenvolver qual trafor no epicentrismo? Mantenho ativo algum trafar, sem autorreflexão?
          05. Convivialidade. Consigo estreitar afinidades, ou crio desafetos durante o desempenho da liderança?
          06. Egocídio. Tenho conseguido desativar mecanismos de defesa do ego (MDE) mantenedores de manifestações imaturas?
          07. Interassistência. Auxiliei na formação de lideranças?
          08. Parapsiquismo. Qual o objetivo dos fenômenos autovivenciados?
          09. Semperaprendência. Quais foram os aprendizados hoje?
          10. Teática. Faço o recomendado aos compassageiros evolutivos?
          11. Tudologia. Consigo ler nas entrelinhas das vivências muldimensionais?


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o epicentrismo autorecinogênico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ancoragem autorreciclogênica: Pararregeneraciologia; Homeostático.
          02. Assunção da autoliderança: Liderologia; Neutro.
          03. Autoconfiança intermissivista: Proexologia; Homeostático.
          04. Caça-talentos interassistencial: Liderologia; Homeostático.
          05. Ciclo recéxis-recin: Intraconscienciologia; Homeostático.
          06. Efeito do autabsolutismo cosmoético: Autodespertologia; Homeostático.
          07. Epicentrismo mentalsomático: Epicentrismologia; Homeostático.
          08. Feedback cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          09. Ideia resgatogênica: Interassistenciologia; Neutro.
          10. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          11. Neoversão existencial: Pararreurbanologia; Neutro.
          12. Pré-intermissivista: Intrafisicologia; Homeostático.
          13. Recin intermissiva: Pararrecinologia; Homeostático.
          14. Síndrome da autorresponsabilidade deslocada: Autopriorologia; Nosográfico.
          15. Síndrome dos bastidores: Parapatologia; Nosográfico.
   O EXERCÍCIO DO EPICENTRISMO AUTORRECINOGÊNICO
        E A AUTEXPOSIÇÃO DESDRAMATIZADA MOTIVAM
         OS COMPASSAGEIROS EVOLUTIVOS À ASSUNÇÃO
  DA LIDERANÇA INTERASSISTENCIAL, ORTEXEMPLARISTA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, exerce o epicentrismo motivador de autorreciclagens? Quais benefícios vem alcançando a partir desse posicionamento?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 8 a 251.
           2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 598, 975 e 976.
           3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 263 e 264.
                                                                                                                 T. G. P.