O cotejo Filosofia-Holofilosofia é o ato ou efeito de comparar a Filosofia com a Holofilosofia, esta constituindo o conjunto de todos os conhecimentos multidimensionais desenvolvidos conforme estudos sistemáticos, técnicos e paratécnicos, fundados na Cosmoética e Universalismo da Conscienciologia para compreensão e aplicação das realidades do Cosmos, e aquela sendo a disciplina metafísica, não-científica, generalista e especulativa, investigando, questionando e elaborando conhecimentos acerca de modelos e métodos teóricos, servindo, notadamente, de suporte aos interesses materialistas de todos os matizes.
Você, leitor ou leitora, admite estarem os princípios do pensamento filosófico convencional superados se comparados aos princípios holofilosóficos de excelência da Conscienciologia? Quais princípios você vivencia na teática do dia a dia: os filosóficos ou os holofilosóficos?
COTEJO FILOSOFIA-HOLOFILOSOFIA (COGNICIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O cotejo Filosofia-Holofilosofia é o ato ou efeito de comparar a Filosofia com a Holofilosofia, esta constituindo o conjunto de todos os conhecimentos multidimensionais desenvolvidos conforme estudos sistemáticos, técnicos e paratécnicos, fundados na Cosmoética e Universalismo da Conscienciologia para compreensão e aplicação das realidades do Cosmos, e aquela sendo a disciplina metafísica, não-científica, generalista e especulativa, investigando, questionando e elaborando conhecimentos acerca de modelos e métodos teóricos, servindo, notadamente, de suporte aos interesses materialistas de todos os matizes. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo cotejo vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada um”, de quotas, “em que ou de que número”. Surgiu no Século XVII. A palavra filosofia deriva do idioma Latim, philosophia, e esta do idioma Grego, philosophía, “amor da Ciência, do saber, do conhecimento”, constituída por phílos, “amigo; amante”, e sophia, “conhecimento; saber”. Apareceu no Século XIV. O elemento de composição holo procede do idioma Grego, hólos, “total; completo; inteiro”. Sinonimologia: 1. Cotejo Filosofia convencional–Filosofia do Parapsiquismo Assistencial. 2. Embate Filosofia-Parafilosofia. 3. Comparação conhecimento convencional–conhecimento conscienciológico. Neologia. As duas expressões compostas cotejo Filosofia-Holofilosofia elementar e cotejo Filosofia-Holofilosofia avançado são neologismos técnicos da Cogniciologia. Antonimologia: 1. Cotejo Ciência Convencional–Conscienciologia. 2. Confronto senso comum–Ciência. 3. Cotejo conhecimento refutável–dogma. 4. Comparação conhecimento metafísico–conhecimento extrafísico. Estrangeirismologia: o leitmotiv holofilosófico inspirando as neoverpons; o upgrade da erudição conscienciológica; o Autocognitarium; o Autopensenarium; o Argumentarium; o Tertuliarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento cosmovisiológico quanto à hiperacuidade evolutiva. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Filosofia: questionamento teórico. Holofilosofia: omniquestionamento teático. Debater é preciso. Solilóquio, não. Dialética. Filosofia: a Holofilosofia sendo a Filosofia da Paz e do Parapsiquismo Assistencial; a Filosofia tradicional constituindo as múltiplas correntes da reflexão metafísica da Socin. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene filosófico versus o holofilosófico; o holopensene pessoal da Cosmoconscienciologia; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade. Fatologia: o cotejo Filosofia-Holofilosofia; as comparações entre a Filosofia da Ciência e a Holofilosofia da Conscienciologia; o gap entre o conteúdo convencional envilecido da Filosofia e o consciencial avançado da Holofilosofia; as dissimetrias entre o conhecimento convencional diminuto e o holoconhecimento consciencial extenso; as associações de ideias monovisionais da Filosofia versus as cosmovisionais da Holofilosofia; o dicionário pessoal analógico servindo para a Filosofia e para a Holofilosofia; os argumentos racionais intercruzados entre a Filosofia e a Holofilosofia; os entrechoques de ideias convencionais versus conscienciais; as incompatibilidades de ideias filosóficas e holofilosóficas; as contraposições ideológicas entre o conhecimento tradicional e o consciencial; os desencontros ideológicos entre as ideias convencionais e as conscienciais; as convergências de