Crescendo Pedagogo-Parapedagogo

O crescendo pedagogo-parapedagogo é o movimento de gradação progressiva intencional da conscin, homem ou mulher, na implantação de ações docentes capazes de extrapolar o objetivo da transmissão do conhecimento e alcançar o autodiscernimento pareducativo cosmoético neoparadigmático, favorecendo a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais intra e extrafísicas.

Você, leitor ou leitora, na condição de docente, percebe-se no movimento progressivo de ações cosmoéticas na transmissão do conhecimento? Utiliza os atributos pessoais para favorecer a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais, intra e extrafísicas?

      CRESCENDO PEDAGOGO-PARAPEDAGOGO
                                 (PARAPEDAGOGIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O crescendo pedagogo-parapedagogo é o movimento de gradação progressiva intencional da conscin, homem ou mulher, na implantação de ações docentes capazes de extrapolar o objetivo da transmissão do conhecimento e alcançar o autodiscernimento pareducativo cosmoético neoparadigmático, favorecendo a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais intra e extrafísicas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo crescendo vem do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Surgiu no Século XIX. O termo pedagogia deriva do idioma Grego, paidagogía, “direção ou educação de crianças”, e por extensão, “cuidados com alguma planta ou doente”, constituído pelos elementos de composição, paîs, “filho; filha; criança”, e agogía, “que guia, conduz”. Apareceu no Século XIX. O elemento de composição para procede também do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”.
          Sinonimologia: 1. Progressão pedagogo-parapedagogo. 2. Evolução pedagogo-parapedagogo. 3. Crescendum pedagogo-parapedagogo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 26 cognatos derivados do vocábulo pedagogia: antiparapedagogia; antipedagogia; autoparapedagogia; ecopedagogia; holopedagogia; megapedagogia; neuropedagogia; parapedagoga; parapedagogia; parapedagógica; parapedagógico; Parapedagogiologia; parapedagogo; pedagoga; pedagógica; pedagógico; Pedagogiologia; pedagogismo; pedagogista; pedagogo; pseudopedagogia; psicopedagoga; psicopedagogia; psicopedagógica; psicopedagógico; psicopedagogo.
          Neologia. As 3 expressões compostas crescendo pedagogo-parapedagogo, crescendo primário pedagogo-parapedagogo e crescendo avançado pedagogo-parapedagogo são neologismos técnicos da Parapedagogiologia.
          Antonimologia: 1. Crescendo da práxis pedagógica. 2. Crescendo do ensino eletronótico. 3. Crescendo da didática pedagógica.
          Estrangeirismologia: o upgrade cognitivo no confronto das abordagens dos paradigmas convencional e consciencial; a open mind interassistencial; o ad infinitum educacional; o rapport mentalsomático; o zoom na intraconsciencialidade.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à docência reeducativa cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Educação: prosperidade inalienável. Educação: estímulo evolutivo.
          Coloquiologia: o ato de ensinar sem passar a mão na cabeça; o ato de ensinar em cima do lance.
          Citaciologia. Eis 3 citações pertinentes ao tema: – A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original (Albert Einstein, 1879–1955). A única certeza que temos é da constante e permanente mudança (Demóstenes, 384–322 a.e.c.). A sabedoria começa na reflexão (Sócrates, 470–399 a.e.c.).
          Proverbiologia. Eis 7 ditados populares relacionados ao assunto: – Mais vale uma hora de sábio que a vida inteira de tolo. A dúvida é o início do conhecimento. Pergunte a quem sabe e não a quem não sabe. Não dê o peixe, ensine a pescar. Devemos manter os pés na rocha e mentalsoma no Cosmos. Não se sabe se a pessoa é feliz porque aprende ou aprende porque é feliz. Não há sentido na teoria sem a prática.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
          1. “Docente. A conscin docente começa a ensinar através da sua força presencial”.
          2. “Educação. A melhor educação é o ensino empregando os exemplos da própria vida do mestre-escola, homem ou mulher”. “Há 3 categorias de educação: a doméstica, a pública e a multidimensional. Esta última é a mais proveitosa, contudo, a que exige mais esforços pedagógicos da conscin”.
