Estudos Fílmicos

Os estudos fílmicos são as auto e heteropesquisas conscienciais realizadas através do cinema e as respectivas repercussões na vida cotidiana da conscin.

Você, leitor ou leitora, realiza estudos fílmicos com frequência? Quais têm sido os proveitos evolutivos de tal atividade?

      ESTUDOS FÍLMICOS
                                       (COGNICIOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. Os estudos fílmicos são as auto e heteropesquisas conscienciais realizadas através do cinema e as respectivas repercussões na vida cotidiana da conscin.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo estudo vem do idioma Latim, studium, “trabalho; cuidado; ação de estudar; ocupação”. Surgiu no Século XIII. O termo filme provém do idioma Inglês, film, “película, membrana muito delgada”. Apareceu no Século XII.
         Sinonimologia: 1. Pesquisas em filmes. 2. Análises cinematográficas.
         Neologia. As 3 expressões compostas estudos fílmicos, estudos fílmicos convencionais e estudos fílmicos conscienciológicos são neologismos técnicos da Cogniciologia.
         Antonimologia: 1. Pesquisas de campo. 2. Estudos experimentais.
         Estrangeirismologia: o show business; a soirée; o set cinematográfico; a dolly; o close-up; o making-of; o cast; a persona; o double; a dramatis personae; o home theater; o NetFlix; o drive-in; o Imax theater; o écran; o DVD player; os insights; os aftereffects; o replay.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às realidades conscienciais.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cinema: realidade fictícia. Cinema: eterna repetição. Busquemos estudar filmes. Estudos geram reciclagens.
         Filosofia: o Cinejornalismo; o Realismo; o Idealismo; o Exemplarismo; o Historicismo; o Autodidatismo; o Colecionismo; o Antibagulhismo.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da pesquisa; o holopensene pessoal da autorreflexão; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; os taxopensenes; a taxopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: os estudos fílmicos; os assuntos; a pesquisa filmográfica; a seleção de filmes; a busca do material; as sessões de cinema; as ocorrências durante o filme; o distanciamento técnico; o afloramento da memória; as associações de ideias; as comparações inevitáveis; a identificação pessoal com determinado personagem; a vivacidade retratada; os dados surpreendentes; as reações intraconscienciais; as repercussões no ambiente; as anotações pertinentes; as correções automáticas; as paradas necessárias; as análises e reanálises dos conteúdos cinematográficos; as comparações com leituras e vivências; a utilização do filme de modo didático ou em produções mentaissomáticas; a Higiene Consciencial.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energoparapsíquica; a assepsia energética; o campo energético instalado; as evocações de consciexes; a paraplateia multidimensional; a ectoplasmia; os parafenômenos; as autorretrocognições; o rapport interassistencial; a prática da tenepes; a desassim.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo pesquisa-conhecimento; o sinergismo cultura-intercompreensão; o sinergismo leitura-cinema; o sinergismo memória-cognição; o sinergismo estudo-assistência; o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo; o sinergismo distração-informação.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado aos conteúdos de filmes.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando comportamentos contra a pirataria e a indústria do lixo mental cinematográfico.
          Teoriologia: a teoria do megafoco evolutivo; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica de selecionar filmes; a técnica da tábula rasa; a técnica da análise-síntese; as técnicas conscienciométricas; as resenhas técnicas de filmes; a técnica de interromper filme desqualificado; as técnicas de evitação da cultura inútil.
          Voluntariologia: os voluntários da cinemateca da Holoteca da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Consciência.
          Efeitologia: os efeitos psicológicos; os efeitos emocionais; os efeitos cognitivos; os efeitos energéticos; os efeitos holomnemônicos; os efeitos holopensênicos; os efeitos reciclogênicos.
          Neossinapsologia: as neossinapses criadas a partir de filmes esclarecedores sobre tema específico; a compreensão das retrossinapses a partir da contextualização dos filmes de época.
          Ciclologia: o ciclo das pesquisas; o ciclo analítico conforme experiência de vida; o ciclo da mudança holopensênica; o ciclo heterobservação-autobservação; o ciclo estudo fílmico–aproximação da realidade; o ciclo da autorreeducação através da análise de filmes.
          Enumerologia: os estudos comportamentais; os estudos históricos; os estudos culturais; os estudos nosológicos; os estudos naturais; os estudos biográficos; os estudos futurológicos.
          Binomiologia: o binômio filme-evocação; o binômio estímulo-lembrança; o binômio detalhe-fixação; o binômio reprise-neodados; o binômio cinema-cultura; o binômio consréus–filmes baratrosféricos; o binômio filme usado–consciex de brinde.
