Documentário Conscienciológico

O documentário conscienciológico é o gênero de produção audiovisual de caráter autoral, com conteúdo e forma (confor) direcionados para promover o esclarecimento das consciências e a autevolução pessoal, levando em consideração o princípio da descrença (PD), pautado pelo paradigma consciencial e atuando enquanto senha para aglutinação de intermissivistas.

Você, leitor ou leitora, escolhe e filtra com critério os documentários a assistir? Reflete sobre os assuntos abordados e reconhece a voz autoral do documentarista na obra, evitando ser manipulado?

      DOCUMENTÁRIO CONSCIENCIOLÓGICO
                                      (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O documentário conscienciológico é o gênero de produção audiovisual de caráter autoral, com conteúdo e forma (confor) direcionados para promover o esclarecimento das consciências e a autevolução pessoal, levando em consideração o princípio da descrença (PD), pautado pelo paradigma consciencial e atuando enquanto senha para aglutinação de intermissivistas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo documentário deriva provavelmente do inglês, documentary, “relativo a documentos, que consiste em documentos” e surgiu no Século XIX. Como substantivo relacionado a cinema, o uso em francês, documentaire, se deu no Século XX e data de 1915. A palavra consciência vem do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia provém do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O sufixo ico, ica procede do idioma Latim, icus, e este do idioma Grego, ikós, com noção de “participação, referência, pertinência”, é formador de adjetivos.
          Sinonimologia: 1. Filme informativo conscienciológico. 2. Registro fílmico conscienciológico. 3. Produção audiovisual evolutiva. 4. Documentário didático tarístico. 5. Documentário evolutivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 27 cognatos derivados do vocábulo documentário: documentabilidade; documentação; documentada; documentado; documentador; documentadora; documental; documentalidade; documentalismo; documentalista; documentalística; documentalístico; documentante; documentar; documentarismo; documentarista; documentarístico; documentatividade; documentativo; documentável; documento; documentografia; documentográfico; documentógrafo; Documentologia; documentóloga; documentólogo.
          Neologia. As 3 expressões compostas documentário conscienciológico, minidocumentário conscienciológico e maxidocumentário conscienciológico são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Filme de ficção. 2. Reportagem jornalística. 3. Ficção documentada. 4. Documentário manipulatório. 5. Narrativa audiovisual tendenciosa. 6. Obra cinematográfica doutrinadora. 7. Documentário de propaganda ideológica.
          Estrangeirismologia: o registro in loco; o storytelling; os mass media; o plot point do roteiro; a narração em off; o reality show; as plataformas de vídeo streaming.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade didática audiovisual.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Comunicologia; o holopensene dos meios de comunicação de massa; o holopensene da cinematografia; os autopensenes; a autopensenidade e as inspirações do documentarista amparado; o exercício da autopensenidade democrática; os grupopensenes; a grupopensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene tarístico; o holopensene grupal da interassistencialidade.
          Fatologia: o documentário conscienciológico; o documentário ao modo de instrumento de divulgação científica da Conscienciologia; a linguagem audiovisual na explicitação do paradigma consciencial; o aprofundamento conscienciológico na pesquisa do tema; a narrativa escolhida para abordar as neoverpons estudadas; o registro histórico; a entrevista de personagens; a gravação do tom de voz, dos gestos e dos trejeitos da consciência; a cápsula do tempo cinemascópica; o discurso sobre o real; o set de filmagem; o documentário direto; o documentário experimental; o reality show; as técnicas de entrevista; a locação; os materiais de arquivo; a referência cinematográfica; os recursos gráficos; a captação do som direto; a trilha sonora; a narração; a subjetividade do documentarista; a construção da realidade a partir da relação entre o diretor e o tema retratado; o processo educativo do trabalho em equipe; a colaboração de várias consciências para a realização da obra cinematográfica; os conflitos entre os membros da equipe; a necessidade de reconhecimento; a reciclagem das posturas artísticas; a organização jurídica dos contratos desassediando as relações de trabalho; a importância de o documentarista bancar o esclarecimento; a transmissão de experiências de vida das pessoas entrevistadas; a intenção cosmoética do propositor do projeto de documentário; a checagem das informações obtidas; as falsas memórias; a metodologia documental; a didática da linguagem clara e objetiva; as associações de ideias na montagem do documentário; os recursos financeiros para a finalização; o financiamento coletivo; as plataformas alternativas de distribuição de cinema e vídeos; as obras disponibilizadas no YouTube e outras plataformas ampliando o acesso aos telespectadores; a megamanipulabilidade; a recomposição grupocármica gerada pelo esclarecimento; o registro das repercussões da obra cinematográfica na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o documentário servindo de senha para atração de consciências afinizadas com a Conscienciologia; as novas tecnologias; a necessidade da atualização do suporte da obra audiovisual arquivada; o confor da mensagem a ser transmitida; a tares por atacado; a Associação Internacional da Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os contrafluxos; a falha nos equipamentos eletrônicos indicando assédio extrafísico; os pedidos de tenepes para os membros da equipe de produção; o campo energético formado durante a gravação do depoimento; o acoplamento com o amparo extrafísico da pesquisa