          3. “Pedagogia. A sua Pedagogia é o modus faciendi mais eficaz de transmitir neocognições”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da transcendência educacional; as extrapolações pensênicas provocadas pelo crescendo pedagogo-parapedagogo; o holopensene pessoal da Reeducaciologia; o posicionamento cosmoético perante as escutas pensênicas negativas de outrem; o holopensene da descomplicação; a autopensenização aberta à aprendizagem; os rastros pensênicos das comunicações online; as transformações auto e heteropensênicas; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a implementação das ações avançadas às atividades pedagógicas; a tarefa didática esclarecedora; a coordenação de sucessivas mudanças evolutivas grupais; as decisões pessoais influenciando as decisões grupais; as crises grupais demonstrando necessidade de mudanças; a superação do docente portador de necessidades especiais (PNE) exemplarista em sala de aula; o incentivo ao autodidatismo; a articulação do trabalho coletivo interdisciplinar; a instrução interassistencial; a habilidade tarística docente; a autenticidade consciencial cosmoética; a transposição e adequação dos conteúdos de maneira didática; a transcendência da práxis pedagógica; os exemplos pessoais tarísticos, sem autopromoção; a autoconfrontação profissional docente propiciando a reciclagem intraconsciencial contínua; a hiperacuidade das reações frente ao convencionalismo científico; a autofundamentação cognitiva e mentalsomática renovadora; a docência como descoberta de cláusula pétrea da proéxis; a mutação dos traços comportamentais; as recins necessárias na profilaxia dos apriorismos conceituais; a ampliação da cognição; as tertúlias conscienciológicas diárias, predispondo à atualização evolutiva; a pedagogia avançada do Curso de Longo Curso.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética parapsíquica pessoal; a paraprendizagem no autenfrentamento da realidade profissional tarística; as demandas energéticas, físicas e extrafísicas no exercício da docência; os aportes dos amparadores extrafísicos, melhorando o funcionamento do cérebro e do paracérebro; a autopredisposição às inspirações extrafísicas; os insights dos amparadores na prática diária da tenepes; a participação na tenepes planetária pararreurbanológica, do Planeta-Escola, propiciando a reeducação de conscins e consciexes; a paracognição exercitada no campo energético homeostático do Tertuliarium.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo transmitir ideias–gerar conhecimentos; o sinergismo prestar assistência intelectual–ser assistido intelectualmente; o sinergismo educação formal–autodidatismo permanente; o sinergismo ideias inatas–formação profissional de professor; o sinergismo formação profissional acadêmica–docência conscienciológica.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) fornecendo lições terapêuticas silenciosas; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da educação infinita; o princípio interassistencial tarístico de o mais experiente ensinar o menos experiente; o princípio da qualificação da intenção; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio evolutivo de levar tudo de eito; o princípio da prioridade compulsória (PPC) aplicado diariamente.
         Codigologia: a tares como cláusula fixa do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) orientando as decisões mais assertivas docentes.
         Teoriologia: a teoria do modelo de aprendizagem; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria da reeducação consciencial; a teoria da evolução consciencial; a teoria andragógica chancelando o conhecimento na educação de jovens e adultos.
         Tecnologia: as técnicas e paratécnicas didáticas; a técnica do espelhamento evolutivo; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas autevolutivas para a progressão ascendente continuada.
         Voluntariologia: o voluntariado teático, tarístico e profissional do(a) professor(a) pedagogo e parapedagogo; o voluntariado incentivador e exemplarista; o fator tempo incidente no voluntário interassistencial.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório consciencial (labcon) docente favorecendo a autocapacitação ininterrupta; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Infocomunicologia.
         Efeitologia: os efeitos imediatos da tares cosmoética; os efeitos automotivacionais crescentes para aprender; os efeitos nocivos da vaidade intelectual; os efeitos estagnadores do apriorismo; os efeitos esclarecedores da convivência com consciências exemplaristas; os efeitos tarísticos da bibliografia Específica da Conscienciologia.
         Neossinapsologia: as neossinapses sadias no âmbito da intelectualidade; as neossinapses docentes facilitadoras das neossinapses discentes; a construção de neossinapses no exercício da docência conscienciológica; o aprimoramento da inteligência evolutiva (IE) através da aquisição de neossinapses.
