Competência Parapedagógica

A competência parapedagógica é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, associado à inteligência evolutiva (IE) da conscin, homem ou mulher, utilizado para promover vinco neocognitivo, cosmoético, oportuno e adequado, em outrem, a partir da própria exemplificação teática na transmissão de verpons.

Você, leitor ou leitora, adota providências retributivas no desenvolvimento da própria competência parapedagógica? Quais resultados interassistencias vem obtendo?

      COMPETÊNCIA PARAPEDAGÓGICA
                                 (PARAPEDAGOGIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A competência parapedagógica é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, associado à inteligência evolutiva (IE) da conscin, homem ou mulher, utilizado para promover vinco neocognitivo, cosmoético, oportuno e adequado, em outrem, a partir da própria exemplificação teática na transmissão de verpons.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra competência deriva do idioma Latim, competentia, “proporção; simetria; aspecto; posição relativa dos astros”, e esta de competere, “competir; concorrer; buscar a mesma coisa que outro; atacar; hostilizar”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo pedagógico procede do idioma Grego, paidagogikós, “pedagógico”, constituído pelos elementos de composição, paîs, “filho; filha; criança”, e agogós, “que guia, conduz”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Habilidade tarística. 2. Gabarito parapedagógico. 3. Autoridade parapedagógica. 4. Práxis parapedagógica. 5. Ensino cosmoético. 6. Comunicação tarística. 7. Exemplarismo docente teático. 8. Tares neocognitiva.
          Neologia. As 4 expressões compostas competência parapedagógica, competência parapedagógica básica, competência parapedagógica intermediária e competência parapedagógica avançada são neologismos técnicos da Parapedagogiologia.
          Antonimologia: 1. Inabilidade tarística. 2. Didática pedagógica. 3. Incompetência parapedagógica. 4. Práxis pedagógica. 5. Ensino eletronótico. 6. Comunicação alienante. 7. Exemplarismo discente teórico. 8. Manipulação cognitiva.
          Estrangeirismologia: a open mind interassistencial; o zoom na intraconsciencialidade; o upgrade assistenciológico; o background consciencial; a expertise interassistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade tarística.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Esclarecer exige habilidade.
          Coloquiologia. Eis 3 expressões do cotidiano condizentes com os efeitos da competência parapedagógica: – O ato de perceber a ficha cair; a expressão tudo clareou; a afirmação liguei os pontos.
          Proverbiologia: – Quem não tem competência, não se estabelece (provérbio português).


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade parapedagógica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os parapsicopensenes; a parapsicopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; o esforço na compreensão da manifestação pensênica alheia; o holopensene pessoal esclarecedor e interassistencial.
          Fatologia: a competência parapedagógica; a autodeterminação interassistencial; a autoprontidão assistencial; a escuta atenta e receptiva; a antidoutrinação; o discernimento aplicado no calculismo cosmoético com vista aos resultados pró-evolutivos do assistido; a evitação do estupro evolutivo; a metáfora utilizada; o respeito ao nível cognitivo alheio; o bom-tom; as omissões cosmoéticas superavitárias; as omissões deficitárias na assistência; a interferência de minitrafar no resultado de empreitada evolutiva bem intencionada; as perdas de oportunidade interassistencial decorrentes da labilidade parapsíquica; a superficialidade nas abordagens; a ignorância ignorada; o conflito de interesses; o acumpliciamento; a assistência falha; os esforços autocoerentes na busca da ampliação tarística; a confiança interconsciencial e multidimensional; a conversa interassistencial produtiva; a aula esclarecedora e impactante; a palestra interassistencial decisória para o(a)
intermissivista ressomado(a); o fluxo da rede sináptica a serviço da tares; o investimento autopesquisístico na superação de trafares dificultadores da tares; a busca incessante do desenvolvimento pessoal de trafais pró-tares; a imperturbabilidade emocional nos atos assistenciais; o afeto no interesse sincero pela evolução de outrem; a minipeça do maximecanismo evolutivo; o gabarito interassistencial; as potencialidades pessoais aplicadas em prol do melhor para todos; o prazer de esclarecer com paciência; a informação prioritária; as gestações conscienciais policármicas; a acabativa interassistencial bem sucedida.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação simpática (assim) e a desassimilação simpática (desassim) imprescindíveis nos contatos interassistenciais; a sinalética energética parapsíquica pessoal; a potencialização da ectoplasmia pessoal; a instalação e sustentação de campo energético didático-terapêutico; os esforços pessoais intransferíveis para o desenvolvimento do parapsiquismo cosmoético; o trabalho autolúcido, qualificado, de parceria ombro a ombro com os amparadores extrafísicos na realização da tares; a assistência prestada aos megassediadores; o deficit na lucidez extrafísica; a desconexão com os amparadores; a abordagem extrafísica inadequada; a tares realizada nas sessões diárias da tenepes; o fluxo energético favorável às conexões paracerebrais do amparador com o docente no processo tarístico; as projeções conscientes na realização da tares; as projeções conscientes autesclarecedoras com os amparadores; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a entrevista com o evoluciólogo em momento evolutivo decisório crítico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo força presencial–autoridade cosmoética; o sinergismo cognição útil–comunicação eficaz; o sinergismo oportunidade assistencial–necessidade evolutiva; o sinergismo amparador do assistido–amparador do assistente; o sinergismo dedicação do assistente–predisposição do assistido; o sinergismo tarístico do exemplarismo pessoal.
