Curiosidade Pesquisística

A curiosidade pesquisística é a condição reativa, positiva, de investigação técnica ou paratécnica da conscin, homem ou mulher, curiosa e interessada em tudo relativo ao próprio holopensene no qual evolui.

Você, leitor ou leitora, tem muita, pouca ou nenhuma curiosidade natural quanto às realidades existenciais? Sempre foi assim?

      CURIOSIDADE PESQUISÍSTICA
                                   (COSMOVISIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A curiosidade pesquisística é a condição reativa, positiva, de investigação técnica ou paratécnica da conscin, homem ou mulher, curiosa e interessada em tudo relativo ao próprio holopensene no qual evolui.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo curiosidade deriva do idioma Latim, curiositas, “cuidado; diligência em buscar alguma coisa; desejo de conhecer; curiosidade; empenho de saber, conhecer, achar, descobrir”. Surgiu no Século XIV. A palavra pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e esta de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Curiosidade descobridora. 02. Curiosidade pró-heurística. 03. Curiosidade pró-evolutiva. 04. Curiosidade investigativa. 05. Interação técnica-curiosidade. 06. Curiosidade epistemológica. 07. Curiosidade científica. 08. Curiosidade verponológica. 09. Megapesquisidade. 10. Automotivação investigativa.
          Neologia. As duas expressões compostas curiosidade pesquisística primária e curiosidade pesquisística avançada são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Alienação pessoal. 2. Indiferença pessoal. 3. Dogmática antipesquisística. 4. Incuriosologia. 5. Ignorantismo. 6. Preguiça mental. 7. Anorexia pesquisística. 8. Apatia pesquisística.
          Estrangeirismologia: a open mind; a inquirer personality; a questioning mind; o ground work na Holoteca; o looking into multidimensional; o field work experimental; o factfinding pela técnica do cosmograma; a quest pelas verpons; o probing no x da questão.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às pesquisas e parapesquisas pessoais.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das prioridades evolutivas; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade.
          Fatologia: a curiosidade pesquisística; as pequenas curiosidades de todo dia; os fatos atrativos; os minidetalhes; o aguçamento da curiosidade; a fome de saber; o papel dos aparelhos e instrumentos na vida da conscin curiosa; a intensidade da leitura inteligente no microuniverso da conscin curiosa; a busca da Cosmovisiologia; a amplificação do autodespertamento da curiosidade sadia onímoda.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o extrapolacionismo parapsíquico.


                                         III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da autocrítica; o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as teorias avançadas da Conscienciologia (verpons).
          Tecnologia: as tecnologias modernas ampliando a curiosidade das conscins lúcidas; a técnica da omnipesquisa permanente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores em geral.
          Efeitologia: o efeito halo das pesquisas técnicas.
          Ciclologia: o ciclo curiosidade-abordagem-pesquisa-achado.
          Binomiologia: o binômio curiosidade-pesquisa.
          Interaciologia: a interação pergunta-resposta; a interação buscar-achar; a interação patológica cabeça vazia–agenda vazia de interesses.
          Crescendologia: o crescendo das pequenas curiosidades levando às grandes descobertas; o crescendo intelectual monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio curiosidade-automotivação-perseverança; o trinômio ronda holotecária–ronda cosmogramática–ronda interneteira; o trinômio pesquisa-leitura-consulta; o trinômio diagnóstico-profilaxia-terapêutica da acídia pesquisística; o trinômio instigante ideia-contexto-problema da pesquisa; o trinômio essencial consciência-curiosidade-Cosmos.
          Polinomiologia: o polinômio autopensenes-leituras-registros-colóquios; o polinômio palestra-artigo-curso-livro a partir da curiosidade pesquisística.
          Antagonismologia: o antagonismo curiosidade instrutiva / curiosidade mórbida.
          Paradoxologia: os paradoxos curiosos.
          Politicologia: a lucidocracia; a tecnocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a pesquisofilia; a gnosiofilia; a paratecnofilia; a intelectofilia; a cienciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da anorexia intelectual.
          Holotecologia: a curiosoteca; a experimentoteca; a heuristicoteca; a tecnoteca; a parapsicoteca; a cognoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Fatologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Curiosologia; a Intencionologia; a Mentalsomatologia; a Autocriteriologia; a Argumentologia; a Criticologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência curiosa; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens attentus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: curiosidade pesquisística primária = a condição da conscin ainda jovem; curiosidade pesquisística avançada = a condição da conscin adulta, madura, culta, lida e viajada a caminho da polimatia.
          Culturologia: a Multiculturologia da Cosmovisiologia.
          Natureza. A partir do princípio de a consciência (Serenão) somente deixar, em definitivo, as vidas humanas sucessivas (seriéxis) ou as existências na dimensão intrafísica (ressomas), depois de dominar satisfatoriamente a vida material, torna-se extremamente relevante o interesse pessoal por toda a Natureza ou o Cosmos Físico.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a curiosidade pesquisística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Aperitivo intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Curiosologia: Autopesquisologia; Neutro.
          06. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          07. Pesquisa curiosa: Experimentologia; Neutro.
          08. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
          09. Técnica conscienciológica curiosa: Autopesquisologia; Homeostático.
          10. Zetética: Autopesquisologia; Homeostático.
 A CURIOSIDADE PESQUISÍSTICA, QUANDO COSMOÉTICA,
     EMBASA A TÉCNICA MAIS EFICAZ PARA A CONSCIN
    LÚCIDA, HOMEM OU MULHER, ALCANÇAR A VIVÊNCIA
   PLENA, INTRA E EXTRAFÍSICA, DA COSMOVISIOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem muita, pouca ou nenhuma curiosidade natural quanto às realidades existenciais? Sempre foi assim?