Enciclopediometria

A Enciclopediometria é a Ciência aplicada aos estudos, conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos ou pesquisas da qualidade, condição ou caráter da elaboração aritmética ou matemática do mensuramento da densidade informacional dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, por meio da dissecção do conteúdo e da forma (confor) presentes no texto, com o objetivo de explicitar a realidade da consciência, quando abordada de modo integral, e imprimir força à tarefa do esclarecimento (tares) comunicativo.

A Enciclopédia da Conscienciologia incentiva você, leitor ou leitora, às autopesquisas? Em quais linhas de interesse?

      ENCICLOPEDIOMETRIA
                                       (REDACIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Enciclopediometria é a Ciência aplicada aos estudos, conhecimentos específicos, sistemáticos, técnicos, teáticos ou pesquisas da qualidade, condição ou caráter da elaboração aritmética ou matemática do mensuramento da densidade informacional dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, por meio da dissecção do conteúdo e da forma (confor) presentes no texto, com o objetivo de explicitar a realidade da consciência, quando abordada de modo integral, e imprimir força à tarefa do esclarecimento (tares) comunicativo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo enciclopédia vem do idioma Francês, encyclopédie, derivado do idioma Latim Tardio, encyclopaedia, e este do idioma Grego, egkuklopaiedeía, por egkúklios paideia, “ensino circular; panorâmico”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição metria provém do idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”.
          Sinonimologia: 1. Estudo da qualidade do verbete. 2. Estudo da compactação informacional do verbete. 3. Estudo da complexidade do verbete. 4. Estudo da conformática do verbete. 5. Estudo aritmético da Enciclopédia. 6. Estudo matemático da Enciclopédia.
          Neologia. O vocábulo Enciclopediometria e as duas expressões compostas Enciclopediometria Conclusiva e Enciclopediometria Acrescentadora são neologismos técnicos da Redaciologia.
          Antonimologia: 1. Conscienciometrologia. 2. Consciencioterapia. 3. Texto desorganizado.
          Estrangeirismologia: o ranking dos verbetes enciclopédicos; o verbete enciclopédico top de linha.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade evolutiva da Autocriteriologia Comunicativa.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da avaliação pensenográfica; os grafopensenes; a grafopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade.
          Fatologia: a Enciclopediometria; os mínimos argumentativos; os máximos argumentativos; a preferência pelo mais (maior, mega) em vez do menos (menor, micro); o emprego das unidades de medida; os percentuais aplicados aos níveis da Escala Evolutiva das Consciências; a Cronologia aplicada ao Índice das Faixas Etárias; a explicitação de todos os achados em números estatísticos; a redação dos números preferentemente em algarismos; o emprego dos percentuais didáticos 1% e 99%; a aplicação geral da Cronologia e da Paracronologia; a aplicação dos algoritmos conceituais; a Redaciologia Métrica; a avaliação evolutiva; a avaliação intelectual; a calibração intelectiva; a sistemática das métricas; os indicadores importantes; o melhoramento dos resultados; o aprimoramento textual; a análise métrica estratégica; a razão de ser das métricas; as categorias de métricas; a escrita na medida certa; as pontuações; as estatísticas; o enumerograma; a exaustividade mensurada em máximos; a manutenção prioritária do padrão de qualidade dos verbetes enciclopédicos; o Manual de Redação da Conscienciologia; o Manual de Megapensenes Trivocabulares; o padrão de qualidade dos verbetes explicitado pela contagem dos máximos e logias diariamente nas tertúlias conscienciológicas; a melhoria da qualidade dos verbetes pelas achegas dos questionamentos diretos – tertulianos – e online – teletertulianos – nas tertúlias conscienciológicas.
          Parafatologia: a pancognição verbetográfica; a autovivência do estado vibracional (EV)
profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autovivência da pangrafia.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo agente comunicador–agente receptor.
          Principiologia: o princípio da manutenção de ideia específica por linha do texto.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado na Argumentologia.
          Teoriologia: a teoria e prática da comunicabilidade moderna.
          Tecnologia: as técnicas conscienciológicas de redação; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da circularidade; a técnica de expansão dos verbetes enciclopédicos; a técnica do diagnóstico informativo; a técnica da contagem dos máximos do texto; a técnica da contagem das logias ou Seções do texto; a técnica do enumerograma.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Verbetólogos.
          Efeitologia: o efeito diagnosticador da qualidade dos verbetes enciclopédicos.
          Ciclologia: o ciclo redacional primeira redação–revisão–avaliação–expansão.