          Principiologia: o princípio interassistencial de o mais experiente ensinar ao menos experiente; o princípio dos fatos e parafatos orientarem a assistência; a demonstração prática do princípio da descrença (PD) sustentado em sala de aula; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético "na dúvida, abstenha-se".
          Codigologia: a tares enquanto cláusula fixa do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria e prática da interassistencialidade; a teática da tares.
          Tecnologia: a técnica do esclarecimento evolutivo; a utilização técnica do exemplo teático; a consolidação da teática pela autexperimentação; os ganchos técnicos aplicados; a técnica da reciclagem intraconsciencial; o bom humor na condição de técnica didática; o histrionismo técnico-didático; a técnica da iscagem interconsciencial; a técnica da Impactoterapia Cosmoética; a técnica do detalhismo; a técnica do espelhamento evolutivo; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: o voluntariado docente e itinerante nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: a exposição cosmoética do labcon pessoal; as autexperimentações no laboratório de experiências parapedagógicas; a sala de aula enquanto laboratório parapedagógico; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia.
          Efeitologia: os efeitos imediatos da tares; os efeitos nocivos da vaidade intelectual; os efeitos estagnadores da armadilha cognitiva apriorista do "já sei".
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo neofilia–disponibilidade–experiência parapedagógica–interassistencialidade; o ciclo educação formal–autodidatismo permanente–autexemplificação constante.
          Enumerologia: o acolhimento sincero; a demanda interassistencial; o diagnóstico preciso; a interlocução adequada; a argumentação lógica; o encaminhamento apropriado; o acompanhamento necessário.
          Binomiologia: o binômio cognição-interassistencialidade; o binômio tacon-tares; o binômio autodesassedialidade-heterodesassedialidade; o binômio autocoerência teática–exemplificação cosmoética.
          Interaciologia: a interação (dupla) professor-aluno; a interação conteúdo-forma; a interação (dupla) assistente-assistido; a interação tenepessista–amparador extrafísico.
          Crescendologia: o crescendo inteligente tacon-tares; o crescendo disponibilidade tarística–identidade materpensênica interassistencial; o crescendo interassistencial conscin esclarecida–conscin esclarecedora.
          Trinomiologia: o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio assistente-tares-assistido; o trinômio assistente–assistido–amparador de função; o trinômio conhecer-compreender-aprender; o trinômio assistencial acolhimento-orientação-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio predisposição íntima–empatia–tares–neocognição–recin–recéxis; o polinômio neossinapses-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo informação / sonegação; o antagonismo lucidez / embotamento; o antagonismo intenção de informar / intenção de convencer; o antagonismo conhecimento / ignorância.
          Paradoxologia: o paradoxo de quem ensina ser o primeiro a aprender.
          Politicologia: a compreensão teática da relação entre evoluciocracia e interassistenciocracia a partir da tares; a política pessoal da busca incessante de autocoerência evolutiva no exercício tarístico; a cognocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada na tares verponológica.
          Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a verbofilia; a conviviofilia; a interassistenciofilia; a cognofilia; a reeducaciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a decidofobia; a verbofobia; a conviviofobia; a interassistenciofobia; a cognofobia; a reeducaciofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da mediocrização.
          Maniologia: a verbomania; a fraseomania.
          Mitologia: os pseudoexemplos dos mitos midiáticos; o combate aos megamitos de todos os tipos.