          Interaciologia: a interação lazer-pesquisa; a interação estudo fílmico–momento evolutivo; a interação conteúdo–mensagem de amparador; a interação fatos reais–script ficcional; a interação interesse-sincronicidade; a interação autoconflito-repercussões; a interação filme-autoconscientização.
          Crescendologia: o crescendo curta metragem–longa metragem–seriado; o crescendo infância-juventude-maturidade-velhice; o crescendo starlet-star; o crescendo filme água com açucar–filme dramático dosando a intensidade das tragédias humanas em estudo; o crescendo cinema comercial–cinema particular democratizando e qualificando os estudos fílmicos; o crescendo mera comercialização do filme de circuito–avaliação técnica do filme de festival; o crescendo filme antigo–filme remasterizado.
          Trinomiologia: o trinômio pré-filme–filme–pós-filme; o trinômio identificação-entendimento-reciclagem; o trinômio telespectadores-filme-consciexes; o trinômio cultura intermissiva–cultura intrafísica–cultura conscienciológica; o trinômio assistir-analisar-concluir; o trinômio interesse-estudo-gescon; o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio enredo-cenário-elenco-diálogos; o polinômio foco de pesquisa–atenção seletiva–seleção informacional–análise; o polinômio evitação-aproximação-aceitação-assimilação; o polinômio ver-apreender-aprender-aplicar.
          Antagonismologia: o antagonismo realidade / ficção; o antagonismo tela da TV / tela mental; o antagonismo palco / bastidores; o antagonismo estudos fílmicos / ludismo; o antagonismo cinema / parapsicoteca; o antagonismo protagonismo cinematográfico / protagonismo proexológico; o antagonismo filme elucidador / filme obnubilador.
          Paradoxologia: o paradoxo de os filmes causarem sensações reais; o paradoxo da terapêutica fílmica; o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção; o paradoxo de o lúdico poder ser fixador de conteúdos disciplinares; o paradoxo do filme desassediador.
          Politicologia: a conscienciocracia; a proexocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual; a lei da educação evolutiva permanente.
          Filiologia: a cinefilia; a culturofilia; a pesquisofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a fonofobia; a cogniciofobia.
          Sindromologia: as síndromes retratadas no cinema.
          Maniologia: as modas e manias decorrentes dos filmes.
          Mitologia: os mitos criados pelo cinema.
          Holotecologia: a cinemateca; a socioteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: a Cogniciologia; a Pesquisologia; a Experimentologia; a Etologia; a Culturologia; a Biografologia; a Historiologia; a Filmologia; a Parafenomenologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa cinemeira.
          Masculinologia: o acoplamentista; o professor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário.
          Femininologia: a acoplamentista; a professora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens cognitor.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: estudos fílmicos convencionais = os realizados a partir do paradigma intrafísico; estudos fílmicos conscienciológicos = os embasados no paradigma consciencial.
          Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura de Hollywood; a cultura do entretenimento; o conhecimento de diferentes culturas através do cinema; a cultura da Pesquisologia.
          Indicação. Eis, listados a seguir, dentre milhares de produções, 101 filmes recomendados, com respectivos assuntos centrais, para os interessados em realizar estudos fílmicos:
          A. Minisséries:
          01. Balzac: biografia do escritor.
          02. Bleak House: sistema jurídico inglês no Século XIX.
          03. Dowton Abbey: monarquia inglesa.
          04. Engana-me Se Puder (Lie to Me): detecção de mentira por equipe criminalista.
         05. Explorando o Ártico (Artic Exposure): documentário com Nigel Marven.
         06. Fotografias Espetaculares (Extreme Exposures): documentário da National Geographic sobre os 10 melhores ensaios fotográficos.
         07. Jane Eyre: relação de tutora com patrão problemático.
         08. Mental: psiquiatria alternativa.
         09. Monk: comportamento de portadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
         10. North & South: choque cultural e paixão entre personalidades opostas.
         11. O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank): história de Anne Frank.
         12. O Universo (The Universe): documentário sobre sistema solar.
         13. Perception: investigações criminais a partir da Neurociência.
         14. Persuasão (Persuasion): relacionamento amoroso e status.
         15. Private Practice: equipe multidisciplinar de saúde e envolvimentos interpessoais.
         16. Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility): perda paterna, miséria e casamento.