          Enumerologia: a densidade textual; o volume de informações; a Estética formal; o percentual tarístico; a comunicação didática; a qualificação temática; o prioritário à evolução.
          Binomiologia: o binômio conteúdo-forma; o binômio texto-contexto; o binômio análise quantitativa–análise qualitativa; o binômio Linguística-Estatística.
          Interaciologia: a interação qualidade-quantidade; a interação apostilhamento-enciclopedismo.
          Crescendologia: o crescendo glossário-dicionário-enciclopédia.
          Trinomiologia. O trinômio páginas-máximos-logias é valioso indicador de padrão de excelência ou de qualidade do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia definido através de número mínimo de inserções de itens, levando em conta o número de páginas escritas. Cada verbete deve conter no mínimo 3 páginas, 5 máximos e 25 logias para atender à marca de excelência considerada.
          Polinomiologia: o polinômio mensuração-avaliação-inclusão-revisão.
          Antagonismologia: o antagonismo quantificação da qualidade / qualificação da quantidade.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a enciclopediofilia; a cognofilia.
          Holotecologia: a mensuroteca; a administroteca; a pesquisoteca; a encicloteca; a enumeroteca; a tertulioteca; a criticoteca.
          Interdisciplinologia: a Redaciologia; a Metrologia; a Aritmeticologia; a Matematicologia; a Grafopensenologia; a Maximologia; a Cronologia; a Paracronologia; a Escalologia; a Tabelologia; a Mensurologia; a Enumerologia; a Estatisticologia; a Criteriologia; a Discernimentologia; a Conformaticologia; a Comunicologia; a Lexicologia; a Estilologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin verbetógrafa; a conscin expansionista dos verbetes enciclopédicos; a conscin teletertuliana; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens encyclomaticus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens holothecarius; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens polymatha.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Enciclopediometria Conclusiva = os textos dos verbetes embasados em constructos aceitos mais pacificamente no momento evolutivo; Enciclopediometria Acrescentadora = os textos dos verbetes embasados em neoverpons conscienciológicas, avançadas, controvertíveis por estarem na dependência das experiências pessoais dos consultores, por exemplo, da condição pessoal de ter concluído o Curso Intermissivo pré-ressomático, ou do nível pessoal da vivência teática do princípio da descrença.
          Culturologia: a cultura da avaliação sistemática das realidades; a Multiculturologia Enciclopédica.
          Máximos. Os temas complexos trazem, em si mesmos, e impõem racionalmente os máximos de explicitações nos textos dos verbetes. Os máximos dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia significam aquelas Seções nas quais existe o padrão de conformática, ou seja, determinado número ideal de itens inclusos, previamente definido para representar a condição ideal de abordagem pesquisística, o patamar de excelência e a qualidade do verbete. O número de itens necessários para constituição do máximo varia de acordo com a Seção específica.
          Logias. Para efeito de indicador de qualidade, são contadas as especialidades da Conscienciologia, com sufixo logia, apresentadas na condição de subtítulos de parágrafos, incluindo o caso de item de enumeração. Não são contadas, portanto, a própria especialidade do verbete, as denominativas das Divisões e aquelas presentes no interior da Seção Interdisciplinologia.
          Enumerograma. O enumerograma é instrumento de medida capaz de dissecar o conteúdo e a forma (confor) presentes no texto, para estabelecer o percentual da carga de informações e gerar o diagnóstico informativo da aplicação do binômio ideia-linha.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Enciclopediometria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Análise: Autodiscernimentologia; Neutro.
          02. Autenciclopédia: Mentalsomatologia; Homeostático.
        03. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
        04. Conteudologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
        05. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
        06. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
        07. Fórmula formal: Conformática; Neutro.
        08. Juízo de valor: Heterocriticologia; Neutro.
        09. Personalização da Enciclopédia: Autopesquisologia; Homeostático.
        10. Pré-Análise: Pesquisologia; Neutro.
        11. Produção do esclarecimento: Interassistenciologia; Homeostático.
        12. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
        13. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
        14. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
        15. Técnica da qualificação dos verbetes: Comunicologia; Neutro.
  O OBJETIVO DA ENCICLOPEDIOMETRIA É ESTIMULAR,
  PELA COMUNICABILIDADE, A MOTIVAÇÃO DA CONSCIN
   LÚCIDA PARA A AMPLIFICAÇÃO DOS PRÓPRIOS ATRIBUTOS CONSCIENCIAIS E DICIONÁRIOS CEREBRAIS.
        Questionologia. A Enciclopédia da Conscienciologia incentiva você, leitor ou leitora, às autopesquisas? Em quais linhas de interesse?