O cosmovisiólogo é a conscin, homem ou mulher, com a mundividência específica da cosmovisão multidimensional, teática, pessoal.
Você, leitor ou leitora, demonstra interesse pela Cosmovisiologia? Em quais circunstâncias?
COSMOVISIÓLOGO
(COSMOVISIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O cosmovisiólogo é a conscin, homem ou mulher, com a mundividência específica da cosmovisão multidimensional, teática, pessoal.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. A palavra cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O primeiro elemento de composição cosmo procede do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo visão provém do idioma Latim, visio, “ação de ver; vista”. Apareceu no Século XIII. O segundo elemento de composição logo vem do idioma Grego, lógos, “linguagem; proposição; definição; palavra; noção; razão; senso comum; motivo; juízo; opinião; estima; valor que se dá a alguma coisa; explicação; a razão divina; falante, o que fala; o que estuda, conhece, é especialista em”.
Sinonimologia: 1. Cosmoconscienciólogo. 2. Cosmoconsciencióloga.
Neologia. O vocábulo cosmovisiólogo e as expressões compostas cosmovisiólogo antecipado e cosmovisiólogo maduro são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
Antonimologia: 1. Monovisiólogo. 2. Monovisióloga.
Estrangeirismologia: o Cosmocognitarium; os links técnicos nas realidades circundantes.
Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da mundividência multidimensional.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; o abertismo autopensênico; a autopensenização cosmovisiológica; a maxiamplitude autopensênica.
Fatologia: a cosmovisão conscienciológica da conscin; a visão geral do Cosmos; a concepção conscienciológica do Cosmos; o campo unificado do Cosmos; o cosmograma; a soma geral das cognições; a totalidade da megavisão cósmica; a inteligência evolutiva (IE); o universalismo; a omnivisão mentalsomática; os altos estudos da consciência; a abordagem vasta, máxima, das realidades; a mundividência; a potencialização das acuidades pessoais; a omnissíntese; a macroanálise do Cosmos; a cognição das questões filosóficas básicas; a Cosmonomia; a apreensão da Totalidade; a inteligência contextual; a curiosidade pesquisística; os interesses multifacetados; a observação sistematizada; os cotejos técnicos; a abordagem atacadista; a base da sabedoria.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o emprego teático da pangrafia; a experiência da cosmoconsciência; a autolucidez parapsíquica; a soltura mentalsomática; a cosmovisão interassistencial a partir do binômio tenepes-ofiex.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo intra e extraconsciencial; o sinergismo polimatia-polivalência.
Principiologia: o princípio da descrença; o princípio mateológico das microrrealidades e macrorrealidades multidimensionais infinitas; o princípio da autevolução reduzir as limitações cognitivas quanto ao Cosmos; o princípio da generalização sem simplificação.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE).
Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas de análises de sistemas; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica evolutiva de pensar grande.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
Efeitologia: o efeito halo dos atos cosmoéticos sequenciais; os efeitos das autossaturações cognitivas na cosmovisão temática; os efeitos do amadurecimento cognitivo na expansão cosmovisiológica.
Neossinapsologia: a rede de neossinapses.
Ciclologia: o ciclo análise-síntese; o cipriene como indutor de pesquisas macro; as influências do ciclo etário na abrangência cosmovisiológica; o ciclo leitura-reflexão-escrita; o ciclo de bissociações consecutivas.
Enumerologia: a atenção apurada às dependências, independências e interdependências; a atenção apurada às equivalências, complementaridades e contraposições; a atenção apurada às convergências, divergências e paralelismos; a atenção apurada às causas, concausas e efeitos; a atenção apurada às minúcias, sutilezas e nuanças; a atenção apurada às determinações, probabilidades e suposições; a atenção apurada às veracidades, falsidades e distorções.
Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio especialismo-generalismo; o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio maxiescalas-miniescalas; o binômio telescópio-microscópio; o binômio observação direta–observação indireta; o binômio patológico excesso-escassez; o binômio macro-micro; o binômio microscópio-telescópio; o binômio coesão-coerências.
Interaciologia: a interação parte-todo; a interação maior-menor; a interação microcosmo individual–macrocosmo coletivo; a interação microminoria lúcida–macromaioria patológica; a interação minipeça autoconsciente–Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a interação cosmovisão-megafoco; a interação diagnóstico-paradiagnóstico; a interação visão cerebral–cosmovisão paracerebral; a interação Inventariologia-Cosmovisiologia.
