Parapedagogiologia

A Parapedagogiologia é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas e parapesquisas da Filosofia da Educação e à Pedagogia, acorde ao paradigma consciencial além dos recursos da intrafisicalidade, através da multidimensionalidade aceita e da autoprojetabilidade lúcida, replicando teaticamente a propedêutica cosmoética, tarística, bioenergética, holossomática e multiexistencial dos Cursos Intermissivos (CIs).

Você, leitor ou leitora, enquanto intermissivista, já integra o corpo docente ativo da Parapedagogiologia? Aplica algumas das vivências aqui propostas? Como avalia a retribuição-contribuição tarística pessoal às conscins menos esclarecidas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                                        PARAPEDAGOGIOLOGIA
                                              (EVOLUCIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A Parapedagogiologia é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas e parapesquisas da Filosofia da Educação e à Pedagogia, acorde ao paradigma consciencial além dos recursos da intrafisicalidade, através da multidimensionalidade aceita e da autoprojetabilidade lúcida, replicando teaticamente a propedêutica cosmoética, tarística, bioenergética, holossomática e multiexistencial dos Cursos Intermissivos (CIs).
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O primeiro elemento de composição para procede do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo pedagogia vem igualmente do idioma Grego, paidagogía, “direção ou educação de crianças”, e por extensão, “cuidados com alguma planta ou doente”, constituído pelos elementos de composição, paîs, “filho; filha; criança”, e agogia, “que guia, conduz”. Apareceu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia, provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Surgiu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Paraciência da pedagogia holossomática. 2. Matesiologia Conscienciológica. 3. Pedagogiologia Conscienciológica. 4. Paraensino conscienciológico. 5. Parapedagogia intermissiva.
             Neologia. O vocábulo Parapedagogiologia e as 3 expressões compostas Parapedagogiologia Fundamental, Parapedagogiologia Intermediária e Parapedagogiologia Avançada são neologismos técnicos da Evoluciologia.
             Antonimologia: 1. Pedagogia básica. 2. Educacão formal. 3. Educação eletronótica. 4. Magistério convencional. 5. Educação periconsciencial.
             Estrangeirismologia: o conhecimento parapedagógico innerself (ideias inatas); o locus minoris resistentiae identificado no automitridatismo profilático; a síntese tarística no capolavoro pessoal; a maîtrise de soi adquirida pela parassinaleticometria; a alhure inconfundível do conscienciólogo parapedagogo veterano; a overview seriexológica acessada pela holomnemotécnica; o peregrinatio academica superado pela vanguarda itinerante parapedagógica; o vive la différence na lecionação da pedagogia convencional e da Parapedagogiologia; o Problem Based Learning descrenciológico; o décapé psicossomático removendo pátinas multimilenares; a intentio recta parapedagógica; a comunex Emphatium; o Verponarium revisitado.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às matrizes parapedagógicas intermissivas.
             Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autexemplarismo: Parapedagogiologia silenciosa. Verbação revela coerência. Maturidade: parapedagogia exemplar. Quem sabe, sabe. Reaprendizagem: metodologia evolutiva. Inexiste educação completa. Conhecimento: sabedoria perene. Crença é doença. Racionalidade: descrença pacificadora. Proéxis: autoparapedagogia aplicada. Serenismologia: reeducação superior.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Parapedagogia. Na itinerância parapedagógica os amparadores extrafísicos auxiliam mais de perto a conscin professora porque, naquele momento, ela representa a única personalidade pau da barraca da tares. O segundo tempo da itinerância pedagógica é a manutenção do padrão homeostático por parte da conscin ao retornar ao local de origem. O estado de graça extrafísico somente existe com o estado de graça intrafísico. O esforço da conscin professora é pré-requisito evolutivo”. “No universo da Parapedagogia o mais relevante é que o plano de ensino, ou a grade curricular seja fundamentada na conduta da conscin docente”.
             2. “Parapedagogiologia. A Parapedagogiologia há de ser dedicada, de maneira preferencial, aos adultos-crianças no universo das realidades no magistério evolutivo da infância à se2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a nectude. O objetivo evolutivo e cosmoético do professor é fermentar as ideias na cabeça dos alunos. Na hora que informa está aplicando o fermento da experiência. A fermentação das neoideias. Se você é professor, vale perguntar: como é o zimopensene do aluno. A pergunta inteligente que ele faz. E quanto a ele, o professor. A resposta inteligente que ele dá”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da parapercepbilidade; o holopensene pessoal agitador de ideias; o holopensene pessoal doador de saberes; a fôrma holopensênica paraprocedencial catalítica; os cognopensenes; a cognopensenidade; os zimopensenes; a zimopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; o autopensene cônscio; a autopensenidade informacional recinológica; a autopensenização reeducativa; o materpensene interassistencial parapedagógico; a autopensenidade parapedagógica linear cosmoética inata; a desperticidade alcançada pela paradidática tarística verbaciológica estruturante da autopensenização.