ideias entre a Filosofia e a Holofilosofia; as confrontações conteudísticas das realidades versus pararrealidades; as distinções de enfoques monodimensionais versus multidimensionais; as diferenças de enfoques psíquicos e parapsíquicos; o nível de discernimento tradicional estreito versus megadiscernimento consciencial amplo; o contraste das priorizações lógicas versus paralógicas; o desnivelamento entre a maioria inconsciente e a microminoria lúcida consciente; o emprego da lucidez nos embates convencionais versus evolutivos; a especulação útil versus a inútil; a utilidade da especulação inicial para criar Ciência e Conscienciologia; os embates atingindo objetivos úteis e inúteis; o binômio tese-antítese na obtenção do concluso e do inconcluso; as reflexões objetivas versus as evasivas; o fosso existente entre os debates filosóficos materialistas versus os holofilosóficos transcendentes da tertúlia conscienciológica; os debates prolixos versus os produtivos dos Cafés Filosóficos; os debates públicos sobre as questões filosóficas e / ou holofilosóficas; os debates parlamentares norteados pela democracia representativa versus os do Conselho dos 500 embasados na democracia direta; as discussões conclusas sobre o real versus as inconclusas sobre o sexo dos anjos; os debates proveitosos sobre a concretude versus os inócuos sobre as divagações teológicas; a maiêutica bem conduzida buscando o consenso e a viciada instigando o discípulo a parir a verdade premeditada pelo filósofo-mestre. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático potencializando a autorreflexão racional; as sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais alavancando as autopesquisas; as paravivências extrafísicas; as pararreflexões extrafísicas; os paradiagnósticos autoinvestigativos; a autoconscientização paracomunitária; a interação com as paracomunidades extrafísicas; o valor do autoparapsiquismo evolutivo-assistencial; o Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo de cotejos concentuais antagônicos; o sinergismo pensamentos filosóficos–pensenes holofilosóficos; o sinergismo de cotejos conceituais aproximados; o sinergismo estreito conteúdo holofilosófico–conteúdo conscienciológico; o sinergismo cosmoético crítica-solução; o sinergismo cosmoético autoidentificação–autaplicação competente; o sinergismo cosmoético auterudição multidimensional–atuação interassistencial. Principiologia: o princípio da ignorância enciclopédica; o princípio da descrença; o princípio da linearidade autopensênica; o princípio da autolucidez filosófica; o princípio da racionalidade experimental autopensênica da Filosofia e Holofilosofia; o princípio mentalsomático fundamentando a Holofilosofia; o princípio da dialógica produtiva da Filosofia e da Holofilosofia; o princípio da eficiência nos embates filosóficos; o princípio sofista da retórica filosófica; o princípio do omniquestionamento holofilosófico; o princípio da omninvestigação cósmica da Holofilosofia; o princípio do Universalismo cosmoético da Holofilosofia; os princípios do Evolucionismo; os princípios da Evoluciologia; os princípios da Holomaturologia; os princípios da Paradireitologia; os princípios da Paradiplomacia; os princípios da Parapoliticologia; os princípios da Cosmoconscienciologia. Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) aplicado ao debate. Teoriologia: a teoria do discernimento unidimensional versus teoria do megadiscernimento multidimensional; a teoria do conhecimento (Epistemologia) versus teoria do paraconhecimento (Parepistemologia); as teorias da Ciência Convencional versus teorias da Conscienciologia; a teoria de a Filosofia ser a origem da Ciência convencional; a teoria da especulação filosófica versus teoria da teática holofilosófica. Tecnologia: as neotécnicas de compreensão da relação realidade-pararrealidade; a técnica da aquisição do senso universalista; as técnicas cosmoéticas dos debates; a técnica da Maiêutica tradicional versus a consciencial; a técnica da Para-Hermenêutica; a técnica da autopensenização cosmovisiológica. Voluntariologia: o voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria. Colegiologia: os Colégios Invisíveis dos Filósofos; os Colégios Invisíveis dos Holofilósofos; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; os Colégios Invisíveis dos Pesquisadores tradicionais; os Colégios Invisíveis dos Pesquisadores