A abordagem macro-micro é o contato, enfoque, análise, sondagem e interpretação pesquisística do conhecimento de determinado objeto de interesse, ou megafoco da investigação, por meio de confrontos críticos e com predomínio da cosmovisão evolutiva, cosmoética.
Qual abordagem predomina nas pesquisas empreendidas por você, leitor ou leitora? A macro ou a micro?
ABORDAGEM MACRO-MICRO
(COSMOVISIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A abordagem macro-micro é o contato, enfoque, análise, sondagem e interpretação pesquisística do conhecimento de determinado objeto de interesse, ou megafoco da investigação, por meio de confrontos críticos e com predomínio da cosmovisão evolutiva, cosmoética.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo abordagem vem do idioma Francês, abordage, “ação ou efeito de abordar”. Apareceu, no idioma Francês, no Século XVI. Surgiu, no idioma Português, no Século XVIII. O primeiro elemento de composição macro deriva do idioma Grego, makrós, “comprido; longo; grande”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O segundo elemento de composição micro provém do mesmo idioma Grego, mikrós, “pequeno; curto; em pequena quantidade; pouco importante”. Surgiu igualmente, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX.
Sinonimologia: 1. Investigação cosmovisiológica. 2. Sondagem macrovisiológica.
Neologia. As duas expressões compostas abordagem macro-micro atacadista e abordagem macro-micro varejista são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
Antonimologia: 1. Distanciamento pesquisístico. 2. Inabordabilidade pesquisística.
Estrangeirismologia: o rapport máximo com o objeto; a approach técnica máxima.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade evolutiva, prioritária, pessoal.
Filosofia: a Holofilosofia ou a Holofilosofiologia.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os minipensenes; a minipensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
Fatologia: a abordagem macro-micro; a abordagem intelectual; a abordagem heurística; a hiperacuidade da conscin; a megafocagem; o multiescrutínio simultâneo; o descortino; a associação de ideias; as megarreflexões; a hiperpercuciência; a holopercuciência; as neoverpons; a Holopercucienciologia; a Holanaliticologia.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo intra e extraconsciencial.
Principiologia: o princípio da assimetria da Natureza; o princípio mateológico das microrrealidades e macrorrealidades multidimensionais infinitas; o princípio da autevolução reduzir as limitações cognitivas quanto ao Cosmos.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE).
Tecnologia: a técnica da quantidade com qualidade; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomática; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
Efeitologia: o efeito cosmovisiológico da abordagem macro-micro; o efeito halo dos atos cosmoéticos sequenciais.
Ciclologia: o ciclo análise-síntese; o cipriene como indutor de pesquisas macro.
Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio especialismo-generalismo; o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio maxiescalas-miniescalas; o binômio telescópio-microscópio; o binômio observação direta–observação indireta; o binômio patológico excesso-escassez.
Interaciologia: a interação parte-todo; a interação maior-menor; a interação microcosmo individual–macrocosmo coletivo; a interação microminoria lúcida–macromaioria patológica; a interação minipeça autoconsciente–Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a interação cosmovisão-megafoco.
Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo exigência mínima–excelência máxima.
Trinomiologia: o trinômio macro-micro-nano; o trinômio clareza-objetividade-realismo.
Polinomiologia: o polinômio tudo-simultaneamente-aqui-agora.
Antagonismologia: o antagonismo colcha / retalho; o antagonismo mosaico / pedrinha; o antagonismo puzzle / peça; o antagonismo Tudologia / partícula; o antagonismo policarma /
egocarma; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo Pesquisologia / Mateologia.
Politicologia: a lucidocracia; a democracia direta; a conscienciocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico.
Filiologia: a conscienciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a cogniciofilia; a pesquisofilia.
Holotecologia: a metodoteca; a argumentoteca; a assistencioteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a pesquisoteca; a evolucioteca.
Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Holomnemônica; a Argumentologia; a Hermeneuticologia; a Heuristicologia; a Autocogniciologia; a Autopriorologia; a Evoluciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
Hominologia: o Homo sapiens approximator; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens hermeneuticus.
V. Argumentologia
Exemplologia: abordagem macro-micro atacadista = a desenvolvida no âmbito do fenômeno da cosmoconsciência; abordagem macro-micro varejista = a desenvolvida no âmbito da vida materiológica.
Culturologia: a Multiculturologia da Cosmovisiologia.
Tabelologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 32 confrontos entre as abordagens macro e as abordagens micro, em geral, no universo das especialidades de pesquisas, nivelados pelo sufixo logia:
Tabela – Confrontos Abordagens Macro / Abordagens Micro
Nos Abordagens Macro Abordagens Micro
01. Astronomologia Nanotecnologia
02. Atacadismologia Varejismologia
03. Cosmoconscienciologia Materiologia
04. Cosmopolitismologia Nacionalismologia
05. Cosmovisiologia Monovisiologia
06. Enciclopediologia Glossariologia
07. Generalismologia Especialismologia
08. Holobiografologia Monobiografologia
09. Holocarmologia Egocarmologia
10. Holoculturologia Monoculturologia
11. Holomaturologia Maturologia
12. Holomemoriologia Hipomemoriologia
13. Holopensenologia Monopensenologia
14. Holorgasmologia Orgasmologia
15. Holossomatologia Somatologia
16. Maxidissidenciologia Minidissidenciologia
17. Maximologia Minimologia
18. Maximorexologia Minimorexologia
Nos Abordagens Macro Abordagens Micro
19. Maxiproexologia Miniproexologia
20. Megaenfocologia Minienfocologia
21. Mentalsomatologia Psicossomatologia
22. Neoideiologia Retroideiologia
23. Omnicriticologia Criticologia
24. Omniquestionologia Dogmatologia
25. Pangrafologia Psicografologia
26. Paracerebrologia Subcerebrologia
27. Poliglotismologia Monoglotismologia
28. Refutaciologia Genuflexologia
29. Taristicologia Taconologia
30. Tenepessologia Religiosismologia
31. Universalismologia Sectarismologia
32. Voluntariologia Sedentarismologia
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a abordagem macro-micro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro.
02. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
03. Abordagem da antessala: Autexperimentologia; Neutro.
04. Abordagem extrafísica: Extrafisicologia; Neutro.
05. Abordagem máxima: Autodiscernimentologia; Homeostático.
06. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
07. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
08. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
09. Autoposicionamento de ponta: Autopriorologia; Homeostático.
10. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
11. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
12. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
13. Mateologística: Experimentologia; Nosográfico.
14. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
15. Polaridade extrema: Autevoluciologia; Neutro.
A ABORDAGEM MACRO-MICRO ABRE O CAMINHO
DE NEOPESQUISAS COSMOVISIOLÓGICAS DA CONSCIN
LÚCIDA PARA NOVO PATAMAR EVOLUTIVO, OBJETIVANDO O AUTORREVEZAMENTO MULTIEXISTENCIAL.
Questionologia. Qual abordagem predomina nas pesquisas empreendidas por você, leitor ou leitora? A macro ou a micro?