          Fatologia: as aulas de Conscienciologia enquanto recurso mnemônico revivalista do Curso Intermissivo (CI); as abordagens conscienciais integrativas da Conscienciometrologia; a metodologia docente conscienciológica; os cursos voltados para a formação docente do professor retrocognitor; a qualificação docente na ministração de disciplinas evoluídas nos Cursos de Conscienciologia; os neologismos renovando conceitos obsoletos ou envilecidos pelo uso; os Cursos Básico e Complementar (1987) oferecidos pelo Centro da Consciência Contínua (CCC, 1981–1987); o Curso Avançado fechando a primeira grade curricular parapedagógica; o Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 1 (ECP1) do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), há 3 décadas (Ano-base: 2022) recebendo, identificando e orientando intermissivistas; o desenvolvimento do domínio com profundidade das bases teáticas da Ciência das Ciências; o incremento da empatia docente viabilizando a parapedagogia reeducadora; o paramétodo evitando o sucateamento da “boa escola”; a descensão cosmoética da conscin paraeducadora consciencióloga ao lecionar multidisciplinas autaplicáveis; a autopesquisa curativa da teática docente; o nível cosmoético explícito permeando o exercício docente; a instrução e o aprendizado quanto à compreensão dos porquês e “comos” na escuta da narrativa da conscin reeducanda; o tenepessismo enquanto disciplina cursista para o arremate interassistencial iniciado em sala de aula; o fomento ao autocultivo da didaxia permanente; a neoperspectiva reeducativa conscienciológica antibelicista; o incentivo à pesquisa do passado (retrocognições), enquanto causação do presente (lucidez cronológica); as organizações sociais de aprendizagem e capacitação; a demonstração cabal quanto ao fato de a fila da evolução andar pela reeducação; a neutralização progressiva dos redutores do discernimento pela autoconsciência; o aporte de autossegurança após a assunção do realismo evolutivo; a força presencial catalítica da conscin agente retrocognitora parapedagoga; as “senhas mudas” seriexológicas intercompassageiros evolutivos docentes e discentes; o despojamento docente compartilhando a paracasuística própria, se necessário; a realidade apontando a inutilidade de brigar com fatos e parafatos; a alegação de a Pedagogia ser a parte prática da Educação; a alegação contrária, de a Educação ser a parte prática da Parapedagogia; a Projeciologia, parte prática da Conscienciologia; o aperfeiçoamento das parapercepções da conscin-preceptora expondo a superdotação parapsíquica da conscin-educanda; o relato ilustrativo do reeducando tarístico, coadjutor docente espontâneo; o presente enquanto causação do futuro evolutivo para conscins e consciexes; o revezamento de papéis evolutivos entre atores e atrizes da mesma peça existencial, “sob nova direção” na vida crítica.
          Parafatologia: as possibilidades de especialização em Parapedagogiologia abertas às consciências lúcidas; a Parapedagogiologia na linha de frente da recepção às conscins egressas dos CIs; a Parapedagogia, parte teática da autorreeducação; as disciplinas parapedagógicas aguçando o interesse sobre a paraidentidade intermissiva; o diferencial da capacitação docente parapsíquica simultânea intra e extrafísica; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático ineEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3 rente ao lecionar conscienciológico; a doação mútua de holomemórias na dialética parapedagógica; o diferencial da sala de aula multidimensional; o corpo discente formado de pararreeducandos neoproexistas; a primazia do escalão de amparadores extrafísicos funcionais polímatas; o parafato de a conscin pararreeducadora autolúcida ser professora-aluna, horizontal ao corpo discente; a parapercepção do poder maior da equipex presente em momentos críticos; a Para-Humanidade carente de ensinamentos evolutivos; as pararrealidades reveladas às conscins projetoras extrafísicas lúcidas, quanto à enormidade da tares exemplarista à frente; os autoparabanhos energéticos confirmatórios fortalecendo a confiança docente; os paragendamentos decorrentes das casuísticas triadas em sala de aula; as paracareações pacíficas mediadas pelo amparo parapedagógico; a automitridatização energética consolidada na docência itinerante; a platéia extrafísica de paraeducandos e educandas, minipeças atuantes a evoluir nas pegadas do esclarecimento; a parametodologia descrenciológica inovadora de autexperimentação crítica em classe; a parobservação dos pararresgates tarísticos projetivos articulados pelos amparadores extrafísicos; a pararrepercussão do trabalho incansável das conscins parapedagogas; os docentes agentes de transformação evolutiva social e parassocial; a recriação do parambiente cursista intermissivo procedencial, na intrafisicalidade; as projeções desassediadoras minimizando a evasão parescolar; a parapreceptoria singular recebida pela conscin docente abnegada; o portal interdimensional tarístico interconsciencial do Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2) do IIPC; as sutilezas da capacitação parapsíquica em paradidática; as paraqualificações docentes, atividades permanentes de aprimoramento do corpo docente nas ICs; a paraeducação enquanto parte prática da Parapedagogia; os auto e heterencapsulamentos pararreeducativos inevitáveis; o paraprotocolo informacional parapedagógico; os bolsões energético-parapsíquicos epicentrados pelas conscins conscienciólogas parapedagogas pré-despertas e pré-ofiexistas, monitoradas por equipexes especializadas.


