Cognografia

A cognografia é o registro escrito do conhecimento, comunicação ou informação expresso em apontamentos, anotações e memorandos grafados, de pronunciada relevância no universo da Pesquisologia a fim de potencializar a expansão da cosmovisão das abordagens, investigações e análises.

Você, leitor ou leitora, sabe empregar a cognografia nas análises pesquisísticas da Conscienciologia? Em quais linhas de investigação?

      COGNOGRAFIA
                                      (COGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A cognografia é o registro escrito do conhecimento, comunicação ou informação expresso em apontamentos, anotações e memorandos grafados, de pronunciada relevância no universo da Pesquisologia a fim de potencializar a expansão da cosmovisão das abordagens, investigações e análises.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição cogn procede do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição grafia vem do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”.
          Sinonimologia: 1. Cosmografia. 2. Omnigrafia. 3. Cognocomunicação. 4. Cognomemorando. 5. Erudição. 6. Sinonimografia.
          Neologia. O vocábulo cognografia e as 3 expressões compostas cognografia mínima, cognografia mediana e cognografia máxima são neologismos técnicos da Cogniciologia.
          Antonimologia: 1. Desorganização. 2. Antipesquisologia. 3. Hipomnésia. 4. Verbalismo. 5. Analfabetismo. 6. Antonimografia.
          Estrangeirismologia: o insight técnico; o front do conhecimento avançado; o corpus do conhecimento consensual da Conscienciologia; a transcrição do background autocognitivo multiexistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da memória arquivística.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Holomnemônica; os cognopensenes; a cognopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; a exposição gráfica da autopensenização.
          Fatologia: a cognografia; as linhas de conhecimento derivadas diretamente da cognografia; a priorização da escrita privilegiando a grafia; os prefixos como ampliadores das derivações da cognografia; o neoconstructo de grafia difícil ou pronúncia complexa; o acerto da grafia errada ou mais apropriada das palavras; a engrafia como a recuperação de engrama ou o ato de rememorar; a autexpressão escrita máxima; a tradução das autovivências em símbolos linguísticos; o registro suplantando as limitações e distorções mnemônicas; a etimografia; a neografia; a pensenografia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a transcrição das paravivências em palavras grafadas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo cognição sólida–memória atilada–inteligência comunicativa.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da acumulação cognitiva seriexológica.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando o teor das autocognografias. A codigografia.
          Teoriologia: a teoria do paraconhecimento.
           Tecnologia: a tecnografia; a técnica conscienciométrica do diário autobiográfico; as técnicas redacionais do trinômio detalhismo-exaustividade-circularidade; a técnica do autorrevezamento multiexistencial.
           Voluntariologia: o voluntariado no autorado tarístico.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; os registros sobre o próprio laboratório consciencial (labcon).
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Escritores.
           Efeitologia: o efeito cosmovisiológico da cognografia.
           Neossinapsologia: a fixação de neossinapses favorecida pela cognografia.
           Ciclologia: o ciclo manuscrever-digitar-revisar; o ciclo análise-síntese; o ciclo ponderar-escrever-reter.
           Binomiologia: o binômio apreensibilidade-memorização; o binômio conhecimento superficial-desinformação; o binômio autoconhecimento-heteroconhecimento. A binomiografia.
           Trinomiologia: o trinômio coesão-coerência-fidedignidade.
           Polinomiologia: o polinômio autopensenizações-leituras-anotações-debates; o polinômio lápis-caneta-pincel-teclado; o polinômio dos dicionários cerebrais sinonímico-antonímico-analógico-poliglótico.
           Antagonismologia: o antagonismo conhecimento / ignorância; o antagonismo apedeutismo / erudição; o antagonismo conhecimento panorâmico / conhecimento restrito; o antagonismo sábio / tolo.
           Paradoxologia: a paradoxografia.
           Politicologia: a democracia pura.
           Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo aplicada à interassistência cognitiva.
           Filiologia: a pesquisofilia; a raciocinofilia; a evoluciofilia; a conscienciofilia; a leiturofilia; a cogniciofilia; a grafofilia.
           Sindromologia: a hiperprolixidade gráfica na síndrome de Amiel.
           Holotecologia: a lexicoteca; a biblioteca; a cognoteca; a encicloteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca; a culturoteca; a ciencioteca.
