Educação Infinita

A educação infinita é o ato ou efeito de ensejar, facilitar, favorecer, possibilitar, praticar, promover e proporcionar a aprendizagem ininterrupta, sem limite, infinda, vasta ou ilimitada por parte da conscin lúcida, todo o tempo e em qualquer dimensão existencial.

Você, leitor ou leitora, parou de estudar? Desde quando? Por qual razão?

      EDUCAÇÃO INFINITA
                                      (REEDUCACIOLOGIA)


                                             I. Conformática

          Definologia. A educação infinita é o ato ou efeito de ensejar, facilitar, favorecer, possibilitar, praticar, promover e proporcionar a aprendizagem ininterrupta, sem limite, infinda, vasta ou ilimitada por parte da conscin lúcida, todo o tempo e em qualquer dimensão existencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo educação deriva do idioma Latim, educatio, “ação de criar, de nutrir; cultura; cultivo”, de educare, “criar (uma criança); nutrir; amamentar; cuidar; educar; instruir; ensinar”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo infinito procede do mesmo idioma Latim, infinitus, “que não tem limites; imenso; infinito; eterno; inumerável; indeterminado; geral”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Aprendizagem infinita. 2. Formação cultural infinita. 3. Autorreeducação ininterrupta. 4. Auteducação permanente. 5. Educação contínua. 6. Megapolimatia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo infinito: infinição; infinidade; infinitésima; infinitesimal; infinitésimo; infinitiforme; infinitismo; infinitista; infinitístico; infinitividade; infinitivo; infinitívoco; infinitizar-se; infinitófilo; infinitovismo; infinotovista; infinitude.
          Neologia. As duas expressões compostas educação infinita deficitária e educação infinita superavitária são neologismos técnicos da Reeducaciologia.
          Antonimologia: 1. Educação convencional. 2. Educação formal. 3. Educação lacunada. 4. Educação impermanente.
          Estrangeirismologia: a open mind; o strong profile; o upgrade intraconsciencial planejado; o breakthrough evolutivo; a endless life; o continuous selfimprovement; o Administrarium; o Proexarium; o megacurriculum vitae pessoal; o Evolutionarium; o ad infinitum educacional.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autocognoscibilidade multidimensional.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: Educação: essência evolutiva. Evolução: auteducação eterna.
          Filosofia. A Holofilosofia.