          Holotecologia: a pedagogoteca; a argumentoteca; a comunicoteca; a cognoteca; a parapsicoteca; a convivioteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Interassistenciologia; a Reeducaciologia; a Teaticologia; a Comunicologia; a Autodidaticologia; a Cosmoeticologia; a Autexperimentologia; a Coerenciologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin esclarecedora; a conscin esclarecida; a isca consciencial lúcida; o ser desperto; a conscin educadora; o corpo paradiscente.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o aluno; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
         Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a aluna; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens exemplar; o Homo sapiens parapaedagogicus; o Homo sapiens impactotherapeuticus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: competência parapedagógica básica = o conjunto de habilidades tarísticas e teáticas da conscin esclarecedora de neoverpons; competência parapedagógica intermediária = o conjunto de habilidades tarísticas e teáticas do amparador de função da tenepes; competência parapedagógica avançada = o conjunto de habilidadades omnicompetentes e téaticas do evoluciólogo nos ditames cosmoéticos dos rumos proexológicos.
         Culturologia: a cultura da interassistencialidade tarística; a cultura da docência conscienciológica; a cultura do poder interassistencial do tenepessismo.
         Taxologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 99 categorias de ações a serem conquistadas pela conscin lúcida, no aprimoramento da competência parapedagógica:
         01. Autabertismo intraconsciencial.
         02. Autaceitação dos erros e equívocos.
         03. Autacolhimento interassistencial.
         04. Autacuidade às sincronicidades.
         05. Autadministração das incertezas.
         06. Autadoção de rotinas pessoais sadias.
         07. Autafetividade maxifraterna.
         08. Autafinização pensênica.
         09. Autajustes nas rotinas parapsíquicas úteis.
         10. Autampliação da Ficha Evolutiva Pessoal.
         11. Autaquisição de neossinapses.
         12. Autaquisição de trafais evolutivos.
         13. Autassertividade interassistencial.
         14. Autausculta holossomática.
         15. Auteliminação das corrupções.
         16. Autenfrentamento dos nós górdios.
         17. Autesclarecimento reeducador.
         18. Autescuta atenciosa.
         19. Autesforço desassediador.
       20. Autevocação dos amparadores.
       21. Autexclusão das autossabotagens.
       22. Autexemplificação esclarecedora.
       23. Autexpansão da visão de conjunto.
       24. Autexperimentação da megaeuforização.
       25. Autobanimento das inutilidades.
       26. Autocapacidade diagnosticadora.
       27. Autochecagem da intencionalidade.
       28. Autocoerência cognitiva.
       29. Autocompreensão do momento evolutivo.
       30. Autoconexão com as Centrais Extrafísicas.
       31. Autoconfiança interassistencial.
       32. Autoconsciência multidimensional.
       33. Autoconsciência verbal.
       34. Autoconscienciometria apurada.
       35. Autoconsciencioterapia eficaz.
       36. Autoconsecução da proéxis.
       37. Autoconsistência do dicionário analógico cerebral.
       38. Autoconvivialidade sadia.
       39. Autocriticidade cognitiva.
       40. Autocronologia interassistencial.
       41. Autodefesa verbetográfica.
       42. Autodescarte das automimeses inúteis.
       43. Autodescensão cosmoética.
       44. Autodesempenho docente conscienciológico.
       45. Autodesenvolvimento da inteligência evolutiva.
       46. Autodesperticidade lúcida.
       47. Autodesprendimento de autoimagem idealizada.
       48. Autodesrepressão pró-assistência.
       49. Autodidatismo constante.
       50. Autodiscernimento evolutivo.
       51. Autodiscriminação lúcida dos limites.
       52. Autodisposição à iscagem lúcida.
       53. Autodomínio da inibição.
       54. Autofidelidade ao código pessoal de Cosmoética.
       55. Autografofilia produtiva.
       56. Autoimperturbabilidade lúcida.
       57. Autoincremento da maturidade consciencial.
       58. Autointrospecção sadia.
       59. Autoinvestimento no duplismo evolutivo.
       60. Autoirrompimento do psicossoma.
       61. Autolibertação de interprisões grupocármicas.
       62. Autologicidade cosmoética.
       63. Automanutenção do megafoco evolutivo.
       64. Automapeamento da sinalética energética pessoal.
       65. Automotivação na interassistencialidade.
       66. Autoneofilia cosmoética.
       67. Autoomissão superavitária.
       68. Autoparadiplomacia interassistencial.
       69. Autoparapsiquismo cosmoético.
       70. Autopensenidade analógica.
       71. Autopercepção holossomática.
       72. Autoperdão das imaturidades alheias.
          73. Autopesquisa produtiva.
          74. Autoponderabilidade evolutiva.
          75. Autopotencialização dos trafores.
          76. Autoprescrições assertivas.
          77. Autopriorização interassistencial.
          78. Autoprodutividade grafopensênica.
          79. Autoprontidão interassistencial.
          80. Autorganização da vida intrafísica.
          81. Autorganização holossomática.
          82. Autorracionalidade evolutiva.
          83. Autorreciclagem exitosa.
          84. Autorreconhecimento das potencialidades.
          85. Autorrecursividade conscienciológica na tares.
          86. Autorreeducação da labilidade emocional.
          87. Autorreeducação dos trafares.
          88. Autorrespeito interconsciencial.
          89. Autorresponsabilidade pelo Curso Intermissivo realizado.
          90. Autorretilinearidade pensênica.
          91. Autorretratações interconscienciais.
          92. Autossobrepairamento perante os percalços.
          93. Autossuficiência intelectual.
          94. Autossuperação das imaturidades.
          95. Autoteática no desenvolvimento energético.
          96. Autotecnicidade comunicativa.
          97. Autotenepessismo diário.
          98. Autovivência do estado vibracional.
          99. Autovoluntariado conscienciológico.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a competência parapedagógica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          02. Aula terapêutica: Taristicologia; Homeostático.
          03. Efeito da verpon: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Eficácia explicativa: Argumentologia; Neutro.
          05. Exemplo pedagógico: Pedagogia; Neutro.
          06. Facilitador da Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          07. Gabarito assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          08. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          09. Ignorância ignorada: Autenganologia; Nosográfico.
          10. Informação conscienciológica: Comunicologia; Homeostático.
          11. Megatares: Autopriorologia; Homeostático.
          12. Megatares cosmovisiológica: Megataristicologia; Homeostático.
          13. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
          14. Tares expositiva: Interassistenciologia; Homeostático.
          15. Transmissão gratificante: Parapedagogiologia; Homeostático.
        O AUTESFORÇO EMPREGADO NA AMPLIAÇÃO DAS
   COMPETÊNCIAS PARAPEDAGÓGICAS É AÇÃO RETRIBUTIVA DA CONSCIN MAIS LÚCIDA AOS EFEITOS VERPONOLÓGICOS VIVENCIADOS NA INTERASSISTENCIALIDADE.
              Questionologia. Você, leitor ou leitora, adota providências retributivas no desenvolvimento da própria competência parapedagógica? Quais resultados interassistencias vem obtendo?
              Bibliografia Específica:
              1. Contreras, José; A Autonomia de Professores (La Autonomía del Professorado); apres. & revisora Selma Garrido Pimenta; trad. Sandra Trabucco Valenzuela; 296 p.; 3 partes; 8 caps.; 2 abrevs.; 1 ilus.; 330 refs.; 23 x 16 cm; br.; Cortez Editora; São Paulo, SP; 2002; páginas 82 a 85 e 211 a 226.
              2. Perrenoud, Philippe; et al.; Org.; Formando Professores Profissionais: Quais as Estratégias? Quais as Competências? (Former des Enseignants Professionnels: Quelles Stratégies? Quelles Competénces?); revisora Cristina Dias Allessandrini; trad. Fátima Murad e Eunice Gruman; 232 p.; 10 caps.; 7 ilus.; 4 tabs.; 259 refs.; 24,5 x 17,5 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Artmed Editora; Porto Alegre, RS; 2001; páginas 28 a 31, 59 a 61, 89 a 94 e 103 a 117.
              3. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 410 a 416, 422, 524 e 582.
              Webgrafia Específica:
              1. Fleury, Maria Tereza; & Fleury, Afonso; Construindo o Conceito de Competência; Artigo; Revista de Administração Contemporânea; Vol. 5; Edição Especial; 2 E-mails; 4 enus.; 1 fluxograma; 1 ilus.; 2 microbiografias; 2 tabs.; 1 nota; 18 refs.; 2001; páginas 183 a 196; disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci arttext&pid=S1415-65552001000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>; acesso em: 16.01.13; ISSN 1982-7849.
                                                                                                                    L. V. S.