do tema documentado; a evocação de consciexes ligadas a assuntos e registros históricos; o amparo extrafísico de função; as sincronicidades encaminhando a pesquisa; o desassédio de fatos passados; as retrocognições provocadas pela visualização de documentários; as rememorações fundamentais para o autorrevezameto das consciências; a manipulação cosmoética dos amparadores extrafísicos para o esclarecimento das consciências; o Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: a comunicação sinérgica; o sinergismo experimentológico comunicabilidade-intelectualidade-criticidade; o sinergismo da congruência comunicativa; o sinergismo dos múltiplos saberes; o sinergismo dicionários cerebrais–dicionários paracerebrais na cotidianidade; o sinergismo cognição útil–discernimento cosmoético–comunicação clara; o sinergismo abertismo consciencial–inspiração comunicativa; o sinergismo Pensenologia-Comunicologia-Interassistenciologia.
         Principiologia: o princípio da evolução consciencial; o princípio da liberdade de expressão; o princípio da cooperação na comunicação humana; o princípio da comunicação cosmoética.
         Codigologia: os códigos internacionais de comunicação; o Código Brasileiro de Telecomunicações; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; as teorias da comunicação; a teoria da linguagem audiovisual.
         Tecnologia: as técnicas da comunicação em geral; o determinismo tecnológico; a técnica do acoplamento energético qualificando a informação; a interconexão mundial patrocinada pelas Neotecnologias Comunicativas; a técnica do cosmograma; a técnica da assim-desassim.
         Voluntariologia: o voluntariado teático da tares; o voluntariado na COMUNICONS; o voluntário docente da Conscienciologia; o paravoluntariado da reurbanização extrafísica da Terra.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Comunicologia.
           Efeitologia: os efeitos tarísticos da comunicação clara, coerente, oportuna e interessante; o efeito esclarecedor da mensagem desassediadora; os efeitos positivos da intencionalidade qualificada; os efeitos da comunicação mentalsomática.
           Neossinapsologia: as neossinapses da autocrítica; as neossinapses do autoconhecimento; as neossinapses relativas à percepção da linguagem audiovisual.
           Ciclologia: o ciclo comunicativo emissor-receptor; o ciclo evolutivo das consciências; o ciclo sadio da comunicação coronochacra-frontochacra-laringochacra; o ciclo evolução da comunicação–interatividade social.
           Enumerologia: a pesquisa tarística; o roteiro tarístico; a gravação tarística; a decupagem tarística; a edição tarística; a finalização tarística; o lançamento tarístico. O título conscienciológico; a proposta conscienciológica; o plot conscienciológico; a sinopse conscienciológica; o argumento conscienciológico; o tratamento conscienciológico; o roteiro de montagem conscienciológica.
           Binomiologia: o binômio mentalsoma-psicossoma; o binômio Socin-Sociex; o binômio subjetividade-objetividade; o binômio conteúdo-forma; o binômio tacon-tares.
           Interaciologia: a interação social favorecida pelo domínio da comunicação interassistencial; a interação cérebro-paracérebro na comunicação amparadora; a interação ideia-linguagem; a interação professor-alunos.
           Crescendologia: o crescendo Tecnologia-Paratecnologia; o crescendo alfabetização midiática–autocrítica midiática; o crescendo geopolítico localidade-país-continente-planeta.
           Trinomiologia: o trinômio comunicação não verbal–comunicação verbal–comunicação parapsíquica; o trinômio dependência-dominação-cooperação; o trinômio Comunicologia-Parapedagogia-Didática; o trinômio cultura-comunicação-discernimento; o trinômio intelectualidade-autoparapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio leitura do conteúdo verbal–leitura do conteúdo não verbal–leitura do conteúdo bionergético na heteroconscienciometria avançada.
           Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio emissão-transmissão-recepção-feedback.
           Antagonismologia: o antagonismo informador de verpons / impositor de ideias; o antagonismo entretenimento / informação; o antagonismo informar / manipular; o antagonismo intenção de informar / intenção de convencer; o antagonismo censura / liberdade de expressão; o antagonismo holopensene grupal / holopensene pessoal.
           Paradoxologia: o paradoxo de 1 gesto poder comunicar mais se comparado a 1.000 palavras; o paradoxo do filme elucidativo sobre tema nosográfico; o paradoxo filme de baixo orçamento–conteúdo esclarecedor.
           Politicologia: a política da comunicação de massa; a tecnocracia; a democracia.
           Legislogia: a lei da causa e efeito atuando na responsabilidade pela comunicação; a lei do maior esforço intelectual.
           Filiologia: a cinefilia; a midiofilia; a comunicofilia; a neofilia; a tecnofilia; a pesquisofilia; a culturofilia.
           Fobiologia: a midiofobia; a agorafobia; a comunicofobia.
           Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da robotização existencial.
           Maniologia: a mitomania.
           Mitologia: a criação, propagação e perpetuação dos mitos em geral; os mitos midiáticos; os mitos da objetividade e da imparcialidade jornalísticas; o mito da verdade absoluta; o mito de a cinematografia ser perda de tempo; o mito do documentário como retrato da realidade; a mitoclastia.
           Holotecologia: a midiateca; a argumentoteca; a comunicoteca; a pensenoteca; a grafopensenoteca; a cinemateca; a hemeroteca; a videoteca; a cosmoeticoteca.
           Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Coloquiologia; a Linguística; a Politicologia; a Sociologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Imagisticologia; a Argumentologia; a Infocomunicologia; a Conformaticologia; a Cogniciologia; a Intrafisicologia; a Mentalsomatologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Reeducaciologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Cosmovisiologia.


