O documentário é o gênero de filme instrutivo o qual aborda determinado assunto da realidade, de modo informativo, baseando-se em fatos.
Você, leitor ou leitora, aprecia os documentários? Quais proveitos evolutivos tais gêneros de filmes vêm trazendo para a vida pessoal?
DOCUMENTÁRIO (FILMOGRAFOLOGIA) I. Conformática Definologia. O documentário é o gênero de filme instrutivo o qual aborda determinado assunto da realidade, de modo informativo, baseando-se em fatos. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo documento deriva do idioma Latim, documentum, “ensino; advertência; modelo; documento; indicação; prova; amostra”. Apareceu no Século XV. A palavra documentário surgiu no Século XX. Sinonimologia: 1. Filme documentário. 2. Filme factual. 3. Cinema educativo. 4. Cinema-verdade. 5. Cinedocumentário. Antonimologia: 1. Vídeo institucional. 2. Filme musical. 3. Filme de romance. 4. Filme de ficção. 5. Filme de faroeste. Estrangeirismologia: o cinéma vérité; o filmstrip; o multi-platform World; o hometheater; a coleção de DVDs; a Netflix; a Weltanschauung; os reality shows. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às realidades do Universo. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Documentário: filme didático. Documentários revelam realidades. Os documentários elucidam. Aprenda com documentários. Documentaristas: etnógrafos modernos. Coloquiologia: a pescaria paciente de documentários elucidativos no lixão mental dos filmes comerciais; a realidade nua e crua. Citaciologia: – “A realidade é sempre mais extraordinária do que qualquer coisa que você possa imaginar” (Kim Longinotto, documentarista inglesa, 1952–). Filosofia: o Didatismo; o Cinejornalismo; o Historicismo; o Humanismo; o Multiculturalismo; o Realismo; o Universalismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal documental; os criticopensenes; a criticopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene da veracidade; a autenticidade pensênica. Fatologia: o documentário; a realidade filmada; a explicitação de fatos reais; o esclarecimento de determinado assunto; a educação pelo cinema; a intenção dos documentaristas de causar mudanças no mundo; a defesa da Humanidade e do Planeta; as pesquisas aprofundadas; a abordagem técnica; o tratamento criativo da atualidade; os festivais de cinema; os documentários premiados; a comercialização dos filmes; as redes televisivas propagadoras; a divulgação pela Internet; o acesso às instâncias do mundo jamais cogitadas; a conscientização pública de dramas humanos; o impacto dos documentários na sociedade em geral; a reeducação proporcionada pelos documentários; o incentivo à interassistencialidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as inspirações do amparo extrafísico de função; as parapercepções; a evocação de consciexes afins ao tema; a paraplateia; a desassim; a Higiene Consciencial; a prática da tenepes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo som-imagem; o sinergismo conteúdo-forma; o sinergismo conhecimento-didática; o sinergismo filmagem-edição; o sinergismo lançamento-divulgação; o sinergismo documentário-livro; o sinergismo foto-filmagem. Principiologia: o princípio “contra fatos não há argumentos”; o princípio da descrença (PD) aplicado aos documentários; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da responsabilidade cognitiva; o princípio da denúncia cosmoética. Codigologia: o código de valores pessoais; o código de ética dos profissionais da Comunicação. Teoriologia: a teoria da Comunicologia; a teoria da Filmografologia; as teorias apresentadas em documentários; a teoria do paradigma consciencial facultando neointerpretações dos fatos. Tecnologia: as técnicas de elaboração de documentários; as técnicas de pesquisa; as técnicas de filmagem; as técnicas de entrevista; as técnicas de edição; as Neotecnologias possibilitando filmagens mais precisas e detalhistas. Voluntariologia: os voluntários jornalistas e produtores de documentários; os voluntários das filmotecas; os voluntários do Cinecognópolis. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Documentaristas; o Colégio Invisível dos Cinéfilos. Efeitologia: o efeito dos documentários nas reciclagens dos documentaristas e telespectadores; o efeito dos documentários na autocognição; o efeito dos documentários nas mudanças sociais; o paraefeito dos documentários nas consciexes antes conscins participantes dos eventos apresentados; o efeito impactante de certos documentários nos jovens. Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses de assuntos antes desconhecidos; a reciclagem das retrossinapses. Ciclologia: o ciclo das tecnologias; o ciclo da História; o ciclo das gerações; o ciclo dos documentários. Enumerologia: os retrodocumentários; os documentários modernos; os documentários animados; os documentários censurados; os documentários artísticos; os documentários polêmicos; os documentários de campanha. A História; a Ciência; a Biografia; o Esporte; a Natureza; a Arte; a Política Econômica da atualidade. Binomiologia: o binômio verdade-limite; o binômio causa-dedicação; o binômio polêmica-discussão; o binômio humanismo-humanização; o binômio lucidez-realismo; o binômio reurbex-interassistência; o binômio evolução–crise de crescimento. Interaciologia: a interação documentarista-documentário; a interação imagem-memória; a interação cosmograma-cosmovisão; a interação impacto-reação; a interação divulgação-conscientização; a interação coragem-autossegurança; a interação denúncia-perseguição; o binômio debate-transformação; a interação exposição-revelação. Crescendologia: o crescendo filme-série; o crescendo documentários diários–reality shows; o crescendo unidade-coleção; o crescendo informação-conhecimento; o crescendo desconhecimento-aprendizagem-domínio. Trinomiologia: o trinômio documentação-memória-histórico; o trinômio mensagem-interpretação-ação; o trinômio telespectador-interesse-demanda; o trinômio capitalismo-comercialização-patrocínio; o trinômio equipamento-operador-qualidade; o trinômio experiência-expediente-expedição; o trinômio criticidade-honestidade-veracidade. Polinomiologia: o polinômio grupocármico documentário-documentarista-documentado-telespectador-paratelespectador. Antagonismologia: o antagonismo realidade / ficção; o antagonismo escola / hospital; o antagonismo preservação / contaminação; o antagonismo comunicação / censura; o antagonismo verdade / acobertamento; o antagonismo liberdade de expressão / dependência; o antagonismo iniciativa / acomodação. Paradoxologia: o paradoxo de a real documentação evolutiva das consciências ser extrafísica, disponível na parapsicoteca. Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a pensenocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada aos estudos da realidade em geral; a defesa dos Direitos Humanos; as leis da Paradireitologia. Filiologia: a cinefilia; a cognofilia; a criticofilia. Fobiologia: a superação da culturofobia; a eliminação da reflexofobia; o descarte da mentalsomatofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB) na escolha de documentários; a eliminação da síndrome da apriorismose; o tratamento à síndrome do final de semana só vendo TV. Maniologia: o corte da mania de assistir filme sem qualidade até o final; a cura da mania do colecionismo patológico; a superação da mania de preferir ficção, fantasia, imaginação à realidade. Mitologia: o mito da neutralidade na pesquisa científica; o mito da reprodução total da realidade. Holotecologia: a filmoteca; a educacioteca; a ciencioteca. Interdisciplinologia: a Filmografologia; a Cinematografologia; a Filmologia; a Pesquisologia; a Documentologia; a Comunicologia; a Criticologia; a Debatologia; a Mentalsomatologia; a Parapedagogiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin documentarista; o perfil pesquisador; a personalidade educadora; a conscin enciclopedista; o ser semperaprendente; a conscin novidadeira; a conscin transformadora social. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens graphocommunicator. V. Argumentologia Exemplologia: documentário estudantil = o realizado por alunos como tarefa escolar ou universitária, nem sempre disseminado em larga escala; documentário profissional = aquele produzido por especialistas e divulgado para o grande público. Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura documental; a cultura educativa. Taxologia. Eis, listados na ordem alfabética, 45 exemplos de documentários disponíveis aos interessados em conhecer melhor o assunto: 01. Açúcar (That Sugar Film). 02. A Dieta do Palhaço (Super Size Me). 