         17. Royal Pains: médico particular de milionários.
         B. Filmes:
         18. Advinha Quem vem para Jantar? (Guess Who´s Coming to Dinner): casamento interracial.
         19. À Espera de um Milagre (The Green Mile): corredor da morte.
         20. A Firma (The Firm): recém-formado e máfia corporativa.
         21. A Grande Família: acertos familiares perante possibilidade de morrer.
         22. Alegre Divorciada (The Gay Divorcée): musical romântico.
         23. Alexandria (Agora): biografia da astrônoma Hypatia.
         24. Alguém tem que Ceder (Something´s Gotta Give): relacionamento na maturidade.
         25. A Lista de Schindler (Schindler´s List): salvamento de judeus realizado por nazista.
         26. Amor Além da Vida (What Dreams come True): perdas afetivas e pós-morte.
         27. Amor e Inocência (Becoming Jane): biografia da escritora Jane Austen.
         28. Amor Sem Fronteiras (Beyond Borders): trabalho humanitário internacional.
         29. À Noite Sonhamos (A Song to Remember): biografia do compositor Chopin.
         30. Antes de Partir (The Bucket List): pacientes cancerosos e últimos desejos.
         31. A Partida (Okuribito): trabalho em funerária.
         32. As Férias da Minha Vida (Last Holiday): diagnóstico médico e enfrentamentos.
         33. Atlantis, um Mundo Além das Palavras (Atlantis, a World Beyond Words): documentário de Luc Besson sobre mundo submarino.
         34. A Troca (Changeling): desaparecimento do filho.
         35. A Vida é Bela (La Vita è Bella): proteção paterna em campo de concentração.
         36. Charles Darwin and the Tree of Life: documentário apresentado por David Attenborough.
         37. Chocolate (Chocolat): preconceito e interiorose.
         38. Cocoon I e II: longevidade e extraterrestrialidade.
         39. Como Fazer seu Filho Brilhar (Make Your Child Brilliant): documentário sobre potencialização de talentos infantis.
         40. Dança Comigo (Shall We dance?): crise masculina na meia-idade.
         41. Depois do Casamento (After the Wedding): instituição filantrópica e magnata.
         42. Desejo e Reparação (Atonement): falsa acusação e efeitos.
         43. Do que as Mulheres gostam (What Women Want): percepção masculina dos pensamentos das mulheres.
         44. Doze Homens e uma Sentença (12 Angry Men): debate de jurados sobre condenação de culpado de assassinato, sob pena de morte.
         45. Dr. Dolittle: telepatia com bichos.
         46. Educação de Pequena Árvore (The Education of Little Tree): índio-criança.
         47. Elsa & Fred (Elsa y Fred), um Amor de Paixão: relacionamento e doença na velhice.
         48. Emile Zola, a Vida de Emile Zola (The Life of Emile Zola): biografia do escritor.
         49. Emma: ingenuidade juvenil.
         50. Escritores da Liberdade (Freedom Writers): professora novata cria atividade terapêutica para alunos com problemas sociais.
         51. E se fosse Verdade (Just like Heaven): coma e projetabilidade.
         52. Esses Homens e suas Máquinas Voadoras, como voei de Londres a Paris em 25 horas e 11 minutos (Those Magnificient Men in their Flying Machines: how I flew from London to Paris in 25 hours and 11 minutes): corrida histórica Londres-Paris de 1910.
         53. Falando Grego (My Life in Ruins): reciclagem de guia turística.
         54. Free Willy, a Grande Fuga (Free Willy, Escape from Pirate´s Cove): preservação animal e relação intergeracional.
         55. Ghost Town, um Espírito atrás de Mim (Ghost Town): clarividência de dentista.
         56. Grandes Esperanças (Great Hopes): ambição na Inglaterra vitoriana.
         57. História de Louis Pasteur (The Story of Louis Pasteur): biografia do cientista.
         58. Home, Nosso Planeta, Nossa Casa (Home): documentário sobre Ecologia.
         59. Íris (Iris): síndrome de Alzheimer.
         60. Julie & Julia: decorrências de livro de receitas na vida de jovem escritora.
         61. Ladrão de Casaca (To Catch a Thief): roubo e acusado.
         62. Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vence): soerguimento de jovem pós-guerra.
         63. Little Dorrit: prisão de devedores e sociedade londrina do Século XIX.
         64. Mercador de Veneza (The Merchant of Venice): dívida e pagamento.
         65. Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker): educadora de Hellen Keller.
