Crescendo Epistemologia-Parepistemologia

O crescendo Epistemologia-Parepistemologia é o salto de patamar qualitativo existente entre a Epistemologia, disciplina filosófica estudando a origem, natureza, valor, crítica, limites, validade e interpretação do conhecimento tradicional, examinando, especialmente, a relação sujeito-objeto, e a Parepistemologia, disciplina holofilosófica consoante o paradigma consciencial, qualificando esses itens tradicionais por meio das investigações parapsíquicas dos conhecimentos cósmicos, cosmoéticos e multidimensionais, analisando, notadamente, a relação sujeito-sujeito.

Você, leitor ou leitora, concebe a superioridade da Parepistemologia em relação à Epistemologia? Pesquisa, preferencialmente, o conhecimento convencional ou o consciencial?

      CRESCENDO             EPISTEMOLOGIA-PAREPISTEMOLOGIA
                                      (COGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O crescendo Epistemologia-Parepistemologia é o salto de patamar qualitativo existente entre a Epistemologia, disciplina filosófica estudando a origem, natureza, valor, crítica, limites, validade e interpretação do conhecimento tradicional, examinando, especialmente, a relação sujeito-objeto, e a Parepistemologia, disciplina holofilosófica consoante o paradigma consciencial, qualificando esses itens tradicionais por meio das investigações parapsíquicas dos conhecimentos cósmicos, cosmoéticos e multidimensionais, analisando, notadamente, a relação sujeito-sujeito.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo crescendo provém do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Apareceu em 1873. O primeiro elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O segundo elemento de composição epistem deriva também do idioma Grego, episteme, “familiaridade com determinada matéria; entendimento; habilidade; conhecimento científico; Ciência”. O terceiro elemento de composição logia provém do mesmo idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra Epistemologia surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Crescendo Epistemologia Tradicional–Epistemologia Consciencial. 2. Crescendum teoria do conhecimento–teoria do paraconhecimento. 3. Crescendum Gnosiologia-Paragnosiologia. 4. Crescendum Filosofia da Ciência–Holofilosofia da Conscienciologia.
          Neologia. As 3 expressões compostas crescendo Epistemologia-Parepistemologia, crescendo Epistemologia-Parepistemologia básico e crescendo Epistemologia-Parepistemologia avançado são neologismos técnicos da Cogniciologia.
          Antonimologia: 1. Crescendo Filosofia Tradicional–Ciência Convencional. 2. Crescendum Filosofia da Ciência–Conscienciologia. 3. Embate Filosofia Tradicional–Filosofia do Parapsiquismo. 4. Confronto conhecimento-Filosofia.
          Estrangeirismologia: o breakthrough evolutivo; a critique du savoir scientifique; a teoria della conoscenza.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do discernimento quanto ao conhecimento parapsíquico.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Epistemologia: crítica perceptiva. Parepistemologia: crítica paraperceptiva.
          Filosofia: a Filosofia da Ciência; a Holofilosofia da Paraciência.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do conhecimento científico; os cognopensenes; a cognopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os logicopensenes; a logicopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os parapsicopensenes; a parapsicopensenidade.
          Fatologia: o salto qualitativo existente entre a Epistemologia e a Parepistemologia; a superioridade do paradigma consciencial frente ao paradigma convencional; a teoria do conhecimento da consciência superior à teoria do conhecimento do átomo; a Epistemologia priorizando o estudo do objeto e a Parepistemologia priorizando a pesquisa do sujeito; a Gnosiologia enfocando o conhecimento externo à consciência e a Paragnosiologia centrada no autoconhecimento; a experimentação sendo a metodologia de pesquisa da Ciência convencional e a autexperimentação constituindo a metodologia de pesquisa da Conscienciologia; a Ciência convencional priorizando a observação do objeto e a Conscienciologia priorizando a observação interna da consciência; a evolução consciencial alavancada pelo binômio conhecimento conscienciológico–interassistencialidade.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a cosmovisão multidimensional enriquecendo a compreensão da Parepistemologia; a lógica da autoparapesquisa consciencial produzida a partir da autoparexperimentação; o parapsiquismo ampliando a cosmovisão das pararrealidades conscienciais; o parapsiquismo da consciência intermissivista propiciando a autopesquisa multidimensional-conscienciocêntrica; a autopesquisa parapsíquica produzindo autoconhecimento evolutivo; o paradigma consciencial produzido pela paravivência lúcida na multidimensionalidade; as autopesquisas da conscin parapsíquica inseridas no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o paraconhecimento da conscin parapsíquica propiciando a interassistencialidade a partir da energia consciencial (EC); a atuação da conscin parapsíquica produzindo parafatos interassistenciais pesquisados pela Conscienciologia; a autoconscientização multidimensional (AM) fomentando a interassistencialidade conscienciológica; as paravivências multidimensionais minimizando as distorções paracognitivas; a paraperceptibilidade investigativa produzindo paracognição avançada; a paravivência formando neoverpons; as Centrais Extrafísicas alavancando a paracognição.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Gnosiologia-Parepistemologia; o sinergismo paracognição-interassistencialidade; o sinergismo autoconhecimento consciencial–autevolução; o sinergismo parapsiquismo avançado–pancognição; o sinergismo autolucidez expandida–autoconhecimento qualificado.