           Interdisciplinologia: a Cogniciologia; a Pesquisologia; a Grafopensenologia; a Arquivologia; a Mentalsomatologia; a Mnemossomatologia; a Erudiciologia; a Polimatologia; a Inventariologia; a Analiticologia; a Holomnemônica; a Cosmovisiologia; a Parapedagogiologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. A elencografia.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cognographus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens parapsychicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: cognografia mínima = o registro cosmovisiológico do assunto específico de pesquisa, no universo de determinada especialidade, no texto do artigo científico; cognografia mediana = o registro cosmovisiológico do assunto, no corpus inteiro da Ciência específica no texto do tratado, obra-prima escrita pelo autor ou autora; cognografia máxima = o registro cosmovisiológico do assunto específico de modo interdisciplinar, multicultural e exaustivo no texto multiautoral da Enciclopédia da Conscienciologia, ou de Enciclopédia, ao expor o conjunto dos conhecimentos humanos.
          Culturologia: a cultura da Omnicogniciologia; a cultura da tradição escrita.
          Teaticologia. No universo da Cogniciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 procedimentos da estrutura da memorização dos conhecimentos da cognografia, com aproximações simples ou mesmo equivalentes:
          01. Anotações.
          02. Apontamentos.
          03. Arquivos.
          04. Enumerações.
          05. Escritos.
          06. Listagens.
          07. Manuscritos.
          08. Mementos.
          09. Memorandos.
          10. Memos.
          11. Notas.
          12. Observações.
          13. Pontoações.
          14. Rascunhos.
          15. Registros.
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, o vocabulário com 520 categorias de manifestações técnicas ou áreas de conhecimento envolvendo o registro e, por isso, o contexto de pesquisas das cognografias, em geral, de indiscutível relevância para o pesquisador detalhista:
          01.  Abreugrafia.                                 11.  Aerocistografia.
          02.  Acerografia.                                 12.  Aerofotografia.
          03.  Acografia.                                   13.  Aerografia.
          04.  Acrografia.                                  14.  Aeronaugrafia.
          05.  Acteografia.                                 15.  Aeropletismografia.
          06.  Actinografia.                                16.  Aerotopografia.
          07.  Actografia.                                  17.  Afrodisiografia.
          08.  Adenografia.                                 18.  Agitografia.
          09.  Adoxografia.                                 19.  Agonografia.
          10.  Aerocartografia.                             20.  Agrafia.
  21. Agrografia.             74. Bibliotecografia.
  22. Agrostografia.          75. Bibliotecotecnografia.
  23. Algrafia.               76. Binomiografia.
  24. Alografia.              77. Biobibliografia.
  25. Aluminografia.          78. Biogeografia.
  26. Aminografia.            79. Biografia.
  27. Ampelografia.           80. Biostratografia.
  28. Anagliptografia.        81. Blastografia.
  29. Anagnosigrafia.         82. Botanografia.
  30. Anastasiografia.        83. Bradigrafia.
  31. Anemografia.            84. Braquigrafia.
  32. Anepigrafia.            85. Brasilografia.
  33. Aneroidografia.         86. Breviografia.
  34. Anfibiografia.          87. Broncografia.
  35. Angelografia.           88. Cacografia.
  36. Angiocardiografia.      89. Calcografia.
  37. Angiografia.            90. Calibografia.
  38. Anisografia.            91. Caligrafia.
  39. Anonimografia.          92. Calistenografia.
  40. Anortografia.           93. Calitaquigrafia.
  41. Anospistografia.        94. Cardiografia.
  42. Antimitografia.         95. Cartografia.
  43. Antipangrafia.          96. Cassiterografia.
  44. Antografia.             97. Catalografia.
  45. Antonimografia.         98. Cavernografia.
  46. Antropogeografia.       99. Cecografia.
  47. Antropografia.         100. Cenografia.
  48. Apografia.             101. Ceramografia.
  49. Areografia.            102. Cerebrografia.
  50. Argirografia.          103. Cineangiocoronografia.
  51. Aritmografia.          104. Cinebiografia.
  52. Arqueografia.          105. Cinegrafia.
  53. Arquitetonografia.     106. Cinemacrografia.
  54. Arteriografia.         107. Cinematografia.
  55. Artrografia.           108. Cinerradiografia.
  56. Astrofotografia.       109. Cinografia.
  57. Astrografia.           110. Cintifotografia.
  58. Atmografia.            111. Ciografia.
  59. Audeografia.           112. Cisternografia.
  60. Audiotaquigrafia.      113. Codigografia.
  61. Autobiografia.         114. Cognatografia.
  62. Autodermatografia.     115. Cognografia.
  63. Autografia.            116. Colecistografia.
  64. Autorradiografia.      117. Colografia.
  65. Autozincografia.       118. Comediografia.
  66. Balneografia.          119. Cometografia.
  67. Bardigrafia.           120. Conscienciografia.
  68. Barometrografia.       121. Copiografia.
  69. Batografia.            122. Coregrafia.
  70. Bibliofotografia.      123. Coreografia.
  71. Bibliografia.          124. Corografia.
  72. Biblio-historiografia. 125. Coronariografia.
  73. Bibliotecnografia.     126. Cosmografia.
      127. Craniografia.           180. Esplenografia.
      128. Criptografia.           181. Esteganografia.
      129. Crisografia.            182. Estelografia.
      130. Cristalografia.         183. Esteneografia.
      131. Cromatografia.          184. Estenoboligrafia.
      132. Cromocalcografia.       185. Estenocaligrafia.
      133. Cromografia.            186. Estenodatilografia.
      134. Cromolitografia.        187. Estenografia.
      135. Cromotipografia.        188. Estenotaquigrafia.
      136. Cromoxilografia.        189. Estereografia.
      137. Cronofotografia.        190. Estigmatografia.
      138. Cronografia.            191. Estratigrafia.
      139. Dacriocistografia.      192. Estratografia.
      140. Datiliografia.          193. Etimografia.
      141. Datilografia.           194. Etnografia.
      142. Defecografia.           195. Etografia.
      143. Deglutografia.          196. Expediografia.
      144. Demogeografia.          197. Faringografia.
      145. Demografia.             198. Farmacografia.
      146. Demonografia.           199. Filmografia.
      147. Dendrografia.           200. Fisiografia.
      148. Dermografia.            201. Fitogeografia.
      149. Digitografia.           202. Fitografia.
      150. Discernimentografia.    203. Flebografia.
      151. Discografia.            204. Flexografia.
      152. Disgrafia.              205. Fluorografia.
      153. Ditografia.             206. Fonastenografia.
      154. Documentografia.        207. Fonegrafia.
      155. Doxografia.             208. Fonocardiografia.
      156. Dramatografia.          209. Fonocinematografia.
      157. Dromografia.            210. Fonofotografia.
      158. Ductografia.            211. Fonografia.
      159. Ecodopplercardiografia. 212. Fonoquigrafia.
      160. Ecografia.              213. Fonotaquigrafia.
      161. Ecostratigrafia.        214. Fotoalgrafia.
      162. Ectipografia.           215. Fotobiografia.
      163. Edeografia.             216. Fotocartografia.
      164. Elafografia.            217. Fotografia.
