Cultura de Paz

A cultura de paz é a expressão, pessoal ou coletiva, do conjunto de valores, atitudes, comportamentos, iniciativas, pensamentos, sentimentos e energias adotados pelas consciências lúcidas, comprometidas com a Cosmoética, o Pacifismo e o Universalismo, pautando-se pelo respeito a toda forma de vida em evolução e a interconvivialidade fraterna perante a diversidade consciencial.

Você, leitor ou leitora, já implantou a autocultura de paz? Aceita o fato de a paz nascer no mentalsoma das consciências?

      CULTURA DE PAZ
                                     (PACIFISMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A cultura de paz é a expressão, pessoal ou coletiva, do conjunto de valores, atitudes, comportamentos, iniciativas, pensamentos, sentimentos e energias adotados pelas consciências lúcidas, comprometidas com a Cosmoética, o Pacifismo e o Universalismo, pautando-se pelo respeito a toda forma de vida em evolução e a interconvivialidade fraterna perante a diversidade consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra cultura vem do idioma Latim, cultura, “ação de cuidar, tratar; venerar (no sentido físico e moral)”, e por extensão, “civilização”. Surgiu no Século XV. O vocábulo paz procede também do idioma Latim, pax, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Apareceu no Século XII. A expressão cultura de paz foi utilizada pela primeira vez em 1986 pelo educador peruano Felipe Estanislao Mac Gregor Rolino (1914–2004).
          Sinonimologia: 1. Cultura pacifista. 2. Cultura do pacifismo. 3. Cultura do antibelicismo. 4. Multicognição pacifista.
          Neologia. As duas expressões compostas cultura de paz primária e cultura de paz avançada são neologismos técnicos da Pacifismologia.
          Antonimologia: 1. Cultura de guerra. 2. Cultura da violência. 3. Socin patológica. 4. Planeta-hospital.
          Estrangeirismologia: a pax romana; as máximas da contracultura: peace and love, make love not war; o modus vivendi pacífico; a restorative justice na resolução de conflitos; a paix mondiale.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade do maxifraternismo autovivenciado.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Paz: profilaxia definitiva. Paz: conquista intraconsciencial. Guerra: megaidiotismo cultural.
          Coloquiologia. Eis expressão popular referente à temática: – Quando 1 não quer, 2 não brigam.
          Citaciologia: – “Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho.” (Mohandas Karamchand Gandhi,1869–1948).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da pacificação interconsciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; a autopensenização pacifista.
          Fatologia: a vacina contra a violência; a resolução pacífica das contendas; a mediação; a negociação; a conciliação; a Justiça Restaurativa; a Justiça Terapêutica; os conflitos inerentes ao relacionamento interconsciencial; a educação em valores sem preço; os valores universais; a espetacularização da violência; o dicionário cerebral bélico; a violência da indiferença; os idiotismos culturais violentos; o belicismo como a megassociopatia; o belicismo automimético; a encruzilhada evolutiva; a humanização como oposição à violência; as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs); a diferença entre agressividade e violência; a inteligência evolutiva (IE) intrínseca na escolha pela paz; as minas terrestres existentes em 103 países (Ano-Base: 2011); a desminagem humanitária; a conversão militar; as crises humanitárias; a organização Médicos sem Fronteiras; a Anistia Internacional laureada com o Nobel da Paz em 1977; o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos; a Universidade da Paz; os programas internacionais pró-paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); a Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010); o Ano Internacional da Cultura de Paz (2000); a notificação da violência; o abate humanitário de animais; a valorização do diferente; a escuta empática; o diálogo; a comunicação participativa; a livre circulação da informação; as liberdades fundamentais; a liberdade para evoluir; o acolhimento; a Megaeuforização.
           Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a mediação multidimensional; a parasserenidade; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a paracultura de paz das comunexes avançadas; a megautopacificação dos Serenões.


                                          III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo pacificação íntima–pacificação interconsciencial.