         Principiologia: o princípio da descrença gerando conhecimento consciencial; o princípio da auto e heterocrítica cosmoética; o princípio filosófico do “conhece-te a ti mesmo”; o princípio de o conhecimento cósmico ser ilimitado; o princípio do omniquestionamento do saber; o princípio da validade relativa do conhecimento.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado ao paraconhecimento de ponta; o código grupal de Cosmoética (CGC) embasando o saber universalista.
         Teoriologia: a teoria geral do conhecimento e do paraconhecimento; a teoria epistêmica da avaliação do saber; a teoria da auto e heteranálise do conhecimento parapsíquico; a teoria do neoparadigma consciencial superar o paradigma científico convencional.
         Tecnologia: a técnica do crescendo conhecimento convencional–conhecimento consciencial; a técnica da auto e heteropesquisa do conhecimento; a técnica de acessar o paraconhecimento de ponta; a técnica de aplicação adequada do paradigma consciencial; a técnica da incessante superação de erros; a técnica do debate ad aeternum.
         Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico estudando a teática multidimensional; o voluntariado teático pesquisando as neoverpons; o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o voluntariado docente na função de mediador da construção do autoconhecimento.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Epistemólogos; o Colégio Invisível dos Parepistemólogos; o Colégio Invisível dos Filósofos; o Colégio Invisível dos Holofilósofos; o Colégio Invisível dos Pesquisadores Tradicionais; o Colégio Invisível dos Pesquisadores Conscienciológicos.
         Efeitologia: o efeito halo da autoparaprocedência alavancando o conhecimento; o efeito halo das neoideias; o efeito ampliador da união lucidez epistemológica–paralucidez parepistemológica; o efeito alavancador da crítica cosmoética.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas no Curso Intermissivo pré-ressomático; as paraneocognições gerando neossinapses; as expansões do conhecimento humano produzindo neossinapses; as expansões cognitivas resultantes das neossinapses conscienciológicas.
          Ciclologia: o ciclo assimilar-ministrar conhecimentos; o ciclo aprender-ensinar paraconhecimentos; o ciclo analisar-sintetizar conhecimentos e paraconhecimentos; o ciclo interpretar-criticar conhecimentos conscienciológicos.
          Enumerologia: o conteúdo do (para)conhecimento; a interpretação do (para)conhecimento; a dialética do (para)conhecimento; a síntese do (para)conhecimento; a teoria do (para)conhecimento; a refutação do (para)conhecimento; a corroboração do (para)conhecimento.
          Binomiologia: o binômio autocrítica–heterocrítica cognitiva; o binômio análise intrafísica–análise extrafísica; o binômio criticidade-cosmoeticidade; o binômio crítica criativa–solução eficaz; o binômio análise-síntese; o binômio fenômenos-parafenômenos; o binômio compreensão intrafísica–compreensão extrafísica; o binômio princípios filosóficos–princípios holofilosóficos; o binômio princípios científicos–princípios paracientíficos.
          Interaciologia: a interação sujeito-objeto para formar a teoria convencional; a interação da consciência consigo própria para formar a teoria consciencial; a interação pesquisa intrafísica–pesquisa extrafísica fundamentando a Conscienciologia.
          Crescendologia: o crescendo Epistemologia-Parepistemologia; o crescendo teoria do conhecimento tradicional–teoria do holoconhecimento consciencial; o crescendo teoria da Ciência Convencional–teoria da Paraciência Consciencial; o crescendo teoria do conhecimento do átomo–teoria do conhecimento da consciência; o crescendo paradigma eletronótico–neoparadigma consciencial; o crescendo superficialidade eletronótica–profundidade conscienciológica; o crescendo pesquisa intrafísica–pesquisa parapsíquica.