                                                      III. Detalhismo

             Sinergismologia: o sinergismo doação-reeducação; o sinergismo tridotação-parapedagogia; o sinergismo prudência-sensatez; o sinergismo realismo-otimismo; o sinergismo dignidade-benignidade; o sinergismo da comunicação científico-parapedagógica; o sinergismo informação-versão; o sinergismo Parapedagogiologia-Holomaturologia.
             Principiologia: os princípios intermissivos parapedagógicos; o princípio de jamais parar de aprender; o princípio da descrença (PD) em todas as circunstâncias; o princípio da afinidade entre opostos; o princípio da teaticidade; o princípio da tenacidade; o princípio da megafocalidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
             Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); os códigos parapedagógicos; os códigos paradireitológicos; o código neoparadigmático; o código paradiplomático; o códego; o codex subtilissimus pessoal.
             Teoriologia: a teoria conscienciológica da personalidade; a teoria da tares; a teoria da autorreeducação; a teoria da interassistencialidade; a teoria da tenepes; a teoria da desperticidade; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
             Tecnologia: a técnica do tríplice rapport interassistencial; a técnica reguladora do estoque de ouvintes; a técnica parapedagógica da chamada telepática; a técnica parapedagógica da chapa quente; a técnica parapedagógica do parapsicodrama; a técnica de aferição da média conscienciométrica individual e grupal; a técnica parapedagógica da antecipação temática.
             Laboratoriologia: o labcon pessoal parapedagógico; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Retrocogniciologia; o Colégio Invisível da Conscienciocentrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Efeitologia: o efeito reorganizador da vivência da parapedagogia; o efeito otimizador da reeducação consciencial; o efeito renovador da identificação de ideias inatas; o efeito aliviador da mobilização das energias; o efeito catalisador da proéxis recém-descoberta; o efeito despertador de neoposturas pró-evolutivas; o efeito imperdoador do autabsolutismo cosmoético.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelas autorreflexões; as neossinapses promovidas pela recuperação de cons magnos; as neossinapses favorecidas pela descoberta da Cosmoética; as neossinapses desativando retrossinapses obsoletas; as neossinapses modificando os dicionários cerebrais; as neossinapses desconstruindo bloqueios corticais; as neossinapses liberando o trânsito neuronal de neoaprendizagens.
          Ciclologia: o ciclo de serendipitias parapedagógicas; o ciclo de neoverpons autorreeducativas; o ciclo da aprendizagem autorretificadora; o ciclo de neossaberes evolutivos; o ciclo das minimutações parapsíquicas; o ciclo de autorregenerações holossomáticas; o ciclo das reconfigurações paragenéticas.
          Enumerologia: a abordagem parapedagógica; a atitude parapedagógica; a atuação parapedagógica; a conduta parapedagógica; a postura parapedagógica; a psicosfera parapedagógica; a presença parapedagógica.
          Binomiologia: o binômio ambiguidade cosmoética–autocoerência; o binômio cultura parapsíquica–autopesquisa científica; o binômio propedêutica-maiêutica; o binômio interlocução-argumentação; o binômio admoestação parapedagógica (estímulo motivacional)–advertência tarística (aviso fraterno); o binômio sapiência-eloquência; o binômio Filologia-Filosofia.
          Interaciologia: a interação Modelo da Série Harmônica–holossoma; a interação autopesquisa da consciência–pesquisa da autoconsciência; a interação assim-energodiálise; a interação encapsulamento parapedagógico–desassim; a interação ideias inatas–neoideias reaprendidas; a interação monitoria-parapreceptoria; a interação epicentro parapedagógico–epicentro consciencioterápico.
          Crescendologia: o crescendo intercomunicação (meio)-paradidática (processo)-tares (conteúdo)-Parapedagogia (autexemplo).
          Trinomiologia: o trinômio docente-amparador-educando; o trinômio intromissão-intervenção-intercessão; o trinômio compassividade-afetividade-amorosidade; o trinômio Lexicologia-Erudiciologia-Polimatologia; o trinômio poliglotismo-multilinguismo-conscienciês; o trinômio reurbanológico fazer-desfazer-refazer; o trinômio implicitar-explicitar-explicar.
          Polinomiologia: o polinômio Desassombrologia-Descrenciologia-Taristicologia-Parapedagogiologia; o polinômio idioma-dialeto-idioleto-etnoleto; o polinômio aprender-desaprender-esquecer-reaprender; o polinômio informar-instruir-capacitar-habilitar; o polinômio disciplinamento-conhecimento-desenvolvimento-monitoramento; o polinômio reeducação-socialização-pararreeducação-parassocialização; o polinômio normativa-regramento-regimento-regulamento.
