Antidogmática

A antidogmática é o conjunto de atitudes da conscin lúcida contra todo pensamento ou corpo de doutrina fundamentados na adesão irrestrita a princípios tidos como definitivamente incontestáveis, irrefutáveis ou verdades absolutas, antipesquisísticas.

Qual a extensão e atuação da democracia ou da antidogmática vivida por você na diuturnidade? Tal estado de coisas afeta a consecução da proéxis?

      ANTIDOGMÁTICA
                                       (COMUNICOLOGIA)


                                             I. Conformática

         Definologia. A antidogmática é o conjunto de atitudes da conscin lúcida contra todo pensamento ou corpo de doutrina fundamentados na adesão irrestrita a princípios tidos como definitivamente incontestáveis, irrefutáveis ou verdades absolutas, antipesquisísticas.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O prefixo anti deriva do idioma Grego, anti, “de encontro, contra, em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo dogmática vem do idioma Latim, dogmaticus, e este do idioma Grego, dogmatikós, “que diz respeito à exposição de uma doutrina; que se funda em princípios”. Surgiu no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Antidogmatismo; antidogmatização; antidogmatologia; desdogmatização. 2. Antidoutrinismo. 3. Anticatequese. 4. Antinculcação; igualitarismo. 5. Despojamento; despresunção; despretensão. 6. Heterocriticismo. 7. Refutaciologia; Refutacionismo.
         Neologia. Os 2 vocábulos miniantidogmática e maxiantidogmática são neologismos técnicos da Comunicologia.
         Antonimologia: 1. Dogmática; dogmatismo; dogmatopatia; megadogmática. 2. Autoritarismo; doutrinação; totalitarismo. 3. Pedantismo; pernosticismo. 4. Afetação. 5. Presunção.
         Estrangeirismologia: o antilobby místico; o autoquestionamento urbi et orbi.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à liberdade consciencial.


                                               II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da racionalidade cosmoética; os patopensenes; a patopensenidade; o descongelamento da autopensenidade.
         Fatologia: a antidogmática; a antiperemptoriedade; o antitotalitarismo; a anticredulidade; a antissofística; a antiteologia; a antigurulatria; o antiproselitismo; a antipedantaria; a anticoerção; o antidespotismo; o anticesarismo; o abertismo consciencial; o poliglotismo; o generalismo; o multipartidarismo; o inconcordismo; o humanitarismo; o democratismo puro, sem rótulo; o amor à Humanidade; a globalização; a liberdade individual; a politização democrática; o governo democrata; a análise libertária de todas as coisas; a adoutrinação; o ensino isento de sectarismos; a educação sem inculcação; a árdua tarefa da reeducação evolutiva; o autodidatismo durante toda a vida; o omniquestionamento; a heterocrítica; a campanha contra os dogmas científicos, religiosos, filosóficos, políticos e artísticos; o combate às doutrinas fundamentalistas, rígidas e antipesquisadoras; o Estado Laico; a luta contra as verdades absolutas; o liberalismo político; a informação sem persuasão; o respeito à inteligência alheia; a desobediência civil; a postura da não-violência; o serviço militar não-obrigatório; o esforço contra toda lavagem cerebral; a fraternidade vivida; a tarefa do esclarecimento (tares); o universalismo.
         Parafatologia: a heterassedialidade obscurantista.


                                             III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo da fusão de matrizes culturais.
         Principiologia: a magnitude do princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
         Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria das autorretratações interconscienciais; a teoria da inseparabilidade grupocármica.
          Tecnologia: as técnicas da reciclogem existencial.
          Voluntariologia: a tarefa do esclarecimento voluntário das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Efeitologia: o efeito das verdades relativas na recuperação de cons.
          Neossinapsologia: o abertismo consciencial para neoapreensões das pararrealidades.
          Binomiologia: a pertinência do binômio admiração-discordância.
          Antagonismologia: o antagonismo verpons / dogmatismos.
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: as leis dos direitos interconscienciais.
          Holotecologia: a dogmaticoteca; a ciencioteca; a cognoteca; a abjuncioteca; a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Parapedagogiologia; a Recexologia; a Invexologia; a Autopesquisologia; a Descrenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin anticoercitiva; a conscin antirrepressiva; a conscin bombeira consciencial; a pessoa inovadora; a conscin calculista cosmoética.
          Masculinologia: o amigo; o bom camarada; o objetor de consciência; o antiescravagista; o democrata; o cidadão liberal; o humanitarista; o neofílico; o mudancista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o amplificador da consciencialidade; o seguidor do princípio da descrença; o cético otimista cosmoético (COC).
          Femininologia: a mulher despretensiosa; a amiga; a objetora de consciência; a antiescravagista; a democrata; a cidadã liberal; a humanitarista; a neofílica; a mudancista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a amplificadora da consciencialidade; a seguidora do princípio da descrença; a cética otimista cosmoética (COC).
          Hominologia: o Homo sapiens democraticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniantidogmática = o debate público democrático do tema controvertido e constrangedor (Refutaciologia); maxiantidogmática = o emprego pessoal, invariável, teático, do princípio da descrença.
          Culturologia: o multiculturalismo; a cultura do esclarecimento; a cultura da glasnost.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais homeostáticos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com a antidogmática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Abertismo consciencial: Evoluciologia.
          2. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia.
           3.  Conduta cosmoética: Conviviologia.
           4.  Consciência cosmoética: Holomaturologia.
           5.  Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia.
           6.  Ortopensenidade: Cosmoeticologia.
           7.  Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia.
   ONDE PREDOMINA A DOGMÁTICA, AS CONSCIÊNCIAS
  NÃO DISPÕEM DE LIBERDADE PARA PENSENIZAR E SE
  EXPOR ABERTAMENTE, TENDO O AUTODISCERNIMENTO
  RESTRINGIDO DEVIDO À MEGALAVAGEM SUBCEREBRAL.
           Questionologia. Qual a extensão e atuação da democracia ou da antidogmática vivida por você na diuturnidade? Tal estado de coisas afeta a consecução da proéxis?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 164 e 387.