                                           IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o apresentador; o locutor; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o diretor cinematográfico; o documentarista; o duplista; o duplólogo; o editor; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o intelectual; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o professor; o projetor consciente; o reeducador; o roteirista; o tenepessista; o telespectador.
           Femininologia: a acoplamentista; a apresentadora; a locutora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a diretora cinematográfica; a documentarista; a duplista; a duplóloga; a editora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a intelectual; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a professora; a projetora consciente; a reeducadora; a roteirista; a tenepessista; a telespectadora.
           Hominologia: o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens technologus; o Homo sapiens informaticus; o Homo sapiens omniexpositor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: minidocumentário conscienciológico = o filme esclarecedor por único conteúdo acessório circunstancial mostrado na obra; maxidocumentário conscienciológico = o filme com o tema central, forma e conteúdo convergindo para a tares e a evolutividade.
           Culturologia: o choque sociocultural; a cultura da comunicação de massas; a cultura da não violência; a coexistência cultural; a cultura da partilha do saber; a cultura do esclarecimento; a cultura da Comunicologia.


                                            VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o documentário conscienciológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
           02. Categoria de comunicação: Comunicologia; Neutro.
           03. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático.
           04.   Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro.
           05.   Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático.
           06.   Comunicação não verbal: Comunicologia; Neutro.
           07.   Conformática: Comunicologia; Neutro.
           08.   Documentário: Filmografologia; Neutro.
           09.   Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
           10.   Imagética: Intrafisicologia; Neutro.
           11.   Laço midiático: Comunicologia; Neutro.
           12.  Memória encapsulada: Mnemossomatologia; Neutro.
           13.   Partilha dos autoneoachados: Taristicologia; Homeostático.
           14.   Saberes comunicativos: Comunicologia; Neutro.
           15.   Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
  O DOCUMENTÁRIO CONSCIENCIOLÓGICO PODE MUDAR
   EVOLUTIVAMENTE E PARA SEMPRE A VISÃO DE MUNDO DA CONSCIÊNCIA ESPECTADORA, PROMOVENDO
    PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE OS FATOS NARRADOS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, escolhe e filtra com critério os documentários a assistir? Reflete sobre os assuntos abordados e reconhece a voz autoral do documentarista na obra, evitando ser manipulado?
           Bibliografia Específica:
           1. Melo, C. T. V.; O Documentário como Gênero Audiovisual; Comunicação & Informação, vol. 5, n. 1/2, páginas 23 a 38, 2002. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/4035>. Acesso em: 31 Maio 2017.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 465.
                                                                                                                  H. B. S.