          Antagonismologia: o antagonismo informar / doutrinar; o antagonismo ratificação / retificação; o antagonismo agente retrocognitor / diretor de consciência; o antagonismo pseudorrespostas para tudo (crenças) / a cada resposta, mil neoperguntas (ciências); o antagonismo dúvida / certeza; o antagonismo dogmatismo / flexibilidade; o antagonismo tolerância (limitada)
/ compreensão (ilimitada).
          Paradoxologia: o paradoxo de o professor acadêmico experiente poder travar na docência conscienciológica; o paradoxo de o neoconhecimento ser readquirido; o paradoxo de a posse de vasta cultura não garantir nível de autoconsciencialidade; o paradoxo de o assistente ser assistido; o paradoxo de o menos doente poder assistir o mais doente; o paradoxo de a posse de mais veículos de manifestação poder desfavorecer a lucidez; o paradoxo de o menos poder ser mais.
          Politicologia: as autorreflexões profundas sobre democracia social e parademocracia perante a Escala Evolutiva das Consciências.
          Legislogia: as leis universais de causação cosmoética reeducadoras.
          Filiologia: a paraconscienciofilia.
          Fobiologia: a neofobia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             Sindromologia: a síndrome de Swedenborg; a síndrome do avestruzismo; a síndrome da mediocrização; a síndrome da superioridade; a síndrome da melin; a síndrome de burnout; a síndrome de abstinência do Curso Intermissivo.
             Maniologia: a mania de querer formatar consciências a partir de lavagens cerebrais doutrinárias; a mania de argumentar fora do recurso da logicidade.
             Holotecologia: a parapedagogoteca; a educacioteca; a intermissivoteca; a proexoteca; a verbetoteca; a socioteca; a ressomatoteca; a recexoteca; a politicoteca; a consciencioterapeuticoteca; a experimentoteca; a parapsicoteca.
             Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia; a Interreeducaciologia; a Paratecnologia; a Paracomunicologia; a Intrafisicologia; a Maxiproexologia; a Parapatologia; a Pleonasmologia; a Recinologia; a Infocomunicologia; a Conscienciometrologia; a Autorrevezamentologia; a Autorregeneraciologia; a Tudologia; a Paradireitologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin princeps concordiae; a conscin superdotada parapsíquica; a conscin desperta; o indivíduo talentoso; a consciex transmigrada; a personalidade blasé diante das neoverpons; a conscin autolúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciex paraconsciencióloga; o ser Serenão; a Consciex Livre (CL).
             Masculinologia: o facilitador parapedagógico; o professor; o parapedagogo veterano; o mestre; o ex-colega do CI; o conscienciólogo; o evoluciente; o intermissivista; o escritor conscienciológico; o autor tarístico; o verbetólogo; o comunicólogo; o agente retrocognitor; o projecioterapeuta parapedagogo; o consciencioterapeuta parapedagogo; o conscienciômetra parapedagogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o recinólogo; o superdotado; o epicentro consciencial; o tenepessista; o ofiexista; o maxiproexista; o reeducador; o duplista; o intelectual cosmoético; o atacadista consciencial; o projetor consciente assistente; o maxidissidente ideológico; o epicon lúcido; o homem de ação; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
             Femininologia: a facilitadora parapedagógica; a professora; a parapedagoga veterana; a mestra; a ex-colega do CI; a consciencióloga; a evoluciente; a intermissivista; a escritora conscienciológica; a autora tarística; a verbetóloga; a comunicóloga; a agente retrocognitora; a projecioterapeuta-parapedagoga; a consciencioterapeuta parapedagoga; a conscienciômetra parapedagoga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a recinóloga; a superdotada; a epicentro consciencial; a tenepessista; a ofiexista; a maxiproexista; a reeducadora; a duplista; a intelectual cosmoética; a atacadista consciencial; a projetora consciente assistente; a maxidissidente ideológica; a epicon lúcida; a mulher de ação; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
             Hominologia: o Homo sapiens parapaedagogicus; o Homo sapiens globalis; o Homo sapiens paraconscientiologus; o Homo sapiens paradidacticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: Parapedagogiologia Fundamental = a Ciência aplicada às atividades tarísticas interassistenciais de nível básico, transcendente à educação formal, ministradas em cursos introdutórios pela conscin docente iniciante; Parapedagogiologia Intermediária = a Ciência aplicada às atividades tarísticas interassistenciais de nível mediano, transcendente à educação formal, ministradas em cursos livres e temáticos, pela conscin docente neoautora; Parapedagogiologia Avançada = a Ciência aplicada às atividades tarísticas interassistenciais de nível profundo, trans6                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a cendente à educação formal, ministradas em cursos-livro autorais e cursos de extensão, pela conscin parapedagoga e gesconógrafa veterana.
