Cotejo Dogmatismo-Antidogmatismo

O cotejo dogmatismo-antidogmatismo é o ato ou efeito de comparar o dogmatismo – conjunto de ideias, princípios ou atitudes de caráter indiscutível, conhecimento definitivo, verdade absoluta – com o antidogmatismo – conjunto de procedimentos teáticos do pesquisador consciencial lúcido contrário à Dogmática, norteado pelo princípio da descrença.

Você, leitor ou leitora, como atua em relação ao dogmatismo e ao antidogmatismo? Na escala de avaliação de 1 a 5, qual o grau de dogmatismo ainda incidente em você?

      COTEJO          DOGMATISMO-ANTIDOGMATISMO
                                    (EXPERIMENTOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O cotejo dogmatismo-antidogmatismo é o ato ou efeito de comparar o dogmatismo – conjunto de ideias, princípios ou atitudes de caráter indiscutível, conhecimento definitivo, verdade absoluta – com o antidogmatismo – conjunto de procedimentos teáticos do pesquisador consciencial lúcido contrário à Dogmática, norteado pelo princípio da descrença.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo cota vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada um”, de quotas, “em que ou de que número”. Apareceu no Século XV. O vocábulo cotejo surgiu no Século XVII. A palavra dogma deriva do idioma Latim, dogma, “opinião; preceito; dogma”, e este do idioma Grego, dogma, “o que nos parece bom; opinião; decisão; decreto”. Surgiu no Século XVIII. O sufixo ismo provém do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado de; peculiaridade de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”. O termo dogmatismo apareceu no Século XIX. O prefixo anti procede do idioma Grego, anti, “de encontro; contra; em oposição a”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Cotejo Dogmática-Antidogmática. 2. Comparação conhecimento absoluto–conhecimento reciclável. 3. Confronto verdade absoluta–verdade relativa. 4. Embate teoria incontestável–teoria contestável.
          Neologia. As 3 expressões compostas cotejo dogmatismo-antidogmatismo, cotejo dogmatismo-antidogmatismo básico e cotejo dogmatismo–antidogmatismo avançado são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Cotejo Filosofia-Holofilosofia. 2. Confronto Ciência Convencional–Conscienciologia. 3. Comparação racionalismo-irracionalismo. 4. Embate realismo-idealismo.
          Estrangeirismologia: o principium incredulitatis; o Index Librorum Prohibitorum da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR); o Autopesquisarium; a Sancta Inquisitio; o Argumentarium; o Tertuliarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à automaturescência da maturidade filosófica pessoal.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Dogmatismo: irracionalidade irrefutável. Antidogmatismo: racionalidade refutável.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autopesquisa consciencial; o holopensene pessoal da verdade absoluta versus o holopensene pessoal da verdade reciclável; os patopensenes do fechadismo das ideias versus os lucidopensenes da abertura das ideias; os ortopensenes do código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado versus os nosopensenes da anticosmoeticidade.
          Fatologia: o cotejo dogmatismo-antidogmatismo; o confronto achismo dogmático–pesquisa antidogmática; a ilusão do conhecimento indiscutível diante da lógica do discutível; a monovisão densa própria do círculo dogmático; o acreditar cego diante do desacreditar racional; a obscuridade impensante frente à lucidez pensante; o confronto teoria falseável–metafísica infalseável; a comparação criticidade conscienciológica versus dogmatismo científico; o embate dogmática religiosa–antidogmática consciencial; o cotejo pesquisa consciencial vanguardista-antipesquisa religiosa retrógrada; a dogmática racista do nazismo enquanto causa da Segunda Guerra Mundial; a dogmática político-econômica comunista propiciando a desativação do comunismo pelo mundo; a dogmática do capitalismo selvagem produzindo, dentre outras crises, o big crash econômico de 2008.
          Parafatologia: a ausência do estado vibracional (EV) profilático da consciência dogmática; a falta da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a paracâmara de autorreflexão; as autorretrocognições promovendo a terapia antidogmática; as desassimilações energéticas antipáticas dos resquícios dogmáticos do passado; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a parapercuciência multidimensional superando trafares dogmáticos; as profilaxias bioenergéticas; a autovivência multidimensional no meio conscienciológico desconstruindo o dogmatismo pessoal; a reurbanização extrafísica (reurbex) diuturna expandindo o antidogmatismo planetário.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico dogmatismo–imposição de princípios; o sinergismo nosográfico verdade definitiva–ideologia totalitária; o sinergismo estagnador positivismo comtista–dogmatização científica; o sinergismo antievolutivo ditadura–fechadismo consciencial; o sinergismo aprisionador ideologia dogmatizada–seita; o sinergismo antidogmatismo-verpon; o sinergismo abertismo consciencial–Debatologia; o sinergismo antidogmatismo cosmoético–criticismo atuante.
          Principiologia: o princípio da descrença; os princípios democráticos verponológicos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética integrado ao código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: as teorias dogmáticas favorecendo o autoritarismo; a teoria da democracia pura; a teoria homeostática do universalismo avançado.
          Tecnologia: as técnicas da reciclagem intraconsciencial.