conscienciológicos. Efeitologia: o efeito halo alavancado pela investigação cosmoética; o efeito halo das autorreflexões filosóficas proveitosas; o efeito desconexo das introspecções filosóficas inconclusas; o efeito halo das autopesquisas conscienciais; os efeitos inócuos das divagações mateológicas; os efeitos proveitosos das pesquisas materiológicas; os efeitos incompletos das investigações materiológicas; os efeitos inaproveitáveis das circunlocuções filosóficas; os efeitos cosmovisiológicos da parobservação extrafísica lúcida; os efeitos positivos das autocríticas profundas. Neossinapsologia: o questionamento das retrossinapses em prol da construção de neossinapses; as neossinapses geradas pelas neoideias dos debates construtivos; as neossinapses e os cons magnos do Curso Intermissivo. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo do embate afirmação-contraditório-solução; o ciclo argumentar-debater-corroborar; o ciclo argumentar-debater-refutar; o ciclo investigar-comprovar-teorizar; o ciclo ponto-contraponto-exaustão; o ciclo debate-circunlóquio-irrazão; o ciclo da hermenêutica à heurística consciencial; o ciclo dialético argumento-contrargumento-síntese; o ciclo dialético tese-antítese-síntese; o ciclo maiêutico da discussão circular por perguntas e respostas; o ciclo vislumbrar-experienciar-conhecer. Binomiologia: o binômio Holofilosofia-Conscienciologia; o binômio debate no Tertuliarium–assimilação do verbete; o binômio debate democrático–consenso viável; o binômio debate evasivo–ausência de consenso; o binômio circunlocução-improdutividade. Interaciologia: a interação leitura filosófica–escrita holofilosófica; a interação cognição humana–cognição multidimensional. Crescendologia: o crescendo Filosofia-Holofilosofia; o crescendo discussão filosófica–discussão holofilosófica; o crescendo Ética-Cosmoética; o crescendo circunlóquio–debate democrático; o crescendo irracionalidade subumana–racionalidade humana–pararracionalidade multidimensional; o crescendo tacon-tares; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo do particular ao geral; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da reflexão intrafísica à reflexão extrafísica; o crescendo da reflexão monodimensional à reflexão multidimensional. Trinomiologia: o trinômio racionalidade-sistematicidade-criticidade; o trinômio Debatologia-Argumentologia-Refutaciologia. Polinomiologia: o polinômio filosófico contemplar-ponderar-especular-raciocinar-resolver; o polinômio autopensenizações-leituras-anotações-debates; o polinômio Paradireito-Parapolítica-Paradiplomacia-Holofilosofia. Antagonismologia: o antagonismo teoria / teática; o antagonismo monovisão / cosmovisão; o antagonismo pensamento filosófico antigo / pensene holofilosófico contemporâneo; o antagonismo reflexão monodimensional / reflexão multidimensional; o antagonismo psiquismo / parapsiquismo; o antagonismo comportamento ético / comportamento cosmoético; o antagonismo postura patrioteira / postura universalista. Paradoxologia: o paradoxo da eloquência da Cosmoética ocorrer em silêncio; o paradoxo do sábio ser o maior sabedor da própria ignorância. Politicologia: a filosofocracia; a conscienciocracia; a sofocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a democracia pura; a parapsicocracia. A política indagativa do livre pensador. Legislogia: a lei do maior esforço mentalsomático; a busca pelo desvendamento das leis universais. Filiologia: a filosofofilia; a helenofilia; a criticofilia; a cogniciofilia; a intelectofilia; a racionofilia; a coerenciofilia; a experimentofilia; a gnosiofilia; a autopesquisofilia; a cienciofilia; a parapsicofilia; a ortofilia; a laborfilia. A flexibilidade neofílica. Fobiologia: a filosofofobia; a gnosiofobia. Maniologia: a sofomania; a sofismomania. Holotecologia: a filosofoteca; a cognoteca; a raciocinoteca; a lucidoteca; a logicoteca; a metodoteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca; a pesquisoteca; a ciencioteca; a criticoteca; a teaticoteca; a cosmoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a conscienciometroteca; a semioteca; a analiticoteca. Interdisciplinologia: a Cogniciologia; a Mentalsomatologia; a Confrontologia; a Conscienciometrologia; a Conviviologia; a Assistenciologia; a Holomaturologia; a Parapercucienciologia; a Intraconscienciologia; a Intencionologia; a Autopesquisologia; a Comunicologia; a Priorologia; a