          Culturologia: a paracultura evolutiva inata; a cultura parapsíquica erudita; a cultura regeneraciológica parassocial; a cultura parapercepciológica; a cultura parassociológica intermissiva aplicada; a cultura interassistencial lúcida; a cultura paratecnológica; a cultura paradidática.
          Achados. Pela Parassincronologia, as serendipitias parapedagógicas ocorrem diuturnamente, a todo instante, de modo seriado para a conscin docente cosmoética, atenta, dedicada colecionadora parapsíquica de neoachados didáticos felizes compartilhados. Sincronicidade é orientação multidimensional inteligente.
          Agitação. Concernente à Paracomunicologia, para “ quebrar o gelo”, durante a ministração da conteudística conscienciológica, a conscin pararreeducadora horizontaliza a agitação de paracérebros de modo natural, sem precisar baratear ou apelar com a desculpa de tornar os neoconceitos mais “palatáveis” ao grande público. Irreverência elegante é horizontalização do saber.
          Amparo. No universo da Interassistenciologia, o assediador interfere, o assistente intervém e o amparador intercede. Sem ingenuidade, ter sempre em mente: todo esclarecimento cosmoético evolutivo contraria microinteresses.
          Autodidatismo. Pertinente a Autodidaticologia, o amadurecimento intelectual homeostático, advém das paraconexões neossinápticas em rede para a conscin ávida pela autorreeducação permanente (autodidatismo). Com a nulificação da preguiça mental, saber não ocupa lugar.
          Caça-talentos. Segundo a Conscienciologia, os professores e professoras estão sempre “antenados”, em busca da pérola negra verponística inata trazida por intermissivistas cursistas recentes. Nesse caso, a conscin reeducanda apresenta conteúdos mais atualizados se comparados aos oferecidos. Os CIs estão naturalmente, cada vez mais avançados.
          Ciência. Sob os contextos da Intrafisicologia, na condição de ciências úteis à evolução das conscins, as atividades parapedagógicas conscienciológicas vêm sendo oferecidas, graciosamente sob demanda espontânea, a instituições sociais públicas e privativas da educação (escolas, universidades), da saúde (hospitais, clínicas) e do lazer científico-cultural (museus, bibliotecas, centros culturais) e outros segmentos, desde 1989. Consciências intermissivistas podem ser identificadas em qualquer ambiente, tempo, espaço ou profissão.
          Construção. Com o enfoque da Docenciologia, a construção do Planeta-Escola depende da sustentação dos pilares da Parapedagogiologia pelo pioneirismo docente desassombrado abrindo picadas, na transformação do hospital (psiquiátrico) e escola (correcional) em reeducandário evoluído. Estar no lugar certo, no dia certo, na hora certa pela disponibilidade tarística é papel da conscin atratora cosmoética, seguindo o fluxo cósmico evolutivo.
          Cosmoética. A partir da Descrenciologia, lecionada pelo corpo docente parapedagógico teático, é dada a “largada” mentalsomática para a desconstrução de princípios-valores-metas conscienciais arcaicos antievolutivos. A Cosmoética Destrutiva atua reconstruindo e repavimentando neotrajetórias proexológicas autevolutivas.
          Diversidade. Consoante a Compreensiologia, a atuação parapedagógica intrafísica universalista face à diversidade cultural planetária já constitui elemento explicitante do nível de despreconceito e intercompreensão da conscin esclarecedora paradiplomata, no trato com as idiossincrasias conscienciais. Importa a renovação de referenciais: não confundir idiossincrasia com ingresia, diferença não é doença.
          Evolução. Segundo a Conscienciometrologia, por amostragem de turma em sala de aula, as conscins parapedagogas lúcidas veteranas acompanham e se pautam pela dinâmica das reurbanizações extrafísicas (reurbexes) na evolução do conhecimento humano. Pararrevoluções reeducativas silenciosas estão ocorrendo em toda parte.
          Exemplaridade. Atinente à Autexemplarismologia, somente a teática da autexemplaridade promove extrapolações avançadas, notadamente fora da sala de aula intrafísica. A multidimensionalidade não tem paredes. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 7
             Fronteiras. Ínsito à Universalismologia, trabalhar em prol da quebra de fronteiras mentais constitui dos mais avançados tipos de assistência interconsciencial. O passe é livre para conscins parapedagogas desassombradas, unidades-móveis de esclarecimento interconsciencial.
             Gesconografia. Com uso prevalente da Mentalsomatologia, a conscin docente incentiva e prioriza a gesconografia, de caráter imperecível, gerando prole mentalsomática criativa de inestimável valor interassistencial, em detrimento da gestação de corpos humanos perecíveis. Consciências podem gerar outros corpos, mas não reproduzem consciências, nem sob a máxima “se todos fossem iguais a você”.
             Humor. No campo da Temperamentologia, o histrionismo parapedagógico consciencial lúcido da equipe docente bem humorada, não é voltado a fazer rir, mas apresentar soluções e neossaídas cosmoéticas criativas, para os óbices evolutivos intrafísicos inevitáveis. O bom humor docente desarma paracérebros assoberbados, empedernidos e beligerantes.
