Enciclopediologia

A Enciclopediologia é a Ciência aplicada ao estudo teático da construção de enciclopédia de qualquer natureza, obra de referência destinada à visão panorâmica máxima através da reunião dos conhecimentos científicos essenciais, micro e macrocósmicos, hologalácticos, intra e extrafísicos da Humanidade.

Você se depara com o assunto da Enciclopediologia em algum setor da vida humana? Qual reação você apresenta no contato com a Enciclopediologia?

      ENCICLOPEDIOLOGIA
                                      (COSMOVISIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A Enciclopediologia é a Ciência aplicada ao estudo teático da construção de enciclopédia de qualquer natureza, obra de referência destinada à visão panorâmica máxima através da reunião dos conhecimentos científicos essenciais, micro e macrocósmicos, hologalácticos, intra e extrafísicos da Humanidade.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo enciclopédia vem do idioma Francês, encyclopédie, derivado do idioma Latim Tardio, encyclopaedia, e este do idioma Grego, egkuklopaideía, por egkúklios paideia, “ensino circular, panorâmico”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Enciclopedismo. 2. Enciclopediometria. 3. Megatesauro. 4. Megalexicologia. 5. Biggest think tank. 6. Enciclopediofilia.
          Neologia. Os 3 vocábulos Enciclopediologia, Minienciclopediologia e Maxienciclopediologia são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Lexicologia convencional. 2. Lexicografia tradicional. 3. Tesauro. 4. Enciclopediofobia.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o superpensene; o cosmopensene; o enciclopensene; a neopensenidade.
          Fatologia: o enciclopedismo; a Enciclopédia da Conscienciologia; a definição como base do artigo; o artigo como base do livro; o livro como base da trilogia; a trilogia como base do tratado; as entradas enciclopédicas; a autenciclopédia; a heterenciclopédia; o polimatismo; o tratamento enciclopédico das verpons; o tratamento enciclopédico dos textos científicos; a síntese intelectual dos conhecimentos da Humanidade; o fenômeno da cosmoconsciência; a pangrafia; a enciclopédia paracerebral; o generalismo; a proéxis generalista; a maxiproéxis intelectual; a megamplificação da consciencialidade; os neoconstructos; o superespecialismo restringidor como antienciclopedismo (monoglotismo; monodotação); o atacadismo consciencial; a maxiproéxis; a tenepes como enciclopédia da autocognição prática; as superenciclopédias; as 41 enciclopédias do Manual de Redação da Conscienciologia; o cosmismo.
          Parafatologia: a prática do estado vibracional (EV) profilático.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectual.
          Tecnologia: a técnica da personalização da Enciclopédia.
          Binomiologia: o binômio enciclopedismo-pancognição.
          Filiologia: a bibliofilia; a enciclopediofilia.
          Holotecologia: a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Enciclopediologia; a Cosmovisiologia; a Mentalsomatologia; a Cogniciologia; a Enciclologia; a Policarmologia; a Tudologia; a Holotecologia; a Civilizaciologia; a Infocomunicologia; a Enciclomática; a Bibliomática; a Conscienciopédia; a Comunicologia; a Paracomunicologia; a Tradutologia; a Multiculturologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa erudita; o ser desperto.
          Masculinologia: o enciclopedista; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o pesquisador; o intelectual; o polímata.
          Femininologia: a enciclopedista; a epicon lúcida; a consciencióloga; a pesquisadora; a intelectual; a polímata.
          Hominologia: o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens encyclometricus; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens encyclomaticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Minienciclopediologia = a construção de dicionário enciclopédico de Ciência específica; Maxienciclopediologia = a construção da Enciclopédia da Conscienciologia com 100 mil megaverbetes selecionados.
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, dentre as dezenas de técnicas empregadas na construção da Enciclopédia da Conscienciologia, eis, na ordem funcional, 10 técnicas mais práticas e abrangentes, indispensáveis para a explicitação do universo das pesquisas conscienciológicas:
          01. Definição: a Terminologia; a Nomenclatura; o Tesauro; a Definologia; a Tecnonímia; a Orismologia.
          02. Enumeração: o enumerograma; a enumeração horizontal; a enumeração vertical; o ciclo enumerativo através de prefixos; a Enumerologia.
          03. Detalhismo: a atomização cognitiva; a pulverização das abordagens; a meganálise.
          04. Exaustividade: a acumulação dos achados; as consequências do detalhismo; a Evoluciologia.
          05. Circularidade: o enciclopedismo; a técnica da circularidade; a Experimentologia; a Autopesquisologia.
          06. Holociclo: a técnica da consulta a 50 dicionários; a técnica das 50 vezes mais; a enciclopedialidade; a Enciclopediologia.
          07. Multidisciplinaridade: a interdisciplinaridade; a transdisciplinaridade; a Multiculturologia.
          08. Cosmovisão: a panorâmica; a Cosmologia; a Cosmovisiologia.
          09. Cosmograma: o repertório dos recortes técnicos; o universalismo; a Cosmanálise.
          10. Holoteca: a bibliografia Específica exaustiva; as tecas; a Holotecologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais homeostáticos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com a Enciclopediologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Amplitude autopensênica: Proexologia.
          2. Cosmoconsciência: Comunicologia.
          3. Cosmossíntese: Mentalsomatologia.
          4. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia.
          5. Holofilosofia: Holomaturologia.
              6. Holomnemônica: Mnemossomatologia.
              7. Teaticologia: Intrafisicologia.
      SEM A COSMOVISÃO DA ENCICLOPEDIOLOGIA É IMPRATICÁVEL À CONSCIÊNCIA HUMANA MAIS LÚCIDA
    ALCANÇAR AS CONDIÇÕES RAZOÁVEIS DA ERUDIÇÃO
   COSMOÉTICA E DA POLIMATIA EVOLUTIVA NA TERRA.
              Questionologia. Você se depara com o assunto da Enciclopediologia em algum setor da vida humana? Qual reação você apresenta no contato com a Enciclopediologia?
              Bibliografia Específica:
              1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 15 a 18, 20 a 28, 176, 242, 397, 502, 567, 665, 667 e 668.
              2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 28, 107, 121, 130 e 143.
              3. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; página 75.
              4. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. revisada; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 205 a 240.