          Voluntariologia: a tarefa do esclarecimento do voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Efeitologia: os efeitos regressivos da atuação dogmática; o efeito halo homeostático da teática antidogmática; os efeitos verponísticos das autopesquisas conscienciais; os efeitos alavancadores das verpons na recuperação de cons.
          Neossinapsologia: as ampliações libertárias das neossinapses conscienciais; as teáticas antidogmáticas criando neossinapses evolutivas; as neossinapses ectópicas formadas pela imposição ideológica diuturna.
          Ciclologia: o ciclo identificar-criticar-repelir conhecimentos dogmáticos; o ciclo afirmar-reafirmar-impor ideologia; o ciclo argumentar-debater-refutar; o ciclo analisar-sintetizar-corroborar; o ciclo tese-antítese-síntese.
          Enumerologia: da convicção à incerteza; da imposição à abertura; do monólogo ao diálogo; do marasmo ao debate; da unanimidade à divergência; da apriorismose à experimentação; do bairrismo ao universalismo.
          Binomiologia: o binômio dogmatismo-desarmonia; o binômio antidogmatismo-harmonia; o binômio ditadura-censura; o binômio democracia-liberdade; o binômio Dogmática-incoerência; o binômio antidogmática-coerência; o binômio autocoerção-insatisfação; o binômio autabertura-autossatisfação.
          Interaciologia: a interação verdade indiscutível–dogmatismo; a interação debate-antidogmatismo; a interação obrigatoriedade-dogmatismo; a interação autopesquisa consciencial–antidogmática.
          Crescendologia: o crescendo pensamento hermético–pensenidade reciclável; o crescendo crença-descrença; o crescendo crendice religiosa–autopesquisa consciencial; o crescendo leitura de catecismo–leitura conscienciológica; o crescendo Escolástica–Revolução Científica–Conscienciologia.
          Trinomiologia: o trinômio afirmar-crer-insistir; o trinômio pesquisar-analisar-refutar; o trinômio religião-salvação-dogma; o trinômio hipótese científica–teoria–falseabilidade; o trinômio ditadura-enganação-massificação; o trinômio democracia-debate-consenso; o trinômio seita-religião-crença; o trinômio Conscienciologia-Verponologia-Descrenciologia.
          Polinomiologia: o polinômio religioso catequizar-dogmatizar-doutrinar-inculcar; o polinômio consciencial experiência-análise-reflexão-síntese-verpon; o polinômio dogmático acreditar-evangelizar-pregar-mistificar; o polinômio científico experimentar-raciocinar-pesquisar-teorizar-reciclar.
          Antagonismologia: o antagonismo crença / razão; o antagonismo Dogmática / Confutaciologia; o antagonismo verdade absoluta / criticismo; o antagonismo ideologia autoritária / reciclagem mentalsomática; o antagonismo dogmatismo do senso comum / tares; o antagonismo ditadura / democracia; o antagonismo imprensa amordaçada / liberdade de expressão; o antagonismo violência / pacificação; o antagonismo fechadismo ideológico / abertismo consciencial; o antagonismo mentiras religiosas / educação laica; o antagonismo coerção sectária / atuação esclarecedora; o antagonismo nacionalismo / globalismo; o antagonismo paroquialismo / universalismo.
          Politicologia: a democracia pura; a antidemocracia; a assistenciocracia; a assediocracia; a evoluciocracia; a cerberocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a teocracia.
          Legislogia: as leis ilógicas dogmáticas; as leis lógicas antidogmáticas; as leis incontestáveis do dogmatismo religioso; as leis conscienciais refutadoras do dogmatismo.
          Filiologia: a teofilia; a pesquisofilia; a criticofilia; a idolofilia; a cosmoeticofilia; a anticosmoeticofilia; a conscienciofilia; a materiofilia; a assistenciofilia; a desassistenciofilia; a logicofilia; a fantasiofilia.
          Fobiologia: a teaticofobia; a autopesquisofobia; a cognofobia; a autocriticofobia; a autocosmoeticofobia; a decidofobia; a parapsicofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mentira; a síndrome da distorção da realidade; a síndrome da gurulatria; a síndrome da autossantificação.
          Mitologia: os mitos dos dogmas religiosos desmentidos pelos fatos e parafatos; a queda do mito da verdade indiscutível; o mito da santidade desbancado pela Conscienciometrologia; o mito da superioridade racial suplantado pela Seriexologia; o mito da virgem-mãe; o mito da sacralização.
          Holotecologia: a dogmaticoteca; a consciencioteca; a teoteca; a pesquisoteca; a nosoteca; a consciencioterapeuticoteca; a belicosoteca; a retrocognoteca; a psicoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Antidogmatologia; a Cosmoeticologia; a Parapatologia; a Apriorismologia; a Falaciologia; a Teologia; a Holomaturologia; a Soteriologia; a Enganologia; a Subcerebrologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Invexologia; a Descrenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin obscura; a conscin lúcida; a conscin ignorante; a conscin erudita; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a isca humana consciente; a conscin fanática; a conscin universalista; a conscin coercitiva; a conscin anticoercitiva; a conscin repressiva; a conscin antirrepressiva; a conscin bélica; a conscin pacifista; o ser interassistencial; o ser desperto.