         66. Minha Doce Geisha (My Geisha): cultura japonesa e geishismo.
         67. Minha Vida Sem Mim (My Life Without Me): paciente terminal organiza a família.
         68. Miss Potter: biografia da escritora de livros infantis.
         69. Montanhas da Lua (Moutains of the Moon): Richard Francis Burton na África.
         70. Nenhum a Menos (Not One Less): professora infantil no interior da China.
         71. O Amante da Rainha (A Royal Affair): loucura real e luta pelos ideais de liberdade.
         72. O Desafio de Darwin (Darwin´s Darkest Hour): vida familiar e apoio da esposa.
         73. O Discurso do Rei (The King´s Speech): tratamento fonoaudiológico de rei inglês.
         74. O Egípcio (The Egyptian): poder dos faraós.
         75. O Fantasma Apaixonado (The Ghost and Mrs. Muir): escrita parapsíquica.
         76. O Feitiço do Tempo (Groundhog Day): reciclagem consciencial.
         77. Oliver Twist: orfandade.
         78. O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas): amizade entre menino judeu e filho de diretor de campo de concentração.
         79. O Picolino (Top Hat): musical clássico com Fred Astaire e Ginger Rogers.
         80. O Quarteto (Quartet): convívio de idosos em lar para músicos aposentados.
         81. Os Descendentes (The Descendants): conflito familiar.
         82. Os Últimos Passos de um Homem (Dead Man Walking): pena de morte.
         83. O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry): morte e culpabilidade.
         84. O Tigre e a Neve (The Tiger and the Snow): comédia sobre realidade hedionda.
         85. Passageiros (Passengers): acidente aéreo.
         86. Retorno a Howards End (Howards End): herança.
         87. Sempre ao Seu Lado (Hachiko, a Dog´s Story): adoção de cão perdido e lealdade.
         88. Sempre no Meu Coração (Always in My Heart): pai preso e vida familiar.
         89. Simplesmente Complicado (It´s Complicated): divórcio.
         90. Sócrates (Socrate): biografia do grande filósofo.
         91. Tão Forte, Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close): mistério de chave desvendada por menino cujo pai morreu no atentado de 11 de setembro.
         92. Tinha de Ser Você (Last Chance Harvey): conflito familiar.
         93. Titanic: romance e naufrágio do navio.
            94.   Trabalho Interno (Inside Job): documentário sobre crise econômica de 2008.
            95.   Um Amor para Toda a Vida (Closing the Ring): perda afetiva.
            96.   Um Bom Ano (A Good Year): reciclagem de vida a partir de herança.
            97.   Um Visto para o Céu (Defending Your Life): dessoma e avaliação da vida humana.
            98.   Uma Mulher do Outro Mundo (Blithe Spirit): assédio de consciex.
            99.   Vestígios do Dia (The Remains of the Day): servilismo e paixão reprimida.
          100.    Vida (Life): documentário sobre seres vivos narrado por David Attenborough.
          101.    Wild China: documentário sobre natureza chinesa.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com os estudos fílmicos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Aperitivo intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
            02. Apreensibilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
            03. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
            04. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico.
            05. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
            06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
            07. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
            08. Conhecimento: Autocogniciologia; Neutro.
            09. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro.
            10. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
            11. Fonte cognitiva: Autocogniciologia; Neutro.
            12. Imagética: Intrafisicologia; Neutro.
            13. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
            14. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
            15. Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro.
  OS ESTUDOS FÍLMICOS SÃO FONTES RICAS DE INVESTIGAÇÃO E DA ANÁLISE INTRA E EXTRACONSCIENCIAIS,
 POSSIBILITANDO À CONSCIN INTERAGIR COM AS REALIDADES PASSADAS OU INACESSÍVEIS INTRAFISICAMENTE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza estudos fílmicos com frequência? Quais têm sido os proveitos evolutivos de tal atividade?
            Bibliografia Específica:
            1. Landeira-Fernandez, J.; & Cheniaux, Elie; Cinema e Loucura: Conhecendo os Transtornos Mentais através dos Filmes; apres. Francisco Lotufo Neto; 287 p.; 13 caps.; 3 esquemas; 38 fotos; 1 gráf.; 6 tabs.; 51 refs.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2011; páginas 17 a 22.
            2. Napolitano, Marcos; Como Usar o Cinema na Sala de Aula; 250 p.; 6 caps.; 136 enus.; 63 refs.; 4 anexos; 21 x 14 cm; br.; Contexto; São Paulo, SP; 2006; páginas 213 a 225.
            3. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 135 e 182.
                                                                                                                      K. A.