         Ciclologia: o ciclo do estudo crítico-reflexivo; o ciclo retroalimentador das autorreflexões docentes; a vivência do ciclo teoria-prática; o ciclo problematização-autorreflexão-conceituação; o ciclo da qualificação da práxis pedagógica–qualificação da práxis parapedagógica.
         Enumerologia: o upgrade do acolhimento sincero ao megafraternismo pelo educando; o upgrade da percepção detalhada à parapercepção quanto ao educando; o upgrade do ensino formal ao esclarecimento quando oportuno ao educando; o upgrade do bom senso ao discernimento na lida com o educando; o upgrade da transmissão clara ao incentivo do autodidatismo do educando; o upgrade da assistência à interassistência quanto ao educando; o upgrade da interlocução educada ao debate aberto com o educando.
         Binomiologia: o binômio pedagogo-autodisciplina; o binômio autorreflexão–racionalidade crítica; o binômio educação-profissão; o binômio admiração-discordância; o binômio generalismo-especialismo; o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio microscópio-telescópio; o binômio evolução finita–evolução infinita; o binômio educação pessoal–inteligência evolutiva.
         Interaciologia: a interação pedagogo-parapedagogo; a interação preceptor-parapreceptor; a interação gestor educacional–discentes–paradiscentes; a interação consciencial professor-alunos; a interação educação formal–formação autodidática; a interação auteducação permanente–docência permanente.
         Crescendologia: o crescendo interassistencial conscin esclarecida–conscin esclarecedora; o crescendo evolutivo tacon-tares; o crescendo tempo de semear–tempo de colher; o crescendo completismo diário–completismo existencial (compléxis); o crescendo minitares-tares.
         Trinomiologia: o trinômio Pedagogia-Autodidaxia-Cosmoeticologia; o trinômio Comunicologia-Paradidaticologia-Parapedagogiologia; o trinômio volição-intenção-organização; o trinômio autodiscernimento-fato-interpretação; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio avaliar-informar-esclarecer.
         Polinomiologia: o polinômio ideia-conceito-significado-vivência-neoexpressão; o polinômio emissão-transmissão-recepção-feedback; o polinômio constância-repetição-dinâmica-paciência-prioridade-autodiscernimento; o polinômio ouvir-pensar-responder-paraperceber; o polinômio estudo-reflexão-escuta-defesa; o polinômio livro-estudo-reflexão-exposição; o polinômio social por favor–obrigado–desculpe–com licença.
          Antagonismologia: o antagonismo informação / sonegação; o antagonismo lucidez / embotamento; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo dia cultural / dia vegetativo; o antagonismo conteúdo / forma.
          Paradoxologia: o paradoxo de quem ensina ser o primeiro a aprender; o paradoxo dos atos comunicarem mais se comparados a 1.000 palavras; o paradoxo de o detalhe pedagógico poder ampliar a práxis parapedagógica; o paradoxo de a análise cosmovisiológica enriquecer o megafoco da autopesquisa; o paradoxo de o estudo de temáticas díspares melhorar a apreensão cognitiva das mesmas.
          Politicologia: a política educacional cosmoética e democrática; a política reeducativa da tares.
          Legislogia: a lei do maior esforço na difusão das metodologias de ensino; a lei dos autesforços teáticos evolutivos; a lei do maior esforço educacional evolutivo.
          Filiologia: a pedagogiofilia; a comunicofilia; a raciocinofilia; a neofilia; a autodidaticofilia; a decidofilia; a reeducaciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a questionofobia; a debatofobia; a criticofobia; a tecnofobia; a intelectofobia; a raciocinofobia; a recexofobia; a disciplinofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da banalização da educação; a indefinição da profissão docente na síndrome da dispersão consciencial; a síndrome de burnout dos docentes da Ciência Eletronótica.
          Maniologia: a fraseomania; a intelectomania; a bibliomania; a evitação da mania da procrastinação; a superação da mania de afirmar “isso eu já sei”; a superação da mania de perguntar sem investigar; a superação da mania de estudar apenas na véspera da prova.