Crescendologia: o crescendo varejismo-atacadismo; o crescendo Cosmovisiologia-Heuristicologia-Neologia; o crescendo monovisão–cosmovisão humana–cosmovisão multidimensional–cosmoconsciência.
Trinomiologia: o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio holofilosófico universalismo-megafraternismo-Cosmoética; o trinômio sistematizador organograma-fluxograma-cronograma; o trinômio fenômenos-parafenômenos-contexto.
Polinomiologia: o polinômio tudo-simultaneamente-aqui-agora; o acervo autocognitivo do polinômio fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística.
Antagonismologia: o antagonismo colcha / retalho; o antagonismo mosaico / pedrinha; o antagonismo puzzle / peça; o antagonismo Tudologia / partícula; o antagonismo policarma /
egocarma; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo Pesquisologia / Mateologia; o antagonismo cosmoconsciencialidade tetraveicular / cosmoconsciencialidade mentalsomática pura.
Politicologia: a cosmocracia; a lucidocracia; a democracia; a conscienciocracia; a meritocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico aplicada à busca da omniabordagem ao Cosmos; a lei da ação e reação; a leis da sincronicidade no Cosmos; a lei da inseparabilidade grupocármica.
Filiologia: a cosmovisiofilia; a transdisciplinofilia; a biofilia; a materiofilia; a pedagogofilia; a cogniciofilia; a evoluciofilia.
Holotecologia: a Holoteca; a cosmoteca; a cosmogramoteca; a analiticoteca; a encicloteca; a experimentoteca; a criticoteca.
Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Cosmossofia; a Cosmoconscienciologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Cosmanaliticologia; a Cosmologia; a Cosmogonia; a Tudologia; a Autodiscernimentologia; a Parapoliticologia; a Paradireitologia; a Enciclopediologia; a Holocarmologia; a Sistematologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o cosmovisiólogo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cosmoconscienciólogo.
Femininologia: a cosmovisióloga; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cosmoconsciencióloga.
Hominologia: o Homo sapiens cosmocentricus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens exemplar.
V. Argumentologia
Exemplologia: cosmovisiólogo antecipado = o jovem inversor existencial, rapaz ou moça, com óbvia percepção cosmovisiológica, teática, incipiente; cosmovisiólogo maduro = a conscin na maturidade física, dominando teaticamente a desperticidade, com vivência da Cosmovisiologia.
Culturologia: a Multiculturologia da Cosmovisiologia.
Caracterologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 26 características traforológicas determinantes do perfil da conscin cosmovisióloga, homem ou mulher:
01. Atacadista: existencial.
02. Cosmoconscienciólogo.
03. Cosmogramático.
04. Cosmólogo.
05. Enciclopedista.
06. Erudito.
07. Generalista.
08. Holofilósofo.
09. Holopensenólogo.
10. Holotecário.
11. Homem-orquestra: mulher-orquestra.
12. Lexicólogo.
13. Macrossômata.
14. Maxiproexista.
15. Multiculturólogo.
16. Multintelectual.
17. Omniglotólogo.
18. Omniperceptor.
19. Pancognitor.
20. Pangrafista.
21. Panopticólogo.
22. Paradireitólogo.
23. Policarmólogo.
24. Polímata.
25. Tratadista.
26. Universalista.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cosmovisiólogo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático.
02. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
03. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
04. Central Extrafísica da Fraternidade: Cosmovisiologia; Homeostático.
05. Central Extrafísica da Verdade: Cosmovisiologia; Homeostático.
06. Conexão acumulada: Cosmovisiologia; Homeostático.
07. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
08. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
09. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
10. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático.
11. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
12. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
13. Pluriprospectividade: Cosmovisiologia; Neutro.
14. Pré-cosmovisão: Cosmovisiologia; Neutro.
15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
A COSMOVISIOLOGIA, EM DETERMINADO PATAMAR
DA EVOLUÇÃO, CHEGA, INEVITAVELMENTE, À CONSCIN
LÚCIDA DEVASSANDO, DE MODO COSMOÉTICO, TODOS OS PRINCÍPIOS PESSOAIS DE MEGANÁLISE DO COSMOS.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, demonstra interesse pela Cosmovisiologia? Em quais circunstâncias?