             Leveza. Diante da Taristicologia, a leveza nas abordagens tarísticas difíceis, criando ambiência interconsciencial favorável à assimilação intelectiva, ameniza os efeitos impactoterápicos da conteudística parapedagógica. As neoverpons libertadoras da Parapedagogiologia devem anunciar neoclima sempre límpido, horizonte azul anil, sem cumulonimbus praecipitatio.
             Linha. Acorde à Parapedagogiologia, a timeline (linha do tempo) da reeducação consciencial vem sendo registrado e descrito pela Holomemória da Conscienciologia. Para a conscin docente holomemorialista, eventos presentes são considerados Para-História (megafocalidade).
             Parassegurança. Pelos critérios da Holossomatologia, os estados alterados de consciência (EACs), autoinduzidos em parassegurança na sala de aula conscienciológica, promovem de modo voluntário, controlado e benigno, a descoincidência do holossoma, aguçando parapercepções. A ideia-alvo é buscar recapturar o neossaber das vivências intermissivas parapsíquicas.
             Paracérebro. Afim à Paracerebrologia Avançada, o ato parapedagógico genuíno recicla paracérebros, não formata cérebros. A inoculação de neoideias (neoimpregnação ideativa) fermenta paraconceptáculos mentaissomáticos.
             Parafernália. Apesar de toda a paratecnologia hoje disponível na capacitação de agentes retrocognitores conscienciólogos-docentes, observa-se que a verdadeira qualificação na carreira evolutiva em Parapedagogiologia, depende menos de recursos didáticos intrafísicos, da parafernália tecnológica ou mesmo de programas de qualificação, e mais de aspectos intraconscienciais aperfeiçoados pelo código pessoal de Cosmoética vivido. Beleza (forma) não põe mesa (conteúdo).
             Poliglotismo. O monoglotismo e o encapsulamento geográfico são parte da interprisão grupocármica, elementos inibidores da empatia cósmica. O planeta é vasto e redondo permitindo à conscin docente itinerante diligente voltar sempre mais sábia, ao ponto de partida.
             Satisfação. Pelo viés da Multidimensiologia, o corpo docente conscienciológico sente satisfação e há de ser grato pela oportunidade evolutiva, enquanto arauto do esclarecimento consciencial libertário na intra e na extrafisicalidade. A docência projetiva parapedagógica lúcida oferece paraclasses de reforço gratuitas e se necessário customizadas à turma interessada.
             Set. Quanto à Parambientologia, teorias sem verbação não instalam campo energético qualificado no set parapedagógico. Quando o amparador não tem ambiente consciencial afim, se retira aguardando novas oportunidades.
             Sobreaviso. Conforme a Tenepessologia, a conscin docente intermissivista semperaprendente pode alcançar o exercício do plantão parapedagógico 24 horas, acoplado ao sobreaviso da tenepes veterana. O trabalho nobre tarístico da conscin intermissivista há de ser descrenciológico, inclusivo, permanente e open doors.
             Tom. Na aplicação da Atilamentologia, vale identificar o expediente anticosmoético utilizado na docência de fala mansa e pausada, típica da fascinação, intencionalmente vocalizada em tom abaixo de interlocutores, obrigando a atenção de cabresto. A gurulatrose sedutora de codependências indica ausência de auto e heterocrítica descrenciológica, pilar inconfundível do magistério parapedagógico libertário. Boca-torta corporativista místico-religiosa.
             Trafor. Pelos pilares da Proexologia, a docência parapedagógica está fundamentada nos traços-força (trafores) do professorado e do alunado, atributos basais ou ideias-força úteis ao cum8                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a primento das programações existenciais (proéxis), individuais e grupais. A tridotalidade cosmoética, quando desenvolvida, ajuda em tudo à evolução consciencial.
           Especialidades. Tantas são as disciplinas conscienciológicas, quanto os objetos em análise, intra e extraconscienciais, os traços e atributos conscienciais. Daí as centenas de especialidades para descrever, analisar e parametrizar (Conscienciometrologia) o nível consciencial evolutivo pelo conjunto da obra, tanto individual quanto grupal, na Socin e nas Sociexes. Especialidades permitem o “encaixe” da conscin intermissivista voluntária-autopesquisadora-docente em nicho proéxico interassistencial específico.
           Paradireitologia. Concernente à Exemplologia, para alcançar maior profundidade e proveito das técnicas paradidáticas oferecidas pela Paradireitologia Parapedagógica, eis, por exemplo, listados em ordem alfabética, 3 questionamentos relevantes aplicáveis pela conscin docente autolúcida, a si própria:
           1. Autavaliação. Como avalio o exercício docente pessoal desempenhado hoje?
           2. Autoimperturbabilidade. Qual o nível pessoal de irritabilidade e intolerância manifesta, perante a liberdade de expressão de consréus e consbéis indiferentes ou frontalmente antagônicas ao neoparadigma consciencial (anticonscienciologistas)?