      165. Elefantografia.         218. Fotolitografia.
      166. Elencografia.           219. Fotomacrografia.
      167. Eletrocardiografia.     220. Fotometalografia.
      168. Eletroencefalografia.   221. Fotomicrografia.
      169. Encefalografia.         222. Fototelegrafia.
      170. Enciclografia.          223. Fototipografia.
      171. Epigrafia.              224. Fotozincografia.
      172. Epistolografia.         225. Fraseografia.
      173. Escriptografia.         226. Frasografia.
      174. Esofagografia.          227. Galinografia.
      175. Espectrofotografia.     228. Galvanografia.
      176. Espectrografia.         229. Gamagrafia.
      177. Espermatografia.        230. Gamarografia.
      178. Espetrografia.          231. Gastroduodenografia.
      179. Esplancnografia.        232. Gastrografia.
  233. Gelatinografia.         286. Ictiografia.
  234. Geodemografia.          287. Ideariografia.
  235. Geografia.              288. Ideografia.
  236. Geoidrografia.          289. Idiomografia.
  237. Geomorfologia.          290. Incografia.
  238. Gerontodemografia.      291. Infografia.
  239. Gesconografia.          292. Intelectografia.
  240. Gigantografia.          293. Isografia.
  241. Ginecografia.           294. Jatigrafia.
  242. Gipsografia.            295. Kirliangrafia.
  243. Glossografia.           296. Lacografia.
  244. Grafia.                 297. Laconografia.
  245. Grafonografia.          298. Laringografia.
  246. Gramaticografia.        299. Legografia.
  247. Gramografia.            300. Leucografia.
  248. Hagiografia.            301. Lexicografia.
  249. Halografia.             302. Limnografia.
  250. Haplografia.            303. Linografia.
  251. Harmonografia.          304. Liquenografia.
  252. Heliografia.            305. Litografia.
  253. Hemerografia.           306. Locografia.
  254. Hemiacrografia.         307. Logografia.
  255. Hepatografia.           308. Macroestenografia.
  256. Hermografia.            309. Macrofotografia.
  257. Herpetografia.          310. Macrografia.
  258. Heterobiografia.        311. Macroparautobiografia.
  259. Heterografia.           312. Magigrafia.
  260. Hialografia.            313. Mamografia.
  261. Hidrofitografia.        314. Maniografia.
  262. Hidrografia.            315. Maxiautografia.
  263. Hierografia.            316. Maxiconscienciografia.
  264. Himenografia.           317. Mecanografia.
  265. Hinografia.             318. Megagesconografia.
  266. Hiperestenografia.      319. Megalografia.
  267. Hipergrafia.            320. Meganosografia.
  268. Hipnografia.            321. Melissografia.
  269. Hipografia.             322. Melografia.
  270. Hipsografia.            323. Mentalsomaticografia.
  271. Histerossalpingografia. 324. Metagrafia.
  272. Histerografia.          325. Metalografia.
  273. Histografia.            326. Meteorografia.
  274. Historiografia.         327. Metrografia.
  275. Hodografia.             328. Micetografia.
  276. Holautobiografia.       329. Micografia.
  277. Holobiografia.          330. Microbiografia.
  278. Holografia.             331. Microestenografia.
  279. Holossomatografia.      332. Micrografia.
  280. Homeografia.            333. Microparautobiografia.
  281. Homografia.             334. Mielografia.
  282. Horografia.             335. Mimeografia.
  283. Ialografia.             336. Mimografia.
  284. Icnografia.             337. Miniautografia.
  285. Iconografia.            338. Miniconscienciografia.
      339. Minitaquigrafia.      392. Paradoxografia.
      340. Miografia.            393. Paraetografia.
      341. Mitografia.           394. Parageografia.
      342. Mnemografia.          395. Paragrafia.
      343. Mogigrafia.           396. Para-Historiografia.
      344. Monobiografia.        397. Paranosografia.
      345. Monografia.           398. Parapictografia.
      346. Museografia.          399. Paraprosopografia.
      347. Musicografia.         400. Parassematografia.
      348. Nanolitrografia.      401. Parautobiografia.
      349. Nautografia.          402. Parazoografia.
      350. Necrografia.          403. Pasigrafia.
      351. Neografia.            404. Pasistenografia.
      352. Neo-Historiografia.   405. Pasistenotaquigrafia.
      353. Neonosografia.        406. Peçografia.
      354. Neopangrafia.         407. Pelagografia.
      355. Nesografia.           408. Pensenografia.
      356. Neurografia.          409. Petrografia.
      357. Nevrografia.          410. Pictografia.
      358. Nictografia.          411. Pielografia.
      359. Nistagmografia.       412. Pinacografia.
      360. Nomografia.           413. Piramidografia.
      361. Nosografia.           414. Planetografia.
      362. Notografia.           415. Planigrafia.
      363. Notulografia.         416. Planografia.
      364. Numerografia.         417. Plarageografia.
      365. Numismatografia.      418. Pluribiografia.
      366. Oceanografia.         419. Pneumografia.
      367. Odontografia.         420. Polarografia.
      368. Ofiexografia.         421. Polemografia.
      369. Ofiografia.           422. Poligrafia.
      370. Oftalmografia.        423. Polissonografia.
      371. Oleografia.           424. Polografia.
      372. Omnigrafia.           425. Pornografia.
      373. Onirografia.          426. Portografia.
      374. Opistografia.         427. Potamografia.
      375. Oquigrafia.           428. Prestografia.