           Principiologia: o princípio cosmoético do não acumpliciamento com a violência; o princípio da maxifraternidade; o princípio de objetivar o melhor para todos; o princípio da descrença.
           Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); os códigos pacifistas.
           Teoriologia: a teoria da Era da Parceria (pacifista); a teoria da Era da Dominação (belicista); a teoria da evolução consciencial.
           Tecnologia: as técnicas evolutivas de autopacificação; as técnicas paradiplomáticas na resolução de conflitos.
           Voluntariologia: o voluntariado das organizações humanitárias internacionais; o voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium); o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Serenões; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível dos Invexólogos; o Colégio Invisível dos Recexólogos.
           Efeitologia: o efeito desassediador da paz; o efeito da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) na construção da paz mundial.
           Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas nas recins da conscin antibelicista.
           Ciclologia: o ciclo parceria-cooperação; o ciclo negociação-pacificação; o ciclo conflito-mediação-conciliação; o ciclo educação-diálogo-cooperação.
           Enumerologia: o conflito intraconsciencial; o conflito interconsciencial; o conflito intergrupal; o conflito intergeracional; o conflito interracial; o conflito intergovernamental; o conflito intercontinental.
           Binomiologia: o binômio violência real–violência imaginária; o binômio reciprocidade-solidariedade.
           Interaciologia: a interação Socin Pacífica–Sociex Avançada; a interação diplomaciaparadiplomacia.
           Crescendologia: o crescendo patológico negligência-violência; o crescendo paz interior–paz exterior; o crescendo enfoque curativo–enfoque preventivo da violência; o crescendo competitividade-cooperação; o crescendo exclusão-inclusão.
           Trinomiologia: o trinômio violência-poder-autoridade; o trinômio vítimas–perpetradores–espectadores da violência; o trinômio anticonflitividade–pacificação íntima–serenismo; o trinômio igualdade política–equidade social–diversidade cultural; o trinômio holofilosófico Cosmoética-Megafraternismo-Universalismo.
           Polinomiologia: o polinômio tempo-lugar-cultura-sociedade; o polinômio simplicidade voluntária–conforto essencial–desenvolvimento sustentável–responsabilidade planetária; o polinômio CCCI–Cognópolis–Estado Mundial–Era Consciencial.
          Antagonismologia: o antagonismo capacitação para a guerra / capacitação para a paz; o antagonismo zona de guerra / zona de paz; o antagonismo Tecnologia Belicista / Tecnologia Evolutiva; o antagonismo conscin pacifista / consbel; o antagonismo grupocarma pacificador / grupocarma belicoso; o antagonismo consréu belicista / intermissivista pacificador.
          Paradoxologia: o paradoxo de a Internet facilitar ações globais em prol da paz e ao mesmo tempo fomentar a rede internacional de pedofilia; o paradoxo do propositor do Prêmio Nobel da Paz, o sueco Alfred Bernhard Nobel (1833–1896), ter sido o inventor da dinamite; o paradoxo do cidadão armado sentir-se mais seguro.
          Politicologia: as políticas públicas nacionais e internacionais de prevenção à violência, promoção da saúde e cultura de paz; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (1968); o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990); o Estatuto do Idoso (2003); o Estatuto do Desarmamento (2003); a lei Maria da Penha (2006); a Carta de Saquarema (2009).
          Filiologia: a pacificofilia; a evoluciofilia; a reeducaciofilia; a recexofilia; a assistenciofilia; a conscienciofilia; a tenepessofilia.
          Fobiologia: a xenofobia; a neofobia; a antropofobia; a homofobia.
          Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera; a síndrome da autovitimização.
          Mitologia: o mito da natureza humana violenta; o mito da Pré-História truculenta, diante da ausência de evidências de guerras nos sítios arqueológicos do Neolítico e Paleolítico; o mito da paz promovida pela guerra.