                                               II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da educação; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a educação infinita; a evolução consciencial como sendo, de fato, a educação infinita; a autovivência refletida; a maturidade integral; as autopesquisas incessantes; a megafraternidade interassistencial pedagógica; o autodidatismo permanente; o aproveitamento máximo do tempo e dos aportes recebidos para a consecução da autoproéxis; a autorganização dos próprios estudos; a eficácia da autoapreensibilidade mentalsomática ou intelectiva; a melhoria do psiquismo a caminho do taquipsiquismo sadio; o interesse por tudo, no entanto preferindo o megafoco evolutivo ideal; a autocosmovisão sem contudo perder de vista a meta da pesquisa do momento evolutivo; o fato prioritário de todo pesquisador, analista, exegeta, hermeneuta e bom observador, homem ou mulher, saber tirar proveito de qualquer pesquisa, invenção, descoberta, serendipitia ou verpon; a Holoteca; a Megaescola Terrestre; a progressão permanente da autocognição; a infinita capacidade de aperfeiçoamento da Humanidade; a abrangência da cognição do Serenão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a paraeducação infinita.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo curiosidade sadia–autopesquisa–leitura; o sinergismo senso pesquisístico–paciência.
          Principiologia: o princípio da evolução consciencial interminável; o princípio da prioridade compulsória; o princípio do não retorno cronêmico; o princípio evolutivo do devagar e sempre; o princípio evolutivo de levar tudo de eito; o princípio da expansão cognitiva, cosmovisiológica e infinita; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar.
          Codigologia: a progressividade depurativa infindável no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código do exemplarismo pessoal (CEP) quanto ao tempo em relação ao tempo alheio.
          Teoriologia: a teoria da espiral evolutiva, consciencial, inarredável e infinita.
          Tecnologia: as técnicas de aproveitamento do tempo pessoal; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica do crescendo proexológico; as técnicas autevolutivas para a progressão ascendente continuada; as técnicas de autaperfeiçoamento cosmoético; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica do omniquestionamento.
          Voluntariologia: o fator tempo incidente no voluntariado interassistencial pessoal; o paravoluntariado engajado no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: os efeitos do tempo na qualidade das realizações pessoais; o efeito abridor de caminhos do pioneirismo evolutivo; o efeito exemplificador interassistencial do convívio interníveis hierárquicos da Escala Evolutiva das Consciências; os efeitos cognoscitivos da manutenção do cérebro aquecido para os neoconteúdos; os efeitos desestimulantes das políticas de descontinuidade dos estudos; os efeitos do tempo na qualidade das realizações pessoais; o efeito abridor de caminhos do pioneirismo evolutivo; o efeito exemplificador interassistencial do convívio interníveis hierárquicos da Escala Evolutiva das Consciências; os efeitos cosmovisiológicos do aprofundamento teático em diferentes áreas do conhecimento; os efeitos heurísticos da conjunção de cognições originalmente desagregadas.
          Neossinapsologia: as neossinapses construídas pelo extrapolacionismo consciencial fornecendo os parâmetros cognitivos para a autopromoção evolutiva.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo evolutivo pessoal; a progressão perene dos ciclos da Natureza; os estágios sucessivos do ciclo do desenvolvimento consciencial; o ciclo ascensão-queda dos poderios anticosmoéticos; o potencial para aprender mantido durante todo o ciclo etário humano; o ciclo interassistencial aprender-ensinar.
          Enumerologia: a série escolar; a alta escola; a escola fundamental; a escola realista; a escola superior; a orientação educacional; a aula magna.
          Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio especialismo-generalismo; o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio maxiescalas-miniescalas; o binômio telescópio-microscópio; o binômio observação direta–observação indireta; o binômio patológico excesso-escassez; o binômio Cronologia-Evoluciologia; o binômio da eficácia qualidade-quantidade; o binômio evolução infinita–educação infinita.
          Interaciologia: a interação auteducação permanente–docência permanente; a interação autodidatismo permanente–autoqualificação crescente; a interação autoformação continuada–autocapacitação interminável; a interação autopesquisa constante–autorrenovação infindável; a interação autodepuração permanente–automaturação perene; a interação auteducação permanente–docência permanente; a interação educação formal–formação autodidática; a interação dos nichos das neoideias; a interação neoparadigma-Neociências; a interação organização mental–organização espacial.
           Crescendologia: o crescendo sadio do autorrendimento evolutivo inserido ponderadamente na grade de horário pessoal; o crescendo tempo de semear–tempo de colher; o crescendo completismo diário–completismo existencial (compléxis); o crescendo evolutivo cronológico.
           Trinomiologia: o trinômio segundos-minutos-horas; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio autodisponibilidade-ensejo-conjuntura; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o descarte do trinômio futilidade-trivialidade-banalidade; o trinômio prioridade-objetividade-produtividade; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio (aliteração) holocarma-holobiografia-holomemória; o trinômio da holomaturidade autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade.
           Polinomiologia: o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio sazonal primavera-verão-outono-inverno; o polinômio das fases do autodesenvolvimento evolutivo lúcido primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo; o polinômio sentido-intensidade-velocidade-aceleração do investimento na autevolutividade.
           Antagonismologia: o antagonismo teoria rarefeita / teoria consistente; o antagonismo exegese / eisegese; o antagonismo essência / aparência; o antagonismo conteúdo / forma; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo cognoscível / incognoscível; o antagonismo protabordagem da toupeira / ultrabordagem da Consciex Livre; o antagonismo tempo integral / tempo livre; o antagonismo dia matemático / dia perdido; o antagonismo dia cultural / dia vegetativo; o antagonismo infinitamente microscópico / infinitamente grandioso; o antagonismo progressões eventuais / progressões permanentes; o antagonismo profissional / diletante; o antagonismo estudo pró-erudição / diversão pró-desleixo.
           Paradoxologia: o paradoxo autoconsciência máxima–tempo existencial mínimo.
           Politicologia: a democracia pura. A política pessoal de buscar sempre acrescentar maior excelência à autexpressão educacional.
           Legislogia: a lei do maior esforço educacional evolutivo.
           Filiologia: a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a pesquisofilia; a priorofilia; a assistenciofilia; a leiturofilia; a paratecnopensenofilia.
           Mitologia: o mito do fim do ciclo de estudos.
           Holotecologia: a evolucioteca; a assistencioteca; a recexoteca; a prioroteca; a parapedagogoteca; a cosmoeticoteca; a cognoteca.
           Interdisciplinologia: a Reeducaciologia; a Parapedagogiologia; a Recexologia; a Cosmovisiologia; a Autodeterminologia; a Cosmoeticologia; a Autevoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Serenologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens educator; o Homo sapiens autoeducabilis; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens constructus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: educação infinita deficitária = a aprendizagem pessoal dedicada apenas à obtenção de conhecimentos humanos ou intrafísicos; educação infinita superavitária = a aprendizagem pessoal dedicada à obtenção de conhecimentos intrafísicos e extrafísicos ou multidimensionais, parapsíquicos.
          Culturologia: a Megaculturologia da Reeducaciologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a educação infinita, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apreensibilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Auteducabilidade: Parapedagogiologia; Neutro.
          04. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
          07. Ensino: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Eumatia: Experimentologia; Homeostático.
          09. Macroconsciencialidade: Reeducaciologia; Neutro.
          10. Parceria pedagógica: Reeducaciologia; Homeostático.
          11. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
          12. Progressão permanente: Autevoluciologia; Neutro.
          13. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
          14. Ultimidade: Holofilosofia; Homeostático.
          15. Ultrexegética: Exegeticologia; Neutro.
      A VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFINITA COMO SENDO,
    ANTES DE TUDO, A CRIAÇÃO PESSOAL INTELIGENTE
  DO BOM HÁBITO MENTALSOMÁTICO DE ABORDAR, PESQUISAR, REANALISAR E SINTETIZAR INCESSANTEMENTE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, parou de estudar? Desde quando? Por qual razão?