      376. Oreografia.           429. Projeciografia.
      377. Organografia.         430. Prosopografia.
      378. Orografia.            431. Pseudopsicografia.
      379. Ortografia.           432. Psicografia.
      380. Osteografia.          433. Pteridografia.
      381. Paleogeografia.       434. Quelonografia.
      382. Paleografia.          435. Quirografia.
      383. Paligrafia.           436. Radiofotografia.
      384. Pancreatografia.      437. Radiografia.
      385. Pangrafia.            438. Radioquimografia.
      386. Pan-iconografia.      439. Radiotelegrafia.
      387. Pantagrafia.          440. Rafigrafia.
      388. Pantografia.          441. Rapidografia.
      389. Parabiografia.        442. Reflectografia.
      390. Paracenografia.       443. Relevografia.
      391. Parademografia.       444. Reprografia.
        445. Retinografia.                              483. Teatrografia.
        446. Retrobiografia.                            484. Tecnoestenografia.
        447. Ribaltografia.                             485. Tecnografia.
        448. Rizografia.                                486. Telefotografia.
        449. Rodografia.                                487. Telegrafia.
        450. Rurografia.                                488. Telerradiografia.
        451. Rusografia.                                489. Telestereografia.
        452. Saurografia.                               490. Tenepessografia.
        453. Selenofotografia.                          491. Teomitografia.
        454. Selenografia.                              492. Terminografia.
        455. Selenotopografia.                          493. Termografia.
        456. Semeigrafia.                               494. Tiflografia.
        457. Semeiografia.                              495. Tipografia.
        458. Semigrafia.                                496. Tocografia.
        459. Semiografia.                               497. Tomografia.
        460. Semografia.                                498. Topografia.
        461. Serigrafia.                                499. Toracografia.
        462. Sialografia.                               500. Toreumatografia.
        463. Siderografia.                              501. Toxicografia.
        464. Sifiligrafia.                              502. Ultrassonografia.
        465. Sifilografia.                              503. Uranografia.
        466. Sigilografia.                              504. Uretrocistografia.
        467. Silabografia.                              505. Urografia.
        468. Sindesmografia.                            506. Velocigrafia.
        469. Sindiografia.                              507. Venografia.
        470. Sinosteografia.                            508. Ventriculografia.
        471. Sismografia.                               509. Verbetografia.
        472. Sonografia.                                510. Videografia.
        473. Tacolografia.                              511. Vocografia.
        474. Talassografia.                             512. Xerografia.
        475. Taqueografia.                              513. Xerorradiografia.
        476. Taquestenografia.                          514. Xilografia.
        477. Taquibraquigrafia.                         515. Zeiglografia.
        478. Taquigrafia.                               516. Zeitografia.
        479. Taquistografia.                            517. Zincografia.
        480. Tardigrafia.                               518. Zoocorografia.
        481. Taticografia.                              519. Zoogeografia.
        482. Taxografia.                                520. Zoografia.
         Holobiografologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 componentes do universo das realidades da Holobiografologia, tendo prefixos como ampliadores das derivações:
         01. Autobiografia.
         02. Biografia.
         03. Cinebiografia.
         04. Fotobiografia.
         05. Heterobiografia.
         06. Holautobiografia.
         07. Holobiografia.
         08. Macroparautobiografia.
         09. Microbiografia.
         10. Microparautobiografia.
         11. Monobiografia.
         12. Parabiografia.
          13. Parautobiografia.
          14. Pluribiografia.
          15. Retrobiografia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cognografia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autenciclopédia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          02. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autografia cutânea: Somatologia; Neutro.
          04. Autorado: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Bibliologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Conscienciografia: Comunicologia; Neutro.
          09. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
          11. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
          13. Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático.
          14. Refém da autocognição: Autodiscernimentologia; Neutro.
          15. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
   O ESTUDO TEÁTICO DA COGNOGRAFIA AMPLIA O UNIVERSO DE INVESTIGAÇÕES DO PESQUISADOR, HOMEM
   OU MULHER, AO EXPANDIR A COSMOVISÃO POSSÍVEL
       DAS MEGABORDAGENS ANALÍTICAS E SINTÉTICAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe empregar a cognografia nas análises pesquisísticas da Conscienciologia? Em quais linhas de investigação?