          Trinomiologia: o trinômio interpretar-explicar-confirmar a sabedoria; o trinômio pesquisa-origem-valor do conhecimento multidimensional; o trinômio conhecimento-Ciência-Epistemologia; o trinômio paraconhecimento-Conscienciologia-Parepistemologia; o trinômio experimentação-aplicação-validade do saber.
          Polinomiologia: o polinômio questionar-criticar-negar-aceitar-concluir; o polinômio vivenciar-analisar-compreender-conhecer; o polinômio autexperimentar-autopesquisar-autexaminar-autoconhecer; o polinômio experimentação-racionalidade-coerência-compreensão; o polinômio Percepciologia-Parapercepciologia-Cogniciologia-Paracogniciologia-Cosmovisiologia-Paracosmovisiologia.
          Antagonismologia: o antagonismo Filosofia da Ciência Convencional / Holofilosofia da Conscienciologia; o antagonismo teoria do conhecimento convencional / teoria do conhecimento consciencial; o antagonismo conhecimento intermissivo / conhecimento intrafísico; o antagonismo conhecimento / paraconhecimento; o antagonismo saber unidimensional / saber multidimensional; o antagonismo pesquisa da matéria / pesquisa da consciência.
          Politicologia: a gnosiocracia; a conscienciocracia; a parapsicocracia; a cientificocracia; a filosofocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a teaticocracia; a cosmoeticocracia; a verponocracia; a proexocracia; a democracia pura.
          Legislogia: as leis formadoras do conhecimento científico; as leis formadoras do conhecimento consciencial; as leis alavancadoras do paraconhecimento; as leis do maior esforço aplicadas à Cogniciologia.
          Filiologia: a epistemofilia; a parepistemofilia; a criticofilia; a cogniciofilia; a paracogniciofilia; a parapsicofilia; a cienciofilia; a conscienciofilia; a filosofofilia; a holofilosofofilia; a pesquisofilia; a teaticofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a epistemofobia; a criticofobia; a parapsicofobia; a gnosiofobia; a filosofofobia; a cienciofobia; a conscienciofobia; a neofobia; a teaticofobia; a pesquisofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da apriorismose.
          Mitologia: a eliminação do mito do conhecimento inquestionável.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a ciencioteca; a filosofoteca; a pesquisoteca; a experimentoteca; a cognoteca; a intelectoteca; a consciencioteca; a criticoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Cogniciologia; a Epistemologia; a Parepistemologia; a Mentalsomatologia; a Neologia; a Tudologia; a Holobiografologia; a Filosofia; a Holofilosofia; a Parapercepciologia; a Gnosiologia; a Paragnosiologia; a Intrafisicologia; a Extrafisicologia; a Autocogniciologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o epistemólogo; o parepistemólogo; o filósofo; o holofilósofo; o cientista; o conscienciólogo; o professor da Conscienciologia; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o pensador; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a epistemóloga; a parepistemóloga; a filósofa; a holofilósofa; a cientista; a consciencióloga; a professora de Conscienciologia; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a pensadora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens epistemologus; o Homo sapiens parepistemologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens verponologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo Epistemologia-Parepistemologia básico = o vivenciado pela consciência intermissivista novata; crescendo Epistemologia-Parepistemologia avançado = o vivenciado pela consciência intermissivista proficiente.
          Culturologia: a cultura da Epistemologia; a cultura da Parepistemologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Cogniciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 77 categorias relevantes de conhecimentos no universo da Epistemologia e Parepistemologia:
          01. Conhecimento abrangente.
          02. Conhecimento abstrato.
          03. Conhecimento acumulativo.
          04. Conhecimento amplo.
          05. Conhecimento analítico.
          06. Conhecimento a posteriori.
          07. Conhecimento a priori.
          08. Conhecimento certo.
          09. Conhecimento científico.
       10. Conhecimento claro.
       11. Conhecimento complexo.
       12. Conhecimento concreto.
       13. Conhecimento conscienciológico.
       14. Conhecimento convencional.
       15. Conhecimento cósmico.
       16. Conhecimento crítico.
       17. Conhecimento dedutivo.
       18. Conhecimento definido.
       19. Conhecimento demonstrável.
       20. Conhecimento dialético.
       21. Conhecimento dogmático.
       22. Conhecimento empírico-racional.
       23. Conhecimento erudito.
       24. Conhecimento exato.
       25. Conhecimento exegético.
       26. Conhecimento experimental.
       27. Conhecimento explicativo.
       28. Conhecimento externo.
       29. Conhecimento factual.
       30. Conhecimento falível.
       31. Conhecimento fenomênico.
       32. Conhecimento filosófico.
       33. Conhecimento geral.
       34. Conhecimento heurístico.
       35. Conhecimento hipotético.
       36. Conhecimento inato.
       37. Conhecimento indutivo.
       38. Conhecimento interno.
       39. Conhecimento interpretativo.
       40. Conhecimento inútil.
       41. Conhecimento irrefutável.
       42. Conhecimento matemático.
       43. Conhecimento mentalsomático.
       44. Conhecimento metódico.
       45. Conhecimento mnemônico.
       46. Conhecimento multidimensional.
       47. Conhecimento multiexistencial.
       48. Conhecimento objetivo.
       49. Conhecimento obscuro.
       50. Conhecimento parafactual.
       51. Conhecimento parafenomênico.
       52. Conhecimento paravivencial.
       53. Conhecimento perceptivo.
       54. Conhecimento pessoal.
       55. Conhecimento prático.
       56. Conhecimento preciso.
       57. Conhecimento psicossomático.
       58. Conhecimento racional.
       59. Conhecimento real.
       60. Conhecimento reciclável.
       61. Conhecimento refutável.
       62. Conhecimento restrito.
          63. Conhecimento retrocognitivo.
          64. Conhecimento rudimentar.
          65. Conhecimento simples.
          66. Conhecimento sintético.
          67. Conhecimento sistemático.
          68. Conhecimento somático.
          69. Conhecimento subjetivo.
          70. Conhecimento teático.
          71. Conhecimento teórico.
          72. Conhecimento total.
          73. Conhecimento universal.
          74. Conhecimento útil.
          75. Conhecimento verificável.
          76. Conhecimento verponológico.
          77. Conhecimento vivencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo Epistemologia-Parepistemologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          02. Autocognição exaustiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          03. Cognografia: Cogniciologia; Neutro.
          04. Cognoscível: Cogniciologia; Neutro.
          05. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
          06. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          07. Neociência conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Parateática: Experimentologia; Homeostático.
          09. Parepistemologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          10. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          11. Prole mentalsomática: Cogniciologia; Homeostático.
          12. Racionalidade empírica conscienciológica: Holopesquisologia; Neutro.
          13. Saber: Serenologia; Neutro.
          14. Verdade antidemagógica: Holomaturologia; Homeostático.
          15. Verpon: Experimentologia; Homeostático.
 A ELEVAÇÃO DO CONHECIMENTO UNIDIMENSIONAL, MATERIALISTA, CONVENCIONAL PARA O MULTIDIMENSIONAL
 CONSCIENCIOCÊNTRICO, CONFIRMA, DE MANEIRA SEGURA, O CRESCENDO EPISTEMOLOGIA-PAREPISTEMOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, concebe a superioridade da Parepistemologia em relação à Epistemologia? Pesquisa, preferencialmente, o conhecimento convencional ou o consciencial?
            Bibliografia Específica:
            1. Hessen, Johannes; Teoria do Conhecimento (Eikenntnistheorie); trad. João Virgílio Gallerani Cuter; 178 p.; 25 caps.; 2 índices; 68 refs.; ono.; 21 x 13 cm; br.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 1999; páginas 3 a 167.
            2. Japiassú, Hilton; Questões Epistemológicas; 174 p.; 6 caps.; 1 índice; 21 x 14 cm; br.; Imago; Rio de Janeiro, RJ; 1981; páginas 3 a 167.
            3. Penna, Antônio Gomes; Introdução à Epistemologia; 130 p.; 20 caps.; 1 ilus.; 1 índice; 70 refs.; 21 x 14 cm; br.; 8a Ed.; Imago; Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 17 a 126.
            4. Popper, Karl Raimund; A Lógica da Pesquisa Científica (The Logic of the Scientific Discovery); trad. Leônidas Hedenberg; 568 p.; 10 caps.; 2 índices; 248 refs.; alf.; 19 x 13,5 cm; br.; 8 a Ed.; Pensamento-Cultrix; São Paulo, SP; 1974; páginas 27 a 311.
            5. Idem; Conhecimento Objetivo: Uma Abordagem Evolucionária (Objective Knowledge: An Evolutionary Approch); trad. Milton Amado; 394 p.; 9 caps.; 3 índices; 272 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Itatiaia; Belo Horizonte, MG; 1999; páginas 13 a 308.
            6. Zilles, Urbano; Teoria do Conhecimento e Teoria da Ciência; 200 p.; 12 caps.; 53 refs.; 21 x 16 cm; br.; Paulus; São Paulo, SP; 2005; páginas 8 a 174.
                                                                                                                      A. A.