03. África (Africa). 04. Alimentos S / A (Food, Inc). 05. A State of Mind (treinamento das norte-coreanas para Mass-Games). 06. Attenborough, 60 Years in the Wild (cinebiografia do documentarista). 07. Bombay Beach. 08. Brasil Selvagem (Wild Untamed Brazil). 09. Capitalismo, uma História de Amor (Capitalism, a Love Story). 10. China Selvagem (Wild China). 11. Control Room (rede Al Jazeera, canal de TV do mundo árabe). 12. Cowspiracy (indústria agropecuária e questões ambientais). 13. Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9 / 11). 14. Funeral Directors. 15. Girl Rising (meninas e escola). 16. Grizzly Man (vida e morte do ambientalista amante dos ursos Timothy Treadwell). 17. Jiro Dreams of Sushi. 18. Living on One Dollar. 19. Lixo Extraordinário (Waste Land). 20. Malala (He named me Malala). 21. Nanook of the North: considerado o primeiro filme de não-ficção relevante. 22. Nascidos em Bordéis (Born into Brothels). 23. Nature’s Miracle Babies. 24. No Impact Man (Ecologia). 25. O Mundo Segundo os Brasileiros (migração). 26. O Poder dos Pesadelos (The Power of Nightmares). 27. Os Mais Espetaculares Eventos da Natureza (Nature’s Most Amazin Events). 28. Os Mistérios da Origem do Homem (The Mysterious Origins of Man). 29. O Universo (The Universe). 30. Police (comportamento de policiais). 31. Sahara. 32. SICKO $O$ Saúde (SICKO). 33. Sisters in Law (justiça a abusos e violência de mulheres e crianças). 34. Slingshot (inventor e invenções). 35. Sounding the Alarm, Battling the Autism Epidemic. 36. The Dark Matter of Love (adoção). 37. The Dying Rooms (orfanatos chineses e morte de meninas). 38. The True Cost (indústria da moda rápida). 39. The 3 Rooms of Melancholia (efeito da guerra nas crianças). 40. Torre de Marfim (Ivory Tower; crise universitária americana). 41. Trabalho Interno (Inside Job; crise econômica mundial de 2008). 42. Transpatagonia (viagem). 43. Vida (Life; natureza). 44. Vida e Obra de Waldo Vieira. 45. When I Walk (esclerose múltipla). Rapport. Os documentários, além de fonte didática de conhecimento, também possibilitam estabelecer o rapport com realidades nem sempre acessíveis ao Homem. Natureza. Assistir filmes técnicos sobre a Natureza em geral, incluindo as mais diversas espécies do mundo animal, vegetal e mineral, permitem ao espectador acessar regiões terrestres longínquas e princípios conscienciais a distância. Compreensão. Esse contato, mesmo por meio de vídeo, favorece a compreensão quanto à evolutividade consciencial dos seres vivos no planeta Terra e a conexão com as consciexes amparadoras afins a tais grupos, por exemplo, os xamãs, os devas e os evoluciólogos. Caricatura. Por hipótese, os documentários são caricaturas de conteúdos da parapsicoteca. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o documentário, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro. 02. Argumentação fatuística: Pesquisologia; Homeostático. 03. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro. 04. Categoria de comunicação: Comunicologia; Neutro. 05. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro. 06. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático. 07. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro. 08. Fatologia: Intrafisicologia; Neutro. 09. Fato orientador: Pesquisologia; Neutro. 10. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro. 11. Fontificação: Experimentologia; Neutro. 12. Informação esclarecedora: Parapedagogiologia; Homeostático. 13. Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro. 14. Pesquisa curiosa: Experimentologia; Neutro. 15. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático. OS DOCUMENTÁRIOS SÃO VERDADEIRAS AULAS DE TEMA DA REALIDADE, NO FORMATO DE FILMES, ENRIQUECENDO COM PESQUISAS O TELÃO DO CINEMA, A TELINHA DA TV OU DO COMPUTADOR DOS INTERESSADOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, aprecia os documentários? Quais proveitos evolutivos tais gêneros de filmes vêm trazendo para a vida pessoal? Bibliografia Específica: 1. Glynne, Andy; Documentaries…and How to Make Them; 256 p.; 1 check list; 78 endereços de locais de pesquisa; 5 entrevistas; 24 enus.; 29 fotos; glos. 40 termos; 3 gráfs.; 23 ilus.; 6 notas; 6 tabs.; alf.; 24, 5 x 19 cm; br.; 2a Ed. rev. e aum.; Kamera Books; Reino Unido; 2012; páginas 14, 19, 219 a 232. K. A.