          Masculinologia: o dogmata; o antidogmata; o crédulo; o incrédulo; o fiel; o infiel; o compassageiro evolutivo; o evoluciente; o pré-serenão vulgar; o cético otimista cosmoético (COC); o parapsíquico; o assediador; o amparador; o intermissivista; o incompletista; o completista; o epicon lúcido; o minidissidente ideológico; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo.
         Femininologia: a dogmata; a antidogmata; a crédula; a incrédula; a fiel; a infiel; a compassageira evolutiva; a evoluciente; a pré-serenona vulgar; a cética otimista cosmoética; a parapsíquica; a assediadora; a amparadora; a intermissivista; a incompletista; a completista; a epicon lúcida; a minidissidente ideológica; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga.
         Hominologia: o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens parapsychicus.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: cotejo dogmatismo–antidogmatismo básico = o confronto entre teses metafísicas irrefutáveis versus teses científicas refutáveis; cotejo dogmatismo–antidogmatismo avançado = o confronto entre teses irrefutáveis da Ciência Convencional versus proposições refutáveis da Conscienciologia.
         Culturologia: os megaidiotismos culturais históricos; a cultura das crenças, dogmas, sacralizações e santificações; a cultura do esclarecimento; a cultura clerical da tradição-família-propriedade; o multiculturalismo; a cultura medievalesca do Opus Dei; a cultura avançada da glasnost.
         Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 25 ocorrências históricas, retrógradas, guardando relação estreita com o dogmatismo:
         01. Capitalismo selvagem: liberalismo econômico extremo.
         02. Catequese: ensino obrigatório da fé religiosa.
         03. Catolicismo: conjunto de dogmas, instituições e preceitos da religião católica.
         04. Censura: controle rígido da informação.
         05. Cientificismo: apego extremado à Ciência Convencional.
         06. Comunismo: sistema político marxista centrado em partido único.
         07. Criacionismo: doutrina bíblica da criação divina do mundo a partir do nada.
         08. Ditadura: sistema de governo autoritário.
         09. Fanatismo: adesão cega a certo sistema ou doutrina.
         10. Fascismo: regime político racista e totalitário.
         11. Feudalismo: sistema sociopolítico embasado na propriedade feudal da terra.
         12. Gueto: bairro onde vivem membros de etnia minoritária.
         13. Gulag: rede de campos de concentração da antiga União Soviética.
         14. Gurulatria: idolatria a líder de grupo.
         15. Holocausto: extermínio nazista de judeus, ciganos e opositores políticos.
         16. Inquisição: tribunal católico para julgar pretensos hereges.
         17. Islamismo: religião muçulmana monoteísta somando fé com sistema sociopolítico.
         18. Judaísmo: religião monoteísta hebraica juntando fé com sistema sociopolítico.
         19. Marxismo: sistema político inspirado em Karl Marx (1818–1883).
         20. Militarismo: forma de governo prevalecendo o mando militar.
         21. Monarquia: forma de governo na qual o soberano é rei ou rainha.
         22. Nazismo: ditadura racista alemã liderada por Adolf Hitler (1889–1945).
         23. Racismo: doutrina defendendo a superioridade de certas raças.
         24. Teologia: conjunto de princípios da dogmática religiosa.
         25. Totalitarismo: sistema político não admitindo oposição.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo dogmatismo-antidogmatismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
            04. Antidoutrinação: Parapedagogiologia; Homeostático.
            05. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            06. Consciênçula: Conscienciometrologia; Nosográfico.
            07. Credulidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
            08. Crítica benéfica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            09. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
            10. Doutrinação: Parapatologia; Nosográfico.
            11. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
            13. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico.
            14. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
            15. Retardamento mental coletivo: Parapatologia; Nosográfico.
    O COTEJO DOGMATISMO-ANTIDOGMATISMO É EVIDENCIADO, FACTUALMENTE, PELA LACUNA EXISTENTE ENTRE AS AMARRAS RETRÓGRADAS DAS VERDADES INDISCUTÍVEIS DIANTE DO VANGUARDISMO DAS VERPONS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, como atua em relação ao dogmatismo e ao antidogmatismo? Na escala de avaliação de 1 a 5, qual o grau de dogmatismo ainda incidente em você?
            Bibliografia Específica:
            1. Campos, Márcio Antônio; Dogma sobre Nossa Senhora faz 150 Anos; Artigo; Gazeta do Povo: Jornal; Diário, Curitiba, PR; 05.12.04; página 7.
            2. Hessen, Johannes; Teoria do Conhecimento (Eikenntnistheorie); trad. João Virgílio Gallerani Cuter; 178 p.; 25 caps.; 2 índices; 68 refs.; ono.; 21 x 13 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 1999; páginas 29 a 31.
            3. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 33 enus.; 149 estrangeirismos; 22 filmes; 1 foto; 79 infográficos; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 116, 157, 174, 181, 291, 318, 319, 324, 338 e 374.
            4. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 1 microbiografia; 240 sinopses; 36 tabs.; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 603.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 sub-seções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 638.
                                                                                                                        A. A.