          Holotecologia: a pacificoteca; a serenoteca; a evolucioteca; a conflitoteca; a diplomacioteca; a cosmoeticoteca; a serenoteca.
          Interdisciplinologia: a Pacifismologia; a Serenologia; a Magnanimologia; a Benignologia; a Altruismologia; a Evoluciologia; a Conflitologia; a Paradiplomaciologia; a Discernimentologia; a Paradireitologia; a Reeducaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin pacifista; a conscin antibelicista; a conscin eletronótica; a conscin antiterrorista; a conscin desarmamentista; a conscin cosmoética.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o proexista; o filantropo suíço Jean-Henri Dunant (1828–1910), cofundador da Cruz Vermelha Internacional, nobelista da Paz em 1901; o diplomata finlandês Martti Oiva Kalevi Ahtisaari (1937–), nobelista da Paz em 2008; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de paz.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a proexista; a ativista política e ecologista queniana Wangari Muta Maathai (1940–), nobelista da Paz em 2004; a líder birmanesa Aung San Suu Kyi (1945–), nobelista da Paz em 1991; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de paz.
         Hominologia: o Homo sapiens antiviolentus; o Homo sapiens benevolus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens paradiplomata; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens tranquilisator; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens serenissimus.


                                     V. Argumentologia

         Exemplologia: cultura de paz primária = a harmonia na convivência pacífica da dupla evolutiva; cultura de paz avançada = a pacificação interdimensional advinda das reurbins e reurbexes.
         Culturologia: a cultura de paz; a cultura de vida; a cultura da violência silenciosa; a cultura da indiferença; a cultura da exclusão; a cultura da irresponsabilidade; a cultura do consumo responsável; a cultura do pluralismo; a cultura da Paradiplomacia; a cultura da Megafraternidade.
         Taxologia. Conforme a Cosmovisiologia, eis, na ordem alfabética, 35 utilizações ou aplicações do vocábulo paz, na maioria homeostáticos, capazes de ampliar a compreensão sobre o tema:
         01. Acordo de paz.
         02. Agência de paz.
         03. Apelo de paz.
         04. Ato pela paz.
         05. Cenário de paz.
         06. Corredores de paz.
         07. Custos da paz.
         08. Década de paz.
         09. Defesa da paz.
         10. Direito à paz.
         11. Embaixadores da paz.
         12. Estado de paz.
         13. Filosofia da paz.
         14. Flores da paz.
         15. Força de paz.
         16. Gestão de paz.
         17. Guerra na paz.
         18. História da paz.
         19. Liga da Paz.
         20. Mantenedores da paz.
         21. Missão de paz.
         22. Momento de paz.
         23. Mundo em paz.
         24. Operação de paz.
         25. Paz armada.
         26. Período de paz.
         27. Primado da paz.
         28. Processo de paz.
         29. Promoção da paz.
         30. Senhor da paz.
         31. Signatário da paz.
         32. Símbolo da paz.
         33. Soldado da paz.
         34. Tratado de paz.
          35. Zona de paz.
          Comunicologia. A técnica da comunicação não-violenta (CNV) proposta pelo psicólogo Marshall Rosenberg (1934–) promove a reeducação da fala e da escuta, desconstruindo o vocabulário belicoso nas interrelações humanas. Utilizada desde a resolução de conflitos em escolas até crises violentas de natureza étnica, religiosa ou política, baseia-se em 4 componentes, listados a seguir, em ordem funcional:
          1. Observação. Receber a comunicação alheia sem julgamento (sobrepairamento).
          2. Sentimento. Avaliar os próprios sentimentos gerados pela interlocução.
          3. Necessidades. Identificar necessidades e valores pessoais mobilizados no diálogo.
          4. Pedido. Solicitar, sem exigir e de modo claro, as autodemandas às outras pessoas.
          Intrafisicologia. Os 191 países reunidos na Cúpula do Milênio (ONU, 2000), assumiram o compromisso de alcançar 8 objetivos desenvolvimentistas até o ano 2015, listados a seguir em ordem alfabética:
          1. Ambiente. Garantir a sustentabilidade ambiental.
          2. Desenvolvimento. Estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento.
          3. Educação. Atingir o ensino básico universal.
          4. Fome. Erradicar a extrema pobreza e a fome.
          5. Gênero. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
          6. Infância. Reduzir a mortalidade na infância.
          7. Maternidade. Melhorar a saúde materna.
          8. Saúde. Combater o HIV / AIDS, a malária e outras doenças.
          Pacifismologia. Eis, a seguir, em ordem alfabética, 20 aportes sustentadores da construção da cultura de paz na Cognópolis Foz do Iguaçu e nas demais cidades do conhecimento em implantação no Planeta (Ano-base: 2011):
          01. Campi conscienciológicos.
          02. Código grupal de Cosmoética.
          03. Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
          04. Comunex Interlúdio.
          05. Condomínios conscienciológicos.
          06. Conselho dos 500.
          07. Empresas conscienciocêntricas.
          08. Enciclopédia da Conscienciologia.
          09. Holociclo.
          10. Holoteca.
          11. Instituições Conscienciocêntricas.
          12. Laboratório da paz (Campus Saquarema, IIPC).
          13. Laboratório radical da Heurística (Serenarium, ARACÊ).
          14. Princípio da descrença.
          15. Princípio do exemplarismo pessoal (PEP) e grupal (PEG).
          16. Programa Amigos da Enciclopédia.
          17. Rede de tenepessistas.
          18. Tertuliarium.
          19. União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          20. Vínculo consciencial do voluntariado.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cultura de paz, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antiviolência: Homeostaticologia; Homeostático.
           02. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
           03. Confronto sociológico: Parassociologia; Neutro.
           04. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
           05. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático.
           06. Harmonia existencial: Harmoniologia; Homeostático.
           07. Matriz cultural: Holoculturologia; Homeostático.
           08. Nanotecnologia pró-paz: Tecnologia; Homeostático.
           09. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
           10. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
           11. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
           12. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
           13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
           14. Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático.
           15. Tranquilidade: Serenologia; Homeostático.
   A CULTURA DE PAZ É A RESPOSTA À ENCRUZILHADA
   EVOLUTIVA DA HUMANIDADE NA CONTEMPORANEIDADE, ATRAVÉS DO FRATERNISMO, COSMOÉTICA E UNIVERSALISMO TEÁTICOS, RUMO À ERA CONSCIENCIAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já implantou a autocultura de paz? Aceita o fato de a paz nascer no mentalsoma das consciências?
           Bibliografia Específica:
           1. Eisler, Riane; O Cálice e a Espada: Nossa História, Nosso Futuro (The Chalice and the Blade: Our History, Our Future); trad. Terezinha Santos; 339 p.; 13 caps.; 4 cronologias; 7 mapas; 78 refs.; ono.; 20 x 14 cm; br.; Imago; Rio de Janeiro, RJ; 1989; páginas 13 a 200.
           2. Magnoli, Demétrio; História da Paz; 448 p.; 18 caps.; 1 esquema; 7 fotos; 1 gráf.; 9 ilus.; 16 mapas; 15 microbiografias; 1 organograma; 1 tab.; 215 refs.; 23 x 16 cm; br.; Contexto; São Paulo, SP; 2008; páginas 9 a 19 e 297 a 329.
           3. Rosenberg, Marshall; Comunicação Não-Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais (Nonviolent Communication: A Language of Life); pref. Arun Gandhi; trad. Mário Vilela; 286 p.; 13 caps.; 3 E-mails; 40 enus.; 1 tab.; 5 testes; 3 websites; 55 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Ágora; São Paulo, SP; 2006; páginas 37 a 253.
           4. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 22, 27, 31, 32, 40, 69, 203, 207, 208, 286, 535, 536, 836, 895, 899 e 916.
                                                                                                                    E. M. M.