           3. Autorreflexão. Atuo enquanto conscin intermissivista reeducadora multidimensional franca teática, ou mera instrutora teórica desinteressada?
           Autoconscienciometrologia. Visando alcançar progressos cosmoéticos, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 6 especialidades e aspectos atinentes à obtenção de resultados conscienciométricos sadios no exercício da Parapedagogiologia Paradireitológica:
           1. Completismologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito de evoluir, produzir, ser recebido e pertencer ao grupo de afinidade (voluntariado), ser compreendido, respeitado, realizar a autoproéxis e a maxiproéxis grupal, rumo ao completismo existencial (compléxis). Portanto, pode manifestar-se com desinibição e sinceridade, independentemente do nível evolutivo no qual se encontre.
           2. Comunicologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito de informar, unir interesses evolutivos, aglutinar consciências afins, promover contatos criativos, abrir picadas cosmoéticas e amarrar pontas interassistenciais, pela Comunicologia Teática, deixando pegadas energéticas indeléveis de construtividade desassediadora evoluída, à própria passagem.
           3. Cosmoeticologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito de permanecer em estado de ignorância ou de incoerência evolutiva. Contudo, quanto mais esclarecido e alertado sobre a própria condição, mais sujeito estará às sanções das leis universais de causação cosmoética (atenuantes e agravantes). Lei de responsabilidade do mais lúcido.
           4. Evoluciologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito ao esclarecimento tarístico e à neoexperiências promotoras da escalada evolutiva própria, acorde ao mérito da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) e da auto-holobiografia seriexológica.
           5. Paradiplomaciologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito de ser abordado de modo respeitoso, sendo informado sobre as pararrealidades do Cosmos e a autorrealidade individual pelas conscins agentes retrocognitoras, levando em conta o nível evolutivo, a retrofôrma holopensênica, a educação formal e o processo sociocultural no qual a conscin-reeducanda se acha inserida no aqui-agora, para evitação do estupro evolutivo.
           6. Realismologia. Todo princípio consciencial tem o paradireito, dentro de prazo realista, de fazer o esforço sincero de autaplicar a cosmoética, já teoricamente compreendida. Tudo isso, levando de eito sem acomodações, as responsabilidades, reciclagens, inexperiências, deficiências e dificuldades pessoais.
             Acolhimento. No processo imperativo interassistencial cosmoético da atuação parapedagógica, o acolhimento no receptivo se dá a partir das técnicas pessoais de desassédio. Na anaEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                9 mnese paraterapêutica tarística é imprescindível saber pensar sobre o mal do qual a consciência assistida padece, dela pensando bem, com votos sinceros do melhor evolutivo para todos.
               Paratécnica. Para qualificar o acolhimento interconsciencial, aplicar o ciclo paratécnico do sobrepairamento inclusivo, constitui estratégia logística autocrítica e heterocrítica de magna importância na coreografia interassistencial, visando a isenção de condenações mentais apriorísticas, podendo ser aplicada pela conscin-assistente em 5 condições parapsíquicas interassistenciais cosmoéticas auto e heterorreeducativas, na ordem alfabética:
               1. Abnegação. Pela Autorrenunciologia, abdicar temporariamente de ser quem se é apenas na própria posição social.
               2. Assimilação. Pela Assimilaciologia, sentir como seria estar na posição da conscin assistida (assim intencional paraterapêutica).
               3. Empatia. Pela Empatiologia, experienciar o sentimento da conscin assistida, naquela posição (fraternismo).
               4. Desassimilação. Pela Prospectivologia, projetar como estaria ela, na posição da conscin-assistente pelo ciclo da paratécnica do sobrepairamento inclusivo (desassim intencional paraterapêutica).
               5. Gratidão. Pela Recinologia, retornar ao início do moto-contínuo interassistencial, grata pelo mútuo aprendizado. Para encontrar o amparador, basta ir aonde a consciência assistida está.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Parapedagogiologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Amparo extrafísico: Assistenciologia; Homeostático.
             02. Anticorporativismo parapsíquico: Parapedagogiologia; Homeostático.
             03. Autodidatismo parapsíquico: Autodidaticologia; Neutro.
             04. Autorreflexão na docência conscienciológica: Parapedagogiologia; Homeostático.
             05. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
             06. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
             07. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
             08. Interconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
             09. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
             10. Paraconscienciologia: Parapercepciologia; Neutro.
             11. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
             12. Pararreeducador autoparapsíquico: Interreeducaciologia; Homeostático.
             13. Paratécnica didática: Parapedagogiologia; Homeostático.
             14. Técnica do heterorresgate tarístico remoto: Parapedagogiologia; Homeostático.
             15. Técnica do histrionismo parapedagógico: Autoparadidaticologia; Neutro. NO ATUAL MOMENTO, AS REURBEXES ADVOGAM PELAS AULAS DE REFORÇO TARÍSTICO DA PARAPEDAGOGIOLOGIA, EM PROL DA ACELERAÇÃO DA HISTÓRIA PESSOAL
 E DO AMADURECIMENTO DA HUMANIDADE PLANETÁRIA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, enquanto intermissivista, já integra o corpo docente ativo da Parapedagogiologia? Aplica algumas das vivências aqui propostas? Como avalia a retribuição-contribuição tarística pessoal às conscins menos esclarecidas?