          Mitologia: o mito da profissão docente ser status consciencial; o mito de o educador sempre saber mais em relação ao educando; o mito de o professor saber tudo a respeito do assunto; o mito da perfeição; o mito do saber absoluto; o mito de somente o docente com mais títulos possuir valor.
          Holotecologia: a pedagogoteca; a prioroteca; a argumentoteca; a cognoteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Crescendologia; a Parapercepciologia; a Autopriorologia; a Paraculturologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Taristicologia; a Cosmoeticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; o ser interassistencial; a conscin autorreflexiva; a conscin esclarecedora; a personalidade versátil; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pedagogo; o parapedagogo; o reeducador; o docente crítico reflexivo; o incentivador do autodidatismo; o parapsiquista; o especialista; o duplista; o duplólogo; o generalista; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o docente transformador cosmoético.
          Femininologia: a pedagoga; a parapedagoga; a reeducadora; a docente crítica reflexiva; a incentivadora do autodidatismo; a parapsiquista; a especialista; a duplista; a duplóloga; a generalista; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a docente transformadora cosmoética.
          Hominologia: o Homo sapiens parapaedagogicus; o Homo sapiens paedagogus; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo primário pedagogo-parapedagogo = o movimento progressivo de inclusão de ações tarísticas à práxis do docente dedicado ao ensino convencional, recém conhecedor dos conceitos conscienciológicos; crescendo avançado pedagogo-parapedagogo
= o movimento progressivo de aperfeiçoamento de ações tarísticas já atuantes na práxis do docente dedicado ao ensino convencional, autexperimentador veterano da Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura pedagógica; a cultura parapedagógica; a cultura polimática; a cultura da Reeducaciologia Evolutiva; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da semperaprendência; a cultura do omniquestionamento; a cultura da intelectualidade cosmoética; o aprendizado por meio da diversidade cultural.
          Caracterologia. À luz da Parapedagogiologia, o crescendo pedagogo-parapedagogo está alicerçado em duas categorias de especialidade:
          1. Educaciologia. O pedagogo é especialista em Educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e aprendizagem, atuando na escola e nas diversas instâncias educativas da Sociedade Intrafísica (Socin): é educador por excelência.
          2. Pareducaciologia. O parapedagogo é expert em Paraeducação. Compreende e intervém nos processos evolutivos de reeducação pensênica, em acordo com os 3 pilares holofilosóficos: Cosmoeticologia, Universalismologia e Megafraternologia. Quando na condição de conscin, atuando em escolas da Socin, emprega o autexemplarismo cosmoético e a assepsia energética dos ambientes, em geral de modo anônimo: é interassistente por excelência.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo pedagogo-parapedagogo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aula terapêutica: Taristicologia; Homeostático.
          02. Competência parapedagógica: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Conteúdo parapedagógico: Parapedagogiologia; Homeostático.
          04. Crescendo reeducação-ortoconvívio: Conviviologia; Homeostático.
          05. Douta ignorância: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
          06. Duplocurso: Reeducaciologia; Homeostático.
          07. Educação despertológica: Reeducaciologia; Homeostático.
          08. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
          09. Estudiosidade: Autodiscernimentologia; Neutro.
          10. Eunuco intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
          11. Exemplo pedagógico: Pedagogia; Neutro.
             12.   Facilitador da Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
             13.   Paratécnica didática: Parapedagogiologia; Homeostático.
             14.   Práxis parapedagógica: Parapedagogiologia; Homeostático.
             15.   Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
 O CRESCENDO PEDAGOGO-PARAPEDAGOGO PRESSUPÕE
 EXPANSÃO DAS AÇÕES DOCENTES SOBRE A COGNIÇÃO HUMANA AO EMPREGO DE PARATECNOLOGIAS ATUANTE
        NA MEGACOGNIÇÃO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de docente, percebe-se no movimento progressivo de ações cosmoéticas na transmissão do conhecimento? Utiliza os atributos pessoais para favorecer a coexistência harmoniosa nas relações interconscienciais, intra e extrafísicas?