Antagonismologia; a Holocarmologia; a Cosmoconscienciologia; a Parepistemologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Tudologia; a Paradireitologia; a Parapercepciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a conscin auto-pesquisadora lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o conscienciólogo; o professor da Conscienciologia; o filósofo; o holofilósofo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossô-mata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o pensador; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a consciencióloga; a professora de Conscienciologia; a filósofa; a holofilósofa; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a pensadora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens philosophus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens direitologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens politicologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens ethicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens exemplar. V. Argumentologia Exemplologia: cotejo Filosofia-Holofilosofia elementar = o embate sobre teses intrafísicas entre intermissivistas e não intermissivistas; cotejo Filosofia-Holofilosofia avançado = o embate sobre teses multidimensionais entre intermissivistas e não intermissivistas. Culturologia: a cultura da Holofilosofia; a cultura da Filosofia; a cultura da Descrenciologia; a cultura do Helenismo; a cultura do Universalismo; a cultura da monovisão; a cultura da cosmovisão. Caracterologia. Sob a ótica da Cogniciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 comparações realistas quanto ao posicionamento da Filosofia ante ao da Holofilosofia: 01. Autobiografia versus FEP. A Filosofia enaltece o poder e a autobiografia transitória. A Holofilosofia difunde a melhoria do saldo da ficha evolutiva pessoal (FEP). 02. Conscin vulgar versus intermissivista. A Filosofia trata de questões da vida humana intrafísica, da moral, origem e destino destacadamente do pré-serenão vulgar a partir do ponto de vista especulativo e teórico-metafísico. A Holofilosofia debate a origem extrafísica tal qual consciex participante do Curso Intermissivo, a consecução da proéxis na condição de conscin intermissivista e o retorno às comunexes cada vez mais avançadas na condição de consciex. 03. Desorganização versus autorganização. A Filosofia reflete sobre a realidade intrafísica, normalmente, de maneira excessiva, prolixa e difusa. A Holofilosofia reflete sobre a realidade e pararrealidade multidimensionais de forma pontual focada em interesses evolutivos com autorganização consciencial. 04. Direito versus Paradireito. A Filosofia do Direito critica o Direito positivo conforme as regras éticas de convivência na Socin. O Paradireito utiliza-se da Holofilosofia para examinar as normas e princípios das paraleis paravivenciais cosmoéticas, cósmicas, energéticas e megafraternas da Socin / Sociex. 05. Ética versus cosmoética. A Filosofia privilegia a Ética Humana. Holofilosofia prioriza a Cosmoética Interassistencial Multidimensional. 06. Finitude versus infinitude. A Filosofia dependente de inumeráveis escolas filosóficas diferentes, considerando a finitude e a infinitude humana de forma limitada apoiada em argumentos metafísicos e especulativos. A Holofilosofia compreende a infinitude existencial humana a partir dos fatos e parafatos experimentados pelo autopesquisador lúcido. 07. Ignorância multiexistencial versus autorrevezamento. A Filosofia, quase sempre, não compreende a existência das vidas sucessivas da Seriexologia. A Holofilosofia compreende, de forma teática, os meandros do ciclo intermissão-ressoma-dessoma com autorrevezamento multiexistencial da consciência intermissivista. 08. Isolamento versus expansão. A Filosofia opera em isolamento intrafísico a partir do binômio sujeito-objeto. A Holofilosofia expande-se com a Parepistemologia cósmica multidimensional, priorizando a relação sujeito-sujeito mediante a autopensensenidade, a autorreflexão ad continuum. 09. Política versus Parapolítica. A Filosofia aborda a monopolítica normalmente anticosmoética embasada na democracia representativa. A Holofilosofia adota a Parapolítica da Maxiconviviologia cosmoética, universalista, libertária, fraterna e igualitária fundada na democracia pura. 10. Profusão versus utilitarismo. A Filosofia assume atitudes intelectuais profusas, difundindo utilidades e inutilidades múltiplas. A Holofilosofia é utilitarista, focando-se em questões mentaissomáticas evolutivas. 