10                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            Bibliografia Específica:
            01. Arakaki, Kátia; Org.; Autofiex: Teática do Ofiexista Waldo Vieira; pref. Hernande Leite; revisores Erotides Louly; Liliane Sakakima; & Liege Trentin; 210 p.; 5 caps.; 115 citações; 7 enus.; 1 microbiografia; 1 entrevista coletiva; 43 perguntas; 43 respostas; 1 tab.; 2 testes; glos. 134 termos; 8 notas; 24 refs.; 1 anexo; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; página 135.
            02. Balona, Málu; Parapedagogía: Brasil y Paraguay construyendo Juntos el Planeta-Escuela; Artigo; Anais do I Congresso Internacional de Parapedagogia & IV Jornada de Educação Conscienciológica; Foz do Iguaçu, PR; 07-10.06.07; 1 cronologia; 1 E-mail; 3 enus.; 3 tabs.; 50 refs.; 5 webgrafias; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; Junho, 2007; páginas 15 a 29.
            03. Idem; Parapedagogia: ECP1 Completa 15 anos; Artigo; IIPC News; Caderno Especial; Ano 9; N. 28; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; Maio de 2007; página 12.
            04. Idem; Parapedagogia na Tenepes; Artigo; I Congresso Internacional de Tenepessologia & V Encontro Internacional de Tenepessistas; Foz do Iguaçu, PR; 17-20.12.12; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 16; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 4 enus.; 10 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2012; páginas 85 a 93.
            05. Idem; Parapedagogia: Um Novo Paradigma na Educação; Artigo; Proceedings of 3rd Consciential Education Meeting; Anais da Jornada de Educação Conscienciológica; Curitiba, PR; 26-29.05.05; Journal of Conscientiology; Vol. 7; N. 28-S; 1 cronologia; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 28 refs.; Internacional Academy of Consciousness (IAC); London; May, 2005; páginas 13 a 27.
            06. Idem; Projeciologia: Cultura Parapsíquica e Autopesquisa Científica; Artigo; Anais do IV CIPRO – Congresso Internacional de Projeciologia; Evoramonte; Portugal; 15-17.08.08; Journal of Conscientiology; Vol. 11; N. 41-S; 3 enus.; 107 refs.; Internacional Academy of Consciousness (IAC); Evoramonte; Portugal; 2008; páginas 13 a 33.
            07. Idem; Síndrome do Estrangeiro / Síndrome de Abstinência do Curso Intermissivo; Artigo; I Congresso de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 13-15.07.07; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; 2-S; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 30 a 39.
            08. Balona, Málu; Manfroi, Ninarosa; & Presse, Paulo; Holomemória da Parapedagogiologia: Retrospectiva Histórica 1950–2007; Artigo; 1ª Década Reaprendentia; VIII Semana da Reeducação Consciencial, 7-15.10.2017; Reaprendentia; Revista de Parapedagogia; Anais I Jornada Internacional de Parapedagogia e Reeducaciologia; 168 p.; Ano 7; N. 7; 13-15.10.2017; Foz do Iguaçu, PR, 2017, páginas 77 a 93.
            09. Emerich, Raul; Cardano, Ascensão Tragédia e Glória na Renascença Italiana; 500 p.; 23 x 16 x 3,5 cm; enc.; br.; Editora Record Ltda; São Paulo, SP; 2013; página 135.
            10. Freire, Carmen; Almeida, Nazaré; & Salles, Rosemary; Orgs.; Círculo Mentalsomático: Encontros de 1 a 10 – Período de 7 de abril a 9 de junho de 2012; pref. Mabel Teles; revisores. Mabel Teles; Maximiliano Haymann; & Rosa Nader; 16 Vols; 296 p.; Vol. I; 10 cronologias; 10 encontros; 16 E-mails; 14 enus.; 16 fotos; 16 microbiografias; 70 perguntas; 1 tab.; 8 relatos; 15 técnicas; 2 anexos; 22 afixos; glos. 437 termos; 14 refs.; 1 nota; 6 índices; alf.; geo; ono; 23 x 16 cm; br.; Epígrafe Editora; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 175 e 211.
            11 Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 65, 156, 157 e 167.
            12. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 86 a 88, 663 a 666, 951, 1.181 a 1.184 e 1249 a 1.251.
            13. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 277, 278, 961 e 962.
            14. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.474.
                                                                                                                      M. L. B.