             Filmografia Específica:
             1. Escritores da Liberdade. Título original: Freedom Writers. País: EUA. Data: 2007. Duração: 124 min. Gênero: Comédia dramática. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Dublado: Português. Direção: Richard La Gravenese. Elenco: Hilary Swank;Patrick Dempsey; & Ricardo Molina. Sinopse: A jovem e idealista professora chega à escola de bairro pobre, corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender e há entre eles constante tensão racial. Assim, para fazer os alunos aprenderem e também falarem mais das próprias complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores como e o respeito ao próximo.
             2. O Aluno. Título original: The First Grader. País: Reino Unido. Data: 2014. Duração: 120 min. Gênero: Biografia, Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Distribuição: Europa Filmes Cor: Colorido. Dublado: Português. Direção: Justin Chadwick. Elenco: Oliver Litondo; Naomie Harris; & Tony Kgoroge. Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), queniano de 84 anos determinado a aproveitar a última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele se juntará a crianças de 6 anos de idade.
             3. Sociedade dos Poetas Mortos. Título original: Dead Poets Society. País: EUA. Data: 1990. Duração: 208 min. Gênero: Comédia dramática. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Distribuição: Disney / Buena Vista. Cor: Colorido. Dublado: Português. Direção: Peter Weir. Roteiro: Tom Schulman. Elenco: Robin Willians; Ethan Hawke; & Robert Sean Leonard. Produção: Steven Haft; Tony Thomas; & Paul Junger Witt. Sinopse: O novo professor de Inglês John Keating é introduzido em escola preparatória de meninos conhecida pelas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir os alunos, enfrentando enormes pressões dos pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir os sonhos e aproveitar cada dia.
             Bibliografia Específica:
             01. Freire, Paulo; Educação como Prática da Liberdade; 150 p.; 4 caps.; 10 apênds.; br; Paz e terra; São Paulo, SP; 1996; páginas 47 a 130.
             02. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; int. a autora; revisoras Liege Trentin; et al.; 182 p.; 18 caps.; glos. 282 termos; 19 filmes; 58 refs.; 2 anexos; alf.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 20 a 137.
             03. Giroux, Henry A.; Os Professores como Intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem (Teatchers as intellectuals:toward a critical pedagogy of learning); apres. Paulo Freire; int. Henry A. Giroux; pref. Peter Mc Laren; trad. Daniel Bueno; 260 p.; 16 seções; 9 notas; alf.; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 1997; páginas 33 a 41 e 157 a 164.
             04. Goleman, Daniel; Foco: A Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso (Focus); revisoras Joana Milli; et al.; trad. Cássia Zanon; 294 p.; 7 partes; 21 caps.; 21 notas; 293 refs.; alf.; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2014; páginas 9 a 239.
             05. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura; int. A autora; pref. Mabel Teles; revisoras Cathia Caporálli; et al.; 230 p.; 3 seções; 21 subseções; 104 refs.; 2 webgrafias; 1 anexo; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 21 a 169.
             06. Nóvoa, António; et al.; Vidas de Professores; apres. António Nóvoa; pref. António Nóvoa; trad. Maria dos Anjos Caseiro; et al.; 214 p.; 8 caps.; br; Porto Editora; Porto; Portugal; S. D.; páginas 11 a 30.
             07. Oderich, Cecília; A Conscienciologia e a Universidade; Artigo; Anais da II Jornada de Educação Conscienciológica; Brasília, DF; 01-04.05.03; II Jornada de Educação Conscienciológica; Revista; Anuário; Vol. 1; Seção Temas da Conscienciologia; 3 refs.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Jáneiro, RJ; 2003; páginas 138 a 142.
              08. Silva, Tomaz Tadeu da; et al.; Alienígenas na Sala de Aula; 244 p.; 10 partes; br.; Vozes; Petrópolis, RJ; 2009; páginas 208 a 243.
              09. Tafner, Malcon A.; & Fischer, Julianne; O Exemplarismo da Gestão na Reeducação dos Agentes Educacionais; Artigo; Anais do 1º Simpósio de Reeducaciologia - Edição Especial; Foz do Iguaçu, PR; 11-12.10.14; Anais do I Simpósio de Reeducaciologia; Revista; Anuário; Vol. 1; N. 4; SeçãoTemas da Conscienciologia; 1 ilus.; 7 refs.; Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial REAPRENDENTIA); Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2014; páginas 77 a 86.
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                                                                                                                      R. R. I.