11. Restrição versus abrangência. A Filosofia restringe-se à reflexão, normalmente, dos acontecimentos intrafísicos. A Holofilosofia é abrangente quanto à compreensão das ocorrências cósmicas multidimensionais conscienciocêntricas. 12. Teoria versus teática. A Filosofia privilegia o teórico. A Holofilosofia enaltece a teática evolutiva. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo filosofia-holofilosofia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 02. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 03. Confrontologia: Experimentologia; Neutro. 04. Conhecimento conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático. 05. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático. 06. Cotejo filósofo-conscienciólogo: Holofilosofia; Homeostático. 07. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático. 08. Debate: Debatologia; Neutro. 09. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático. 10. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático. 11. Parepistemologia: Mentalsomatologia; Neutro. 12. Princípio filosófico: Holomaturologia; Homeostático. 13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Sofocracia: Politicologia; Neutro. 15. Ultrexegética: Exegeticologia; Neutro. O GRANDE SALTO EVOLUTIVO ENTRE O PENSAMENTO UNIDIMENSIONAL OBSOLETO E A PENSENIDADE MULTIDIMENSIONAL COSMOVISIOLÓGICA, CONTEMPORÂNEA INÉDITA, CONFIGURA O COTEJO FILOSOFIA-HOLOFILOSOFIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite estarem os princípios do pensamento filosófico convencional superados se comparados aos princípios holofilosóficos de excelência da Conscienciologia? Quais princípios você vivencia na teática do dia a dia: os filosóficos ou os holofilosóficos? Bibliografia Específica: 01. Colli, Giorgio; O Nascimento da Filosofia (La Nascita della Filosofia); trad. Federico Carotti; 98 p.; 18 x 10 cm; pocket; 3a Ed.; UNICAMP; Campinas, SP; páginas 61 a 69. 02. Descartes, René; Discurso do Método (Le Discours de la Méthode); trad. Maria Ermantina Galvão; 102 p.; 6 caps.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2003; páginas 3 a 86. 03. Hegel, George Wilhelm Friedrich; Introdução à História da Filosofia (Vorlesungen Über die Yeschichte der Philosophie); trad. Euclidy Carneiro da Silva; 256 p.; 9 caps.; 40 refs.; 20,5 x 13,5 cm; br.; Hemus; São Paulo, SP; 1983; páginas 82 a 249. 04. Hessen, Johannes; Teoria do Conhecimento (Eikenntnistheorie); trad. João Virgílio Gallerani Cuter; 178 p.; 25 caps.; 2 índices; 68 refs.; ono.; 21 x 13 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 1999; páginas 3 a 14. 05. Japiassú, Hilton; Questões Epistemológicas; 174 p.; 6 caps.; 1 índice; 21 x 14 cm; br.; Imago; Rio de Janeiro, RJ; 1981; páginas 93 a 116. 06. Koyré, Alexandre; Estudos de História do Pensamento Filosófico (Etudes D’Histoire de la Pensée Philosofique); trad. Maria de Lourdes Meneses; 288 p.; 15 caps., 2 índices; 21 x 14 cm; br.; 2 a Ed.; Forense Universitária; Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 243 a 267. 07. Mannion, James; O Livro Completo da Filosofia (The Everything Philosophy Book); trad. Fernanda Monteiro dos Santos; 286 p.; 25 caps.; 23 x 16 cm; br.; Madras; São Paulo, SP; 2008; páginas 30 a 105. 08. Maritain, Jacques; A Filosofia Moral: Exame Histórico e Crítico dos Grandes Sistemas (La Philosophie Morale, Examen Historique et Critique dês Grands Systèmes); trad. Alceu Amoroso Lima; 508 p.; 15 caps.; 1.281 refs.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed.; Agir; Rio de Janeiro, RJ; 1973; páginas 143 a 289. 09. Reale, Giovanni; & Antiseri, Dario; História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média; 19 caps.; 1 índice; 10a Ed.; 23 x 16,5 cm; Paulus; São Paulo, SP; 2007; páginas 85 a 221. 10. Scruton, Roger; Uma Breve História da Filosofia Moderna: De Descartes a Wittgenstein (A Short History of Modern Philosophy); trad. Eduardo Francisco Alves; 378 p.; 19 caps.; 112 refs.; 23 x 16 cm; br.; José Olympio; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 45 a 91. 11. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; 300 termos; 2.041 refs.; alf; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; a 4 Ed. Revisada e Ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 344 a 393. A. A.